Playmaker - O futebol em números!

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Crónica
Sporting goleia em Tondela

Cartadas certas deram poker a Bas Dost

2017/03/11 22:29
Texto por Duarte Monteiro

Quatro golos de Bas Dost. A goleada do Sporting em Tondela (4x1), este sábado, conta-se essencialmente pelos golos do ponta de lança holandês. Dois de jogo «corrido» e outros tantos de grande penalidade, numa exibição (quase) perfeita do ponto de vista de um avançado de área. Mas o triunfo leonino também teve muito de Podence na estreia a titular pelo Sporting.

Não há tamanho ou idade que engane, Daniel Podence é um senhor jogador. Lançado à titularidade leonina em Tondela - em virtude do castigo de Alan Ruiz -, o jovem de 21 anos não deixou os créditos por mãos alheias. Elétrico, sempre disponível e tecnicamente dotado, Podence foi um dos homens mais na equipa do Sporting, logo atrás de Bas Dost.

Os miúdos a agitar

Podence no foco, sempre. Com Bryan Ruiz a sentir dificuldades a fazer de Adrien e Matheus Pereira - a outra grande novidade - «desligado» na primeira parte, foi o ex-Moreirense quem mexeu quase sempre com a equipa, e com ele mexia-se Gelson. O extremo acompanhava Podence na velocidade e intensidade, mas teve uma noite menos na decisão, com vários «lapsos» no momento final.

Por isso, o primeiro sinal de perigo do Sporting nasceu de um arrancada de Podence, que acabou derrubado à entrada da área, aos nove minutos; Bryan Ruiz cobrou o livre e Cláudio Ramos voou para defesa tão espetacular quanto eficaz. Mas se Podence ia dando argumentos a Jorge Jesus para o ver como «gente grande», o resto da equipa pecava, apesar do controlo.

E o jogo estava tão aborrecido que nem Bruno de Carvalho disfarçou. O presidente dos leões passou largos minutos com os olhos no telemóvel, alheio ao que se passava dentro de campo - que era pouco, de facto. 

Podence e Bas Dost, pois claro

Assistia-se em Tondela a uma espécie de pacto de não agressão. O Sporting tinha mais a bola, circulava-a mais, ainda que de forma lenta (até chegar a Podence e Gelson); o Tondela, faminto de pontos na zona proíbida da tabela, não mostrava apetite suficiente para devorar um leão que acabou por morder aos 33 minutos.

Lançamento de linha lateral de Zeegelaar, Podence recbeu junto à linha de fundo e com visão, rapidez e eficácia técnica colocou a bola em Bas Dost, que totalmente solto de marcação não teve problemas em bater Cláudio Ramos. Um golo com assinatura do melhor em campo naquele momento - Podence - e o matador de excelência da Liga portuguesa.

Intervalo foi benéfico... para o espetáculo

Aconteceu mais na segunda parte, também porque o Tondela surgiu mais afoito e espevitado. Ainda assim foi o Sporting a ter as primeiras ocasiões de perigo, com Bas Dost a adiar o inevitável - que aconteceria aos 55 minutos. Antes, o golo da equipa de Pepa (53'). Pedro Nuno, o melhor dos beirões, a cruzar da direita e Jhon Murillo a surgir vindo de trás, sem hipóteses para Rui Patrício.

Esperava-se que o golo servisse de balão de oxigénio ao Tondela, mas não houve tempo sequer para o primeiro sopro. Na resposta imediata, Matheus Pereira «furou» a muralha beirã e encontrou Bas Dost, e o holandês não é de falhar golos feitos. 1x2, e uma palavra para Matheus Pereira. Começou apagado, mas depois Jesus chamou-o à linha, a meio da primeira parte, e pediu-lhe que jogasse como treina... e o extremo subiu de rendimento, enquanto Gelson - e Podence, diga-se - decresciam.

Há na vitória do Sporting, este sábado, quase tudo de Bas Dost e muito daquilo que os miúdos deram, com destaque para Podence. Mas também há insuficiências de um Tondela que vai lutar pela sobrevivência até ao fim. Pedro Nuno, Jhon Murillo ou Miguel Cardoso são destaques de uma equipa com limitações, sobretudo defensivas.

