placardpt
    Leões de fora das competições europeias

    Foi bom enquanto durou

    2016/12/07 21:45

    Com várias surpresas no onze e com um sistema alterado por Jorge Jesus, a equipa leonina não se soube adaptar e acabou por não conseguir dar a volta ao golo marcado pelo Legia, aos 30 minutos. Com esta derrota, o Sporting ficou pelo caminho e está de fora das competições europeias. 

    Entrada em falso

    O forte remate de William Carvalho, ao lado do poste direito, antes dos cinco minutos de jogo, prometiam mais do que o que acabou por acontecer. Os leões entraram bem e por cima na partida, mas rapidamente perderam a superioridade.

    Com o jogo mais equilibrado, os polacos começaram pressionar a defesa leonina e a chegar com perigo perto da baliza de Rui Patrício. A equipa verde e branca não conseguia sair em progressão, muito também devido ao esquema tático pouco habitual apresentado por Jorge Jesus que, claramente, não estava a funcionar: com três centrais, Marvin na esquerda – como habitualmente – e Bruno César no lado direito da defesa, subindo no corredor para mais perto de Gelson Martins em situações ofensivas. 

    Fraca reação 

    Depois de um golo invalidado, e bem, ao Legia de Varsóvia - com Prijovic em posição irregular -, Guilherme antecipou-se à defesa leonina e colocou a formação caseira em vantagem (30'), ao assinar o 1x0.  

    A reação à desvantagem não foi a melhor por parte dos leões, aliás, até ao intervalo, o Legia esteve mais perto de marcar o segundo do que a formação portuguesa de restabelecer o empate. Somando ainda a passividade do conjunto de Jorge Jesus, tanto ofensiva como defensiva. 

    Bruno César mudou para o lado esquerdo do ataque e Markovic para o meio. No entanto, a alteração não surtiu o efeito que o técnico dos leões pretendia. O Legia jogava sem pressa e os leões não conseguiam tirar proveito dessa postura. 

    Quinze minutos à Sporting

    Nesse sentido, surgiram algumas alterações na equipa, com a entrada de Bryan Ruiz, André e Ricardo Esgaio – Markovic, Marvin e Paulo Oliveira saíram. E podemos dizer que o Sporting começou a jogar mais próximo do habitual. 

    Com mais organização e dinâmica ofensiva, as oportunidades começaram a surgir. A quinze minutos do final, André perdeu uma clara ocasião para empatar o encontro, ao falhar praticamente de baliza aberta. 

    O Sporting ainda acabou reduzido a dez unidades, após expulsão de William Carvalho por duplo amarelo. A pressão era enorme sobre a equipa dos verde e brancos, com oportunidades falhadas e com o relógio cada vez mais perto dos 90 minutos.

