Taça da Liga
Crónica
FC Porto volta a empatar

Uma Taça maldita?

2016/12/29 21:17
Texto por Luís Rocha Rodrigues

A vida do FC Porto na Taça CTT complicou-se bastante com novo empate caseiro. A equipa de Nuno Espírito Santo esteve na frente, mas permitiu o empate ao Feirense e precisa agora de ganhar em Moreira de Cónegos e esperar que o Belenenses não o faça ou que ganhe por menos golos de diferença. Isto num jogo que tinha tudo para ser o fecho perfeito de um dezembro que tinha sido repleto de vitórias até agora.

Pobre José Sá...

Nem pôde ter um banco para se sentar, nem viu o jogo de perto, nem teve uma manta para se agasalhar do frio. Foi visto muitas vezes, dono de todo um meio-campo, a exercitar-se para combater a solidão e a temperatura. Não fizemos a contagem, mas terá tocado na bola uma ou duas vezes em toda a primeira parte. Não recebeu visitas. E também não pôde ir ao terreno do vizinho festejar golos.

Teixeira esteve muito bem enquanto teve pulmão ©Global Imagens / F‡bio Poo
Digamos que esta pode perfeitamente ser perfeitamente a forma ideal de espelhar o jogo a partir de um jogador apenas. José Sá terá visto uma equipa um pouco diferente, com João Carlos Teixeira a fazer de Diogo Jota, se bem que com características díspares. O ex-Liverpool foi muito mais um médio a buscar a bola mais atrás do que um furador da última linha do Feirense e isso foi novidade, transformando mais a equipa num 4x3x3.

Viu também Boly não acusar a falta de minutos e impor-se de forma natural ao lado de Marcano. Viu ainda Alex Telles procurar os cruzamentos na linha e Maxi as entradas do flanco para dentro. Viu, por fim, um Depoitre perdido entre os centrais adversários - a exceção foi logo no início, quando saiu da marcação para tabelar com Brahimi, que atirou à trave.

O argelino foi novamente o grande dinamizador da equipa, que esteve muito melhor pelo lado esquerdo do que pelo direito e que viu Vaná em grande estilo. Sim, o guarda-redes dos fogaceiros teve um primeiro tempo completamente diferente do tal espectador José Sá. Muito trabalho, grandes defesas a travar as várias oportunidades dos dragões e o mesmo efeito: não sofreu.

Um cenário que mudaria logo a abrir a segunda parte. Marcano teve compaixão, correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Herrera e voilà! José Sá deu uma corridinha para festejar.

Sono fatal

Num cenário diferente, esperava-se que José Sá pudesse, enfim, ver a bola mais de perto. Demorou, mas lá aconteceu. Minuto 64: livre para a área, desvio de um fogaceiro e excelente estirada do português.

Parabéns a Pinto da Costa
Depois de completar 79 anos, o presidente dos dragões ouviu os parabéns e cânticos ao seu nome no minuto 79.
Se o Feirense precisava de virar o jogo para ainda sonhar, os dragões tinham que ganhar por mais de um para que, na derradeira jornada em Moreira de Cónegos, o empate servisse. Mas essa mensagem pareceu não chegar, já que o ritmo baixou e o conjunto de Nuno Santos atreveu-se ao golo, em nova bola parada, mas que Flávio finalizou com êxito. José Sá, no seu ingrato papel, só se esticou.

Balde de água fria para uma plateia amena e que pouco reagiu ao jogo. Os dragões não conseguiram dar o abanão necessário para uma reação ao estilo das últimas e até viram o Feirense cheirar o segundo, sempre nas bolas paradas. Seria mesmo José Sá a brilhar e a tirar um golaço a Etebo, num livre direto.

E a Taça CTT ficou muito mais complicada.

