Benfica derrotado em Setúbal

Águia traumatizada não passa na fortaleza do Bonfim

Temos campeonato. Após o trauma do Algarve, o Benfica caiu com estrondo em Setúbal (1x0). A equipa orientada por Rui Vitória, ausência notória no banco devido a castigo, não conseguiu superar o Vitória e somou a segunda derrota na liga portuguesa em pleno estádio do Bonfim. Os encarnados foram traídos pelo cansaço e pelo excelente planeamento de Couceiro para este encontro. Zé Manuel apontou o único golo, aos 21 minutos, que confirma ainda mais a fortaleza que tem sido o Bonfim para os sadinos.

Pragmatismo setubalense

Sem Rui Vitória no banco, a cumprir castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF, o Benfica arrancou motivado nos primeiros minutos do encontro com o Vitória de Setúbal e focado em apagar a imagem deixada a meio da semana passada no Algarve, quando falhou um dos objetivos da temporada: a conquista da Taça CTT. Mitroglou ameaçou logo no primeiro minuto, com remate a rasar o poste, e pouco depois foi a vez de Cervi ameaçar a baliza à guarda de Bruno Varela.

Contudo, o aviso não passou disso mesmo e o Vitória sadino aproveitou para fazer das suas. Bastante pragmática, a equipa de José Couceiro foi matreira o suficiente para se intrometer no último terço das águias, aproveitando a passividade da defensiva encarnada, e de um cruzamento tenso e bem medido de Arnold resultou um excelente cabeceamento de José Manuel, emprestado pelo FC Porto, que só parou no fundo das redes de Ederson.

Os índices de confiança do Benfica caíram após o golo do Vitória de Setúbal e essa quebra evidente esteve diretamente relacionada com a produção de Pizzi e Jonas. O comandante do meio-campo dos encarnados, assim como o avançado brasileiro, pareciam completamente esgotados e isso refletiu-se nas suas ações. Mérito também, diga-se, para a teia montada por Couceiro, que diminuiu drasticamente o raio de ação da equipa visitante.

Arnaldo Teixeira, substituto natural de Rui Vitória no banco, percebeu que as coisas estavam mal e começou por deixar Franco Cervi no banco e lançar Rafa Silva para o segundo tempo. Numa equipa presa de ideias, o argentino (amarelado aos 10 minutos) acabou por ser o sacrificado na busca urgente de novas soluções.

©Global Imagens / Gustavo Bom

Depressa e bem não há quem

O relógio foi o maior inimigo do Benfica. O placard ia avançando e os nervos começaram a perturbar os jogadores encarnados. O caudal ofensivo foi notório e as oportunidades, ainda que sem grande perigo na primeira meia hora da segunda parte, pertenceram à equipa visitante. Mitroglou dispôs de duas ocasiões para fazer o empate, mas o goleador da Luz não afinou a mira antes de atirar ao alvo. Aos 69 minutos, Zivkovic com lance vistoso colocou a bola no coração da área e o lance de iminente perigo foi travado por Mikel (enorme entrega ao jogo do médio defensivo nigeriano).

Completamente desesperado, Arnaldo Teixeiro retirou André Almeida e Pizzi para lançar mais duas armas para o ataque – Carrillo e Luka Jovic. Os encarnados quiseram resolver o problema nos últimos minutos à pressa, mas a pressa é muitas vezes inimiga da perfeição. Nervos à flor da pele e uma grande fibra sadina a calcular todos os movimentos dos adversários. Em cima do apito final, Mitroglou cai na área sadina e João Pinheiro erra em não assinalar falta para grande penalidade.

O empate era mau para o Benfica, mas a derrota ainda pior. O campeonato está assim relançado com a vantagem da turma de Vitória para o rival FC Porto a fixar-se apenas num ponto. Ao rubro!

