PORTUGAL
Crónica
Vitória por 4x1 sobre a Letónia

Foi preciso um susto para manter a rota

2016/11/13 21:40
Texto por Duarte Monteiro

Foi com responsabilidade, um susto e apesar de tudo naturalidade que Portugal se despediu do dourado ano de 2016. No Estádio do Algarve, a seleção nacional soube interpretar a importância de mais um compromisso rumo ao Mundial da Rússia e mesmo sem grande brilho exibicional venceu a Letónia por 4x1. Com mais três pontos, Portugal mantém-se na perseguição à Suíça, líder do Grupo B.

Circulação à prova de ansiedade

Muita e boa circulação, assim entrou Portugal. Com André Gomes a assumir a batuta de maestro e os laterais – Cancelo e Guerreiro – virados para o ataque, a seleção portuguesa mostrou bem cedo que não estava para surpresas desagradáveis nem para ações precipitadas e ansiosas.

Em detrimento de uma elevada nota artística, os campeões da Europa privilegiaram a segurança de processos à espera do momento para materializar a superioridade natural. Aconteceu aos 27 minutos, quando Nani – que foi crescendo – tabelou com Ronaldo e acabou «varrido» por Maksimenko dentro da área da Letónia. Ronaldo assumiu e converteu o castigo máximo.

Jogar com o ritmo

Com o conforto da vantagem, Portugal passou a jogar com tempero no seu futebol. Baixou o ritmo, tirou o «pé do acelerador» e até permitiu à Letónia acercar-se da baliza de Rui Patrício numa ou noutra ocasião, sem que o guardião português se visse em real perigo. Mas até ao intervalo foi assim, sem pedras nem brilharetes pelo caminho.

Cenário que se alterou na segunda parte. Voltou a equipa mais intensa, agora com João Mário, André Silva e sempre Nani a aumentarem as rotações. Os letões encolheram novamente e o segundo golo de Portugal batia à porta; e podia ter entrado aos 59 minutos, novamente da marca dos 11 metros. João Mário fez a tabela com André Gomes que foi derrubado por Kluskins, mas Ronaldo mostrou menor eficácia e acertou no poste.

Quaresma «afastou» o escândalo

Na crença de que mesmo sem carregar as coisas se encaminhariam nasceu o susto da noite para Portugal. Sem nota nem aviso, a Letónia chegou-se à frente ao empatou, aos 67 minutos. Uma bola a «pingar» e um remate fulminante de Artur Zjuzins e estava feito. Do silêncio de uma exibição invisível, os letões tinham logrado a surpresa.

Estreia de William
Ao fazer o segundo golo de Portugal, William Carvalho não só devolvia uma vantagem imporante a Portugal como se estreava a marcar pela seleção nacional. Logrou-o à 29ª internacionalização
Uma surpresa que forçou os campeões europeus a reagirem. Fernando Santos já tinha trocado João Mário por Quaresma antes do golo do empate e foi quando se preparava para lançar Gelson Martins que a primeira substituição deu frutos. Excelente cruzamento de Quaresma da direita e William Carvalho a surgir de cabeça na pequena área para repor a vantagem portuguesa.

Um momento decisivo que afastou qualquer possibilidade de uma noite amarga no Algarve. Portugal continuou sem brilhar mas com Quaresma e Ronaldo em campo as hipóteses de golo são sempre elevadas; e assim foi, aos 85 minutos. Novo cruzamento do extremo do Besiktas, lance mal abordado pelo central da Letónia e Ronaldo, acrobático, finalizou para o 3x1.

Não era, no entanto, o ponto final. Já em período de compensação, Bruno Alves fez o quarto golo de Portugal, selando uma vitória que se expressou nos números mas que passou por um breve momento de calafrio. Está feito, venha 2017.

