placardpt
    FC Porto derrota Moreirense

    O regresso do dragão sereno

    Foi, por certo, um jogo atípico para o adepto portista, atendendo a muitos que se têm visto esta época no Dragão, mas completamente bem conseguido e com mérito da equipa de Nuno Espírito Santo, que marcou três e poderia ter feito ainda mais diante de um Moreirense sem argumentos. Os portistas voltam a olhar com melhor definição para o primeiro lugar a fechar a primeira volta.

    Veneno azul nos pés de Telles

    Havia um ténue despertar do ânimo portista, como já houvera noutras ocasiões esta época. Agora, sem o mesmo entusiasmo por parte de uma plateia desconfiada. Era preciso uma vitória, mas, mais do que tudo, uma exibição que sustentasse a esperança que corre no sangue do adepto, que pode ser exigente e pouco tolerante, mas que tem no seu íntimo a inabalada crença no título.

    Cantaram várias vezes essa vontade. «Eu quero o Porto campeão» foi um cântico ouvido e um sentimento que não esmorece. As razões para isso não podem estar todas neste encontro com o Moreirense, já que isso é curto. Todavia, aqui poderá estar uma inversão e um embalo para a segunda volta.

    Primeiro, é importante perceber que armas existem. Nuno, não tendo Brahimi, voltou a desenhar a equipa num 4x3x3 desmontável (muitas vezes em 3x4x3 a construir), com Jota a descair para a esquerda, Corona para a direita e ambos com ações da linha para o meio, proporcionando a natural subida dos laterais.

    André Silva marcou um, mas podia ter marcado mais ©Global Imagens / F‡bio Poo
    E aí esteve um aspeto desequilibrador desta partida. Melhor Telles do que Maxi, melhor o lado esquerdo do que o direito, a verdade é que os portistas foram quase sempre implacáveis no ascendente, que só ficou ameaçado depois da pausa inicial para Makaridze ser assistido, que serenou um Moreirense aos papéis e que teve, depois, o seu melhor período.

    Por pouco tempo, já que os portistas voltaram a acelerar e a equipa de Augusto Inácio se tornou bastante ansiosa com a única missão de tirar bolas da área... para ninguém. Uma, duas, três ocasiões por parte dos portistas, que alcançaram com lógica e justiça o golo, por Óliver, depois de mais uma bola parada muito bem cobrada por Alex Telles (até um golo olímpico ia conseguindo num canto direto).

    Tudo acabou antes do descanso

    Era notória a urgência do intervalo para o Moreirense. Faltava quem serenasse o jogo e, se Francisco Geraldes era o jogador mais indicado para isso, a expulsão do médio português, logo depois do 2x0 feito por André Silva, terminou com todas as esperanças.

    O jogo estava arrumado. Faltava perceber qual a tonalidade que os portistas se atreveriam a colocar no marcador. Era, mais do que tudo, um excelente pretexto para a vingança de tantos golos desperdiçados.

    Kelvin recebeu a ovação da noite ©Global Imagens / Ivan del Val
    Não conseguiu tantos como poderia. Os avançados (Jota e André Silva) ficaram a dever alguns festejos à plateia, embora Makaridze também tenha tido mérito nesse parâmetro.

    Mesmo assim, deu para mais um golo na sequência de bola parada (Marcano forte nos ares) e para pormenores que agradaram aos adeptos, como o lançamento de Kelvin em jogo. E o encurtar de distâncias para o primeiro lugar, claro.

    U Domingo, 15 Janeiro 2017 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Fábio Veríssimo
    3-0
    Óliver Torres 30'
    André Silva 42'
    Iván Marcano 62'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 17
    Lances Capitais
    30´
    GOLO FC Porto!
    Óliver Torres marca
    Óliver Torres marca o seu 2º golo na prova (15 jogos)
    42´
    GOLO FC Porto!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 11º golo na prova (17 jogos)
    62´
    GOLO FC Porto!
    Iván Marcano marca
    Iván Marcano marca o seu 3º golo na prova (16 jogos)
    A Chave
    Minuto 30: o ascendente do FC Porto já era notório, mas havia o fantasma da ineficácia. Óliver deu-lhe um pontapé e tudo ficou muito mais simples.
    O Árbitro
    Arbitragem acertada nos lances capitais (Geraldes bem expulso), ainda que com alguma incoerência disciplinar. Mesmo assim, nada com influência direta, pelo que foi um jogo positivo da equipa de arbitragem.
    O Melhor
    Herrera
    Muito interessante o jogo do capitão portista. Não deslumbra, não faz grandes fintas, mas, quando está para aí virado, é prático e mete a equipa a jogar. Hoje foi um desses dias.
    O Pior
    Francisco Geraldes
    Com estes erros se aprende. Com amarelo, o português foi imprudente e sujeitou-se ao segundo, num período de desnorte coletivo que tornou tudo ainda mais difícil.
    Forma
    FC Porto
    2016/2017
    30J
    16V
    11E
    3D
    48-13G
    Moreirense
    2016/2017
    22J
    7V
    3E
    12D
    22-34G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto continua 100% vitorioso em casa frente ao Moreirense. Foi o 7.º triunfo, onde marcou 14 golos e sofreu apenas 3
    FC Porto igualou o resultado mais desnivelado entre dragões e cónegos, curiosamente num jogo em que Óliver também marcou (2014)