Kaká, por exemplo, teve uma noite para esquecer, implicado que esteve diretamente no segundo e terceiro golo do Sporting. Aos 71', Bas Dost completou o hattrick, de grande penalidade, e fechou com o poker, novamente na transformação de um castigo máximo, aos 78 minutos. E o holandês até podia ter chegado à mão cheia de golos, outra vez da marca dos 11 metros, mas Cláudio Ramos já estava «farto» da «brincadeira» e travou o último remate de Bas Dost, aos 90 minutos.

U Sábado, 11 Março 2017 - 20:30
Estádio João Cardoso
Bruno Paixão
1-4
Jhon Murillo 53'
Bas Dost 33' 55' 71' (g.p.) 77' (g.p.)
Estádio João Cardoso
Lotação5 000
Medidas105x68
Inauguração2008
FaseCampeonato
JornadaJornada 25
Lances Capitais
33´
GOLO Sporting!
Bas Dost marca
Bas Dost marca o seu 19º golo na prova (22 jogos)
53´
GOLO Tondela!
Jhon Murillo marca
Jhon Murillo marca o seu 5º golo na prova (23 jogos)
55´
GOLO Sporting!
Bas Dost marca
Bas Dost marca o seu 20º golo na prova (22 jogos)
71´
GOLO Sporting
Bas Dost marca de grande penalidade!
Bas Dost marca o seu 21º golo na prova (22 jogos)
78´
GOLO Sporting
Bas Dost marca de grande penalidade!
Bas Dost marca o seu 22º golo na prova (22 jogos)
90´
+2
Bas Dost (Sporting) falha a grande penalidade!
A Chave
Minuto 55. O Tondela tinha acabado de empatar por intermédio de Jhon Murillo e esperava-se que a equipa de Pepa crescesse no jogo. Mas Bas Dost, servido por Matheus Pereira, respondeu de imediato e voltou a colocar o leão no trilho da vitória.
O Árbitro
Três grandes penalidades assinaladas, todas com decisão correta. O jogo não foi complicado de conduzir, mas nos momentos mais delicados Bruno Paixão esteve à altura.
O Melhor
Bas Dost
Quem marca quatro golos merece o destaque. O holandês, longe de ser «tosco», é um «bicho» de área como poucos em Portugal. Os dois golos de bola «corrida» são de uma simplicidade meritória e própria de quem sabe finalizar; de penálti também cumpriu, ainda que tenha falhado o último, em cima do minuto 90. Seja como for, são já 22 os golos na Liga!
O Pior
Defesa beirã
Ofensivamente, o Tondela tem intérpretes com valor interessante (Pedro Nuno, Murillo, Miguel Cardoso...), mas defensivamente é onde as coisas não funcionam. Se Hélder Tavares e Claude Gonçalves não foram os pivots mais seguros, Kaká e Osório baquearam no eixo central da defesa; e de penálti em penálti o Tondela foi pagando a fatura.
Forma
Tondela
2016/2017
29J
5V
7E
17D
24-49G
Sporting
2016/2017
38J
21V
6E
11D
62-38G
Sabia que...by playmaker stats
Os leões não marcavam 4 golos fora de casa desde a última jornada da Liga NOS 2015/16 (V 0-4 SC Braga)
O Sporting está na sua melhor série de jogos sem perder em 2016/17: 5 jogos (4 vitórias e 1 empate)
Pokers de jogadores do Sporting (s.XXI)
2007 Carlos Bueno (Nacional)
2010 Liedson (Belenenses)
2017 Bas Dost (Tondela)
Desde Março 2010 que um jogador do Sporting não fazia um poker:
Liedson V 0-4 Belenenses
Bas Dost V 1-4 Tondela
Fotografias(30)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
TONDELA
X
SPORTING
Comentários (30)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Tondela 1x4 Sporting
2017-03-12 15h35m por gvg177
Foi um bom jogo por parte do Sporting e a vitória é mais que justa.
Depois de uma primeira parte algo apagada onde o destaque recai sobre Podence, a segunda pareciam outros. Matheus Pereira parece ter ouvido as palavras de JJ e acordou para o jogo.
Destaque sem dúvida para Bas Dost, a única contratação acertada esta época. É um finalizador nato e espero que vença a Bola de Ouro. Só foi pena o penalty falhado no final do jogo.
JJ tem agora uma missão difícil no próxim...ler comentário completo »
Bota d'Ouro
2017-03-12 11h57m por AZZUL-CFB1919
Ontem fui beber um copo com amigos, 2 deles sportinguistas, e entre os festejos embriagados juntamente com 3 holandesas que animavam a noite, circulava a piada/informação que Bota de ouro em holandês, diz-se BAS DOST. :D

