Segue o twitter do zerozero.pt. Todo o Futebol na sua rede social

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

PortugalPortugal
PolóniaPolónia
InglaterraInglaterra
CroáciaCroácia
EspanhaEspanha
Bósnia e HerzegovinaBósnia e Herzegovina
Taça da Liga
Crónica
Moreirense na final da Taça CTT

Correio transviado do destinatário habitual

2017/01/26 22:40
Texto por Duarte Monteiro

A Taça da Liga tem um novo capítulo que se escreve numa carta transviada. O Benfica, dominador histórico da prova, parecia destinado à sua oitava final mas 45 minutos depois do primeiro envio a história mudou de destinatário. O Moreirense virou a desvantagem ao intervalo e com três golos a «sangue frio» reservou para si o último lugar na final de domingo, frente ao SC Braga.

Selo lateral

Colado no canto direito, o selo do golo benfiquista começou por lá. Toto Salvio encostou e não estragou um cruzamento com olhos de Eliseu, que no regresso à competição depois da lesão mostrou que ainda está aí para as curvas... durante 45 minutos. Um golo tão madrugador inquinou naturalmente ainda mais a distribuição de forças já de si desiguais; e o Benfica, num ritmo pausado mas seguro, foi deitando um olho à coisa que mais tarde ia cheirar a esturro. 

Por entre o controlo ritmado, a formação encarnada bem podia ter despachado o correio antes do transvio. Nos primeiros 45 minutos esteve uma mão cheia de vezes com o carteiro à porta, mas falhou sempre a entrega. Makaridze evitou-a duas vezes (a Jonas e a Salvio), Jonas falhou um chapéu (24') e Rafa Silva voltou a sofrer de vertigens quando viu a baliza pela frente. O Benfica falhou a decisão antecipada e viria a pagar caro pelo serviço.

Correio transviado depois da pausa

©Global Imagens / Jorge Amaral

O intervalo fez muito mal ao Benfica; e maravilhas aos cónegos, que depois de 45 minutos sem história no último terço do terreno regressaram transfigurados. Tão diferentes que em 10 minutos viraram o jogo do avesso; e o resultado. Dramé, que tinha acabado de começar o turno - que é como quem diz que tinha entrado ao intervalo -, contornou Ederson e fez o empate, isto depois de um passe açucarado de Francisco Geraldes.

Os quase 9 mil benfiquistas nas bancadas coçavam a cabeça com o ligeiro atraso na chegada à final, mas o pior estava mesmo por acontecer. Minuto 55, Livre estudado do Moreirense, bola em Cauê que fez chegar o cruzamento rasteiro ao pé direito de Boateng; cada tiro, cada melro e de repente o hegemónico Benfica ficava tão mais longe de uma final que já parecia fazer parte do léxico do clube.

Ai se Guardiola visse...

E o que tremeu a equipa benfiquista nos minutos seguintes. Sem conseguir criar à frente - porque Inácio lançou Fernando Alexandre, qual tampão - abanou que nem papel ao vento lá atrás, caricaturando a organização defensiva tão elogiada por Pep Guardiola. Aos 65' Nildo podia - e devia - ter acentuado o espanto quando em posição central dentro da área atirou por cima; um minuto depois foi Ederson a a sacudir um remate cruzado de Boateng. Mas estava-se apenas a evitar o óbvio.

Jardel, catastrófico, perdeu uma bola na saída e Podence pôs em prática o ponto forte do Moreirense: velocidade, profundidade e Boateng acabou o trabalho, com o 3x1. Dizer por esta altura que o correio seguia com a morada cónega por engano seria falso; a equipa de Inácio fez 45 minutos soberbos e a última coisa que merecia era uma carta de dispensa antecipada.

Com o mal todo feito, o Benfica reagiu em desespero mas Makaridze fechou a loja e os postes ajudaram. É verdade que o Benfica podia ter recuperado os dois golos, mas Moreira de Cónegos não merecia ficar sem esta carta escrita a tinta dourada.