U Domingo, 13 Novembro 2016 - 19:45
Estádio Algarve
Bobby Madden
4-1
Cristiano Ronaldo 28' (g.p.) 85'
William Carvalho 69'
Bruno Alves 90'
Artūrs Zjuzins 67'
Estádio Algarve
Estádio Algarve
Portugal
São João da Venda - Loulé
Lotação30 305
Medidas107x72m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
VIDEOS
Lances Capitais
28´
GOLO Portugal
Cristiano Ronaldo marca de grande penalidade!
Cristiano Ronaldo marca o seu 6º golo na prova (3 jogos)
59´
Cristiano Ronaldo (Portugal) falha a grande penalidade!
67´
GOLO Letónia!
Artūrs Zjuzins marca
Artūrs Zjuzins marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
70´
GOLO Portugal!
William Carvalho marca
William Carvalho marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
85´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 7º golo na prova (3 jogos)
90´
+2
GOLO Portugal!
Bruno Alves marca
Bruno Alves marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 70. Já depois de Ronaldo ter falhado uma grande penalidade e da Letónia ter chegado ao empate, William Carvalho recolocou Portugal na frente do marcador, apenas três minutos depois do empate dos letões. Um golo importante e uma resposta imediata que evitou o desastre.
O Árbitro
O escocês Bobby Madden até teve algum trabalho, mas esteve bem nas duas grandes penalidades assinaladas a favor de Portugal. Mais estranho foi o timing do apito final; é certo que já estava na hora, mas Portugal galgava com muito perigo em direção à baliza de Vanins. 
O Melhor
Ricardo Quaresma
Decisivo na vitória de Portugal, apesar de ter entrado apenas aos 65 minutos. Depois do empate da Letónia foram dele os dois cruzamentos que recolocaram a seleção nacional no caminho dos três pontos. Primeiro para o golo de William Carvalho, depois para o «bis» de Cristiano Ronaldo. Mereceu, e bem, a ovação de pé que recebeu assim que entrou em campo.
O Pior
Sonolência temporária
Portugal pareceu sempre convicto da natural superioridade e isso valeu-lhe um valente susto aos 67 minutos. Numa altura em que os níveis de concentração baixaram, a Letónia empatou. A resposta foi imediata, mas não havia necessidade de sentir um calafrio numa noite que globalmente foi tranquila.
Forma
Portugal
2016/2017
3J
2V
0E
1D
12-2G
Letónia
2016
5J
3V
2E
0D
10-2G
Sabia que...by playmaker stats
Bruno Alves não marcava pela Seleção desde junho 2014 (golo ao México, num amigável).
A Letónia perdeu pela 1.ª vez fora de casa no ano de 2016, ao 5.º jogo.
13.º jogo consecutivo da Seleção Nacional sem perder em casa em qualificações para o Mundial.
5.ª vitória consecutiva em casa de Portugal em qualificações (Euros e Mundiais).
Portugal continua invicto no Estádio do Algarve (8 jogos).
Em 5 jogos frente à Letónia, Portugal marcou 15 golos.
Maior vitória de Portugal sobre a Letónia.
5.ª vitória em 5 jogos de Portugal frente à Letónia.
Nos 3 últimos jogos, Portugal marcou um total de 16 golos (média superior a 5 golos/jogos).
3.ª vitória consecutiva de Portugal.

Fotografias(35)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
LETÓNIA
Comentários (50)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BITW_OG
2016-11-14 23h44m por Triper
E qual é o problema de opiniões? Também o Mourinho há uns tempos dizia que esteve quase para trazer o Talisca para o Chelsea por ter qualidade mas o Benfica tinha sido mais rápido e agora é o que é.

Opiniões compram-se mas alguns falam de uma determinada forma quando dá jeito quer por respeito ao antigo ou presente patrão. No caso do Bayern e do Renato achas que tanto o treinador actual como o anterior iam cuspir no prato que ambos os alimenta/alimentou? Só se fossem parvos. ler comentário completo »
qwer80
2016-11-14 13h51m por JAOF
ok. . . ele tem. . . então demora a soltar a bola e assim permitindo ao adversário se reorganizar defensivamente. . . de propósito. . .

. . . nas recuperações defensivas, chega atrasado ou não consegue colocar para fazer cobertura. . . de propósito. . .

. . . então é pior ainda, ele trava o ataque português e depois não dá a cobertura defensiva adequada de propósito. . . tem um ódio a Portugal ou é pago para prejudicar Portugal!?

PS:
...ler comentário completo »
bludouro
2016-11-14 13h31m por TomPen94
Que sistema mais complicado. Ignorar os resultados contra o último classificado até tem o seu raciocínio mas acaba por complicar algo que devia ser fácil de se calcular e no fim acaba por minimizar aquilo que uma equipa consegue em campo, pelo que não faz muito sentido.

