placardpt

    De bicicleta e chapéu a caminho do Jamor

    2017/03/01 22:10
    Com duas das equipas que melhor futebol têm demonstrado em Portugal frente a frente, a noite de Taça em Guimarães prometia. Diante de um Chaves que eliminou nesta edição da prova rainha FC Porto e Sporting, o V. Guimarães conseguiu assumir o controlo do jogo e terminou a partida com um precioso triunfo por 2x0 na primeira mão das meias-finais. Hernâni foi o herói da noite, com um grande golo em cada uma das duas partes.

    Num estádio em clima de festa de Taça, a equipa da casa apresentou-se apenas com uma pequena surpresa na equipa inicial: o técnico Pedro Martins deixou Rafael Martins no banco e colocou Sturgeon no onze, com Marega a assumir a posição mais central e avançada do ataque vitoriano. Do lado flaviense surgiu o esperado ataque com Fábio Martins, Perdigão e Rafael Lopes.

    Logo desde o apito inicial o Vitória, pouco intimidado pelas credenciais dos flavienses nesta Taça, procurava colocar a bola em Marega com frequência, remetendo o Chaves a tentativas de longa distância. Braga rematou de fora da área logo aos 5 minutos, mas a bola passou muito longe da baliza de Miguel Silva.

    Não seria preciso esperar muito tempo para surgir o momento mágico da partida, com Hernâni como protagonista. Na sequência de uma recuperação de bola de Zungu, a bola chegou ao coração da área flaviense e depois das insistências de Hurtado e Celis apareceu Hernâni a fazer magia: com um fantástico pontapé de bicicleta, enviou a bola colocada para o fundo das redes de António Filipe, apontando um golaço que animou as hostes vitorianas e, na verdade, qualquer adepto do bom futebol.

    Depois da acrobacia, a confusão

    ©Global Imagens / Miguel Pereira
    Se o primeiro quarto de hora trouxe o espetáculo, o segundo trouxe a polémica e ânimos acesos. Depois de uma boa ocasião para Bressan, prontamente travada por Miguel Silva, Fábio Martins caiu na grande área vitoriana e pediu penálti, tal como grande parte dos elementos do Chaves, mas Bruno Esteves nada assinalou. E apenas seis minutos depois, novo lance com o árbitro em foco, novamente na grande área do Vitória.

    Bruno Esteves viu um alegado toque com a mão de Pedro Henrique e desta vez chegou a assinalar o penálti a favor do Chaves, mas acabou por voltar atrás na decisão após indicação do auxiliar. A segunda decisão é correta, já que o central do Vitória toca na bola com o tronco, mas com isto instalou-se a confusão na área vitoriana e os ânimos demoraram a serenar.

    O Chaves estava por esta altura em claro crescendo e depois dos lances polémicos na grande área adversária viu-se ainda, até ao intervalo, Perdigão a cabecear ao lado depois de um livre de Bressan e o guarda-redes Miguel Silva a arriscar demasiado aos 44 minutos, tendo tido de resolver o lance em esforço. Ainda antes do intervalo, pediu-se o segundo amarelo para Marega por este ter rematado a bola depois de o lance ter sido interrompido, e com critérios mais apertados a expulsão não teria sido sem fundamento.

    Hernâni coloca um chapéu no resultado

    ©Global Imagens / 10664
    Depois de ter cedido parte do controlo do jogo ao Chaves depois do golo e até ao intervalo, o Vitória voltou a assumi-lo quase por inteiro no segundo tempo. Logo nos primeiros minutos da etapa complementar, Sturgeon cabeceou com perigo e fez a bola passar ao lado da baliza flaviense e, no geral, via-se um Vitória autoritário e com vontade de dilatar a vantagem.

    No segundo tempo Ricardo Soares acabou por se ver privado de Perdigão, que exibiu problemas físicos e, depois de ter sido assistido, teve mesmo de deixar a partida. Mais tarde, viu ainda a sua equipa ficar ainda mais longe do sonho do Jamor. Já aos 76 minutos, um fabuloso passe de Tozé encontrou Hernâni, que bisou no encontro com um chapéu sobre António Filipe. Se havia dúvidas, estas acabaram aqui: esta era mesmo a noite de Hernâni.

    Marega ainda ameaçou o terceiro logo de seguida mas o Chaves deu tudo para reagir e conseguir, pelo menos, um precioso golo fora de portas, mas Miguel Silva travou Rafael Lopes com uma bela mancha aos 81' e Nuno André Coelho cabeceou ao lado já aos 87'. A vitória por 2x0 deixa o V. Guimarães muito próximo de garantir a presença na final do Jamor.

