Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Odds
BenficaPortugal
PortugalChaves
Estoril PraiaPortugal
PortugalSporting
BoavistaPortugal
PortugalFC Porto
FPF
Reunião entre o CA e os clubes

Conselho de Arbitragem recusa que árbitros sejam «bodes expiatórios de insucessos»

2017/01/11 19:54
Texto por Duarte Monteiro
© zerozero.pt - Catarina Morais

O Conselho de Arbitragem (CA) juntou esta quarta-feira os clubes numa reunião na Cidade do Futebol, sem a presença da Liga de Clubes, para discutir assuntos relacionados com a arbitragem depois da polémica gerada nas últimas semanas.

No final desse encontro, o CA emitiu um comunicado onde explica alguns dos tópicos discutidos, deixando no entanto alguns recados aos responsáveis pelos clubes, assim como comentadores e ex-árbitros que se têm manifestado sobre as atuações dos árbitros.

Assim, o CA avisa que «nunca aceitará que os árbitros sejam os bodes expiatórios de insucessos», deixando uma mensagem clara: «O Conselho de Arbitragem, a que presido, gere os árbitros e a arbitragem. E não permite magistérios de influência, de comentadores, de ex-árbitros, de alguém ou de alguma organização em particular, sobre a arbitragem e sobre este Conselho.»

Foram ainda disponibilizados vários slides onde são explicadas as regras a aplicar em diferentes situações de jogo. (Pode consultar aqui).

Comunicado na íntegra:

«O CA da Federação Portuguesa de Futebol promoveu esta tarde, na Cidade do Futebol, uma reunião com os clubes do futebol profissional.

Foi um encontro de trabalho franco, aberto e por isso proveitoso. Aliás, aproveitamos desde já para anunciar que o Conselho de Arbitragem tenciona levar a cabo reuniões deste género também no início e no final de cada época.

O Conselho de Arbitragem mantém canais de diálogo abertos com os clubes e estará sempre recetivo a ouvir as sugestões de dirigentes, treinadores e jogadores, no sentido de construirmos, em conjunto, um Futebol cada vez mais forte. 

O Conselho de Arbitragem – este Conselho de Arbitragem – nunca se fechará atrás de muros, desculpas fáceis ou corporativismos. Sabemos que já cometemos erros e que provavelmente vamos cometer mais. Sabemos que os árbitros cometem erros. E eles também sabem porque semanalmente o sentem.

Aceitamos a crítica, se ela for construtiva. E sabemos que a arbitragem será sempre uma área potencialmente geradora de críticas.

 Mas nunca aceitaremos que os árbitros sejam os bodes expiatórios de insucessos.

Uns organizam as competições, outros têm de treinar e de jogar, outros gerem os seus clubes, os árbitros arbitram, outros ainda aplicam a justiça desportiva. Cada qual cumpre as suas atribuições e funções. O Conselho de Arbitragem, a que presido, gere os árbitros e a arbitragem. E não permite magistérios de influência, de comentadores, de ex-árbitros, de alguém ou de alguma organização em particular, sobre a arbitragem e sobre este Conselho.

 Gostaríamos de terminar com uma mensagem de esperança, tal como tivemos oportunidade de dizer aos clubes: todos juntos seremos capazes de fazer melhor.

Estamos a apostar forte na formação, na melhoria das condições de treino e dos métodos de avaliação.

Sabemos o sacrifício que os árbitros fazem, o que suportam e sabemos que serão, também eles, capazes de melhorar.

Acreditamos que depois da reunião de hoje os clubes passaram a ter mais ferramentas para compreender o trabalho profundo que está a ser feito no setor da arbitragem.