Estava a verificar a lista e, ironicamente, o gigante BAS DOST quando olha para cima só consegue ver o Messi.

1 Argentina Lionel Messi Espanha Barcelona Liga Espanhola 16/17 23 46. 00
2 Holanda Bas Dost Portugal Sporting Liga NOS 16/1...ler comentário completo »
BAS DOST
2017-03-12 11h44m por AZZUL-CFB1919
LA-LA-LA-LA. . . LA-LA-LA. . LA-LA! (9x)

*Bas Dost*

Estou a torcer para que o Bas Dost ganhe a bota de ouro, nesta que é talvez a última edição da liga portuguesa onde o coeficiente=2 relativamente ao calculo o valor dos golos na atribuição do prémio.
HA
bas dost
2017-03-12 11h19m por Halibut
grande matador, o meu Porto tivesse ido buscar este jogador no inicio de época ao invés do depoitre e estávamos em 1º lugar seguramente, não fomos e conseguimos o soares que está a mostrar serviço felizmente. .

quanto ao sporting, só acho que vos faz falta 2 bons laterais esquerdo e direito, e um jogador que jogue com bas dost, um 2º avançado, fora isso tem bom plantel.
Sporting
2017-03-12 09h36m por Daniele
Fico contente primeiro pela vitória e em segundo que o treinador já tenha percebido que estamos em Pré-época e temos que dar minutos a quem pode vir a ser jogador para o amanhã.
Parabéns à equipa e em especial a Bas Dost pelo jogo. E isto sim, é o que se quer no Sporting. Não pode ser só formação mas a investir, que seja dinheiro bem investido a juntar à qualidade de jogadores da casa.
Com o dinheiro das vendas deste verão, não digo para ser um senhor 10 M, mas que seja ext...ler comentário completo »
Objectivos do Sporting
2017-03-12 02h44m por lipeporto20
O Sporting só tem dois objectivos até ao fim da temporada. Um é mete a bola no Bas Dost pro homem marcar golos como nunca e ganhar a Bola de Prata. O outro é ganhar ao Benfica ahah
GL
Porto_Meu_Amor
2017-03-12 01h08m por Gloriosovp
Não os chateies muito que eles ainda se zangam e pedem o divórcio, mas tendo em conta os vossos presidentes, não me espantava nada. . .
Porto_Meu_Amor
2017-03-12 01h06m por nevoeiro
Não querias dizer essa. . . E o Dost não marca aos grandes? É que já marcou ao SLB, não marcou ao FCP é verdade, mas também só fez um jogo contra vocês este ano.
Notas aos jogadores do Sporting
2017-03-12 00h08m por 4lfredo
Rui Patrício- 6, 5
Schelotto- 6, 5
Paulo Oliveira- 6, 5
Sebastián Coates- 6, 5
Marvin Zeegelaar- 6
William Carvalho- 7
Bryan Ruiz- 7
Gelson Martins- 7
Matheus Pereira- 6, 5
Daniel Podence- 7, 5
Bas Dost- 9, 5 ( só não dou 10, pois falhou o terceiro pênalti)
Entradas:
Palhi nha- 6
Francisco Geraldes e Campbell (sem nota, não deu tempo para se mostrarem)
Dinheiro = Boa equipa?
2017-03-12 00h06m por Triper
Depois do jogo de hoje acho que dá para ver que um clube em Portugal pode fazer, fora a posição de Ponta de Lança que infelizmente ainda é má por cá, uma equipa bastante competitiva a longo prazo.