    U Quarta, 07 Dezembro 2016 - 19:45
    Stadion Wojska Polskiego
    Gianluca Rocchi
    1-0
    Guilherme Marques 30'
    Stadion Wojska Polskiego
    Lotação31 103
    Medidas105x68
    Inauguração1930
    FaseFase de Grupos
    MãoGrupo F2ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Legia Warszawa
    Ataque rápido do Légia, Prijovic aparece na cara de Rui Patrício e fez golo. Contudo estava em posição irregular. Golo bem anulado.
    30´
    GOLO Legia Warszawa!
    Guilherme Marques marca
    Guilherme Marques marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    A Chave
    30' - Guilherme fez o único golo da partida que ditou a eliminação do Sporting. 
    O Árbitro
    Critério regular por parte do árbitro do encontro no capítulo da disciplina. Aos 7 minutos, um golo bem invalidado ao Legia de Varsóvia, com Prijovic em posição irregular. Porém, aos 55 minutos, ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting. 
    O Melhor
    Prijovic
    O avançado suíço esteve muito bem no encontro. Foi um dos principais responsáveis pelas arrancadas ofensivas da equipa polaca. Prijovic fez ainda o passe para o único golo do jogo, que valeu a passagem do Legia à Liga Europa. 
    O Pior
    Dinâmica leonina
    A equipa dos leões até entrou bem na partida mas faltou dinâmica ao conjunto de Jorge Jesus. Sem ligação entre os setores, os leões tiveram muitas dificuldades na progressão. Apesar de uma melhor segunda parte, não foi o suficiente. 
    Forma
    Legia Warszawa
    2016/2017
    32J
    12V
    9E
    11D
    52-54G
    Sporting
    2016/2017
    21J
    12V
    3E
    6D
    35-19G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Sporting está fora das competições europeias (4.º lugar com 3 pontos), mas foi a melhor defesa do grupo F com 8 golos sofridos
    Há quatro anos que o Sporting não caía em dezembro nas competições europeias, Franky Vercauteren era o treinador em 2012/13
    É a primeira vez que o Sporting perde na Polónia; em dois jogos frente ao Legia, empatou um e perdeu hoje
    Em 7 presenças na Liga dos Campeões, o Sporting cai a 5.ª vez em dezembro nas provas europeias
    Em 52 presenças nas competições europeias, o Sporting foi eliminado antes de dezembro em 26 ocasiões (50%)
    Foi a 5.ª derrota do Sporting na Liga Campeões; é o pior registo de sempre dos leões numa edição da competição
    Apesar de ter perdido por 5 vezes (3 pontos), a pior prestação dos leões continua a ser a edição 2000/01 (2 pontos)
    É a 2.ª vez que o Sporting fica em branco esta época e novamente na Liga Campeões e fora de casa (Dortmund e Legia)
    Até ao momento, o Sporting perdeu quase 30% dos jogos em 2016/17, o pior registo desde 2012/13 com Franky Vercauteren (38%)
    Jorge Jesus cai pela 2.ª vez consecutiva em dezembro na Liga Campeões:
    2016/17 Sporting (4.º)
    2014/15 Benfica (4.º)
    Jorge Jesus somou a 19.ª derrota em 40 jogos na Liga Campeões, apenas 52% de aproveitamento positivo
    Há 11 anos que o Sporting não sofria 4 derrotas consecutivas nas competições europeias (2005 AZ, CSKA e Udinese 2x)
    Só por 2 vezes na sua história, o Sporting sofreu 4 derrotas consecutivas numa edição na UEFA (2000 e 2016)

