placardpt
    Dragões empatam na Dinamarca

    Tração para não patinar, escorregadelas para marcar

    Foi com sabor agridoce e sentimento bipolar que o FC Porto saiu de Copenhaga. Olhando ao desenho do grupo, e esquecendo que os dragões são claramente a equipa mais renomada das quatro, o empate foi mais um passo em frente para garantir o apuramento, se bem que, olhando o que a equipa produziu na segunda parte, ficou a sensação de que houve matéria suficiente para o triunfo.

    Faltaram os golos, como tem sido habitual, num relvado a merecer avaliação negativa e reflexão da UEFA, pois o espetáculo foi bastante condicionado pelo estado escorregadio da pista...

    30 minutos para apagar

    Podia ser mesmo assim. Para um adepto distanciado de paixões pelos dois emblemas, a primeira meia hora foi para mudar de canal. Para um adepto de Copenhaga ou FC Porto, foi de alguma apreensão, já que nenhum viu a sua equipa jogar o que é habitual.

    Ambiente que esmoreceu
    Parecia ser frenético o ambiente inicial provocado pelos adeptos da casa, mas nem eles resistiram ao pouco futebol e notou-se uma quebra com o decorrer do primeiro tempo.
    Um aspeto que tem uma explicação: o estado do relvado. Relva fraca, sem resistência e vítima da humidade tornou o tapete do jogo uma verdadeira pista escorregadia, com prejuízo para os dois lados (obviamente mais para a equipa que não está tão rotinada a jogar ali) e com muito prejuízo para o espetáculo.

    É verdade que uma igualdade beneficiaria mais os portistas, mas também não é menos verdade que havia a necessidade de uma resposta à amargura provocada pelo jogo em Chaves. Só que não dava para muito. O Copenhaga começou por exercer uma pressão alta que dificultou a saída portista desde trás e, depois, foi a tal questão do relvado, que não deixou que Otávio e Corona executassem como era esperado.

    Corona foi a surpresa de Nuno ©Global Imagens / Pedro Correia
    Óliver ainda foi exceção, tendo o espanhol sido o único a criar uma oportunidade no primeiro tempo para os dragões (aos 35'), depois de uma grande recuperação e um passe excelente para um André Silva que executou mal a finalização (o tal problema de que Nuno falava).

    Um pouco melhor foi o Copenhaga. Bem a explorar o lado esquerdo do ataque (Maxi não está no seu melhor) e o jogo aéreo no último quarto de hora, se bem que igualmente mal a finalizar, a equipa de Solbakken também não fez o suficiente para se achar que o 0x0 ao intervalo era desajustado.

    Segunda parte para... lamentar

    Que boas que terão sido as palavras de Nuno ao intervalo! As escorregadelas continuaram, o frio também, mas a atitude e, sobretudo, a inteligência foram tão diferentes...

    Com uma intensidade incomparavelmente superior e com um desenho muito mais benéfico para a criação - o até então desaparecido Otávio passou para o lado de Óliver e Jota caiu para a esquerda - a equipa azul e branca tornou-se muito mais perigosa.

    Jota passou para a esquerda na segunda parte ©Global Imagens / Pedro Correia
    O jogo portista tornou-se mais ágil e veloz e os dinamarqueses, órfãos dos seus dois avançados habituais (Cornelius e Santander), quebraram no meio-campo por causa do desgaste de Kvist e Delaney.

    As oportunidades surgiram, como consequência, só que o problema de Chaves continuou. A finalizar, não houve forma de dar com a rede, ora por mérito de Olsen, ora por má direção dos remates. E os lamentos foram vários, de André Silva a Jota, passando por um Corona muito bem nas deambulações, embora incapaz de acertar nos cruzamentos.

    O empate acabou por ter duplo sabor: foi interessante na perspetiva do apuramento, só que negativo para as aspirações de ainda chegar ao primeiro lugar do grupo - veremos se tal será mau no sorteio dos oitavos de final, onde o FC Porto tem tudo para estar.

