Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Odds
BenficaPortugal
PortugalFC Porto
AroucaPortugal
PortugalSporting
LiverpoolInglaterra
InglaterraEverton
Liga Portuguesa
Destaque
Comparativo do zerozero

Benfica ou FC Porto: Quem tem o calendário mais difícil até ao fim da época?

2017/03/20 13:14
Texto por Gaspar Castro
© zerozero.pt - Alberto Fernandes

Terminada a 26ª jornada, Benfica e FC Porto mantiveram-se taco a taco na luta pelo título português e as oito jornadas que restam no campeonato prometem continuar a deixar os nervos dos adeptos dos dois clubes em franja.

E estando nesta altura o Benfica em primeiro lugar com apenas mais um ponto do que o FC Porto, qual a equipa com maior probabilidade de se sagrar campeã no final da temporada? Para responder a esta pergunta, o zerozero recorreu à ferramenta disponível no nosso site que, através de um algoritmo, calcula as probabilidades de vitória de cada equipa num determinado jogo, tendo em conta fatores como os momentos de formas das equipas e o histórico de confrontos entre duas determinadas equipas.

Assim, concluiu-se que, no plano teórico, o Benfica tem um calendário ligeiramente mais acessível até ao fim da época. Fazendo a média das probabilidades de vitória em cada um dos jogos dos encarnados até ao final chegamos aos 70% de percentagem global, ao passo que no FC Porto este valor está fixado nos 66%.

Olhando à tabela do comparativo do zerozero (ver à direita), conclui-se facilmente que os encontros do Benfica com FC Porto e Sporting serão teoricamente os mais difíceis para os encarnados, sendo que o dérbi com o Sporting, por ser disputado em Alvalade, tem uma probabilidade de vitória encarnada ligeiramente inferior (52% de probabilidade de vitória do Benfica) à receção ao FC Porto (53%).

Ainda olhando para o calendário do Benfica, os encontros teoricamente mais acessíveis são as receções a Marítimo (83%) e Estoril-Praia (81%), assim como a deslocação ao terreno do Moreirense (80%).

Quanto aos dragões, que se deslocam à Luz como segundos classificados, têm esse duelo com o Benfica como o encontro mais exigente no plano teórico (47% de probabilidade de vitória), seguindo-se, entre os jogos mais difíceis, as deslocações aos terrenos de Marítimo (52%) e Sp. Braga (60%).

Entre os encontros teoricamente mais acessíveis para os dragões estão as receções a Paços de Ferreira (85%) e Belenenses (78%).

Dados que valem apenas para o plano teórico, face à fascinante imprevisibilidade do futebol - e a 26ª jornada comprova-o - mas ainda assim de interessante análise para os adeptos.

Pode consultar aqui o comparativo dos calendários de todas as equipas da Liga NOS.

Comentários (52)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
zerozero
2017-03-20 21h39m por Matheorist
Agradeço a atenção e o tempo dedicado ao meu comentário. No entanto, temo que não tenham entendido a minha crítica. Vou tentar uma vez mais:

O vosso cálculo da "dificuldade do calendário" para as duas equipas, Benfica e Porto, passa por comparar a probabilidade média de vencer todos os jogos até ao final. Ora, isto não mede a "dificuldade do calendário". Porque este conceito, "dificuldade de calendário", é por definição externo às equipas. Qualquer forma de o medir devi...ler comentário completo »
HA
Porto
2017-03-20 18h28m por Halibut
falo do meu clube e acho que caso não percamos contra o benfica e ganhemos fora contra o braga, depois temos tudo para termos apenas vitórias até final da época, mas isto é na teoria, o jogo na luz vai decidir muita coisa, se alguém ganhar vai haver umas das equipas que vai abaixo psicologicamente de certeza.
[. . . ] logic_
2017-03-20 18h00m por pedro98fcp
Sim estas estatísticas não fazem muito sentido porque como já vimos várias vezes em nada influenciam os jogos seguintes. Nos Barreiros as dificuldades já vêm de há muito tempo até em épocas em que fomos campeões com mais de 10 pontos de avanço escorregamos lá mas um dia iremos voltar a lá ganhar assim como em Alvalade ou até mesmo em Inglaterra que é a nossa maior besta negra na Europa.
ZZ
2017-03-20 17h57m por prehistorico
Admito que houve algum exagero da minha parte ao definir o vosso modelo como uma média simples, mas (e nisso concordo com o Matheorist), a forma como calculam as odds (não está em causa a complexidade), desvirtua sempre o modelo.