U Quinta, 29 Dezembro 2016 - 19:15
Estádio do Dragão
João Pinheiro
1-1
Iván Marcano 49'
Flávio Ramos 74'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
VIDEOS
Lances Capitais
49´
GOLO FC Porto!
Iván Marcano marca
Iván Marcano marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
74´
GOLO Feirense!
Flávio Ramos marca
Flávio Ramos marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Minuto 73: O Feirense já tinha avisado e, à segunda oportunidade, marcou mesmo, num livre desviado por Flávio. Um empate que seria muito consentido pela equipa da casa.
O Árbitro
Ficou um penálti por marcar a favor dos dragões por falta sobre Herrera a fechar o primeiro tempo. Esse foi o pecado capital numa atuação que, no resto, foi boa. Mas, lá está, foi uma falha grave.
O Melhor
Vaná
Uma mão cheia de grandes intervenções fizeram do brasileiro a figura do encontro. Grande exibição do guarda-redes do Feirense, que se valorizou no Dragão. Pena o anti-jogo, ainda que não apague o que de bom fez.
O Pior
Corona
O mexicano andou algo desaparecido no primeiro tempo e, regra geral, quando teve bola não conseguiu a melhor decisão, sobretudo ao nível do cruzamento. Uma noite infeliz do camisola 17.
Forma
FC Porto
2016/2017
27J
15V
10E
2D
45-12G
Feirense
2016/2017
20J
6V
4E
10D
19-34G
Sabia que...by playmaker stats
O FC Porto já empatou 5 jogos em casa esta época, o registo mais elevado de empates desde 2008/09.
O FC Porto não chegava aos 10 empates em tão poucos jogos numa época desde 2004/05.
10.º empate da época do FC Porto, em 27 jogos.
Todas as equipas do grupo têm possibilidade de se qualificar na última jornada.
Feirense continua sem perder frente ao FC Porto na Taça da Liga, em 2 jogos.
Nuno Santos continua invicto no banco do Feirense (2 jogos, 1V 1E).
FC Porto termina com a série de 6 vitórias consecutivas.
O FC Porto não venceu nos 3 últimos jogos em casa na Taça da Liga.
FC Porto não vence na Taça da Liga há 6 jogos.
2.º empate em 2 jogos para o FC Porto na Taça da Liga.
Pela 1.ª vez na história, o Feirense não perde em casa do FC Porto (7 jogos).

Fotografias(34)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
FEIRENSE
Comentários (59)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Tarik10
2016-12-30 12h08m por iSMURF4
Concordo.

Mas o Corona não é aquele extremo que precisamos. . . penso que poderia jogar na posição que tem jogado o Diogo Jota, aí rende mais.

E escusam de criticar o Depoitre. . . que com o Bas Dost é a mesma coisa. . . sem cruzamentos não fazem nada.
com que então
2016-12-30 11h59m por iSMURF4
o Herrera esteve mal?

está bem, está bem está. . .


Que engraçado ninguém fala do Maxi. .
Porto x Feirense
2016-12-30 11h45m por dragaoazul_18
Empatou por culpa própria . . tiramos o pé do acelerador e isso foi fatal ! Mas foi um bom jogo para os menos utilizados. Ainda acredito na passagem, e não há motivos para alarmes por a porcaria de um empate na taça dos correios de portugal. . . . . . . . .

Bolly - não sei se é por falta de ritmo ou se não dá para mais, mas o Francês tem que jogar muito mais se quer ter impacto no dragão ! Mas quem sabe, o Mangala ao inicio tambem toda a gente o queria ver pelas costas, e ...ler comentário completo »
jpar
2016-12-30 10h44m por JAOF
antes de mais, as melhoras para a tua doença. . . sobre os 3 lances de que se queixa o FCP:
http://www. ojogo. pt/futebol/1a-liga/porto/notic ias/interior/a-saga-continua-f c-porto-volta-a-queixar-se-da- arbitragem-5577748. html

1) Carga de ombro só existe se houver disputa de bola, e também não pode ser com força desmedida - atirar-se quase a fazer placagem sobre outro jogador e desinteressar-se pela bola, pela conquista da bola é falta. . . caso contrário virava rugb...ler comentário completo »
Philippe_Coutin ho. . .
2016-12-30 10h44m por bludouro
. . . faz-me um favor amigo: desiste de vez de fazer quaisquer tipos de comparações entre a Taça da Liga e a Liga dos Campeões . . . Só te fica mal rapaz!
o angulo morto.
2016-12-30 09h57m por RajaCasablanca
depende muito do angulo que for visto. . .

esse angulo permitiu evitar mais uma grande penalidade no tal 1-1. . .

é o chamado angulo morto.

o único recorde que está a ser batido é o de não se marcarem grandes penalidades contra a "instituição".

o benfica é o porto dos anos 90. Corrupção em toda a linha.
Esta malta está doente. . .
2016-12-30 09h47m por jpar
Devem querer passar a marca do Jardel ao serviço da Lagartada em 2001, com 22 penaltis assinalados a seu favor numa época. . . .
Já estão a chegar ao ridículo. . . a única penalidade clara e inequívoca, é a do Boly quase no final do jogo que daria a vitória ao feirense e o Porto ficaria fora da taça da liga. . . . .
Tudo o resto são lances normais. . . . posso até aceitar o Penalti que a bola ressalta da barriga para o braço. . . . mas mesmo esse lance depende muito do ângulo que for visto. . . . e o árbitro só tem um. . .
JAOF
2016-12-30 01h51m por Camisola12 via mobile
*Comparar, fds lá o screen está possuído hoje :)
JAOF
2016-12-30 01h49m por Camisola12 via mobile
Salvo seja tens razão tem 24 anos, tinha-o como mais novo. Mas não dá para comprar vcom Abdoulaye. Josué Sá vai ser a próxima referência como central na seleção. West Ham, Sassuolo, Sampdoria, Dortmund e até Liverpool já estão de olho nele.