    U Terça, 22 Novembro 2016 - 19:45
    Parken
    Milorad Mazic
    0-0
    Parken
    Parken
    Dinamarca
    Copenhaga
    Lotação38 065
    Medidas105 m x 68 m
    Inauguração1911
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    A Chave
    Intervalo: serviu para Nuno dar uma injeção diferente à equipa, que se apresentou com outra postura no segundo tempo, também por causa da passagem de Otávio para o meio e de Diogo Jota para a esquerda. Só faltou o golo.
    O Árbitro
    Arbitragem com alguma deficiência no lado disciplinar, com algumas incoerências, se bem que sem interferência direta no resultado.
    O Melhor
    Óliver Torres
    Grande jogo do espanhol num terreno que não lhe é propício. À falta de condições para jogar de pantufas, Óliver calçou a bota de cabedal para brilhar em igual dose no meio-campo e ser o motor que a equipa precisava. Na primeira parte, foi o mais esclarecido, na segunda manteve a toada numa equipa a subir de produção.
    O Pior
    Relvado
    Não sabemos ao certo que medidas tem a UEFA para casos destes, mas entendemos ser objeto de análise e de reflexão, pois o que se viu nos primeiros 30 minutos em nada abona a favor do espetáculo e foi um enorme potenciador de lesões desnecessárias para os intervenientes.
    Forma
    FC Kobenhavn
    2016/2017
    29J
    18V
    10E
    1D
    65-13G
    FC Porto
    2016/2017
    19J
    10V
    7E
    2D
    30-9G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto não empatava 0x0 na Champions desde 2012/13 (vs. D. Kyiv, fora).
    A última vez que o FC Porto empatara 3 jogos consecutivos tinha acontecido em 2014/15, com Lopetegui.
    Nos últimos 300 minutos, o FC Porto só marcou um golo.
    Nos 5 últimos jogos, o FC Porto somou 4 empates.
    3.º empate consecutivo 0x0 do FC Porto a jogar fora de casa.
    FC Porto soma o 3.º empate consecutivo.
    FC Porto não perde há 9 jogos.
    O Kobenhavn não sofreu golos nos 6 jogos já realizados em casa na UEFA esta temporada.
    Kobenhavn mantém-se invicto esta temporada a jogar em casa.
    Kobenhavn continua sem marcar qualquer golo em casa a equipas portuguesas.
    Kobenhavn continua sem conseguir vencer equipas portuguesas (6 jogos).
    FC Porto continua sem conseguir vencer na Dinamarca, após 4 jogos (3 empates e uma derrota).
    FC Porto adia o apuramento para a última jornada.

    Fotografias(35)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC KOBENHAVN
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    fcporto
    2016-11-23 11h47m por carvalhopaulista
    fcporto tem equipa muito má, culpa não é do NES mas apostar nos miudos Jota e Andre Silva q sao muito fracos, deviam contratar bons jogadores como Bas Dost ou Campbell pq os miudos em portugal nao têm qualidade precisam de rodar nos clubes pequenos
    Sobre o jogo e FCPaté ao momento
    2016-11-23 11h38m por BETUXA
    Antes de mais não se percebe como é possível ter um relvado naquelas condições miseráveis, a uefa não deveria permitir; os jogadores de ambas equipas passaram o tempo a escorregar.

    Por parte do FCP foi um jogo fraco, e porquê? Porque simplesmente não consegue marcar golos, que é o principal no futebol. Defensivamente a equipa está muito sólida, os centrais estão impecáveis -Casillas seguro e confiante, Filipe cada vez mais imperial e Marcano patrão absoluto (merece renova...ler comentário completo »
    KA
    NES
    2016-11-23 11h32m por kalaguta1944
    Sinceramente, e em defesa do NES, só ele sabe o porquê das suas opções. Aquilo que eu critico é o secretismo e falta de clareza que depois gera este tipo de mal-entendidos e suspeições. Partindo do princípio que as suas decisões e escolhas têm origem e motivos exclusivamente desportivo, aquilo que ele tinha de dizer era: eu sou o treinador e acho que o Brahimi não é quem mais pode oferecer à equipa.

    Mas vocês que o criticam duvidam que o NES deseja o melhor para o FCP? Eu n...ler comentário completo »
    NES
    2016-11-23 11h18m por iSMURF4
    Este tipo está a fazer exatamente a mesma porcaria que fez no Valência ao Feghouli. . . . deve ter algum problema com ARGELINOS. . . .

    põe-te a milhas daqui!