U Quinta, 26 Janeiro 2017 - 20:45
Estádio Algarve
Tiago Martins
3-1
Ousmane Dramé 46'
Emmanuel Boateng 54' 72'
Toto Salvio 6'
Estádio Algarve
Estádio Algarve
Portugal
São João da Venda - Loulé
Lotação30 002
Medidas107x72m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Lances Capitais
GOLO Benfica!
Toto Salvio marca
Toto Salvio marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
46´
GOLO Moreirense!
Ousmane Dramé marca
Ousmane Dramé marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
54´
GOLO Moreirense!
Emmanuel Boateng marca
Emmanuel Boateng marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
72´
GOLO Moreirense!
Emmanuel Boateng marca
Emmanuel Boateng marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Intervalo. Só Rui Vitória e Augusto Inácio saberão o que se passou em cada um dos balneários, mas que no do Benfica algua coisa ficou mal explicada, lá ficou. O descanso mudou o jogo como do dia para a noite e mostrou um Benfica totalmente fora de si enquanto os cónegos foram letais.
O Árbitro
Arbitragem segura e de nbom nível de Tiago Martins. Único reparo: Jonas podia ter visto o cartão vermelho (viu amarelo) quando aos 51 minutos pontapeou um adversário.
O Melhor
Boateng
Dois momentos que escreveram a história do jogo. O extremo dos cónegos «bisou» na segunda parte com golos plenos de oportunismo e frieza. Ainda obrigou Ederson a uma ou outra intervenção apertada e saiu do estádio do Algarve como a grande figura do jogo.
O Pior
Jardel
É o rosto da desorientação defensiva do Benfica na segunda parte. Cometeu um erro imperdoável que originou o terceiro golo do Moreirense e nunca foi capaz de garantir que a equipa não abanasse nos momentos de maior aperto. Para esquecer, embora a sua culpa não morra solteira esta noite.
Forma
Moreirense
2016/2017
24J
9V
3E
12D
27-35G
Benfica
2016/2017
33J
24V
5E
4D
79-27G
Sabia que...by playmaker stats
4.ª derrota da temporada para o Benfica (Napoli x2, Marítimo e Moreirense)
O Benfica volta a perder 11 jogos depois.
Com este triunfo, o Moreirense já conseguiu vencer os chamados 3 grandes do futebol português
Ao 20.º jogo entre as duas equipas, o Moreirense vence pela 1.ª vez.
Em provas nacionais, a última equipa a marcar 3 golos ao SLB na 2.ª parte tinha sido o FC Porto, em 2010/11, na Taça Port.
3.ª vez esta época que o Benfica sofre 3 golos na 2.ª parte: Napoli, Besiktas e Moreirense
Benfica fora da final da Taça da Liga: tinha vencido a prova nas 3 últimas épocas
Moreirense faz história: 1ª presença numa final de uma competição
Fotografias(31)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
BENFICA
Comentários (111)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Grande Moreirense!!!
2017-01-27 17h06m por edmur_ribeiro
Deram grande banho de bola aos lampiões na 2ª parte pelo que a vitória é inteiramente justa e pela primeira vez temos uma final entre duas equipas do Minho! Espero que na final ganhem aos marroquinos para honrarem ainda mais a bela cidade de Guimarães e se foram capazes de vencer o Benfica A são perfeitamente capazes de vencer o Benfica C!