Com a abertura que caracteriza este Conselho de Arbitragem, informamos que os documentos apresentados na reunião com os clubes foram disponibilizados online, para livre consulta dos adeptos.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol»

 

Comentários (17)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Sportinguista19 76
2017-01-12 13h53m por Gloriosovp via mobile
Se não viste os lances que o CA considera pênalti, então devias rever visto que o pênalti que contestas esta exemplificado com pênalti!
APAF=LAMPIÕES
2017-01-12 12h00m por Sportinguista1976
O penalty assinalado a favor do Benfica no jogo com o Estoril também foi mão involuntária para a APAF??
ZH
. . .
2017-01-12 11h31m por zhar
Pessoalmente acho que passo para isso acabar era 2-3 (pelo menos) clubes "menores" aparecerem regularmente a discutir o titulo como fez o braga a uns anos , boavista a 15 ou belenenses a umas decadas. . . o problema e que conseguem esses feitos e depois o projecto esfuma-se. . ou por ma gestao , ganancia ou simplemente inabilidade de replicar o exito. . . gostava que em portugal olhassem bem para o exemplo que as equipas da redbull teem dado pelo mundo e apostassem seriamente em portugueses...ler comentário completo »
zhar
2017-01-12 11h23m por RAZZ
Tens toda a razão, foi o Dias da Cunha! A idade não perdoa, lamento a confusão. :)
Luta pelo Poder - a minha análise
2017-01-12 11h22m por RAZZ
A alternância do poder. No futebol como na política passa por existirem 2 facções que procuram controlar o poder e que alternam ciclicamente. Quando há uma 3ª parte envolvida, normalmente costuma aliar-se. . . e tem sido esse o erro do Sporting, que o BdC inicialmente tentou contraiar abrindo guerra o FCP e ao PdC e depois ao Benfica. Gradualmente, fruto também do insucesso desportivo, parece-me que o Sporting voltou a incorrer na mesma prática de sempre, ou seja, apanhar boleia do seg...ler comentário completo »
ZH
santana?
2017-01-12 11h19m por zhar
O Santana? O unico presidente que tentou realmente combater o sistema foi o Dias da Cunha e que ha que dizer sempre teve uma grande postura. . . nunca atacou directamente clubes e não era dado a discursos populistas. O Santana é um politico que diz so coisas da boca para fora para parecer bem e um pessimo gestor que deixou a camara da figueira quase na falencia com investimentos ruinosos (casino , carnavais , . . . . . )
zhar
2017-01-12 11h11m por RAZZ
Não necessariamente e nem sempre. Lembro-me perfeitamente bem quando o Santana Lopes foi um dos presidentes do Sporting que tentou combater o sistema e o status quo vigente na altura e isso naturalmente passava por um constante conflito com o Pinto da Costa.
ZH
RAZZ
2017-01-12 11h03m por zhar
mais ou menos. . . Porto e Benfica alternam sim (nunca é a culpa das equipas banais) mas em relacao ao "barulho" dos sportinguistas normalmente vem quando o Benfica esta a frente do Sporting. Enquanto esteve o Porto a frente e Sporting em segundo nunca se chatearam muito com isso. . . Ha esta frase do Paulo Bento quando saiu : "Os adeptos do Sporting devem deixar de ter um complexo de inferioridade em relação ao Benfica".
susylopes
2017-01-12 10h43m por RAZZ
Verdade, mas já assim o era quando o Benfica estava na mó de baixo durante os anos de domínio do FCP. Mudam-se os ciclos e hegemonias, mudam-se os contestatários!

Na verdade eu acho que (quase) todos os adeptos dos 3 do grandes sofrem de clubite aguda e são vítimas da propaganda por parte dos seus dirigentes, consoante os momentos e consante quem ganha/perde tudo isto se manifesta mais ou menos intensamente e quase sempre da mesma forma. . . é por isso que acho que são (quas...ler comentário completo »
Gloriosovp
2017-01-11 23h07m por senhor-doctor via mobile
O Gelson estava desmarcado na mesma. Sobre o Setúbal como já disse o Sporting perdeu por culpa própria, com André a falhar golos de baliza aberta não mereciam passar, e queria mesmo que o Setúbal marcasse para poderem re-avaliar Markovic e André, mais o Elias, infelizmente aconteceu com polémica no meio aonde JJ usou o árbitro como bode expiatório!
Vamos ver o que acontece neste mercado de transferência
Senhor-doctor
2017-01-11 21h26m por Gloriosovp via mobile
Não podes pedir isenção quando crias um lance iminente de golo do Gelson de facto mal anulado, quando é claro que quem tá a marcar o Gelson desiste do lance ao ver o árbitro assistente a anular mal o lance!
Se até vês o Coates a ser forçado a esticar o braço e empurrar o adversário e não admite-a que a falta acaba dentro da área (que é isso que conta) então não tens grande moral para pedir isenção, eu ao contrário do Bitw penso que o último pênalti no jogo contra com o Setúbal não é bem...ler comentário completo »
Treta
2017-01-11 21h25m por DJROCKER
Isto nao é nada mais nada menos que treta. . . .
Explicar insucessos com arbitros??? entao senhores arbitros expliquem por raio a meio da epoca ja metade dos treinadores do inicio da mesma ja foram de vela???? se os arbitros fosse assim tao coitadinhos e bodes espiatorios decerteza que nao acontecia isto sim??