Calcular a dificuldade de uma vitória, não será nunca o mesmo que calcular a sua probabilidade de acontecer.

De forma análoga, um modelo de scoring de crédito não mede a probabilidade de ser reembolsado mas sim a probabilidade de ser...ler comentário completo »
pedro98fcp
2017-03-20 17h52m por _Fucklogic_
Sim mas passado é passado, em nada influencia o presente (por exemplo se fossemos pelo passado o Porto esta semana teria ganho fácil ao Setúbal pois nos últimos 50 jogos contra eles tínhamos 45 vitórias e 5 empates, nesse caso a percentagem era de quê, 95% para o Porto?!) e nem de perto se pode comparar a diferença de qualidade do plantel e de futebol jogado do Porto - Marítimo para o Benfica - Sporting, o Benfica vai ter uma tarefa muito mais difícil em Alvalade do que o Porto nos Barreiros. . .
[. . . ] logic_
2017-03-20 17h41m por pedro98fcp
Simples porque os Barreiros têm sido um "pesadelo" para nós nestes últimos anos enquanto que o Benfica em Alvalade nos últimos anos tem conseguido bons resultados em Alvalade.

O zz faz estas percentagens apenas pelo histórico mais recente.
zerozero
2017-03-20 17h34m por Matheorist
Ops, então estava errado sobre as fontes das probabilidades e peço desculpa por isso. Obrigado pelo esclarecimento.

Ainda assim, fica a minha crítica de fundo: o valor que calculam depende da equipa que estão a comparar, e não devia. O Benfica, como tricampeão e com resultados recentes mais favoráveis, aparecerá com probabilidades de vitória mais altas apenas porque é o Benfica, não pelos adversários. Aliás, como seriam os valores de Benfica e Porto se trocássemos os se...ler comentário completo »
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Mais uma vez agradecemos a participação, pois são os comentários e críticas dos leitores que nos ajudam a melhorar o nosso/vosso site, tanto ao nível de conteúdos editoriais como de ferramentas que colocamos à disposição de todos os utilizadores.

Em relação à questão que coloca, e mantendo o foco nos dados, porque é disso que estamos a tratar, os resultados apresentados não têm como fundamento o facto de a equipa em questão ser "o Benfica", mas sim a prestação da equipa nas últimas edições da prova (se venceu as últimas três edições, teve uma classificação final superior a qualquer outra equipa), assim como a prestação de cada uma das equipas adversárias, os confrontos entre cada uma das equipas no recinto em questão, entre diversas outras variáveis, conforme indicado. São realizados os levantamentos de dados para cada uma das duas equipas e posteriormente comparados, surgindo a média final como dado puramente indicativo.

No caso de uma hipotética inversão entre as duas equipas tendo em conta os mesmos adversários, os resultados seriam naturalmente diferentes tendo em conta estas mesmas variáveis, cada uma com dados distintos tanto ao nível da história recente como mais longínqua.

Em relação ao possível cálculo da probabilidade de vitória das equipas adversárias, estes foram os resultados que entendemos serem mais adequados ao tema tratado no artigo em questão, mas a ferramenta que apresentamos, e que poderá utilizar recorrendo ao 'link' no final do artigo, permite escolher qualquer equipa do campeonato e assim verificar a probabilidade de vitória diante do mesmo adversário (exemplo: calcular a probabilidade de vitória do Moreirense diante do Benfica, sempre tendo em conta as variáveis inseridas, que consideramos serem adequadas a este "estudo de tendências"). É uma ferramenta que, como muitas outras, convidamos os nossos utilizadores a explorarem a fundo.

Quanto ao real desfecho das partidas mencionadas, felizmente esse só se saberá aquando do apito final em cada uma. Mais uma vez obrigado pela participação e, como sempre, agradecemos todas as sugestões.

Gaspar Castro
prehistorico
2017-03-20 17h21m por Matheorist
Porque nesse tipo de variáveis, a correlação geográfica é normalmente muito importante.

Também não sei exactamente qual o modelo usado. As casas de apostas também não o quererão revelar, não vá ser fácil melhorá-lo e fazer dinheiro à conta disso. Já pensei várias vezes em fazer um que me calculasse probabilidades para apostar no totobola, mas acabei por nunca ter paciência.

