Liga Portuguesa
Crónica
FC Porto escorrega na casa do Vitória

Dragão perdulário não teve um Bonfim em Setúbal

2016/10/29 20:13
Texto por Rodrigo Coimbra

Ponto final! Terminou em Setúbal o bom momento do FC Porto no Campeonato português. A equipa de Nuno Espírito Santo escorregou na casa do Vitória de Setúbal (0x0), não conseguindo desfazer o nulo ao longo dos 90 minutos. Há 11 anos que o Vitória não conseguia um resultado positivo frente aos dragões, mas Couceiro conseguiu quebrar o enguiço e colocar um ponto final na série de 27 vitórias consecutivas dos azuis e brancos perante a equipa de Setúbal.

A lei do desperdício do primeiro ao segundo tempo

Dia Mundial do AVC
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional assinala nesta jornada o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, nesse sentido, as equipas de Vitória de Setúbal e do FC Porto entraram em campo com uma camisola alusiva a esta iniciativa. «O jogo da sua vida» é a frase escolhida para assinalar e data e alertar as pessoas para os primeiros sintomas e os cuidados a ter perante um AVC.
O intervalo chegou na melhor altura para a equipa do Vitória de Setúbal. Os últimos 20 minutos da primeira parte foram um verdadeiro sufoco para os homens de José Couceiro, que não conseguiram travar o ímpeto ofensivo dos azuis e brancos. Após um início bem dividido a meio-campo, mas sempre com o FC Porto a ter mais bola que a formação da casa, os dragões aceleraram perante um Vitória com dificuldades na construção.

Não houve discernimento necessário dos azuis para levaram a vantagem para o intervalo. Óliver dispôs da primeira grande oportunidade, aos 25 minutos, após erro crasso de Nuno Pinto, mas o internacional sub-21 espanhol não conseguiu levar a melhor sobre Bruno Varela. A jogada e o passe de Diogo Jota mereciam melhor finalização por parte do camisola 30. A partir deste momento, sucederam-se as ocasiões desperdiçadas pelos visitantes.

Imperou a lei do desperdício, tendo como outros protagonistas Jota, Herrera, Otávio e Layún, que não foram capazes de concretizar em golo as várias jogadas de entendimento do conjunto azul e branco. Iker Casillas foi um mero espectador na primeira parte, muito bem guardado por Felipe e Marcano – os centrais revelaram um entendimento perfeito.

Varela e a arte de travar grandes

Golo anulado a Fábio Cardoso
Corria o minuto 77 quando Fábio Cardoso colocou a bola no fundo das redes de Iker Casillas. O cabeceamento certeiro do jovem central foi, no entanto, anulado pelo árbitro João Pinheiro, numa decisão que nos parece acertada
O favoritismo do FC Porto fazia antever aquilo que se passou neste início de noite no Estádio do Bonfim. Os dragões chegaram com maior frequência à área dos sadinos, mas a verdade é que nunca foram felizes, fruto da segurança defensiva da equipa de Couceiro e de uma noite inspirada de Bruno Varela.

O internacional olímpico por Portugal já tinha protagonizado uma excelente exibição frente ao Benfica, a 21 de agosto, na segunda jornada da Liga NOS, e voltou a estar em destaque frente a um grande, esta noite diante do FC Porto, no Bonfim. Aos 54 minutos, Varela negou com uma defesa soberba o golo a Diogo Jota.

Os sadinos foram crescendo de forma gradual, ainda que o FC Porto dominasse a partida, e Fábio Cardoso colocou os azuis e brancos em sentido, quando, aos 77 minutos, colocou a bola no fundo das redes de Casillas, num lance bem anulado pelo árbitro João Pinheiro. Seguiu o FC Porto no comando da partida, mas sempre muito displicente e sem conseguir desfazer o nulo. Termina assim o bom momento da equipa de Nuno Espírito Santo no Campeonato português e o Setúbal volta a roubar pontos ao FC Porto, onze anos depois.