Isto é tudo muito bonito e tal mas é simples os arbitros sao homens sim sao e teem direito a erros sim teem MAS sao um atleta profissional e como tal acontece com os...ler comentário completo »
. . .
2017-01-11 21h16m por Sppeeder via mobile
Acho que hoje na reunião da arbitragem ficou bem tudo explicado. . . só não percebeu quem não quis.
Best-In-Tha-Wor ld
2017-01-11 21h11m por senhor-doctor via mobile
Aconselho assistir os jogos do Sporting sem óculos do clubismo. No jogo da taça da liga enquanro todos criticavam o árbitro, eu critiquei as opções de JJ (André e Markovic)! Usei a expressão bode expiatório pois JJ não esta a corresponder à aposta feita nele.

No jogo do Feirense, há um fora de jogo mal assinalado a Campbell, que cruza para Gelson que fica a frente da baliza com tempo, espaço e tudo para fazer golo. O lance do Adrien podia ter sido vermelho, pois não houve ...ler comentário completo »
senhor-doctor
2017-01-11 20h16m por Best-In-Tha-World via mobile
desculpa la, mas vcs sportinguistas estao simplesmente aziados por terem perdido no ultimo minuto. . . O penalty existiu, antes disso (com 1-0 pro setubal) ha um penalty descarado do Coates e vcs ainda se queixam? Mas de que? Do arbitro fazer o seu trabalho?

contra o feirense ha fora de jogo do Alan Ruiz no 2o golo do sporting e fica (mais um) penalty do Coates por assinalar. . . Os jogadores do feirense no fim, juntamente com o treinador, deviam ter feito o que, agredido o arbitro?
CA
2017-01-11 20h09m por Tarik10
Vou abrir um negócio de adivinhação pois sou claramente bruxo
Dois lados
2017-01-11 20h03m por senhor-doctor via mobile
Por um lado concordo pois depois do jogo do Sporting critiquei a equipa, pois se tivesse resolvivo o jogo mais cedo, ou se tivesse marcado mais de um golo ao Varzim, ou usado mais jovens, então não haveria nada disto!

Mas por outro lado uma equipa joga mal quando a moral esta em baixo, e quando decisões erradas são tomadas constantemente para o mesmo lado (coletivamente) então há um cúmulo inaceitável. Por exemplo o Scp e Benfica antes de jogarem perderam na Champions e hou...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Antevisão
Águias recebem o Chaves
Com apenas mais um ponto do que o FC Porto, o Benfica tem no jogo com o Chaves, esta sexta-feira (21h), uma oportunidade para aumentar, provisoriamente, a distância pontual para o segundo ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
BE
BestOf_ZZ 24-02-2017, 03:29
Gloriosovp 24-02-2017, 02:41
Arshavin_10 24-02-2017, 02:11
joao14194 24-02-2017, 01:56
Best-In-Tha-World 24-02-2017, 01:26
NU
NunoPonces 24-02-2017, 01:06
red_philosoraptor 24-02-2017, 00:39
PlanetaVerde 24-02-2017, 00:31
PlanetaVerde 24-02-2017, 00:27
EX
Extreme_Level 24-02-2017, 00:24
EX
Extreme_Level 24-02-2017, 00:23
PlanetaVerde 24-02-2017, 00:20
SO
Sotkio 24-02-2017, 00:19
MA
MadMax-GodZZ 24-02-2017, 00:12
EX
Extreme_Level 24-02-2017, 00:09
4lfredo 24-02-2017, 00:09