placardpt
    Sporting vence Nacional em Alvalade

    Leão de novo à boleia do Bom Gigante

    O Sporting somou mais um triunfo na série de seis jornadas sem conhecer o sabor da derrota na Liga NOS. Após a goleada em Tondela (1x4), os leões presentearam os mais de 43 mil adeptos sportinguistas, reunidos em Alvalade, com vitória tranquila frente ao Nacional da Madeira (2x0). O inevitável Bas Dost voltou a ser determinante perante uma equipa bastante frágil e que teima em não abandonar os lugares de despromoção.

    Bas em Dost dupla

    O Nacional apresentou-se em Alvalade sob brasas, ocupando o penúltimo lugar da Liga NOS, e a necessidade de conquistar pontos criou alguma ansiedade na equipa insular, sobretudo na defesa que não conseguiu segurar as sucessivas investidas dos leões. A passividade nas bolas paradas acabou por ser determinante para o Nacional sair para o intervalo em desvantagem.

    Os leões entraram dominadores sobre uma equipa que se fez valer pela qualidade de algumas das suas individualidades, mas que ainda não se encontrou enquanto equipa. Talvez seja esse o grande problema da turma liderada por Predrag Jokanovic. Sem fazer grande mossa, o Sporting foi pouco a pouco instalando-se no meio campo contrário e o golo apareceu logo aos 12 minutos.

    O bom gigante Bas Dost surgiu nas alturas para corresponder na perfeição a canto batido por Bryan Ruiz na direita. O Nacional acusou o golo do avançado holandês e só não sofreu o segundo, aos 16 minutos, por mera infelicidade de Gelson Martins, a finalizar uma boa jogada de Alan Ruiz e Matheus Pereira.

    Mezga esboçou a primeira resposta dos insulares, mas o remate do médio croata saiu ligeiramente ao lado. Não aproveitou o Nacional, retorquiu o Sporting. Bas Dost bisou aos 34 minutos, colocando a bola pelo buraco da agulha, pouco depois de ter visto Jorge Ferreira anular-lhe um golo – o internacional holandês estava em posição irregular quando Gelson Martins encetou o primeiro remate à baliza de Adriano.

    ©Global Imagens / Filipe Amorim

    Gerir o que de bom foi feito na 1.ª parte

    A vantagem de 2x0 era bastante confortável e nada fazia antever que o Nacional da Madeira fosse capaz de dar uma resposta à altura daquilo que o leão fez de muito positivo no primeiro tempo. Tendo consciência disso mesmo, o Sporting limitou-se a gerir o resultado sempre com os olhos postos na baliza de Adriano, ainda que as oportunidades não fossem nem de perto nem de longe as mesmas do primeiro tempo.

    Jesus aproveitou a tranquilidade e o conforto do resultado para dar minutos ao jovem Podence, que entrou aos 60 minutos para o lugar de Alan Ruiz. Ainda assim, Tiago Rodrigues, um dos melhores do plantel madeirense, tentou a sua sorte, aos 75 minutos, mas Rui Patrício, seguríssimo, agarrou o esférico.

    Os últimos minutos foram de serviços mínimos, tanto do lado do Sporting como do Nacional. Só mesmo a jogada e consequente remate de Gelson Martins, aos 88 minutos, voltou a acordar as bancadas de Alvalade.

    Com este resultado, o Sporting volta a encurtar distância para o líder Benfica, que joga ainda esta noite em Paços de Ferreira, enquanto o Nacional da Madeira continua mergulhado nos lugares que valem a despromoção à Ledman LigaPro.

    U Sábado, 18 Março 2017 - 18:15
    Estádio José Alvalade
    Jorge Ferreira
    2-0
    Bas Dost 13' 34'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 26
    Lances Capitais
    13´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 23º golo na prova (23 jogos)
    26´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    34´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 24º golo na prova (23 jogos)
    A Chave

    Minuto 12: Bas Dost abre o marcador no estádio José Alvalade e chega aos 23 golos em 23 jogos na Liga NOS. O remate certeiro do avançado holandês reforçou a confiança dos leões.

    O Árbitro

    Nota positiva para o árbitro Jorge Ferreira. Critério amplo para as duas equipas e bem a analisar um dos lances mais polémicos na primeira parte. O juiz da AF Braga anulou um golo a Bas Dost, aos 27 minutos, que gerou bastante contestação nas bancadas de Alvalade, mas a repetição televisiva não deixa margem para dúvidas: Dost está em posição irregular quando Gelson Martins remata, aproveitando-se desse fator para emendar a tentativa do internacional português.

    O Melhor
    Primeira parte do Sporting

    É inevitável destacar a prestação de Bas Dost na primeira parte. O avançado holandês acrescentou mais dois golos à sua conta pessoal, depois dos quatro golos apontados, na semana passada, em Tondela. Pese a temporada aquém das expectativas do Sporting, Dost é sem dúvida uma aposta ganha de Jorge Jesus e de toda a estrutura da SAD do Sporting. Justifica a cada semana os 10 milhões que os leões desembolsaram por ele.

    O Pior
    Passividade insular perante Dost

    O setor defensivo do Nacional foi o que mais se destacou pela... negativa. Foi muitas vezes exposto perante as constantes investidas da equipa leonina e, também fruto disso, acabou por deixar evidante as várias lacunas. A título de exemplo, no primeiro golo de Bas Dost, o avançado holandês salta completamente sozinho para abrir o marcador em Alvalade. Um aspeto para Predrag Jokanovic rever.