Acho que se Portugal tivesse clubes com Presidentes a serem inteligentes, teríamos uma Liga interessante carregada de qualidade Tuga como muito se vê em Itália com os Italianos.
sandocha
2017-03-11 23h26m por senhor-doctor
A razão das clausulas de 60 milhões e renovações constantes, Podence, Geraldes e Palhinha devem ver o seu salário a aumentar no fim da época.

Finalmente alguem a segurar os nossos jogadores jovens e nao fazer clausulas das tretas ou renovar no ultimo minuto, e obrigarmos a vender Ilori, Bruma, Cedric e Eric Dier por tostões, mas mesmo assim vendemos bem comparando com vendas de Carriço
SA
SCP de BdC
2017-03-11 23h22m por sandocha
O Presidente tem contrato com todos estes miúdos. So tem de os saber agarrar.
O SCP esta outra vez com muita abundância de qualidade. Estes miúdos são os novos Nanis, Quaresmas, Moutinho, Martins, Veloso. . . .

. . . com a ajuda de William, Adrien e Patricio o SCP pode fazer uma belíssima equipa.
Dost. . . e mais nada.
2017-03-11 23h16m por RajaCasablanca
quantas faltas ofensivas faz o Soares. . .

e quantas faz o Dost. . .

pois é, o Dost é jogador, o Soares é um trambolho.
PlanetaVerde
2017-03-11 23h11m por senhor-doctor
Não diga isso ahah, R. Gauld é craque! Tem tido o desenvolvimento mais lento do que previsto, deveria ter sido emprestado na época passada. Mas prontos no Setúbal começou no banco e Couceiro preparou-o bem e foi ganhando mais e mais minutos! Faria-lhe muito bem acabar a época no Setúbal, mas prontos aconteceu o que aconteceu.

Já na primeira época, teve alguns minutos e convenceu-me! Eu sei ver um craque de longe. O único problema é o seu pode físico, e penso que essa é a ...ler comentário completo »
SA
Grande Futuro
2017-03-11 23h11m por sandocha
Matheus Pereira tem de se soltar e jogar aquilo que sabe. Ainda esta muito longe do fora de serie que e na B. . . . repetidamente o melhor em campo.

Podence desiquilbrador, Gelson ja se sabe. O William não pode sair.
O Ruiz tem feito uma epoca desastrosa e hoje fez um bom jogo. Paulo Oliveira tambem muitissimo bem a par do Coates. Ruben Semedo vai ter de lutar muito.

Os laterais são fracos. O Scheloto não sabe defemder. E um medio ala e nunca um DD....ler comentário completo »
PR
PlanetaVerde
2017-03-11 23h04m por professorxibanga
Admiti o erro, foi um equívoco. E já agora senhor inteligente, você para acusar os outros de ignorantes indiretamente é porque deve ser um dos donos da microsoft, tal abundância de inteligencia. Mas é bom saber que naquele comentário tao longo meu a única coisa que tens para me acusar é desse erro geográfico. Quando nao dá para argumentar contra factos tem de se "gozar" com os erros de circunstância.
DE
Estatística
2017-03-11 23h03m por Dennis_Bergkamp
Bas Dost-22 jogos, 1900 min, 22 golos, 3 penalties
Soares-22 jogos, 1954 min, 16 golos, 2 penalties
JJ
2017-03-11 23h00m por Sporting_CP900_
Nao me canso de dizer isto: mudanças no 11 (e mesmo nas substituiçoes que faz) a cada jogo que passa, completamente ridiculas.
Hoje antes deste jogo fui ver os ultimos 5 jogos para ver quem tinha jogado a defesa esquerdo:
vs Porto : Zeeglaar (substituido ao min. 57 pelo Esgaio)
vs Moreirense: B. Cesar (aos 80min. entra o Esgaio e o B. Cesar avança no terreno)
vs Rio Ave: Jefferson
vs Estoril: Jefferson
vs Guimaraes: Esgaio
Hoje vs Tondela: Ze...ler comentário completo »
Bruno Paixão
2017-03-11 22h57m por AndreHorta10
Epá, o suposto lampião deu 3 penáltis ao Sporting! Ui!
bas dost
2017-03-11 22h53m por GreenLIONN
ele foi bis dost, tri dost e agora é poker dost xD
PR
bas dost
2017-03-11 22h46m por professorxibanga
Grande jogador, mas ver alguns badamecos dizer que o soares nao tem vida para o dost é só para gozar mesmo! O Soares fez meia época em guimaraes e mesmo assim só está a uns 4 ou 5 golos do Bas. Bom finalizador, uma mais valia no sporting.
PlanetaVerde
2017-03-11 22h46m por senhor-doctor
Iuri Medeiros? Penso que PlanetaVerde o plano, mas sempre que tem oportunidades na equipa A, tem sempre falta de confiança, deixa a pressão levar a melhor de si. Mas se conseguir ultrapassar esse obstáculo, então também poderá tornar-se num caso serio. Não tenho acompanho o seu desenvolvimento no Boavista, mas tem jogado bem?