U Segunda, 30 Janeiro 2017 - 20:00
Estádio do Bonfim
João Pinheiro
1-0
Zé Manuel 21'
Estádio do Bonfim
Lotação18 642
Medidas105x68
Inauguração1962
FaseCampeonato
JornadaJornada 19
A Chave
Minuto 21: Cruzamento de Arnold e Zé Manuel a cabecear para o fundo das redes de Ederson. O Vitória adiantava-se no Bonfim e deixava os encarnados numa situação delicada.
O Árbitro

O trabalho de João Pinheiro positivo, ficando apenas um lance de realce, mesmo a terminar. O Benfica fica a pedir grande penalidade, aos 90+5, e a verdade é que na repetição fica a ideia que o lance é merecedor de castigo máximo. 

 

 

O Melhor
Mikel Agu
Excelente jogo do médio nigeriano, emprestado ao Vitória de Setúbal pelo FC Porto. Mikel foi um autêntico muro no miolo sadino, preponderante na manobra defensiva dos sadinos. Limpou lance de perigo, aos 69 minutos, e também foi influente no ataque. Uma prestação completa e que merece honra de destaque. No dia em que foi pai, Mikel teve uma noite também ela memorável no Bonfim.
O Pior
Pizzi
Dia não para Pizzi. O médio realizou uma prestação muito aquém do nível que tem apresentado no decorrer da temporada e a equipa ressentiu-se com a sua quebra de rendimento. O camisola 21 revelou um cansaço natural para quem já soma muitos minutos nas pernas e foi facilmente tapado pelos médios do Vitória de Setúbal. Saiu esgotado aos 81 minutos.
Forma
V. Setúbal
2016/2017
27J
12V
5E
10D
27-24G
Benfica
2016/2017
34J
24V
5E
5D
79-28G
Sabia que...by playmaker stats
Benfica continua sem conseguir inverter um resultado negativo esta época : nos 7 jogos em que teve desvantagem, não venceu (7J 2E 5D)
Juntando todas as competições, o V. Setúbal soma 5 vitórias consecutivas no Bonfim
O Benfica voltou a sofrer golo fora de casa, o que não tinha acontecido nas 4 últimas deslocações (todas as provas)
28 pontos à 19.ª jornada: melhor pontuação do V. Setúbal desde 2007/08
45 pontos à 19.ª jornada; é a pior pontuação do Benfica desde 2010/11, quando somava os mesmos 45 pontos
Desde 1998/99 que o V. Setúbal não ficava 4 jogos consecutivos sem sofrer golos no Bonfim no campeonato
O V. Setúbal não conseguia 4 vitórias consecutivas em casa na Liga desde 2007/08
3 vitórias consecutivas do V. Setúbal na Liga, o que não acontecia desde 2012/13
Ze Manuel sucede a Toñito, o último a marcar o golo da vitória do V. Setúbal ao Benfica
Rui Vitória continua sem vencer José Couceiro: 4 jogos, 1 empate e 3 derrotas
1.ª vitória de José Couceiro frente ao Benfica (13 jogos)
V. Setúbal não perdeu frente ao Benfica no campeonato: desde 1973/74 que não o conseguia
Benfica nos 5 últimos jogos (todas as provas): 2V 1E 2D
4.ª vitória consecutiva do V. Setúbal no Bonfim no campeonato, sempre sem sofrer qualquer golo
Nas competições nacionais, o Benfica marcava há 53 jogos consecutivos
No campeonato, o Benfica marcava consecutivamente há 39 jogos, desde o 0x0 frente ao União (dezembro 2015)
O Benfica marcava consecutivamente há 42 jogos. A última vez que tinha ficado em branco acontecera em Munique, em abril
Benfica não marcou qualquer golo pela 1.ª vez esta época.
2.ª vez esta época que o Benfica sofre 2 derrotas consecutivas (Marítimo/Napoli; Moreirense/ V. Setúbal)
Benfica sofre a 5.ª derrota da temporada, a 2.ª consecutiva.
O V. Setúbal volta a vencer o Benfica no campeonato 18 anos depois. O último triunfo datava de 1998/99.
Quase 10 anos depois, o V. Setúbal volta a vencer o Benfica (em 2007, venceu na Taça da Liga)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA FC
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JAOF
2017-01-31 14h29m por malaiko
https://twitter. com/paravertudo/status/8261995 14709004288