Força vizinhos!
JOGO
2017-01-27 13h50m por dragaoazul_18
E eu a pensar que ia ser mais um jogo de sentido unico ! Vi a 1º parte e só vi um benfica que depois de um golo madrugador, procurou controlar o jogo ao seu belo prazer, dando a sensação que já estava a final encaminhada e que era uma questão de tempo até entrar o 2º. Benfica durante 45 min quando o Moreirense ainda estava fragil, devia ter partido para cima do adversario e marcado o 2, só que voltou acontencer ao Benfica o que acontence já a muitos jogos, que é a equipa entrar num modo "p...ler comentário completo »
notaartistica
2017-01-27 12h32m por nevoeiro
Ah, estas a falar do que os adeptos cantaram do Setúbal. . . bem, isto a mim não me afeta, toda a gente sabe como são os adeptos, eu não levei isso como falta de respeito, as claques do SCP também fazem faixas provocatórias assim como as do SLB ou FCP, é normal no futebol, desde que não venham com petardos e sejam violentos tudo ok. Agora a cena do Geraldes é diferente, como eu já disse, ele como Sportinguista, apenas respondeu à provocação do SLB, podes não achar piada porque és do ...ler comentário completo »
nevoeiro
2017-01-27 12h10m por notaartistica
ok li a noticia agora mas nao te da razao nenhuma, tu assumiste que o vitoria foi para la "ameaçar" com os vouchers e não há nada que prove o que disseste. foi expulso? se for por palavras improprias acho muito bem.
nevoeiro
2017-01-27 12h05m por notaartistica
ok expliquei-me mal, quando falei no edinho nao estava a falar disso mas sim do que cantaram os jogadores do setubal, o tal "e foi o edinho que os f. . . ". que foi considerado uma afronta para o sporting mas agora que o Geraldes faz uma parecida já é engraçado.
sobre a conversa com o arbitro não ouviste o que foi dito mas assumiste na mesma que foi isso que foi dito. podia ter sido para questionar os critérios do arbitro ou para perguntar sobre alguns lances ou para lhe perguntar a...ler comentário completo »
notaartistica
2017-01-27 11h56m por nevoeiro
E pronto, parece que tenho razão quando digo que " só sei que quem se dirige ao árbitro falando de uma forma não muito calma, não está obviamente a dizer que ele fez uma boa exibição. "

htt p:/ /www . zerozero . p t/news. php?id=189258

;)
notaartistica
2017-01-27 11h50m por nevoeiro
Sabes qual é a diferença entre a história do Edinho e a do Geraldes, é que o Edinho meteu-se em assuntos que não lhe dizem respeito, pois ele não tem nada a ver se o SCP pede os jogares de volta ou não, o presidente deles pode falar, pois diz-lhe respeito, agora o Edinho. . . já o Geraldes, picou o SLB porque o SLB pica o SCP com a conversa do "A culpa é do Benfica" e ele deu uma resposta engraçada pois sendo ele do SCP, respondeu à provocação.
Por acaso sou bom de ouvido, mas nã...ler comentário completo »
nevoeiro
2017-01-27 11h39m por notaartistica
so para perceber, quando foi o edinho a fazer o que fez é falta de respeito e nao sei que, mas agora com o Geraldes já é engraçado? e já agora, conseguiste ouvir a conversa do rui vitoria com o arbitro? grande ouvido que tu tens.
BENFICA VS MOREIRENSE
2017-01-27 11h20m por nevoeiro
As coisas que gostei. . . obviamente, de ver Geraldes e Podense, excelentes jogadores, no 3º golo o Podense comeu os gajos de cebolada (como diz o RV), mais, gostei de ver que quando o SLB perde, o RV vai sempre pedir justificações aos árbitros no fim do jogo, do tipo "Perdemos porque? Para a próxima não há voucher para ninguém!", gostei de ver também que o Geraldes picou o SLB no fim do jogo, já no balneário, ele fez um vídeo onde ele diz "Já sabem de quem é a culpa. . . " enfim, tev...ler comentário completo »
Susylopes
2017-01-27 10h57m por Freamunde1933
Os clubes da primeira liga só entram depois de haver uma eliminatória entre os clubes da segunda liga, a fase de grupos tem como cabeça de série os quatro primeiros classificados da época anterior. . . Isto significa que quando os clubes da primeira liga entram, já metade da segunda foram eliminados e que depois o mais certo é apanharem um grande na fase de grupos. Era justo se entrassem todos ao mesmo tempo e o sorteio ditava os jogos. Outra coisa que tem de acabar é o descrédito que algum...ler comentário completo »
SE
benfica
2017-01-27 10h43m por semblana
Nao vou comentar o jogo do benfica, já que perdeu e perdeu bem.
Aquela defesa meteu agua o tempo todo. . . . . . .
Mas sim no futebol do benfica de algumas semanas para cá, e os interesses de valorização de alguns jogadores que custaram milhoes.
O jogo do benfica, baixou de qualidade, sem um organizador naquele meio campo.
Pizzi é um lutador, autentico guerreiro, mas falta um cerebro a seu lado.
Fesja é o unico 6 da equipa, danilo foi emprestado n...ler comentário completo »
Taça da liga
2017-01-27 10h00m por Freamunde1933
Uma final sem nenhum dos grandes é uma lição para quem organiza esta competição. Melhor mesmo só o Vitória de Setúbal estar nesta final em vez do Braga.
O formato da taça da liga beneficia claramente os grandes, o Braga já começa a distanciar-se dos outros clubes ditos pequenos, por isso penso que a presença do Moreirense nesta final já é uma vitória!
O Moreirense foi enorme dentro de campo, teve apoio de adeptos que fizeram mais de 600km para apoiar a equipa numa quinta fei...ler comentário completo »
jogo
2017-01-27 09h56m por notaartistica
na 1ª parte o benfica ate jogou bem, 1-0 ao intervalo era curto para o que se tinha passado. mas aquela 2ª parte. . . não se admite nem que o benfica tivesse jogado com toda a equipa B, o que esteve longe de ser o caso. para já há que dar muito mérito ao moreirense. bastou olhar para a força que os jogadores mostraram ao intervalo que deu logo para entender que não vinha ali coisa boa para o benfica. e a juntar a isso, houve também a pior exibição da época do benfica, nem quando esteve ...ler comentário completo »
. . .
2017-01-27 09h31m por antoniocarvalho
"(. . . ) e Rafa Silva voltou a sofrer de vertigens quando viu a baliza pela frente" Esta expressão é no mínimo hilariante.