U Sábado, 29 Outubro 2016 - 18:15
Estádio do Bonfim
João Pinheiro
0-0
Estádio do Bonfim
Lotação18 642
Medidas107x69
Inauguração1962
FaseCampeonato
JornadaJornada 9
VIDEOS
A Chave
Minuto 54: Bruno Varela nega o golo a Diogo Jota com uma excelente intervenção. O jovem guarda-redes dos sadinos impediu um golo praticamente certo ao atacante dos azuis e brancos.
O Árbitro
João Pinheiro começou bem a partida, mas terminou com um lance muito discutível na área sadina. Nesses lances, como por exemplo o golo anulado a Fábio Cardoso (77 minutos) e umalegado penalty não assinalado a Otávio (84 minutos), o juiz da Associação de Futebol de Braga decidiu bem no primeiro lance, mas no segundo ficam grandes dúvidas.
O Melhor
Bruno Varela
Excelente! Bruno Varela voltou a ser figura de destaque na baliza sadina. O internacional olímpico esteve instransponível, com destaque para as defesas a remates de Otávio (25 minutos) e a Diogo Jota (54 minutos). O Vitória voltou a roubar pontos ao FC Porto onze anos depois e muito o deve a Bruno Varela.
O Pior
Herrera
Exibição muito discreta do médio mexicano. Não acrescentou nada ao conjunto de Nuno Espírito Santo e isso custou-lhe a substituição - saiu aos 61 minutos, dando lugar a Corona. Não conseguiu transportar a equipa para a frente, tal como era sua obrigação.
Forma
V. Setúbal
2016/2017
11J
3V
5E
3D
10-9G
FC Porto
2016/2017
15J
9V
4E
2D
28-8G
Sabia que...by playmaker stats
28 jogos depois, o V. Setúbal pontua frente ao FC Porto; em 2005 Luís Norton de Matos empatou (0-0) no Dragão
Foi a 29 de Outubro de 2005 (11 anos) o último empate a zero entre as duas equipas (2005/06 no Estádio do Dragão)
O V. Setúbal está há 617 minutos sem marcar qualquer golo frente ao FC Porto (todas competições)
V. Setúbal está há 6 jogos consecutivos sem marcar qualquer golo ao FC Porto, é o pior registo da história do clube frente aos Dragões
V. Setúbal não vence há 6 jogos consecutivos, está na sua pior série na Liga (3E 3D)
FC Porto não cedia pontos no Bonfim desde 1997/98 (1-1) com golos de Amaral (47') e Mário Jardel (74')
V. Setúbal conquistou 2 pontos dos 10 somados até ao momento a Benfica (na Luz) e a FC Porto (no Bonfim)
FC Porto volta a empatar na Liga e novamente a zero bolas (Tondela e V. Setúbal)
É a pior pontuação do FC Porto à 9.ª jornada (20 pts) desde 2009/10 com Jesualdo Ferreira no comando técnico
Apesar do empate, o FC Porto entra na melhor sequência de jogos sem perder nesta temporada (5)
HISTÓRICO!!! Desde que a vitória vale 3 pontos (95/96), esta é a maior diferença pontual do FC Porto para o Benfica (5 pts) à 9.ª jornada
Para encontrar uma diferença pontual de 5 pts à 9.ª jornada entre FC Porto e Benfica é preciso recuar até à época 75/76, ou seja, há 41 anos
É a 2.ª vez esta época, que o Benfica consegue ganhar pontos na mesma ronda a FC Porto e Sporting (5.ª e 9.ª jornada)
É a 2.ª vez que o FC Porto chega ao intervalo com uma igualdade a zero bolas (fora) na Liga NOS 2016/17 (Tondela e V. Setúbal)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. SETÚBAL
EMPATE
FC PORTO
Comentários (80)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Drogaoazul 18
2016-10-30 15h03m por petitor via mobile
Bom comentário, esse projecto que falas a 6 anos só se iniciara dentro de 4 anos com a nova direcção. Até lá não vamos sair muito disto. Ir a Champion, fazer épocas razoáveis mas não chegamos a estrutura actual do benfica muito forte dentro de campo, e tudo montado fora de campo
AD
Somos uns passarinhos
2016-10-30 14h18m por Adepto
Como é possível.
RU
Urgente!
2016-10-30 14h07m por RubenPirlo via mobile
Em Janeiro ir buscar um extremo de ir à linha cruzar e um 8, vender o Herrera!!
estaramostar
2016-10-30 13h48m por iSMURF4
O problema será mesmo esse:

Vencer-vos. . .
Porto
2016-10-30 13h00m por dragaoazul_18
Eu avisei para nao deitarem foguetes antes da festa e o mesmo se aplica a todos. O Campeonato ainda esta no inicio e haverá muitos pontos perdidos. Nao interessa como começa mas como acaba. É verdade que o Benfica esta mais forte e isso deve se a muitos factores, que infelizmente no Porto foi se perdendo. O benfica tem uma estrutura forte ( quer gostem ou nao ) e tem uma coisa que o Porto nao tem , UMA equipa BASE. Podem perder 1 / 2 jogadores mas tem logo substitutos para entrarem logo p...ler comentário completo »
Portistas
2016-10-30 12h14m por Tomaz360
Não desistam já. Não criem um cancro sem cura tão cedo, ao infetar os portistas com odeio pelo treinador, jogadores e direção, os órgãos mais vitais do nosso clube. Temos de os alimentar até ao fim. Não estamos longe de festejar um campeonato e no mínimo, peço que reconheçam a evolução que temos tido. Estamos melhor é verdade. O Marcano está muito melhor. O Felipe, o Otavio e o Oliver vestiram azul como se já cá jogassem há anos. O André Silva tem tudo para florescer. Em nada estamo...ler comentário completo »
ESTE MAXPOWER
2016-10-30 11h49m por manso98afl
Só mesmo os da sua espécie (MadMax ou Tarik) para lhe darem trela, cada vez mais acho que ele foi violado por um benfiquista em pequeno e daí o ódio e a obsessão doentia que ele tem com o Benfica. Eu dava-lhe conversa mas não perco tempo com fanatismos.

Vê-se mesmo que passa noite e dia a preparar a sua conspiração do dia porque todos os comentários que ele posta no 00 têm sempre as seguintes palavras "Benfica" e "vermelhos", não é normal isto. Quanto aos restantes comentário...ler comentário completo »
Senas lamentáveis (fcp)
2016-10-30 11h43m por joaogalo
O futebol moderno já não se compadece com aquelas senas lamentáveis no final do jogo Vt. Setúbal - F. C. Porto, com quase todos os jogadores portistas a pressionar a equipe de arbitragem, fazendo lembrar os tristes anos que em pleno jogo, Paulinho Santos, Jorge Costa, etc etc etc, corriam atrás do árbitro José Pratas empurrando-o e pontapeando-o. Esta atitude não limpa o fraco desempenho evidenciado nos 94 minutos. . . simplesmente lamentável.
HA
[. . . ] logic_
2016-10-30 11h32m por Halibut
só não concordo com a parte do brahimi, porque mesmo o jota não sendo nosso, é um jogador virtuoso, que sabe jogar individualmente e colectivamente, coisa que o brahimi lhe custa a fazer. . . antes preferia que jogasse o corona, mas são opiniões claro.

agora acho que toda a gente vê a questão herrera, não dá fluidez ao meio campo, "encrava" o jogo. . ou porque demora, ou porque faz passes errados, ou porque tenta jogar individualmente, reconheço-lhe também profissiona...ler comentário completo »
HA
RGGV25
2016-10-30 11h25m por Halibut
sim, mas mesmo não jogando ao nível do costume não jogou assim tão mal. . .

para mim não me interessa se o herrera se queixa aos árbitros etc etc, quero é que ele renda a jogar futebol, coisa na qual é muito inconstante, alguma vez ele faz esquecer o moutinho? (é que ele foi contratado para isso, até hoje que não temos um médio centro capaz de organizar o jogo, o herrera não é esse o jogador, aquele que segura, pauta o jogo, e distribui com qualidade). . . é só uma das ...ler comentário completo »
HA
Porto
2016-10-30 11h05m por Halibut
o maxi é um desperdicio estar no banco, enquanto o herrera joga!!

nuno tira as palas e mete o layun como médio interior direito, posição que ocupa agora o herrera. . .

