placardpt
    Dérbi madeirense terminou empatado a zero

    Mais equilíbrio era difícil

    Continua o equilíbrio nos dérbis madeirenses entre Marítimo e Nacional. Num jogo historicamente renhido e aguerrido pela rivalidade na ilha madeirense, o Marítimo não conseguiu aproveitar o empate do V.Guimarães no Restelo e mantém a distância de três pontos para os lugares europeus. O Nacional, com um empate que tem um “bom sabor” mostrou que tem capacidade para sair da situação aflita que vive na classificação.

    Primeiro o Marítimo, depois o Nacional

    O dérbi madeirense começou a todo o gás para a equipa de Daniel Ramos. Mais posse de bola, rapidez de movimentos, intensidade na pressão e sempre com a intenção de iniciar os ataques a partir da sua defesa. Luís Martins e Patrick Vieira tinham a missão de dar largura à equipa verde-rubra, para beneficiar dos cruzamentos do lateral esquerdo emprestado pelo Granada ao Marítimo, mas sem resultados visíveis. O Nacional, por sua vez, tentava chegar à frente através de passes a explorar as costas da defesa verde-rubra e aproveitando os lances de bola parada (leia-se os cabeceamentos de Rui Correia) para criar perigo na baliza de Charles.

    ©Global Imagens / JOANA SOUSA

    Mas tudo mudou para o Nacional a partir de, precisamente, um lance de bola parada. Após escorregadela e livre de Sequeira, Ricardo Gomes cabeceou de forma perigosa para defesa atenta de Charles.

    O Nacional ganhou confiança com este lance e começou a ser uma equipa mais agressiva no meio-campo com a “luta” entre as duplas Washington-Filipe Gonçalves e Éber Bessa-Fransérgio a cair para o lado dos alvinegros. A equipa de Jokanovic pegou mais no jogo, criou mais jogo no meio-campo do Marítimo e a partida ficou mais combativa, com ascendente para o Nacional. A equipa dos Barreiros acabaria a primeira parte em dificuldades para suster o entusiasmo da equipa da Choupana.

    Segunda parte valeu pelos primeiros dez minutos

    A segunda parte havia de começar com o lance mais duvidoso e polémico da partida: cruzamento de Luís Martins com Dyego Sousa a desviar certeiro ao segundo poste. Porém o árbitro João Pinheiro considerou que o cruzamento descreveu um arco por fora da linha de fundo e anulou o que poderia ser o primeiro golo do jogo.

    ©Global Imagens /

    A partida entrava numa fase mais rápida, mais aberta e bastante dividida em termos de ascendentes mas tardava em chegar o primeiro golo da partida. O tempo passava, o jogo começava a ficar mais disputado a meio campo mas sem grandes oportunidades de golo. As equipas “preferiram” tornar o jogo mais duro, com mais faltas, faltas essas que originaram os lances mais perigosos até final da partida: primeiro por Salvador para o Nacional e depois Luís Martins para o Marítimo. O Marítimo, nos últimos minutos ainda tentou chegar à vitória mas não conseguiu chegar ao golo, não aproveitando o empate do V.Guimarães no Restelo, na luta pela Europa.

    U Segunda, 20 Fevereiro 2017 - 20:00
    Estádio do Marítimo
    João Pinheiro
    0-0
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 22
    A Chave

    Minuto 48: Golo anulado a Dyego Sousa. Fransérgio descobriu Luís Martins a chegar à linha final, o lateral esquerdo cruzou para o cabeceamento certeiro do avançado brasileiro. O golo seria anulado por eventual saída de bola após o cruzamento de Luís Martins. Poderia ter sido o lance decisivo deste jogo bastante dividido. Fica a dúvida se a decisão de João Pinheiro foi ou não acertada. 

    O Árbitro

    Claramente a exibição de João Pinheiro no dérbi madeirense fica marcada pela anulação do golo a Dyego Sousa, no início da segunda parte, e pelo lance entre Sequeira e Djoussé na área do Marítimo, a terminar o jogo. Os lances são duvidosos e não se consegue saber se as decisões foram ou não corretas. Teve uma primeira parte discreta mas no resto do jogo deixou decisões bastante contestadas pelos maritimistas.

    O Melhor
    Ascendente do Nacional

    Apesar de ser última classificada, esta equipa do Nacional não demonstra o lugar que ocupa na tabela. Começou mal a partida mas, taticamente, Jokanovic tem o Nacional bastante bem trabalhado. A “vitória” na luta Washington-Filipe Gonçalves vs Éber Bessa-Fransérgio é bem prova disso.

    O Pior
    Segunda parte

    Depois de uma primeira parte de bom nível no dérbi madeirense, a segunda parte devia e merecia ter sido melhor. Começou bem mas com o avançar do relógio, as equipas retraíram-se e preferiram tornar o jogo mais duro e faltoso. Valeu pelos primeiros dez minutos, onde as duas equipas quiseram disputar o jogo.

    Forma
    Marítimo
    2016/2017
    28J
    12V
    7E
    9D
    27-25G
    Nacional
    2016/2017
    25J
    4V
    6E
    15D
    19-39G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Arbitragem/jogo
    2017-02-20 22h41m por R_ubensanto_S
    Se este fosse um jogo dos 3 habituais, caia o carmo e trindade depois desta arbitragem, como é "só" o MARÍTIMO, ninguem quer saber. . Vergonhosa a atuação deste senhor. .
    Quanto ao jogo, podiamos e deviamos ter feito mais e melhor contra a ultima equipa do campeonato, mas a equipa visitante a jogar assim tambem não se livra da descida. .
    O_Resistente
    2017-02-20 22h17m por 4lfredo
    Concordo contigo acerca da 1°parte do teu comentário.
    Jogo
    2017-02-20 22h11m por 4lfredo
    Resultado que na minha opinião é injusto, mas o que se viu foi um Marítimo a ser prejudicado, pois o golo anulado ao Marítimo era legal. Bom jogo do Nacional, acredito que o Nacional irá conseguir subir mais na tabela.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    A noite da NBA
    A última madrugada foi novamente de play-off na NBA e contou com três jogos. Em todos eles se verificava um 2-0 de desvantagem para a equipa que ia jogar em casa, pelo que ...