placardpt
    David Elleray no Football Talks

    «O vídeo-árbitro é o futuro do futebol»

    David Elleray, antigo árbitro internacional e atual diretor técnico do International Board, marcou presença no Football Talks, esta quinta-feira, e abordou a temática da introdução de meios tecnológicos auxiliares para as equipas de arbitragem no futebol. 

    Na intervenção feita no Estoril, o ex-árbitro referiu que as novas tecnologias «são o futuro do futebol», mas sublinhou que esses meios serão utilizados em momentos específicos do jogo.

    «São três categorias: golos, grandes penalidades e cartões vermelhos diretos», enumerou Elleray, juntando a isso vídeos com demonstrações claras de situações que teriam sido evitadas com o apoio do vídeo-árbitro. «Em 40 segundos ter-se-ia evitado estes erros.»

    O lema para a introdução de meios auxiliares passa por «o mínimo de intervenção para o máximo benefício», uma mensagem que recolhe o apoio da FIFA, que tenciona mesmo utilizar o víde-árbitro no Mundial da Rússia, em 2018.

    «Vai ser utilizado na Taça das Confederações, na Rússia. O presidente Infantino quer usar no Mundial de 2018 se a experiência for positiva. A decisão será tomada em março de 2018», disse, acrescentando que o vídeo-árbitro vai acabar com «as simulações, conduta violenta e manipulação do jogo, uma vez que tudo isso será visto.»

     

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NU
    Deus1906
    2017-03-23 22h44m por NunoPonces
    Isso é um engano, o que nós mais queremos é que elas venham, aliás pensei que esta época já estariam em prática, para depois acabar com o choro de uns e outros. . .
    FA
    Concordo plenamente
    2017-03-23 22h03m por fabiopereirascp
    O bom e bonito do jogo não contém roubalheira. Por vezes acontece a melhor equipa não ganhar porque desperdiça oportunidades e tem azar, tudo bem, mas quando uma equipa marca justamente e o golo é mal anulado por exemplo, isso não faz parte da beleza do futebol nem nunca fará. Nem isso nem o anti-jogo
    Triper
    2017-03-23 20h08m por nevoeiro
    Sim, mas talvez castigos mais severos mudassem isso de forma drástica. . . se acabava? Duvido, mas ia reduzir isso nem que fosse um pouco.
    Não acredito numa coisa
    2017-03-23 20h01m por Triper
    Acabar com as simulações e conduta violenta.

    Se hoje temos jogadores a partir pernas e outros a entrar a matar e nada lhes acontece (nem um simples cartão amarelo quanto mais o merecido vermelho), não é isto que vai mudar algo. Simulações e não mostrar cartões vermelhos a certos jogadores dá muito dinheiro a muita gente e vai continuar assim, o dinheiro é quem fala sempre mais alto.
    AfonsoMSLB
    2017-03-23 19h47m por nevoeiro
    Pois, acho que com a implementação do vídeo-arbitro os árbitros de baliza já nem seriam necessários, pois é só implementar a tecnologia de linha de golo para ver se a bola entrou ou não, nos casos de supostas faltas a área como bola na mão, puxões, etc, o vídeo-árbitro dava conta do recado, e como dizes e bem, o 4º árbitro ficava com mais poder no jogo já que as análises aos lances passavam por ele.
    Também concordo com a tua ideia de que nos casos como penalti, expulsão, etc, ...ler comentário completo »
    Schmeichel_4_Su re
    2017-03-23 19h41m por nevoeiro
    Nem mais. Não sei se isso é realmente uma hipótese que estão a estudar ou se é só uma ideia "nossa". Ainda tem muito que desenrolar.
    _ [. . . ] logic_
    2017-03-23 19h41m por Alex_1904
    Concordo contigo, mas o anti-jogo é só aqui em portugal basicamente, em inglaterra e espanha ( nas outras ligas nao costumo ver jogos, por isso nao sei como é que é la) nao a paragens.

    Se alguém tem de fazer alguma coisa é a FPF. . .
    NU
    Lá vai acabar
    2017-03-23 18h51m por NunoPonces
    O espectáculo, qualquer decisão a ser tomada com esta medida que demore mais de 15 segundos ou 20 irá estragar o futebol, mas percebo a medida e assim acabarão as desculpas de certos "meninos". Mas isto não deixa de me fazer lembrar os EUA em outras questões, que para haver segurança abdicada dos direitos individuais como o direito à privacidade, quando a função de um governo é fazer com que ambas existam numa nação. Mas estou para ver, porque com esta paragem de tempo de os erros não tem...ler comentário completo »
    nevoeiro
    2017-03-23 18h38m por AfonsoMSLB
    Concordo em absoluto, até oferecia mais poderes no jogo ao 4º árbitro, que muitas vezes é um mero espectador. E das duas uma: ou os árbitros de baliza começam a ter mais intervenções, ou o melhor é mesmo se retirarem, podendo o 4º árbitro analisar o lance. Na mais séria dúvida, o árbitro principal era chamado, via as imagens e resolvia o problema. E só nalguns casos ( pénalti, expulsão, GR tocar com a mão fora de área. . ). Esta é a minha ideia sobre o procedimento
    Schmeichel_4_Su re
    2017-03-23 17h55m por nevoeiro
    "O jogo decorreria normalmente, com a decisão original do árbitro e, posteriormente, analisando o lançe, interromper o jogo caso a decisão tivesse sido errada. "