este user decidiu meter o lance visto de trás e em camera lenta e é claro como água que o jogador deixa a bola e depois atira-se para cima do jogador do setubal. . . até mesmo de um ponto de vista do movimento torna-se pouco natural ele ir para cima do jogador :/
Jogo Setubal x Benfica
2017-01-31 13h18m por dragaoazul_18
Jogo paupérrimo no contexto geral, foi um jogo para dormir ao som da chuva numa segunda feira cansado do trabalho.

Benfica entrou MAIS uma vez a dormir , com jogo lento, sem ideias, no deixa andar ( já anda assim desde o jogo com o Boavista ) , e mais uma vez queima-se. Num lance um bocado para o confuso, em que oferecem a bola ao setubal , sai um cruzamento e um jogador que eu já nem me lembrava que era do Porto, marca com o Luisão estático assistir e a reclamar com os...ler comentário completo »
DocSkills
2017-01-31 11h55m por nevoeiro
Parece que não percebes o que as pessoas dizem. . .
Eu quando disse "Eu não disse que quando eles não ganham a culpa é SEMPRE do árbitro?" estava a referir-me aos users do slb aqui no ZZ, não estava a referir-me aos que foram ao seixal contestar, tens que prestar mais atenção, pois os que foram ao seixal "reclamaram" da equipa (e bem, jogaram zero ontem) já os daqui reclamaram do árbitro. . . facto.
nevoeiro
2017-01-31 11h42m por DocSkills
Não, a culpa não foi do árbitro, foi dos jogadores. . .

Qual a parte da contestação de alguns adeptos é que não percebeste?

É que nenhum adepto do Benfica ameaçou de morte nenhum arbitro.

Se o árbitro não apitou o penalty, isso é um facto, mas não retira a responsabilidade dos jogadores que não jogaram um carrillo. . .
BENFICA
2017-01-31 11h21m por nevoeiro
Eu não disse que quando eles não ganham a culpa é SEMPRE do árbitro? Mais uma vez confirma-se o que eu digo. . .
O que eles andam a dizer aos adeptos rivais serve para eles, o "Joguem à bola", "Foram prejudicados? Que dessem a volta aos resultados. ", etc.
Um dia destes falaram mal dos adeptos do SCP porque depois do jogo eles insultaram a equipa quando esta estava no autocarro, e eles fazem pior, foram ao seixal com insultos e petardos lol. O Karma é lixado.
WE
Setubal-Benfica
2017-01-31 10h32m por Weezard
Exibição triste do Benfica. O Setúbal teve o mérito e uma pontinha de sorte em marcar e depois disso soube defender impecavelmente a vantagem.
O Benfica, começa a acusar a não rotação de alguns jogadores - nomeadamente o Pizzi - bem como a falta de alternativas.
Muito passe para o lado, mesmo a 10 minutos do fim quando se pedia um jogo mais directo, falta de ideias para rasgar a defesa do Setúbal, falta de discernimento perto da grande área. . .
O penalti não marcado...ler comentário completo »
Weezard
2017-01-31 10h16m por malaiko
https://www. youtube. com/watch?v=p92TKdKCExc a partir dos 15 seg. . .

Faccioso eu? então vê o lance com olhos de ver e repara onde o carrilho para a bola, onde a bola está e o movimento do carrilho. . . se não queres ver o problema é teu, agora não venhas é chamar de faccioso. . .
WE
malaiko
2017-01-31 10h12m por Weezard
Deixa de ser faccioso. Se fosse contra o teu clube estavas fartinho de chorar. Aliás, já choraram tanto por lances muito mais duvidosos. Aqui até o Couceiro admitiu que era penalti.
RDArhgsar
2017-01-31 10h08m por malaiko
Então existe muitos cegos. . . tens que me explicar como é que o Carrilho mete o pé de apoio para fazer o movimento de atrasar a bola e depois vai para cima do jogador do setubal :/ .