    U Quarta, 01 Março 2017 - 20:15
    Estádio D. Afonso Henriques
    Bruno Esteves
    2-0
    Hernâni Fortes 10' 77'
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseMeias-Finais
    Mão1ª Mão
    A Chave
    10' - Hernâni assinou um golo de levantar o estádio com um pontapé acrobático irrepreensível. 
    O Árbitro
    Bruno Esteves acabou por acertar nos lances capitais do primeiro tempo na grande área do Vitória, embora tenha precisado da correção do árbitro auxiliar num deles. Foi pouco assertivo nesses momentos e permitiu que os ânimos aquecessem demasiado. Fica ainda a ideia de que mostrar o segundo amarelo a Marega no momento em que este remata a bola após o jogo ter sido interrompido não teria sido injustificado.
    O Melhor
    Hernâni
    Sempre perigoso nas alas, tanto no passe como no drible, conseguiu ainda assinar os dois golos da vitória da equipa de Guimarães, com duas finalizações fantásticas. A primeira, de bicicleta, é para rever vezes sem conta, mas também a segunda é demonstração de classe.
    O Pior
    Abordagem do árbitro
    Muito mais grave teria sido se tivesse de facto assinalado grandes penalidades nos lances reclamados pelo Chaves no primeiro tempo, mas a abordagem demasiado suave de Bruno Esteves acabou por permitir que jogadores e equipas técnicas expressassem o seu desagrado com demasiada liberdade.
    Forma
    V. Guimarães
    2016/2017
    31J
    17V
    7E
    7D
    43-32G
    Chaves
    2016/2017
    29J
    10V
    13E
    6D
    30-27G

    Fotografias(20)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    GD CHAVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Parabéns
    2017-03-02 12h38m por dragaoazul_18
    Ao guimarães e ao Hernani que fez uma exelente exibição.

    Marega claramente em decréscimo de forma.

    O Hernani fez lhe bem o emprestimo para crescer como jogador. Veremos na proxima epoca se consegue se afirmar no FCP mas dificilmente conseguira ser titular e para estar encostado ao banco, deve continuar emprestado ao Guimarães para crescer
    Rayman
    2017-03-02 11h54m por spechial1
    Imparcial? Se reparares eu disse que o vitória ganha com justiça, mas acho que foi obvio que se justificava muito mais um 1-0 ou 2-1, mas como também disse, foram eficazes. O chaves tem mais remates enquadrados com a baliza, o Miguel faz uma exibição muito boa, o gr está lá para defender também. De resto eu nem falei de penaltis, porque oo em que o arbitro muda de ideias claramente não é, o do fábio é duvidoso devido à sua reação ao contacto portanto não me vou queixar disso. Quanto ao...ler comentário completo »
    Vénia ao D. Afonso Henriques
    2017-03-02 11h03m por JorgeBSilva
    Já admirava as gentes vimaranenses pelo seu bairrismo, orgulho, raça e fidelidade ao seu único, e sublinho único, clube - o Vitória.
    Depois de entar no D. Afonso Henriques na qualidade de adepto do adversário fiquei a admirar ainda mais aquelas gentes. Um ambiente incrível dentro do estádio, respira-se Vitória por todo o lado, público em sintonia com a claque. Fossem todos assim e o futebol em Portugal não seria tão doente com 40% dos adeptos de um só clube de Lisboa.
    ler comentário completo »
    Hernani
    2017-03-02 09h45m por petitor
    Eu quando falei em Hernani nunca disse que era um titular indiscutivel mas para suplente de Corona serve perfeitamente, e extremo, da largura e velocidade ao jogo, prefiro Hernâni a Jota, agora se vier um do brasil melhor optimo. Depois de Filipe e Alex Telles e soares pode vir outra truta
    Exibição qb
    2017-03-02 02h18m por VGuimaraes1922
    Jogo inteligente contra uma grande equipa. Mas tenho noção que em Chaves vai ser um jogo muito dificil. Se marcarmos 1 golo podemos ter porta aberta para o Jamor
    BA
    Para o A_verdade_pura
    2017-03-02 01h50m por BagueteDoEder
    Na tua opinião que mais jogadores de qualidade (sem ser o Raphinha) tem o VSC que podiam dar o salto?
    BA
    Hernani
    2017-03-02 01h48m por BagueteDoEder
    Não achando um titular absoluto acho que como 12º jogador podia perfeitamente caber no FCP. Ou seja fazer mais segundas partes do que jogos inteiros. Para aqueles que falam em pressão lembro que este Hernani não sendo nada de sobrenatural chegou a resolver pelo menos 2 jogos na altura que chegou ao FCP. Quanto á "inteligencia tática" falada tmb isso é uma coisa que se trabalha. O Ronaldo quando chegou a inglaterra devia ter mt inteligencia tática devia xddd
    Vitória de Guimarães 2x0 Chaves
    2017-03-02 01h29m por gvg177
    Foi um bom jogo entre duas grandes equipas do nosso campeonato. Resultado que não enaltece bem o que foi o jogo, no entanto de destacar a exibição de Hernâni e os excelentes golos que marcou, sem dúvida o melhor do jogo.
    O Guimarães que não pense que o resultado está fechado pois prevejo uma segunda mão bastante competitiva e o Chaves terá uma palavra a dizer.
    Soares
    2017-03-02 01h08m por Joao_Novais
    Foi vendido por tostões e não tinha nada que ser vendido em janeiro, péssimo ato de gestão do nosso presidente.
    spechial1
    2017-03-02 00h24m por rayman
    Não percebi a tua análise e tenta sem mais imparcial para a próxima.
    Falas de eficácia quando para além dos dois golos, o Sturgeon teve duas oportunidades em frente à baliza. Do Chaves só me lembro do lance do Bressan na primeira parte.
    Na parte da agressividade concordo em parte, mas não precisas de ser exagerado.
    Quanto ao Chaves em particular, não gostei muito das tentativas de mergulho do Fabio Martins, enganar o arbitro é feio!! E já agora, uma equipa que não c...ler comentário completo »
    DI
    Alvi_negro
    2017-03-02 00h21m por diogoriba
    Mas aí é que está. . . Duvidaste de um jogador sem o conhecer e puseste-lhe uma cruz. Eu até te entendo em certa parte. Apenas acho que falar sem conhecer e dar oportunidade é meio caminho andado para se errar. Eu não afirmo que o Hernani pegasse no Porto, mas dá-lhe 10 jogos a titular e talvez a ideia geral mudasse. O que não faltam são jogadores de qualidade que a opinião geral mata á nascença.
    Abraço e que esse Varzim suba.
    Sinceramente
    2017-03-01 23h46m por spechial1
    O vitória esteve bem defensivamente e foi mais eficaz, ponto. Mas a agressividade que impuseram no jogo foi abusiva, é que foi só lenha por ali fora. E eu que pensava que o Chaves quando tinha cá o "melhor treinador do mundo" jogava muito agressivo, o que vi hoje superou. O vitória ganha com justiça (excessivo o 2-0, mas é eficacia), mas teve a sorte de não ficar a jogar com 9 e sem 2 jogadores importantes para a segunda mão. De resto, espero acertar contas em Abril. Saudações a todos.
    DI
    Alvi_negro
    2017-03-01 23h31m por diogoriba
    Já chamaste barrete ao Soares antes de ele ir para o Porto, disseste que o Porto precisava de um matador e que o Dyego Sousa é que valia a pena. Como sabes que o Hernani não aguenta a pressão do Porto se ele não teve oportunidades a sério?!