Ainda há Ary Papel e Gelson Dala, e pela 100 vez que digo, R. Gauld mas este deve ser emprestado de novo.
Jogo
2017-03-11 22h45m por Sporting_CP900_
Grande jogo do Sporting hoje. O Tondela foi completamente dominado, nem mereciam ter marcado um golo. Destaque para os nossos meninos: Matheus, Podence e Gelson que sao grandes jogadores e nao mereciam que toscos como Markovic, Andre e mesmo Campbell lhes tirassem a oportunidade de jogar.
O Geraldes tambem, entrou e conseguiu ganhar um penalty.
E o William e o Bas Dost a serem os craques do costume.
. . . E hoje ate o Zeeglaar jogou bem lol. O Schelotto nem hoje!
destaque
2017-03-11 22h43m por senhor-doctor
Bas Dost merece pelos 4 golos, mas para mim seria a juventude leonina. Trio Matheus, Gelson e Podence e ainda Bas Dost como quarteto fantástico é de mais. Jogadores da formação e com garra, não como os lenga lengas Markovic, Andre, etc. . .

Matheus passou por 3 jogadores antes de assistir Bas Dost, e tem de continuar a jogar para ter ainda mais conforto e confiança.

Podence não é preciso falar muito, la pulga de Alvalade. Tem de continuar a jogar para o...ler comentário completo »
ZE
Penalties
2017-03-11 22h41m por ZelougeSCP
Só tenho algumas dúvidas no segundo pénalti, de resto foram todos bem assinalados. Não quero ser mal agradecido, mas como é que os jogadores do Tondela foram capazes de fazer 3 penalties em tão pouco tempo, perda de cabeça total.
De resto, foi um bom jogo, vamos ver se é desta que o Jesus percebe que não precisa de andar a contratar sul-americanos de meia tigela quando tem a melhor academia em Portugal.
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
Lesão travou continuidade da carreira do avançado
Aos 35 anos, Lima, avançado brasileiro, que viveu os anos de maior sucesso com a camisola do Benfica, anunciou o final da carreira.  O antigo jogador de Belenenses, Sporting de ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PsychBug 21-01-2019, 03:07
JRicardoC 21-01-2019, 03:04
FIFAforever_returns2 21-01-2019, 03:04
JRicardoC 21-01-2019, 03:03
10A 21-01-2019, 02:54
erwinsanchezfreking 21-01-2019, 02:36
felixxsofia 21-01-2019, 02:30
JD
jdveloso99 21-01-2019, 02:21
dp_69 21-01-2019, 02:03
tenshi 21-01-2019, 01:59
FIFAforever_returns2 21-01-2019, 01:58
JRicardoC 21-01-2019, 01:49
JRicardoC 21-01-2019, 01:47
Danilo-TheBeast 21-01-2019, 01:47
FIFAforever_returns2 21-01-2019, 01:46
JRicardoC 21-01-2019, 01:45