Basta ver a repetição da camera que está do outro lado do campo ou seja onde tu tens a perspectiva da distancia entre os dois jogadores para veres que ambos se encontram a cerca de meio metro de distancia, carrilho para a bola e vai para cima do jogador que já se encontrava no chão para evitar o ...ler comentário completo »
lagostin
2017-01-31 09h59m por RDArhgsar
Pff sei que comentamos isto no anonimato mas poupo-nos a essas declarações infelizes . . . So um cego diz que não é penalty,
JÁ AGORA a falta de Nuno Pinto sobre o Luisão nem falta devia ter sido como é que os benfiquistas pedem vermelho ! (ironia)
Proximos jogos /guedes
2017-01-31 09h46m por malaiko
Acho que os próximos jogos vão ser importantes para o Benfica, são dois jogos mais acessíveis e que podem recuperar a "calma" e confiança da equipa. . . até porque o rival vai jogar contra Sporting e Guimarães.

Quanto ao Guedes acho que o Benfica pode sofrer um pouco com a sua venda, o rapaz era incansável e dava um animo "extra" à equipa. . . daqueles jogadores que corre e pela sua entrega faz correr os companheiros. Foi daquelas vendas que disse aos meus amigos benfiquistas...ler comentário completo »
NO
jogo
2017-01-31 09h44m por notaartistica
que coisa mais reles de se ver. nenhuma das equipas jogou nada mas no fim acabou por ganhar a equipa que fez 1 remate á baliza durante o jogo todo.
para o campeonato foi um excelente resultado, volta a ficar tudo em aberto mas para o benfica isto é mau demais. e nem é tanto pelo resultado é pelo que a equipa não fez o jogo todo. há jogadores que não estão a render um decimo do que podem. cervi neste momento é um zero. jonas ainda está muito longe do que vale. lindelof para mim es...ler comentário completo »
O que tenho a dizer sobre o jogo
2017-01-31 09h35m por CarapauCorrida
Das poucas ou nenhumas vezes que vejo comentários pós-jogo (ante-jogo para ver o onze) decidi ver o programa Prolongamento da TVI 24, o tal programa do "Diz-me um!". Andava lá o Serrão, o empresário da Invicta e diz ele: «Como vocês não quiseram saber quando eu dizia que o Porto foi prejudicado aqui e ali, é como agora eu não quero saber que o Benfica tenha sido prejudicado. »

Já agora, na minha opinião o Benfica não foi prejudicado, para mim não era penalti, e isto não é clubismo é analise do lance.
Jogo e lance final
2017-01-31 09h31m por malaiko
Bem relativamente ao jogo não acho que tenha sido merecido o 1-0, normalmente estas vitorias contra os grandes nunca são merecidas mas pronto. Mas sinceramente tb não vi o benfica a merecer sequer a vitoria.

As pessoas gostam muito de falar em planteis e equipas mas a calma e o animo da equipa é o fundamental para apresentar futebol, o sporting que está lá para trás da classificação é o mesmo que foi à luz dominar, o porto que estava algo distante à umas rondas a tras é o mes...ler comentário completo »
Benfica / Campeonato
2017-01-31 09h03m por zlatan_ibrahimovic
Desiludido com estas duas derrotas seguidas principalmente a de ontem. Espero que acentem as ideias e que no Domingo não cedam.