Quanto à análise do zerozero, a minha crítica nem é tanto a simplicidade da média, a...ler comentário completo »
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado pelo comentário e pelas sugestões. Ainda assim, permita-me indicar que a ferramenta por nós utilizada é bastante mais complexa do que seria uma simples equação com base em 'odds' das casas de apostas. Aliás, como facilmente verificará, as 'odds' das casas de apostas são limitadas à próxima jornada. Através do mecanismo do zerozero, que não defendemos que seja perfeito , porque tal seria impossível - e ainda bem, porque o futebol fascina pela sua imprevisibilidade - calculamos as probabilidades para todos os jogos da temporada, probabilidades essas que são atualizadas mediante a passagem do tempo.

Podemos ainda indicar que nesta equação entram diversas variáveis, incluindo mas não limitadas a:
- últimos confrontos entre equipas no recinto em questão.
- desempenho de cada equipa na presente edição (primeiro) e edições anteriores (segundo).
- desempenho recente das duas equipas.
- diferença pontual atual entre as duas equipas, assim como diferença pontual nas épocas anteriores.

Mais uma vez, não pretendemos de forma alguma "prever" os resultados das partidas, porque isso iria contra o nosso amor por este desporto, mas apenas indicar "tendências" com a maior precisão possível.

Muito obrigado e continuação de boas leituras,

Gaspar Castro
*
2017-03-20 17h15m por _Fucklogic_
tem*
Lol ZZ
2017-03-20 17h14m por _Fucklogic_
Expliquem-me como ê que o Benfica tenha tantas probabilidades de ganhar em Alvalade como o Porto de ganhar nos Barreiros 😂
Math
2017-03-20 17h10m por prehistorico
já tive a possibilidade de (apenas) ver quais os ponderadores de uma base de scoring para crédito auto: só ver quais são e não os pesos de cada um.

já foi há uns anos valentes mas um dos ponderadores que mais me surpreendeu pela importância foi o código postal.

depois há os ponderadores de recusa que são mais óbvios. os de aprovação são mais exóticos.

nem imagino o modelo que calcula as odds de resultados desportivos

mas concordo qu...ler comentário completo »
A_verdade_pura
2017-03-20 17h05m por Matheorist
Certo.
Sugestão ao zerozero
2017-03-20 17h03m por Matheorist
Um algoritmo um pouco mais sério para medir a dificuldade do calendário.
Para cada equipa da liga:
1. Calcular a percentagem de vitórias até ao momento na liga.
2. Calcular a probabilidade de vitória média ao final da temporada (usando as odds que já usam).
3. Calcular uma média ponderada de 1. e 2. usando como pesos os jogos disputados e por disputar no total de jogos. O valor resultante representa a probabilidade de vitória média em todos os jogos da liga....ler comentário completo »
A_
Matheorist
2017-03-20 16h56m por A_verdade_pura
essas que dizes que "os outros calculam", sempre pensei que fosse tudo o zerozero a fazer LOL

afinal são as casas de apostas, certo? -. -
prehistorico
2017-03-20 16h39m por Matheorist
Afinal é bem mais complicado do que pensava. É que tentei abrir a paǵina das odds e não consegui! :D
A_verdade_pura
2017-03-20 16h37m por Matheorist
Ainda não percebeste que o algoritmo do zerozero não faz mais do que calcular a média das probabilidades que outros calculam (essas, sim, mais complicadas de determinar).
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado pelo comentário e pelas sugestões. Ainda assim, permita-me indicar que a ferramenta por nós utilizada é bastante mais complexa do que seria uma simples equação com base em 'odds' das casas de apostas. Aliás, como facilmente verificará, as 'odds' das casas de apostas são limitadas à próxima jornada. Através do mecanismo do zerozero, que não defendemos que seja perfeito , porque tal seria impossível - e ainda bem, porque o futebol fascina pela sua imprevisibilidade - calculamos as probabilidades para todos os jogos da temporada, probabilidades essas que são atualizadas mediante a passagem do tempo.

Podemos ainda indicar que nesta equação entram diversas variáveis, incluindo mas não limitadas a:
- últimos confrontos entre equipas no recinto em questão.
- desempenho de cada equipa na presente edição (primeiro) e edições anteriores (segundo).
- desempenho recente das duas equipas.
- diferença pontual atual entre as duas equipas, assim como diferença pontual nas épocas anteriores.

Mais uma vez, não pretendemos de forma alguma "prever" os resultados das partidas, porque isso iria contra o nosso amor por este desporto, mas apenas indicar "tendências" com a maior precisão possível.