    Forma
    Sporting
    2016/2017
    39J
    22V
    6E
    11D
    64-38G
    Nacional
    2016/2017
    29J
    4V
    8E
    17D
    20-49G
    Sabia que...by playmaker stats
    Bas Dost marcou, até agora, 49% dos golos do Sporting na Liga
    Bas Dost marcou 6 golos nos dois últimos jogos
    Nacional soma o 6.º jogo consecutivo sem marcar fora de casa
    Jokanovic continua sem ganhar neste seu regresso ao banco do Nacional (11 jogos)
    Nacional somou o 13.º jogo consecutivo sem vencer

    6.º jogo sem perder por parte do Sporting, o 2.º melhor registo dos leões esta época

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting
    2017-03-19 16h43m por gvg177
    Destaque para a primeira parte do Sporting onde soubemos matar o jogo.
    Mais uma vez Bas Dost a mostrar que os 10M€ foram bem investidos. Bryan Ruiz a 8 tem vindo a subir de forma.
    Não consigo perceber a imbirração de JJ com Jefferson, continua a meter Zeegelaar em vez de Jefferson.
    TI
    Vai ganhar uma bota de burracha
    2017-03-19 11h32m por Tinolopes
    Bas Dost vai acontecer o mesmo q o Jonas o ano passado. . . vai vai vai ganhar e não ganhou nada, e tudo isso so por fazerem tanta propaganda antes do tempo. Não se esqueçam do Edinson Cavani Paris q tem 27 Golos.
    Bas Dost
    2017-03-19 05h24m por valter_reis_99
    Goleador nato! Acredito que chegue aos 27 golos de Islam Slimani, faltando 8 jogos, 3 golos para Bas Dost é "básico", resta saber se consegue chegar aos 32 de Jonas, uma tarefa mais difícil, suponho que Dost marque 3 golos nos próximos 2 jogos ou seja até à jornada 28, atingindo os 27 golos de Slimani, resta saber se depois nos últimos 6 jogos consegue fazer 5 golos. . .
    UK-SPORTING10
    2017-03-19 03h44m por Triper
    O Esgaio é DD desde os juniores. Ele começou a MD, e fazia grandes exibições nesse lugar, mas face à necessidade de um DD na equipa devido a lesões, e porque ele até nem defende mal de todo, ele foi o sacrificado. A DE é que só foi esta época.

    O seu melhor futebol é a jogar no meio-campo a descair para o meio e com futebol ao primeiro toque, tipo o do André Martins que entretanto perdeu-se, mas isto é futebol que hoje em dia já ninguém usa porque o futebol já evoluiu muit...ler comentário completo »
    Rato_Velho
    2017-03-19 00h08m por UK-SPORTING10
    Não acho o Schelotto lateral para o Sporting CP, mesmo que esteja adaptado. É bom no jogo ofensivo, é rapido, mas. . . deixa lacunas ao defender.
    O Esgaio não é lateral, não o acho que deva ser adaptado para aquela posição. . .

    Para a nova época temos varios jogadores a voltar e o plantel vai mexer.

    LU
    Sporting
    2017-03-18 23h50m por luxus
    Sporting jogou muito bem na primeira parte e na segunda foi mais equilibrado o jogo e mais uma vez Bas Dost a mostrar a sua veia goleadora para mim e o melhor avançado da liga porque também e o melhor marcador do campeonato e o melhor marcador da Europa.
    Sporting 2-0 Nacional
    2017-03-18 23h45m por UK-SPORTING10
    Boa primeira parte!

    Bas Dost foi implacável! Mais 2 golos!! 10M€ bem investidos!!
    GreenLIONN
    2017-03-18 20h42m por 4lfredo
    Sim é o mais provável. . . :(
    4lfredo
    2017-03-18 20h41m por GreenLIONN
    Concordo mas provavelmente quando o adrien recuperar o matheus vai logo recambiado para a B. . .
    GreenLIONN
    2017-03-18 20h36m por 4lfredo
    O Matheus Pereira não tem estado ao nível que já o vimos, creio que é devida ao facto de não ter tanta liberdade como tem na equipa B. Mas acho que é para o manter.
    4lfredo
    2017-03-18 20h33m por GreenLIONN
    o que tens achado do matheus?
    Nacional
    2017-03-18 20h21m por 4lfredo
    Destaco o bom jogo do Sequeira, Victor Garcia e Salvador Agra.
    Sporting
    2017-03-18 20h20m por 4lfredo
    Melhor no Sporting Bas Dost e um bom jogo de Bryan Ruiz, Coates, William Carvalho e Gelson Martins.
    GreenLIONN
    2017-03-18 20h15m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida, desde que o Bryan Ruiz tem jogado na posição 8 tem estado em grande forma.
    bryan ruiz
    2017-03-18 20h12m por GreenLIONN
    Esperava que nao fosse capaz de assumir o papel do adrien mas ate tem estado a jgr bem
    Sporting
    2017-03-18 20h11m por GreenLIONN
    mau jogo mas pronto o que importa sao os 3 pontos

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras histórias
    números
    Uma viagem aos anos 70
    50 anos de uma data marcante, seja à direita, ao centro ou à esquerda. A celebração da democracia: o pior regime político, sem contar com todos os outros....