Mas enfim, é a FIFA que manda, por acaso não sabia do critério de ignorar resultados contra o último, obrigado pela explicação.
QW
Jaof
2016-11-14 13h27m por qwer80 via mobile
O william não tem inteligência tática/visão de jogo? Epa, chega de internet por hoje. Oh rapaz, vai aprender a ver futebol, isso é quase dizer que o messi joga melhor a lateral esquerdo do que a "10"
Algumas questões esclarecidas . . .
2016-11-14 13h18m por bludouro
A Taça das Confederações da FIFA: a disputar entre 17 de Junho e 2 de Julho de 2017, irá contar com a participação de Portugal - sob o estatuto de campeão europeu; a anfitriã - Rússia; a campeã mundial - Alemanha; o bi-campeão da Copa América - Chile; o campeão da CONCACAF - México; Austrália e Nova Zelândia - as respectivas campeãs de Ásia(!) e Oceania; e o campeão africano. O último, por apurar, será conhecido apenas em Fevereiro de 2017, após a realização da CAN, cuja edição contará co...ler comentário completo »
Do sono ao choque à goleada . . .
2016-11-14 11h33m por bludouro
Ontem a Equipa das Quinas fez um jogo geralmente (ou seja, pelo menos 75% deste) sonolento, ao ponto de irritar. Ganhou (e até goleou) por dispor de individualidades superiores às do adversário, mesmo que o jogo do colectivo fosse (quase) sempre previsível.

Portugal - presumívelmente por ser fiel ao plano de jogo de Fernando Santos - teima em parecer uma equipa que julga que um partida fica decidida pela vantagen de 1-0, o que já contra uma equipa com argumentos inferiores ...ler comentário completo »
Verticalix
2016-11-14 10h58m por JAOF
Sobre William. . . foi exactamente como foi comentado (excepto a parte de "bate-lhe na cabeça"). . .
. . . devido a maneira como o jogo se desenrolou, não era preciso um trinco (Adrien, por exemplo, era mais útil que William), mas isto só se vê depois do jogo começar, pelo que o 11 inicial não merece grandes reparos. . .
. . . em vez de um trinco, o que dava mesmo jeito era um pivot, algo que William se auto-intitula de ser. . . MAS NÃO O É. . . e essa foi parte do jog...ler comentário completo »
valter_reis_99
2016-11-14 09h56m por demonflair
Concordo no que dizes! O clubismo consegue ser mais mediático que vermos a nossa seleção campeã da Europa. . .

Quanto ao jogo. Golo do empate é ridículo. . . Bruno Alves fica tipo uma estátua a ver o avançado a chutar, tem de ser o Fonte a emendar, que obviamente chega tarde pois não é a posição dele. Já é tempo de convocarem Ruben Semedo.

André Gomes a evoluir! Prefiro vê-lo no meio campo, do que vê-lo preso numa ala.
Para a ala esquerda temos Nani,...ler comentário completo »
NO
jogo
2016-11-14 09h53m por notaartistica
é um daqueles jogos que nao me da gosto nenhum ver, mais parecia um treino. jogo de uma equipa a trocar lentamente a bola para os lados e para tras e outra equipa a meter-se no buraco. tive que mudar algumas vezes de canal porque estava a custar ver aquilo. valeu pelo resultado mas o jogo em si foi aborrecido, tirando o quaresma que entrou e partiu aquilo tudo acho que mais ninguém mereceu grande destaque nem positivo nem negativo.
BITW_OG
2016-11-14 01h12m por Triper
Eu comentei com base no que vi e foi isso que vi na 2ª parte: um Cancelo que não existiu. Se jogou melhor na 1ª parte isso não sei.
O que vi dele foi estar parado ao lado do Quaresma (por vezes perguntava-me se ele estava à espera de ordens dele tipo tropa) e outras vezes subir para depois acabar parado na entrada da grande área sem saber o que fazer.
É que ele nem sequer notava que quando ele subia demais, e ficava tipo boneco na grande área, ficava um buraco gigante por detr...ler comentário completo »
Portugal 4x1 Letónia
2016-11-14 01h05m por valter_reis_99
Primeiro uma pequena nota!: É com tristeza que vejo que uma crónica de um jogo da seleção de todos nós tem apenas 71 comentários 3 horas após o apito final, enquanto um jogo de clubes por esta hora já iria perto dos 200. . . ainda pra mais quando a maioria comenta para criticar ou tentar desvalorizar a vitória do rival do seu clube. . . #Só [. . . ] sEspalhadasPeloSite! Quanto ao jogo foi um jogo em que a Letónia apesar de jogar num bloco baixo fazia a pressão muito alta ao portador da bola c...ler comentário completo »
Melhor momento do jogo
2016-11-14 00h57m por TomPen94
Foi o segundo golo. No início da jogada o William passou a bola para o lado direito em vez de rematar (o que parecia bastante favorável do ângulo onde estávamos). Um senhor atrás de mim passou-se com o William usando todo um leque de insultos que fariam o Donald Trump orgulhoso. Segundos depois dá golo e para adicionar à ironia foi o William que marcou. Fartei-me de rir.