JM84 - Quanto ao PL TEODORCZYK era bom era mas acho que já vamos tarde. . . O benfica bjá se adiantou. . . Os olheiros deles não dormem.
Philippe_Coutin ho_10
2016-12-30 01h44m por yousandro
Na Champions todos jogam em casa de todos, é justo.
Na Taça da Liga até podia haver Potes, mas ao menos os 4 primeiros jogavam 2 jogos fora!
Entao faz algum sentido o Sporting receber o Arouca e o Varzime só ir jogar fora em Setúbal, que hipoteses têm as outras 3 equipas???
E na meia-final é a mesma cena, não sei como tao alinhados os grupos mas caso o Vitória passe (o que é EXTREMAMENTE dificil) terá provavelmente de ir ao Dragao ou à Luz, uau justissimo!!!
pedro98fcp
2016-12-30 01h39m por yousandro
Concordo contigo menos na parte das competições europeias.
Entao imagina que os 3 grandes acabam nos 3 primeiros lugares e o Braga em 4º.
E imagina que o Chaves ia á final da Taça e o Rio Ave ganhava a Taça da Liga.
Assim o Vitoria Guimaraes (imagina) que tinha ficado em 5º lugar ficava fora da Europa, isso nao faz muito sentido.
No maximo faziam um playoff entre o 5º e o vencedor da Taça da Liga, seria o mais justo possivel.
Camisola12
2016-12-30 01h22m por JAOF
Josué tem apenas +1 ano que Abdoulaye. . .
. . . no Vit Guimarães Josué e Paulo Oliveira tinham 22 anos e Abdoulaye 23. . . hoje Josué tem 24 anos (Abdoulaye 25). . . para de dizer tretas.
BASKINHU
2016-12-30 01h06m por Camisola12 via mobile
Tens toda a razão, comissões ;)
JAOF
2016-12-30 01h05m por Camisola12 via mobile
Josué Sá, considerado o central revelação do ano, com 20 anos Fernando Santos já disse que o vai lançar na seleção, observado pelo Liverpool e Dortmund e vens aqui comparar com Abdoulaye!??
LOL dedica-te a pesca, de futebol não percebes nada!
Jogando com Depoitre. . .
2016-12-30 00h36m por tcb9277
. . . há que jogar um futebol mais direto e cruzar mais a bola.

No jogo de hoje, Corona e Maxi estiveram algo mal, especialmente Corona. Não acertou com 1 cruzamento e perderam-se muitas oportunidades assim.

No entanto, não é por isso que não deixa de ter qualidade o jogador e o Corona é um dos melhores do FC Porto, em boa forma, faz a diferença.

Também não creio que o Depoitre seja tão mau como muitos o dizem, até tem um bom jogo de pés e b...ler comentário completo »
Halibut
2016-12-30 00h26m por JAOF
Vamos lá a ver. . . estes 3 centrais estiveram juntos no Vit Guimarães, e foi clara hierarquia em termos de qualidade entre eles:

melhor central - Abdoulaye
2º central - Paulo Oliveira
reserva - Josué

Abdoulaye foi como Chidozie, entra a meio da época na equipa e marcam-no logo, tanto que o jovem central tem de sair do plantel. . .
. . . logo aí passam um pano na memória e Paulo Oluveira é que era bom (esquecendo que jogaram lado a lado 1/...ler comentário completo »
BA
JAOF e Camisola 12
2016-12-30 00h23m por baskinhu via mobile
Os vídeos no site ojogo só mostram parte do problema. A arbitragem falhou muito mais situações e promoveu o anti jogo. . . Enfim, horrível! Gostava de saber que nota vão receber.