    Dava cá um jeito ter um Jesualdo para meter esta porcaria no ordem!
    Interessante
    2016-11-23 11h15m por iSMURF4
    Agora o Jackson Martinez faz falta não faz?

    Temos o que merecemos. . . .
    TMCosta
    2016-11-23 11h10m por iSMURF4
    Desrespeitou o clube? Quem o desrespeitou foram adeptos como tu!
    KA
    Tarik10
    2016-11-23 11h04m por kalaguta1944
    AMOR (em sentido lato) na forma de simpatia e de preferência comparativamente a outros, dirigido ao Ronaldo, ao Leonardo Jardim, Jose Mourinho, Vitor Pereira, Paulo Fonseca, Paulo Sousa, do Sporting, do Benfica e até do Porto. O meu amor é ao futebol desporto (o mais distante possível do negócio) a Portugal e aos portugueses. . . e ao Clube de Futebol Os Belenenses como é evidente.

    O amor e o ódio andam de mãos dadas, mas normalmente pego na outra mão do amor e caminha...ler comentário completo »
    KA
    Tarik10
    2016-11-23 10h49m por kalaguta1944
    E ainda bem que não é. Prefiro que o Belenenses desça de divisão do que ganhar (ou perder) à custa das negociatas e cozinhados em que se especializaram os 3 clubes mais poderosos do futebol português.

    Acertei em cheio na minha previsão do Slimani ser transferido para o Leicester e agora a lógica é a mesma relativamente ao Brahimi - e estou a referir-me ao facto de ser argelino. . . quanto à parte do cozinhado com o Leicester não possou de pura especulação. . . não acredito em bruxas, pero que las hay, las hay! :P
    FORÇA PORTO
    2016-11-23 10h44m por petitor
    Brahimi se tivesse desrespeitado existem processos internos pagam uma multa ficam dois jogos fora e voltam, agora como não há nada e fácil fazer de bode expiatório um dos grandes activos do clube, nem acho que fosse titular neste momento mas era o 12 jogador que podia trazer algo novo do banco e pode ir alternado com Corona e Otavio.

    11 para Belem por favor

    Casilhas
    Layun
    Filipe
    Marcano
    alex Telles
    Danilo
    Oliver
    ...ler comentário completo »
    KA
    Brahimi
    2016-11-23 10h29m por kalaguta1944
    Está a acontecer o mesmo ao Brahimi que aconteceu ao Quaresma com o Lopetegui.

    Na minha opinião podiam tentar colocá-lo no Leicester onde já há o Mahrez e o Slimani. Os ingleses pagam bem e em vésperas de jogarem com o Porto sem precisarem de pontuar nesses jogo, talvez se consiga cozinhar uma boa negociata. lol
    KA
    Porto
    2016-11-23 10h18m por kalaguta1944
    Que desilusão, mais uma.

    Ontem até ''pintei'' com riscas brancas o meu coração azul, mas em vésperas de jogar com o FCP no Restelo volto a ser APENAS E SÓ AZUL! Já estive a ver que nomearam o árbitro Manuel Oliveira do Porto para apitar o jogo. Enfim, já se sabia que o "quem não chora não mama" só funciona para alguns e contra alguns. . . e é este o futebol que temos. :(
    FORÇA PORTO
    2016-11-23 10h14m por petitor
    Algumas considerações:

    1. º Otavio infelizmente estava enganado no meio tem rendido menos que apartir da ala (vejam a entrevista de Abel Braga que o lançou no Brasil)

    Trio Atacante - Otavio, Corona e andre Silva mais fixo não pode andar a defender e a lutar em todo o lado.