De facto o Moreirense na taça da liga tem feito uma campanha extraordinária, com alguma sorte pelo meio claro, mas já se impôs ao FCP e ao SLB. . . resta saber se vai conseguir fazer o mesmo com o SCB. Parabéns pela ida à final.
Moreirense Benfica
2017-01-27 08h56m por prehistorico
não vi o jogo nem vi o resumo nem li nada, pelo que não estou «contaminado» por opiniões alheias.

sem ver e sem saber nada e assumindo que não houve um roubo monumental por parte do árbitro, um resultado de 3-1 é sempre sintoma de uma vitória justa.

eu, pessoalmente, acho que os clubes grandes, não têm plantel para tanto jogo e deviam levar sempre a equipa B para não acontecer o que aconteceu: mais uma lesão.
Moreirense
2017-01-27 03h37m por f9rooney
Que senhor jogo, os jogadores tiveram força até ao fim, alguns deles, se lhes tapassem a boca no final, nao aguentavam.
Vitória justo e bonita de um outsider!!
Podence que maquina!
Nao entendo como o Sporting tem grandes jogadores na casa e anda a emprestar para ir buscar mecos!!
Iuri Medeiros, Podence, F. Geraldes, Jonathan Silva fazem muita falta. .
Moreirense 3-1 Benfica
2017-01-27 03h31m por UK-SPORTING10
Primeira parte com mais mérito para o Benfica, com Sálvio a dar vantagem, mas a segunda parte ou o Benfica entrou a meio gás ou o Moreirense entrou a gás e meio. Que reviravolta no marcador! Bastante entrega e espírito de equipa que tiveram, estão de parabéns!

Quanto aos emprestados, que não seja aposta o Iuri Medeiros e o Podence no Sporting que vão ver para onde vão dentro de pouco tempo. Que jogo brilhante do Podence, muita qualidade deste jovem jogador.