Camisola 12, é comissão :) e sim, o Depoitre não é assim tão mau, mas talvez não mereça estar no FCP. . . Vem aí o mercado de janeiro
Olheiros a dormir
2016-12-30 00h15m por Camisola12 via mobile
Faz-me um pouco de confusão ver aqui adeptos que ainda pensam que o FC Porto vai ganhar alguma coisa este ano com um plantel tão inexperiente é tão curto. Metade dos jogadores que vi hoje no Dragão nem para trolhas servem! Como é possível termos por exemplo um Depoitre quando o Anderlecht tem lá um matador, LUKASZ TEODORCZYK. Os olheiros do FCPorto andam a dormir ou estão preocupados com os agentes e as comições!???
Olheiros a dormir
2016-12-30 00h14m por Camisola12 via mobile
Faz-me um pouco de confusão ver aqui adeptos que ainda pensam que o FC Porto vai ganhar alguma coisa este ano com um plantel tão inexperiente é tão curto. Metade dos jogadores que vi hoje no Dragão nem para trolhas servem! Como é possível termos por exemplo um Depoitre quando o Anderlecht tem lá um matador, LUKASZ TEODORCZYK. Os olheiros do FCPorto andam a dormir ou estão preocupados com os agentes e as competições!???
HA
janeiro
2016-12-30 00h03m por Halibut
a melhor coisa que podia acontecer-nos era conseguirmos o depay por empréstimo. . .

se não for possível tentava já em janeiro o josué do guimarães porque não gosto nada do boly, e já ouvi dizer que o sassuolo poderia levá-lo o que era uma pena, porque para mim mete o boly no bolso há vontade e seria barato.

e tem urgentemente que vir 1 PL como deve ser, um jogador que faça forte concorrência ao andré silva ao ponto de o conseguir tirar do 11. . já agora porque...ler comentário completo »
3 penaltis : Viedos
2016-12-29 23h52m por JAOF
http://www. ojogo. pt/futebol/1a-liga/porto/notic ias/interior/a-saga-continua-f c-porto-volta-a-queixar-se-da- arbitragem-5577748. html

No jornal O Jogoestão os videos dos 3 lances. . .
. . . mais uma competição onde é a arbitragem e não o adversário a empurrar o FCP para fora. . .
. . . depois das 3 grandes penalidades na Taça de Portugal. . . mais 3 grandes penalidades na Taça da Liga.

PS: Luís Rocha Rodrigues. . . é comparar os livres atribu...ler comentário completo »
BA
Arbitragem nojenta
2016-12-29 23h46m por baskinhu via mobile
Ainda não vi resumos na TV mas no estádio fiquei muito mal impressionado com a equipa de arbitragem. . . Mas acho que o Porto jogou bem, até. . . Gostei dos jogadores menos utilizados, excepto o Herrera, de quem já me fartei. O Marcano, sendo o patrão de defesa, cometeu uma ou duas gafes que não lhe ficaram nada bem. . . Mas o árbitro pá, filho de senhora estragou-me a visita ao Dragão!
Philippe_Coutin ho_
2016-12-29 23h09m por RAZZ
Não vou entrar em detalhes porque é por demais evidente que não ha equidade nesta prova, a começar pelo simples facto dos clubes mais fortes na fase de grupos terem 2jogos em casa e 1 fora e os mais fracos terem 1 em casa e 2 fora. O formato beneficia descaradamente os 4 primeiros classificados, mas oxalá isso pudesse ser um incentivo para vermos outros clubes subirem ao poleiro da classificação da liga portuguesa.
MadMax
2016-12-29 23h08m por Philippe_Coutinho_10
Estás de volta com um novo nick?

E desta vez parece o nome de uma paródia pornográfica. Ahah
Formato da Taça
2016-12-29 23h02m por Philippe_Coutinho_10
Que raio de lógica é essa de "Ah e tal é para beneficiar os 3 grandes e o Braga"?

Para isso também dizemos que o formato da Champions é para beneficiar os tubarões, com a tal cena dos cabeça de série.


No futebol é 11 contra 11, e todos os jogos têm 90 minutos, deixem-se de tretas, esta taça pode ter o formato que tem, mas a condição para a conquistar é a mesma para todos os clubes: ganhar os jogos.

OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Italiano
Mercado
À margem da apresentação de Sarri
À margem da apresentação de Sarri como novo treinador, Fabio Paratici, diretor-desportivo, admitiu que o clube de Turim está interessado na contratação de ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PsychBug 20-06-2019, 14:33
mulscp 20-06-2019, 14:32
PI
Pinkman 20-06-2019, 14:31
PE
PERAMANCA 20-06-2019, 14:26
PsychBug 20-06-2019, 14:24
BR
Braguilha___comedia 20-06-2019, 14:23
BR
Braguilha___comedia 20-06-2019, 14:20
SE
sexydriver 20-06-2019, 14:18
BMR 20-06-2019, 14:15
Pmenezes 20-06-2019, 14:14
BA
BaS_10 20-06-2019, 14:12
PedroFCP_RockNRoll 20-06-2019, 14:08
Pmenezes 20-06-2019, 14:08
SCP_SUPPORTER 20-06-2019, 14:06
Avalanche27 20-06-2019, 14:06
mulscp 20-06-2019, 14:03