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LEGIA WARSZAWA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    rmrfernandes
    2016-12-08 14h59m por Lidacomisto
    Percebi. . . . não vou gozar contigo, pode ser doença. . .
    rmrfernandes
    2016-12-08 14h46m por Lidacomisto
    Rapaz, mas em relação á tarja concordas como sportinguista que o clube se assuma com "the best of europe" e nem nas competições europeias está ?!
    Sporting
    2016-12-08 14h38m por Lidacomisto
    Lembram-se aquela tarja do sporting que dizia: "Sporting best of europe" que comédia. . . .
    Mais do mesmo
    2016-12-08 13h06m por snowgh
    SLB e FCP como sempre a representar a "tuga" lá fora e sporting a encolher-se como sempre. . Sendo que podiam ter aproveitado melhor as oportunidades que tiveram, pois sorte não lhes faltou, faltou foi a qualidade e a cabeçinha a certas pessoas. Tudo normal até agora
    JJ
    2016-12-08 09h57m por Jokky via mobile
    É normal o Sporting perder, já estava à espera, assim pode focar-se nas competições internas. O JJ não sabe rodar uma equipa, a equipa é sempre igual, só muda as laterais que de resto é igual, via-se isso depois dos jogos da Champions. Pena porque acho que o Sporting podia fazer alguma coisa na Liga Europa mas com o JJ, enfim.
    Jesus pra rua ja !!!
    2016-12-08 09h49m por AACB
    O Jorge Jesus nao deve ter espelho em casa, so sabe falar mal dos outros treinadores e nao olha pra ele que e um pessimo treinador. Pelo segundo ano consecutivo abandona as competiçoes europeias pela taça da liga que ao olhos dele tem mais valor ????? Este treinador e muito mal teve sorte no Benfica porque o plantel era bom senao nao teria ganhado nada. Ao dirigentes do Sporting mande embora este tipo que va treinar pra China senao o clube vai passar mais esta epoca sem ver um titulo.
    JESUS FORA !!!!!!!
    MA
    correiaalexis10
    2016-12-08 09h46m por Manwe via mobile
    Tal e qual. É isso mesmo.
    Tens a certeza que não és do Sporting ? :)
    Eu se fosse
    2016-12-08 07h22m por maiaslb
    Sportinguista estava contente agora. O sporting se empatar na luz é campeao. O JJ é um arrogante mas de uma coisa ele entende, avaliar o seu plantel. O objetivo principal ainda esta intacto e eu diria mais perto, depois da derrota com o legia que é o campeonato. . . Nao sei é se o presidente do sporting gostou muito de ver dinheiro a voar com a derrota de ontem lol. O plantel do sporting nao é tao vasto e tem tanta qualidade como alguns acreditam e mesmo o Markovic foi uma solucao de recurso, falharam outras contratacoes. . .
    CO
    Um dos doentes sportinguista
    2016-12-08 06h47m por correiaalexis10
    Encontrei no FB:
    ADEPTO DO SPORTING AO LONGO DA CHAMPIONS
    REAL MADRID 2 - 1 SPORTING
    Que injustiça! Humilhámos a melhor equipa do Mundo. Saímos de cabeça erguida do Bernabéu e mostrámos a nossa raça à Europa do futebol. Orgulho!
    SPORTING 2 - 0 LÉGIA DE VARSÓVIA
    Lol fácil. Se fizemos gato sapato do Real Madrid, mal seria não ganhar a estes marrecos. Légia quê? Ahahah. A nossa luta é com o Borússia pelo segundo lugar do grupo. Isto foi só para cumprir cale...ler comentário completo »
    rmrfernandes
    2016-12-08 06h05m por Philippe_Coutinho_10
    O trabalho do Bruno não é assim tão estonteante no futebol.

    Mas depois de um Godinho os Sportinguistas contentam-se com isto.


    Ainda assim continuo a achar o BdC um bom presidente na secretária. Tem é de estar calado mais vezes e deixar de pensar que pode comer de cebolada os outros que andam nestas lenga lengas faz décadas.
    Jotas
    2016-12-08 03h21m por JHendrix via mobile
    A pensar no jogo com o Benfica desleixou se no último jogo europeu, ao ponto de ser eliminado de vez.

    Cada vez mais não passa de um cagão sem ambição para mais. Foi por isso muito bem despachado do Benfica. Porque para fazer avarias destas há treinadores mais baratos.
    SO
    rmrfernandes
    2016-12-08 02h10m por SOMOS_DOYEN
    Mais um titulo moral hahaha
    MA
    não posso
    2016-12-08 02h08m por Marcynho
    acreditar no que leio, estavam todos contentes com o desaire do Benfica e confiantes que iriam dar 2 ou 3, agora levam 1 e andam a dizer "muito bem" era isso mesmo assim estamos focados no campeonato tal como o ano zerado que se passou, parece que foram eliminados por vontade própria, para isso então porque se mataram a tentar ganhar o jogo?porque jogaram muito bem contra o Real?
    3-4-3?
    2016-12-08 02h00m por rymer6666
    A mim pareceu-me que foi mais um 3-5-1-1 ou 3-5-2 mas posso estar errado já que não sou especialista. . .
    PE
    Opiniões
    2016-12-08 00h56m por Pegasus
    Opiniões cada um tem a sua e felizmente não se é de um clube pelo que se ganha senão alguns clubes não existiam.
    Sou adepto do SCP mas não me revejo no presidente e muito menos no treinador e a minha convicção é que esta dupla não serve para o meu clube. Haja saúde para ver quantos campeonatos o SCP vai ganhar com eles!!
    PE
    Ilusão
    2016-12-08 00h34m por Pegasus
    Quinze anos sem ganhar, antes disso esteve 18 e este ano vai ser mais um ano em jejum ou acham que este plantel convence alguém??O SCP é o campeão das vitorias morais não passa disso o que este presidente trouxe foi ilusão nada mais e contra factos não há argumentos. Se este ano não ganharem o campeonato veremos se o dito apoio ao presidente se vai manter se este for reeleito!!
    rmvd
    2016-12-08 00h26m por senhor-doctor via mobile
    Espero que vivas longos anos para poder ver como as coisas podem mudar
    Pegasus
    2016-12-08 00h16m por senhor-doctor via mobile
    BdC pegou o Sporting quando teve a chama quase a ser apagada! No terceiro ano viu o clube com record de pontos! Desde o primeiro ano e com tempo que ganhou respeito quando antes todos batiam no SCP!