Jornadas muito importantes se avizinham. Pode ser que o Sporting dê uma ajudinh e vença no Dragão.
Benfica
2017-01-31 04h19m por Philippe_Coutinho_10
lol
FI
allwaysright
2017-01-31 00h55m por Filipe_A
A azia do choco frito deve ser complicada de passar, lixada com F GRANDE, digo eu! Não dizes nada de jeito. Como diz o Inácio: ". . . há muitas nas farmácias"!!! Mas são vocês que dizem: "Não sejas Inácio", não é verdade? Pronto, vai lá dormir!!!
FI
Adepto
2017-01-31 00h49m por Filipe_A
O Porto fora de casa não se tem apresentado a um nível bom, isto na minha modesta opinião. Os próximos 2 jogos do Porto são muito complicados, em casa diante do Sporting e logo de seguida em Guimarães. O Benfica, por exemplo, tem 2 jogos em casa, diante do Nacional (uma das piores equipas do campeonato, senão mesmo a pior) e o Arouca. Os próximos dois jogos podem ditar muita coisa! O Porto tem que fazer 6 pontos, senão. . .
PR
Adepto
2017-01-31 00h47m por professorxibanga
E ao Vitória. Nao vai ser facil ir a guimaraes.
AD
Porto vs SCP
2017-01-31 00h42m por Adepto
Se o Porto ganhar contra o SCP, acredito que podemos ser campeões.
Muitos factores são importantes.
FI
allwaysright
2017-01-31 00h41m por Filipe_A
Não sou anti nenhum. Só constatei um facto, ou vez-me dizer que é mentira? Em todos os jogos que vocês não ganham. . . choram! Só não choraram nos empates no Dragão (aí se chorassem era de alegria, pois foi um ponto milagreiro) e não choraram no empate caseiro com este mesmo Vitória de Setúbal. Ainda estou a tentar perceber como ficaram tão calados nesse jogo. Em todos os outros jogos que perderam pontos. . . berraram!!!
FI
*
2017-01-31 00h35m por Filipe_A
Então andaram a apelidar os outros de chorões e os mais chorões são eles? Sejam vejamos: Perderam na Madeira diante do Marítimo e. . . choraram! Empataram com o Boavista e. . . continuar a chorar! Perdem com o Moreirense e choraram e mais algumas coisas mal explicadas. Perdem com o Vitória Sadino e . . . berram! Afinal de contas quem são os mais chorões deste país? De quem é a culpa de tanto choro? #ACULPAÉDOBENFICA!!!
PR
allwaysright
2017-01-31 00h30m por professorxibanga
Então pronto. Já todos sabemos que santos não existem e não vale a pena tentar defender uns porque nenhum merece defesa. O que acho hipócrita é o Benfica ter um discurso de nao criticar a arbitragem, que é normal o erro do árbitro, que há que dar espaço aos árbitros, etc. E quando um lance que acontece já depois dos 5 minutos de compensação dados pelo árbitro armam um escandalo e que tudo está contra eles. Mais coerencia precisa-se. E digo mais uma vez: Vocês ainda estão em primeiro, escusam de andar tão nervosos.
NU
Tarik10
2017-01-31 00h28m por NunoPonces
Sim podes ir verificar, aliás podes verificar tudo o que eu disse e vais ver que é verdade, é do conhecimento público que o Benfica foi o único que teve que mudar o seu hino original porque tinha palavras como "avante" e assim ;)
E quanto aos títulos o Porto conquistou 8 e o Benfica 7 se não estou em erro. Mas depois aparece para a gente continuar aqui ou em qualquer tópico em que me vejas a comentar. . .
PR
allwaysright
2017-01-31 00h18m por professorxibanga
Claro, como benfiquista que és nao esperava que achasses que todos nesse clube sejam uns santinhos. Tenho a sorte de conhecer alguns benfiquistas que realmente sabem ver as coisas e por muito que digam que o Porto já foi escandalosamente beneficiado também dizem que o benfica também o tem sido.
Com certeza és daqueles que quando ganhava nao falava de arbitragens mas hoje dizem "Basta! Chega! O conselho de arbitragem ultrapassou todos os limites". Ultrapassou todos os limites hoje? A...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...