    Fotografias(36)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    MOREIRENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZA
    RSOARES
    2017-01-16 14h39m por ZanDrev9 via mobile
    estava a ser irónico , foi o que disse aí um user . eu estava no dragão
    Porto
    2017-01-16 13h27m por dragaoazul_18
    Foi um bom jogo, ao nivel que se exigia na noite fria do Dragão ! A obrigação era ganhar e os jogadores corresponderam ! Não foi nada de outro mundo, isto é o PORTO a ser PORTO ! E é o que se exige em TODOS OS JOGOS e não só em alguns !

    O Porto dominou do inicio ao fim , com o moreirense sempre em contra golpes tentar desequilibrar um Porto que não cedia espaços e encostou o Moreirense controlando do inicio ao fim, ao seu belo prazer , o ritmo do jogo.

    Quero...ler comentário completo »
    ZA
    engraçado
    2017-01-16 11h52m por ZanDrev9 via mobile
    1- agora já ganhamos contra mortos e só ganhamos com a expulsão . então quando o porto jogou em moreira de cónegos eles eram bons e no dragão mãos ? não era vermelhos ? então cala-te ó mouro .
    2- ainda falam do guedes ? esse orelhudo ? que , não sei se recordam , que já teve vendido a meio mundo ? mas que acabou sempre por ficar ? secalhar ninguém o quer , pensa nisso
    chief6ix
    2017-01-16 10h16m por DocSkills
    Sim, se forem irregulares é fácil. . . mas ao fcp isso não acontece
    LU
    Contra 10 para equilibrar
    2017-01-16 09h55m por lumialfe
    O Porto jogou contra 10 nas jornadas 1, 7, 12, 13, 14 e 17. É obra e ainda choram.
    LU
    Contra mortos
    2017-01-16 09h39m por lumialfe
    Ganham contra uma equipa desfalcada de vários jogadores e, ainda por cima, contra 10. Enfim. . .
    Tarik10
    2017-01-16 09h07m por DocSkills
    Foi para a 2ª parte correr bem. . . já sabes como é o fcp, vai-se abaixo!

    Mas em relação ao Benfica, ao contrário de ti, que a culpa é sempre do arbitro, culpo o Rui Vitória pelo empate! Não vi nenhum comentário em relação a isto: Contra uma equipa fraquinha em casa, o Benfica tem sempre que jogar com um ponta de lança fixo na frente. O Vitória quis dar um prémio ao Guedes.

    Ou joga o Mitrogolo ou o Jimenéz. . . não há hipótese! Foi uma invenção do Rui Vitória.
    Colinho. . . Mais um Vermelhinho!
    2017-01-16 08h38m por DocSkills
    Os chorões do scp choram e quem ganha com isso são os do costume. . .

    Mais um vermelhinho e uma arbitragem desequilibrada!

    Com o Campeão a ser roubado. . . Tudo vai bem. . .
    Slbmeireles
    2017-01-16 08h29m por Camisola12 via mobile
    OK é verdade mas mais importante do que isto, o FC Porto foi buscar o Jota para ele acrescentar algo a equipa. A motivação do jogador será de mostrar-se a Simeone. Enquanto isso o Guedes, joga muito atenção, mas só vai valoriza os cofres da luz para ajudar o LFV a pagar dívidas.
    Ultimate-Level
    2017-01-16 06h40m por slbmeireles
    Tanto o Guedes como o Jota são bons jogadores.
    Só que existe uma diferença logo de caras, o Guedes é do Benfica, o Jota não pertence ao Porto. Até podia fazer grande época que voces so estariam a valorizar um jogador que não é vosso.
    Plantel da 2a volta para ser CAMPEÃO
    2017-01-16 00h38m por Camisola12 via mobile
    GR: Casillas, José Sá
    DD: Maxi, Layún
    DE: A. Telles, Inácio (e. B)
    DC: Marcano, Felipe, Boly, Frederico Venâncio
    MD: Danilo, B. Neves
    MC: Oliver, André André
    MOE: Otávio, Brahimi, Bakkali
    MOD: Corona, Kelvin
    AV: A. Silva, Jota, (Otávio)
    PL: Depoitre, Jorge Benítez
    Reforços com qualidade | FCP 2017
    2017-01-15 23h04m por Camisola12 via mobile
    O FC Porto precisa urgentemente de reforçar setores. No ataque falta uma alternativa ao AS10, experiente de preferência. Tendo em conta a situação financeira do clube e o fair-play da UEFA não podemos esperar por uma bomba a surgir do mercado mas também não vale a pena baixar a fasquia e contratar por contratar. Ora é aqui que o empréstimo entra em cena como ator principal. Quanto às contratações em definitivo para à próxima época veremos.