    Por acaso já tinha pensado nisso, e a solução era o 4º árbitro avaliava o lance, informava o árbitro e este "oficializava" a decisão. Assim o árbitro escusava de parar o jogo e de ir todas as vezes ver o lance a um dos monitores de apoio.
    notaartistica
    2017-03-23 17h49m por nevoeiro
    "isso tem custos para os clubes e nem todos os clubes tem condições para implementar essas tecnologias, nem financeiras nem logísticas. há estádios que não tem lugar para meter as camaras por tras da baliza, por exemplo. "

    Eu acho que quando forem implementar o vídeo-árbitro, a UEFA e FIFA vão ajudar as federações para estas por sua vez ajudarem os clubes neste aspeto, não penso que seja por ai.

    Quanto aos exemplos que dás dos lances dos agarrões, bloqueios, ...ler comentário completo »
    antoniocarvalho
    2017-03-23 17h39m por nevoeiro
    O meu comentário não é dirigido a ninguém em particular, falei no geral porque muita gente simplesmente não quer o vídeo-arbitro porque dizem que demora, etc, acham que não vai trazer benefício.
    A ultima decisão que me lembro com vídeo-arbitro, o jogador foi expulso e nem reclamou. . . acho que é um bom indicio.
    NO
    nevoeiro
    2017-03-23 17h13m por notaartistica
    eu não sou contra estas inovações. apesar de tudo prefiro arbitro "humano", mas não tenho nada contra tudo o que seja para ajudar. so que isso tem alguns problemas. é que isso tem custos para os clubes e nem todos os clubes tem condições para implementar essas tecnologias, nem financeiras nem logísticas. há estádios que não tem lugar para meter as camaras por tras da baliza, por exemplo.
    depois ainda há outro "problema", mas para os adeptos. é que muita gente pensa que os jogos...ler comentário completo »
    notaartistica e ifcp27
    2017-03-23 17h01m por nevoeiro
    Pois, têm razão, não vai fazer diferença nenhuma esses 40 segundos, é como disseram os dois, quando são lances de falta, expulsões, etc, queima-se mais tempo com os jogadores a reclamar, assim pega-se nesse tempo e analisa-se o lance em 40 segundos e assim já não reclamam com o árbitro porque sabem que este viu o lance e não há nada a fazer. Não percebo porque muita gente ainda tem a mentalidade que tem em não querer que as coisas evoluam para um futebol mais justo.
    IF
    otario007
    2017-03-23 16h50m por ifcp27
    mas se compararmos 40 segundos com os minutos que alguns jogadores estao no chao a queimar tempo a fazer anti jogo, entao que perca 40 segundos para ajudar na decisao do lance util ao jogo, a mim nao me parece mau de todo, o video arbitro ja devia era estar a funcionar, porque hoje em dia faz muita falta, os 40s vao ser utilizados em algo util.
    NO
    otario007
    2017-03-23 16h27m por notaartistica
    não acho que seja assim tanto tempo. se formos a ver nesse tipo de situações em que a bola entra toda ou não, ou em vermelhos diretos ou penaltys duvidosos, o tempo que se perde a reclamar com o arbitro costuma ser ate mais que isso. portanto a ser queimado tempo que seja com alguma coisa útil em vez do que acontece agora em que se reclama com decisões que já estão tomadas. sendo assim acho que não vai fazer grandes alterações ao tempo de jogo.
    40 segundos
    2017-03-23 16h12m por otario007
    Este acha que uma pausa de 40 segundos é pouco para o ritmo do futebol? Isto só vai dar oportunidade às equipas que começam a ficar estranguladas tempo para se reorganizarem, acabando completamente com o impeto do adversário. Acho que devia ser introduzido o video arbitro, mas tanto tempo para ver um unico lance vai estragar o jogo, ainda por cima no futebol atual em que são cada vez mais aqueles que se mandam para o chão.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Norte-Americano
    Equipa reduzida temporariamente a 10
    A Major League Soccer já está em curso há vária semanas, mas só à jornada 10 colocou em prática uma nova regra: a dos 10 segundos.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52