Admito que não foi uma noite feliz para o William mas chegar ao ponto que aquele homem chegou é completame...ler comentário completo »
OR
Football player
2016-11-13 23h17m por orgulhomerengue via mobile
Danificada graças ao ronaldo?? Amigo não podias estar mais enganado . . . sstou em Italia e mal digo wue sou português eles gritam Ronaldo. . é assim em todos os cantos do mundo.
P0
Portugal
2016-11-13 23h03m por P0P1
Para mim o Adrien deve ser titular nesta seleção. O Renato também podia ter mais minutos contra estes adversários mais modestos ou fechados. A Letónia sempre com uma postura muito defensiva, não era fácil. Ainda por cima depois conseguiram fazer o 1-1 e assustaram. Valeu a rápida resposta por William. Quaresma entra sempre muito bem, é um suplente essencial. Gelson e Renato entraram bem também. Também gostei do André Silva e William. O Ronaldo sempre à procura do golo lá continua a faturar, que é o que importa.
iSMURF4
2016-11-13 22h39m por RQ7T
Obrigado.
Caso o critério de desempate seja a diferença entre golos marcados e sofridos favorece-nos bastante já que neste momento temos 13 golos positivos e Suiça tem 6 golos positivos.
gunner18
2016-11-13 22h35m por fcporto4ever123
Quem diz q Ronaldo esteve mal e André Silva mal não deve ter visto o msm jogo q eu
RQ7T
2016-11-13 22h33m por iSMURF4
Penso que só se apura diretamente para o Mundial o 1º classificado.

e o critério de desempate acho que é a diferença entre golos marcados e sofridos (pelo menos o comentador disse assim. . . )
footballplayer_ 10
2016-11-13 22h31m por jpsq
Falou e disse. Muito bem concordo plenamente essa por muito que custe a muita gente é a verdade nua e crua. Pena é isso prejudicar a nossa seleção.
dragaopausado
2016-11-13 22h29m por iSMURF4
Obrigado.
Alguém pode me dizer se faz favor
2016-11-13 22h28m por RQ7T
Se o melhor 2º classificado têm qualificação direta para o Mundial e qual é o primeiro critério de desempate em caso de igualdade pontual, o confronto direto ou a diferença entre golos marcados e sofridos.
soudapovoa
2016-11-13 22h27m por fcporto4ever123
Deves ter visto os últimos jogos do Danilo pra dizer isso. . .

iSMURF4
2016-11-13 22h24m por dragaopausado
Portugal, Russia, Chile, Alemanha, Austrália, Mexico, Nova Zelandia.
Que porcaria de jogo
2016-11-13 22h22m por Triper
Vou ser sincero e dizer que só vi a segunda parte (e desisti de ver assim que foi para descontos pois já estava a vitória garantida) mas daquilo que vi até deu pena pois parecia uma equipa que pensava que o jogo já estava feito com o 1-0 quando tinha obrigação de já estar a golear no começo da 2ª parte.

Nota menos:
- Ronaldo (como dizem aqui outros: é excelente jogador e marca muitos golos mas mete nojo o pessoal pensar que só ele tem capacidade de marcar quando há gente s...ler comentário completo »
William
2016-11-13 22h20m por fcporto4ever123
Muito lento a virar o jogo, grande culpado no primeiro golo e ainda há quem lhe chame homem do jogo
Orgulhomerengue
2016-11-13 22h16m por FIFAforever_returns2
Mesmo!
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Oficial
Avançado marroquino
O Vitória FC continua muito ativo no mercado e esta quarta-feira apresentou mais um reforço, desta feita para o ataque.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
SN
SnapYoda 27-06-2019, 01:32
JustaCausa 27-06-2019, 01:32
moreno07 27-06-2019, 01:25
O_
o_imparcial 27-06-2019, 01:23
O_
o_imparcial 27-06-2019, 01:19
O_
o_imparcial 27-06-2019, 01:17
O_
o_imparcial 27-06-2019, 01:11
freskas 27-06-2019, 01:11
ZE
Ze_Marnoto 27-06-2019, 01:09
TO
Torinha 27-06-2019, 01:06
MI
Mika2000 27-06-2019, 00:59
Ultras-__FCP 27-06-2019, 00:51
AJ
AJcompsHD2 27-06-2019, 00:51
TA
Tantoscasos 27-06-2019, 00:48
DECO_10_10 27-06-2019, 00:47
mafraFCP 27-06-2019, 00:45