Muito obrigado e continuação de boas leituras,

Gaspar Castro
FJ
A minha opinião
2017-03-20 16h36m por fjpinto
Dos dois acho que quem tem pior calendário ou seja mais difícil depois do clássico é o fc porto. Na minha opinião, depois desse jogo o benfica só tem um jogo de nivel complicado. O derbi com o sporting, depois tem 2 jogos em que pode ter mais ou menos dificuldades. Ambos fora, contra rio ave e boavista. Em casa é mais provável que ganhe confortavelmente, sendo que o Guimarães pode surpreender.
Já o fcp tem 3 jogos de grau elevado fora, dois deles contra equipas historicamente c...ler comentário completo »
joao14194
2017-03-20 16h35m por Matheorist
Estas probabilidades não são do zerozero, são retiradas de sites de apostas. Não sei ao certo que modelo estatístico usam para as calcular, mas certamente dará muito peso ao histórico recente de confrontos. E este não foi muito diferente para Sporting-Benfica e Marítimo-Porto. O Porto ganhou apenas 5 dos útlimos 10 jogos no Barreiros para a liga, enquanto o Benfica ganhou 4 do últimos 10 para a liga em alvalade. Se olharmos para o histórico mais recente (últimos 5 jogos), o Benfica ganhou 2 em Alvaladade e o Porto apenas 1.
NM
teorico
2017-03-20 16h34m por nmrp
tudo o que se possa dizer sobre este tema é teórico, na prática qualquer jogo pode ser uma "oportunidade" para se perder pontos, este fds foi exemplo disso! os jogos mais fáceis muitas vezes são os mais difíceis.

se o SLB vencer o derby ficará muito mais perto, qualquer outro resultado deixa tudo em aberto.

ainda assim do ponto de vista matemático uma análise interessante. . .
A verdade pura
2017-03-20 16h31m por prehistorico
algoritmo complexo? he he

somas tudo e divides por 8 e ainda por cima representa uma probabilidade de ganhar e não as vicissitudes para o conseguir
A_
calendário SLB x FCP
2017-03-20 16h27m por A_verdade_pura
isto é tudo treta, é ÓBVIO que o BENFICA é que tem o calendario mais dificil, deixem-se de estatisticas falaciosas - há equipas pequenas mais dificeis que outras, mas para um grande a obrigação é a mesma!!!

O Benfica tem de jogar com o Porto e o Sporting

O Porto tem de jogar com o Benfica apenas

O resto são chouriços. . . O calendário dificil do Porto acaba na próxima jornada e depois é só jogos pra ganhar, o Benfica ainda tem o Sporting.
Math
2017-03-20 16h26m por prehistorico
vou fazer de advogado do diabo:

Algoritmo ZZ:

1 abrir a página das odds
2 copiar cada uma para cada jogo
3 transformar a odd num número decimal
4 preencher a tabela
5 somar todas e dividir pelo número de observações (média aritmétrica)
6 colorir a tabela

nada mau!

Benfica
2017-03-20 16h26m por Alex_1904
todos os jogos fora vao ser uma aflição. . . Jogos na luz dificilmente não ganhamos. Ja o porto vai ter 3 deslocações difíceis (Braga/chaves/maritimo) de resto nao me parece que va perder pontos ( mas nunca se sabe)

A partir do classico todos os jogos vao ser finais, mas para mim quem ganhar o classico é campeão.
A_
matheorist
2017-03-20 16h25m por A_verdade_pura
simples média? a partir do momento que entram inúmeras variáveis na equação deixa de ser uma "simples média" sendo apenas possível calcular usando um complexo algoritmo
prehistorico
2017-03-20 16h18m por Matheorist
E que dizer do pretensiosismo do zerozero ao chamar "algoritmo" a uma simples média?
Tópicos Relacionados
OUTRAS NOTÍCIAS
Luis Suárez reagiu ao castigo de quatro jogos sem poder representar a seleção argentina aplicado a Lionel Messi. O avançado uruguaio lamentou a situação....
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PALVIS 30-03-2017, 06:31
pedro98fcp 30-03-2017, 01:33
pedro98fcp 30-03-2017, 01:29
Gloriosovp 30-03-2017, 01:26
Tarik10 30-03-2017, 01:20
FR
Fragha 30-03-2017, 01:17
AH
Ahly 30-03-2017, 01:10
MCastanho 30-03-2017, 00:59
allwaysright 30-03-2017, 00:28
Schmeichel_4_Sure 30-03-2017, 00:24
Schmeichel_4_Sure 30-03-2017, 00:21
CS
CS_Maritimo 30-03-2017, 00:09