é que o layun tem tanta ou mais resistência que o herrera, e depois tem tudo melhor que o herrera. . . qualidade de passe, remate muito bom, leitura de jogo bem superior, distribui jogo muito melhor, acho que estamos aqui a perder a oportunidade de jogarmos melhor. . . e o andre andre também merece jogar.
HA
nuno
2016-10-30 10h40m por Halibut
tenta meter o layun a jogar na posição do herrera (é bom no passe, bom remate, cruzamentos, raçudo, lê bem o jogo, tem resistência), não custa nada experimentares já com o brugge, é que o herrera tem sido um zero à esquerda. . . o andre andre não sei em que condições anda, mas eu apostava no layun no meio campo, senão que entre o andre andre, o herrera já devia ter sido vendido quando tivemos oportunidade.

CASILLAS
TELLES
MAXI
FELIPE
MARCAN...ler comentário completo »
AL
2004gomes
2016-10-30 10h08m por AlvaroMoreiraa1
concordo que ele deve ser benfiquista e isso e é inaceitavel nomear um arbitro assim antes de um classico. ja em alvalade fomos roubados os treinadores calam-se mas eu nao. esse arbitro nao deve ter tido estudos para ser arbitro para nao saber assinalar um penalty clarissimo sobre otavio e o setubal fazer anti-jogo e ele da 4 minutos em vez de 5 e nem deixou fazer a ultima jogada do jogo que ainda estava dentro dos 4. so o benfica e que nunca e roubado uauu que coincidencia enorme
Facto
2016-10-30 09h47m por 2004gomes via mobile
O facto é que este árbitro é Benfiquista e quem vive em Braga sabe isso.

Acho simplesmente ridículo nomear um árbitro tão parcial antes de um Clássico.

Só demonstra que este regime de nomeações é uma miséria para o nosso futebol.

Mas como quem apoia é beneficiado. . . Calam se.
AL
joao pinheiro
2016-10-30 09h30m por AlvaroMoreiraa1
o sr. joao pinheiro devia ser desclassificado. 1º-NAO sabe distinguir a honestidade no futebol e beneficia o benfica. e incrivel aposto que se forem ver a casa deste sr ja recebeu uma prenda do benfica. mas como sou generoso empresto-lhe uns oculos e um pc para ele ver se ha ou nao penalty. mas na proxima jornada nem o arbitro salva o benfica do DRAGAO
Ai Porto. . .
2016-10-30 09h29m por ACastro6
Vou insistir no que já tenho falado, se jogamos em 4-4-2, não dá para jogarmos com este 11, é impossível! Falta-nos alguém criativo naquele lado direito, temos qu jogar com Corona ou Brahimi na meia direita, estou farto de ver Herrera lá!