    BdC pegou o Sporting sem cultura de campeão, osso vem do dia para a noite?? Quando começar ai sim vai continuar a ganhar. O único ano aonde houve expectativa foi o último e corresponderam, mas como tinha dito foi o Benfica que conseguiu ser melhor (que antes de JJ era um desastre, sem cultura campeã).
    Bem tinha dito
    2016-12-08 00h13m por Philippe_Coutinho_10

    Não falemJ
    2016-12-07 01h16m por Philippe_Coutinho_10
    Como se o SCP já lá estivesse, perdem e ficam sem competições europeias esta época!
    PE
    Contas!
    2016-12-07 23h54m por Pegasus
    Quantos campeonatos ganhou BC no SCP ???Resposta à moda do charlatão . . bola. . bola, não fez melhor que os seus antecessores, vendeu jogadores por se terem valorizado no Euro e não no SCP porque o clube na Europa com este presidente não passa da cepa torta!!Alias mandou embora um bom treinador que ganhou a taça de Portugal para entrar um charlatão pago a peso de ouro!!Exibições e resultados a roçar a mediocridade valeu o Gelson a disfarçar a falta de qualidade colectiva em alguns jogos!Recor...ler comentário completo »
    JO
    Bah
    2016-12-07 23h29m por jorgefelino via mobile
    O Jesus é um ser humano muito primário. . . e isso é bom. . . não finge ser o que não é. . . tem capacidade para encaixar as derrotas. . . embora tenha limitações intelectuais acentuadas. . . o seu fraco é tentar fazer dos jogadores meras marionetes do seu ideal de futebol. . . limita muito a liberdade individual dos jogadores. . . e isso traz maus resultados. . . embora possa funcionar bem em certa alturas. . .
    JO
    Bah
    2016-12-07 23h23m por jorgefelino via mobile
    E o Benfica tem jogado um futebol bonito mas apenas com equipas muito inferiores. . . se ganhar ao Sporting domingo e merecer a vitória. . . tem o meu aplauso. . .
    JO
    Bah
    2016-12-07 23h21m por jorgefelino via mobile
    Sou lagarto mas não sou fanático. . . se o Benfica merecer ser campeão. . . fico feliz com isso. . . gosto de bom futebol acima de tudo. . .
    FA
    Ainda não aprendeu. . .
    2016-12-07 23h19m por famaaa
    Pois é, o Jesus durante a semana passada respondeu a perguntas de jornalistas a dizer que o sporting era candidato à Liga Europa , falou doutras equipas candidatas bla bla bla. . esqueceu-se que primeiro tinha um jogo para fazer e já apareceu no facebook de um jogador do Légia isso mesmo. . só lhes foi dar força. Ai Jesus. . aprende. .
    JO
    Bah
    2016-12-07 23h15m por jorgefelino via mobile
    Nada de mudanças na presidência. . . o Bruno da Carvalho não é um exemplo de pessoa a imitar mas tem energia para manter o Sporting na luta por títulos em Portugal. . . e capacidade de gestão financeira do clube. . . não vamos voltar ao passado catastrófico do Sporting nos últimos anos. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...