    Obviamente, esta situação depende ...ler comentário completo »
    ME
    killorg
    2017-01-15 21h26m por Messi4ever via mobile
    Não sei também, talvez porque bakkali seja vedeta (craque)! Ele é, o mal é não ter a cabeça ainda certa como tem de ser e estar no valência não o ajuda. . Também gosto mt do bakkali! Quanto ao porto, sou benfiquista, mas fizeram um bom jogo!
    FCP
    2017-01-15 21h18m por ACastro6
    Bom jogo, entramos fortes com sentido de baliza, a procurar o golo e a criar ocasiões. Destaco pela positiva o Jota, grande jogo, Telles, Oliver, Herrera (finalmente. . . ) e André Silva. Danilo esteve pior do que na restante época, o que não quer dizer que tenha jogado mal, tal como Felipe que hoje teve excesso de agressividade em demasiados lances. De resto, Kelvin entrou bem no jogo, com vontade, precisa de mais entrosamento com a equipa, Rui Pedro pouco se viu e André André en...ler comentário completo »
    PORTO_INVICTUS
    2017-01-15 21h17m por Ultras-__FCP via mobile
    O Soares, segundo a tvi24 estaria muito proximo.
    PORTO_INVICTUS
    2017-01-15 21h14m por Ultras-__FCP via mobile
    Desculpa? O Pedro Santos é craque e o Soares? Lembras te do Lima?

    O Soares nao engana, é jogador para vir e sem impor com relativa facilidade ao lado do Andre.
    KI
    Plantel FCP
    2017-01-15 21h07m por killorg
    Acho que deviamos olhar agora um pouco para o plantel e fazer pequenas mudanças

    GR
    -Casilla s
    -Jose Sa
    DE
    -Alex Telles
    -Inacio
    DC
    -Fe lipe
    -Marcano
    -Boly
    - Andre Pinto (Aproveitar a situação dele no Braga)
    DD
    -Maxi
    -Layu n
    Mdef
    -Danilo
    -Ruben Neves
    MC/O
    -Andre Andre
    -Oliver
    -Otavio
    nEXT
    -Brahimi
    -Corona
    n-Kelvin
    ler comentário completo »
    Moreirense em dia claramente não
    2017-01-15 21h03m por Triper
    Jogo totalmente controlado pelo Porto e ainda notório ficou na 2ª parte com a saída do Geraldes antes do fim da 1ª por algo totalmente infantil. . . Moreirense claramente a desiludir hoje depois de bastantes semanas seguidas a mostrar bom futebol.
    PORTO_INVICTUS
    2017-01-15 21h01m por Ultras-__FCP via mobile
    Nao era preciso ir muito longe.

    Pedro Santos e Soares.
    JAOF
    2017-01-15 20h52m por Ultras-__FCP via mobile
    Tipo de comentário*
    JAOF
    2017-01-15 20h49m por Ultras-__FCP via mobile
    Caramba acho que não precisamos que um Moreirense nos abra as pernas no Dragao, mais vale ignorar esse tipo de campeonato.
    fcportocv
    2017-01-15 20h43m por Ultras-__FCP via mobile
    Jamais, eles teem la o Marega e o Hernani para usarmos como moeda de troca, achas que vamos gastar 5 ou 6M ?

    Ja agora, o ultimo avançado com este nível que vi numa equipa pequena chamava se Lima, vamos abrir os olhos que o Soares entra de caras no nosso 11 e acredita que com muita influência no mesmo.
    HA
    jogo
    2017-01-15 20h40m por Halibut
    muito sereno como diz o titulo. . . jogámos à vontade sem grandes problemas a controlar o jogo todo, com processos simples, só temos que continuar assim, as individualidades surgem depois, o mais importante é jogarmos unidos e de uma forma simples e sem inventar. . . contudo se tivéssemos mais 1 extremo e 1 ponta de lança de grande qualidade, esta equipa podia jogar muito melhor futebol, porque teríamos mais alternativas, coisa que nos está a faltar, espero que o otávio e layun voltem rápido pois são 2 jogadores muito importantes.
    hydra10
    2017-01-15 20h37m por Spartacus96
    Este tipo quer atenção. Não percam tempo a corrigir os erros ortográficos dele e a mostrarem o vosso ponto de vista. É um Troll, no sentido de estar a gozar ou o sentido da inteligência.
    SC
    temos campeonato. . . .
    2017-01-15 20h32m por scaizi
    Depois dos "presentes" de ontem, era imperativo que ganhasse. . . Agora é ver se tem mais uma recaída, ou começa a carburar. . . clubites aparte, "cheira-me" a recaida, o NES é bom treinador mas falta-lhe qualquer coisa. . . alem de que a equipa tem lacunas para resolver. . se nao o fizer agora em janeiro, não sei se aguentará até maio. . .

    SAudações desportivas
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Oficial
    Anúncio feito pelo emblema portista
    Um dia depois de Pinto da Costa ter anunciado que tem um acordo com Sérgio Conceição para a sua renovação de contrato, até 2028, o FC Porto tornou a ...