Telles este jogo esteve melhor nos cruzamentos, falta afinar os posicionamentos do AS, houve alguns lances de perigo que podiam ter dado golo se tivesse havido coordenaçao. . . De resto muito mal na finalização equipa, muito mal. . Não...ler comentário completo »
00
Jogo e polémicas - os 3 grandes
2016-10-30 09h19m por 000
Para mim é inconcebível atualmente, em equipas como são as dos 3 grandes, com plantéis muito superiores aos demais, que uma equipa se queixe da arbitragem, em vez de fazer o seu trabalho, que em 95% das vezes e sem azares deveria ser ganhar sem espinhas. Não houve alguém, Benfica incluído, que não tivesse protestado contra a arbitragem quando perdeu. Acho isso inadmissível. Tendemos a culpar os outros em vez de olhar para dentro. Os nórdicos não são assim, e isso explica muito da dif...ler comentário completo »
Justo!
2016-10-30 08h37m por boixos_nois via mobile
Quando se joga um jogo a pensar noutro, dá nisto.
PR
A culpa é do Benfica
2016-10-30 08h03m por Pregador
O porto empata. Um plantel com défice de avançados, com médios criativos que oscilam muito na sua produtividade, menos Octávio, mais Oliver Torres e Herrera. A culpa é do Benfica. Uma gestão da equipa no minimo duvidosa, com o caso Brahimi e alguma agitação do caso Helton. A culpa foi do Benfica. O anuncio já oficial que vai ser necessário vender uns quantos jogadores para pagar as churudas comissões dos administradores. Comissões muito exageradas que sempre existiram mas que ficaram a...ler comentário completo »
AU
Sou do Benfica !
2016-10-30 01h57m por Aurelio_Carvalho
Não vi jogo mas pareçe pelos comentários ser do género daqueles que a bola não quis entrar, pelo que não comentar sobre algo que não vi, apenas fiquei com essa ideia.
O que quero dizer é muito simples.
Esta Jornada foi muito benéfica para o Benfica pois o Porto ficou a 5 pontos e o Sporting ficou a 7 pontos, mas isto apenas nos trouxe conforto para a próxima jornada em que ficamos menos pressionados. Contudo uma vitória do FC Porto não deixa de ser natural ou se quiserem norm...ler comentário completo »
WE
choradeira
2016-10-30 01h19m por Weezard
Esta secção de comentários já parece um berçário, tal a quantidade de chorões. É mesmo típico de perdedores meter as culpas em terceiros quando as coisas não correm de feição. Depois, como continuam a achar que estão a fazer tudo bem, não deixam de ser perdedores.
Continuem neste caminho, para mim tá óptimo!
FA
Tarik10
2016-10-30 01h57m por famaaa
Uma investigação séria? Como a do apito dourado que não deu em nada?
RV
0-0
2016-10-30 00h41m por RVM
Eu queria comentar o empate do Oporto com o Setubal, mas nao sei desenhar. . .
Setubal x Porto
2016-10-30 00h38m por freskas via mobile
Arbitragem nao foi boa e o setubal nao quis disputar o jogo mas o Porto nao foi eficaz tem muitos jogadores demasiado jovens tambem principalmente no ataque e falta alguma matreirice na equipa e sangue frio para resolver o jogo
PE
grande jogo!
2016-10-30 00h25m por PedroS_2312
Das melhores exibições que o porto fez desde o inicio da época, só faltou mesmo marcar.
Isso deveu-se á ineficácia dos jogadores, á qualidade da outra equipa mas também ao facto de o arbitro empurrar o jogo a favor do setubal.
OUTRAS NOTÍCIAS
Copa América
Venezuela e Peru atrás do Brasil
Foi sem golos e com pouca história que a Venezuela e o Perú entraram na Copa América deste ano. Os dois países empataram sem golos e ficam assim empatados no segundo lugar ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CR28 15-06-2019, 22:24
YA
Yazapeyroteu 15-06-2019, 22:21
ONDAZZUL_1919 15-06-2019, 22:16
_El-Guito_ 15-06-2019, 22:15
_El-Guito_ 15-06-2019, 22:14
freskas 15-06-2019, 22:08
DA
Daniele 15-06-2019, 22:06
freskas 15-06-2019, 22:02
YA
Yazapeyroteu 15-06-2019, 21:59
_V
_Verdade_Pura_ 15-06-2019, 21:54
WE
weareporto 15-06-2019, 21:51
freskas 15-06-2019, 21:50
GloriosoEncarnado 15-06-2019, 21:47
YA
Yazapeyroteu 15-06-2019, 21:46
SLBcampeao37 15-06-2019, 21:46
JS
jsilva77 15-06-2019, 21:44