    Meio campo - Oliver e Danilo indiscutíveis o terceiro medio seria entre Andre andre e Evandro penderia sempre mais para o português mas Evandro mostrou que tem qualidade e pode t...ler comentário completo »
    _ [. . . ] logic_
    2016-11-23 10h00m por DocSkills
    Não se arranjou um penaltizinho. . . ?
    Porto
    2016-11-23 00h57m por JHendrix via mobile
    O Porto só vai passar este grupo, porque o Leicester já está apurado e assim poupa se a trabalhos esforçados. Caso contrário era mais uma barretada do filósofo, num grupo digno de Liga Europa. . .
    FC Porto, oremos para pegar o Mônaco!
    2016-11-23 00h27m por joaolourenco33
    Vou"bater" na mesma tecla! Estamos esquecendo que a partir de 2018, a Champions mudará radicalmente. . . e os pontos dessa época valerão para 2018. . . . . estamo bem atrás da França e 1 ponto da Rússia( detalhe que a Rússia com, apenas, 5 clubes, que ajuda no somatório. . . pois os pontos são divididos pelo número de clubes e nós temos 6 clubes).
    FC Porto não está a jogar para passar das Oitavas. . . . torcemos para vir o Mônaco e, convenhamos, também será uma pedra!!!
    MaxPowerFCP
    2016-11-22 23h47m por Reus_t0p
    Jardel? Não é precisar recuar assim tanto no tempo, temos um que esta na China a jogar e que podíamos tentar o regresso dele, JACKSON MARTINEZ, que falta que nos faz.
    Era em Janeiro voltar Jackson e Quaresma.
    MA
    MaxPowerFCP e [. . . ] logic
    2016-11-22 23h10m por Manwe via mobile
    Já percebo melhor os comentários.
    Leio essa queixa várias vezes, e sinceramente, para mim era estranho.
    Obrigado
    MA
    MaxPowerFCP
    2016-11-22 22h49m por Manwe via mobile
    Tu não achas que o Brahimi é um gajo sem vontade nenhuma?
    (Isto é mesmo uma pergunta, sinceramente é a minha ideia, mas eu não sigo o Porto)
    Vejo muito comentários a pedir o Brahimi. . .
    IN
    Financeiramente xD
    2016-11-22 22h45m por InvictusV
    Quis dizer defensivamente
    IN
    Análise do Jogo
    2016-11-22 22h40m por InvictusV
    Bem como adepto do clube estou triste, muito triste por não ver as coisas correrem bem mas como adepto do futebol se visse a nossa exibição eu iria dizer: " Fogo esta equipa pode não estar a jogar bom futebol mas também não têm sorte nenhuma. ".
    Claro que não justifica uma exibição inteira mas aqueles lances junto à baliza do Copenhaga onde eu só via o golo, o golo estava lá mas não acontece e em condições favoráveis já tinha entrado mas está também a faltar essa sorte ao Porto.
    ...ler comentário completo »
    PI
    MaxPowerFCP
    2016-11-22 22h36m por Pirisca
    A LC é apenas para tentar ir o mais longe possível para amealhar a maior qtidade de dinheiro possível, pq mais uma eliminatória para a frente ou mais uma para trás acabam todas por cair.

    Na LE acho q qualquer uma das 3 pode estar entre as 5/6 principais candidatas, agora é uma questão de se "preferir" o plano desportivo, ou financeiro.
    PI
    Tarik10
    2016-11-22 22h31m por Pirisca
    Não disseste de forma clara, mas deste a entender, ou não deste?
    MA
    MaxPowerFCP
    2016-11-22 22h27m por Manwe via mobile
    Percebo o teu raciocínio.
    Estranho muito se o Porto não passar o grupo, é um grupo bastante acessível.
    Eu, o Benfica, fico mesmo f*did* se não ganha amanhã. . . É que a Liga Europa é um castigo. Muitos jogos, difíceis, porque aquilo tem exigência, e dá muito desgaste para o campeonato.
    Aquilo só é bom se tu desistires de ser campeão, tipo o Sevilla.
    PI
    Tarik10
    2016-11-22 22h26m por Pirisca
    Não estava de certeza em 29º, 75º ou 103º. . . . . . lol

    Não percebes q existe uma disparidade mto grande entre a qualidade das equipas do grupo do FCP para com as do SLB, isto já para n falar com o do SCP, q claramente era mto mais forte. . . .

    Tu dizeres q o grupo do FCP é mais complicado q o do SLB, era o mesmo q eu dizer que o do SLB é mais complicado q o do SCP.
    Qual a novidade
    2016-11-22 22h23m por klmmiranda via mobile
    Treinador fraco e dormente vai ser eliminado em casa . ja vimos isto no ano passado a precisar de vencer joga se pelo empate o pior vem depois eliminado por esses dois colossos europeus .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Oficial
    Anúncio feito pelo emblema portista
    Um dia depois de Pinto da Costa ter anunciado que tem um acordo com Sérgio Conceição para a sua renovação de contrato, até 2028, o FC Porto tornou a ...