    Quanto ao jogo, Vitória ao marcar cedo ficou confortável e tentou gerir á espera de um erro. Chaves jogou bem, troca muito bem a bola e tem muita qualidade. Vitória pareceu-me mais experiente na abordagem ao jogo, mais racional e tem uma vantagem muito boa. Vamos ver o que reserva a 2a mão.
    PR
    Hernani e o Porto
    2017-03-01 23h22m por professorxibanga
    Ainda nao sei como é que há gente que o Hernani pode render no Porto. Ele no Vitória em mais de metade dos jogos tem espaço para meter a bola para a frente e correr. Falha muito, bastante mesmo! Hoje marcou 2 golos mas e nos outros? Ele às vezes tem umas 3 ou 4 oportunidades para marcar e nao faz um golo. Não é um jogador para o Porto tal como o Licá nao foi, nem o Kelvin, nem o Marega, nem o Sami, Djalma etc. . . Tem pouca inteligência tática, nao tem poder fisico para ser um Hulk, n...ler comentário completo »
    Hernani
    2017-03-01 22h54m por petitor
    Para mim a extremo e superior a Jota, para mim os extremos do porto no proximo ano e tendo em conta a venda de Brahimi conforme se tem falado seriam:

    EE - Otavio e JC Teixeira (Gosto de os ver na ala a ambos)
    ED - Corona e Hernani

    Ganhamos dinheiro com Brahimi e com a prata da casa sem investimento teriamos as alas bem preenchidas
    Jogo
    2017-03-01 22h18m por 4lfredo
    Grande jogo entre duas equipas que eu gosto do nosso futebol, fiquei feliz pelo o V. Guimarães, mas ao mesmo tempo triste pelo o Chaves. Resultado que na minha opinião é exagerado, para mim a diferença era de um golo. Destaco como melhor em campo o Hernâni, dois grandes golos. O V. Guimarães está um pé e meio na final, mas acredito que o Chaves vai dar luta na 2°mão.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Baixa de vulto para o Chelsea
    Fim de época para Enzo Fernández: o médio ex-Benfica vai ser operado a uma hérnia inguinal, segundo relatou a imprensa inglesa.