...ler comentário completo »
Até me admira
2017-01-27 01h29m por Triper
Ena, o ZeroZero não usou a piada óbvia do "Reviravolta Dramé-tica". Simplesmente incrível.
Moreirense 3-1 Benfica
2017-01-27 00h49m por valter_reis_99
Grande jogo do Moreirense! Muito inteligente a estratégia de Augusto Inácio, Podence e Geraldes jogam muito e com muita raça! Dramé e Boateng são muito rápidos e isso no contrataque fez a defesa do Benfica destabilizar e mereceram a vitória. Espero que Bruno de Carvalho deixe-os jogar a final e depois sim trazê-los de volta. Que volte Podence, Geraldes e não seria mau se viesse também Boateng xD. Despachava-mos o Castaignos, o Elias e o André Balada.
NU
MaxPowerFCP
2017-01-27 00h46m por NunoPonces
Não vi o jogo do Leixões e vendo o teu exagero e fanatismo nem preciso de saber que provavelmente não era razão para ser expulso, tudo o que é do Benfica te repugna e não há mérito em nada, aliás só te vejo a destilar ódio, difamar e por aí portanto. Fiquemos por aqui e quando tiveres palas a gente dialoga porque se não gosto de fanáticos na politica ou outra coisa qualquer no futebol muito menos. . .
NU
pedro98fcp
2017-01-27 00h41m por NunoPonces
Comentaste sim, mas só para um lado por ser a tendência aqui provavelmente não sei. . . É primeiro é preciso haver razões para ser expulso, como já disse não é à primeira falta depois do amarelo que se é vermelho a não ser que seja faltas perigosas ou de jogadas perigosas adiante. E como também já disse o jogador do Moreirense teria sido expulso e iria manchar o jogo e provavelmente "matar" a equipa do Augusto Inácio, porque já vi faltas daquelas em Inglaterra ser vermelho, e em tempos que...ler comentário completo »
Caestoueu
2017-01-27 00h33m por 4lfredo
Sem dúvida.
NU
MaxPowerFCP
2017-01-27 00h31m por NunoPonces
Que branquear? Então o Jonas expulso por ter feito uma falta ou outra? Então mais valia no futebol só haver vermelhos já que a seguir a um amarelo não se pode fazer nem uma falta. . . E se é assim havia um vermelho directo para o Moreirense ou não? Ai esqueci-me que não, só o Benfica é que merece tal coisa, abre tu as palas e o cérebro para entrar alguma inteligência. . . É que se houvessem expulsões seriam para os 2 lados. . .
Caestoueu
2017-01-27 00h30m por 4lfredo
Fez um melhor jogo do que fazia há dois meses atrás, mas o Carrillo que conheci não é este com certeza.
Jogo
2017-01-27 00h26m por 4lfredo
Grande vitória do Moreirense. Parabéns Augusto Inácio!!!

Relativamente ao jogo, houve uma 1°parte onde houve mais Benfica, marcou cedo e tentou gerir o jogo tentando chegar ao 2°golo. Moreirense sem conseguir atacar. Na 2° parte começa muito bem o Moreirense marca o 1-1 e o Benfica começa a tremer um bocadinho, o Moreirense aproveita esse tremer e chega ao 2-1. Aí o Benfica caí por terra e o Moreirense motivado consegue fazer o 3-1. A partir daí o Benfica tentou dar a volt...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Sporting
Leões tentam convencer os alemães
Os leões estão em conversações com o Eintracht Frankfurt para o regresso de Francisco Geraldes, jogador que foi cedido aos alemães durante a pré-época ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
RJ
RJAR8 18-11-2018, 10:39
Etronn 18-11-2018, 10:27
LE
Lewis80 18-11-2018, 10:14
hc_aavik 18-11-2018, 09:42
PORTOTUGA2 18-11-2018, 09:30
ZZTUGA 18-11-2018, 08:45
PE
pereiraflavien 18-11-2018, 08:33
ZZTUGA 18-11-2018, 08:29
FS
fsimoes 18-11-2018, 07:55
xithombo 18-11-2018, 05:43
SO
SoulPunisher 18-11-2018, 03:08
RI
Ricardo_Gomes 18-11-2018, 02:55
Vitaminas 18-11-2018, 02:02
ST
Staples 18-11-2018, 01:41
Pzero 18-11-2018, 01:39
CassaToupeiras 18-11-2018, 01:22