PORTUGAL
Crónica
Portugal entra a perder na qualificação

Mau começo... bom prenúncio?

2016/09/06 21:44
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Portugal entrou a perder na qualificação para o Mundial da Rússia, tal como tinha acontecido há dois anos frente à Albânia, na caminhada para o Europeu que foi conquistado. Sem Cristiano Ronaldo nem Renato Sanches, a turma de Fernando Santos pagou caro dois erros a meio do primeiro tempo. Quaresma, último a ser lançado, ainda conseguiu agitar o jogo, só que foi curto para evitar que o Engenheiro registasse a sua primeira derrota por Portugal em jogos a contar. Passo em falso no arranque, mas que (ainda) não é motivo para apreensão - ainda que faltem muitas coisas a esta equipa.

Relógio suíço acertado

Dupla surpresa
Eram esperados João Mário e Quaresma no onze, só que surgiram Bernardo Silva e Éder, num regresso ao 4x3x3 mais clássico da seleção.
Quem acionou o despertador foi Bernardo Silva. Uma das novidades de Fernando Santos no onze, no apoio a Éder com Nani do outro lado, foi o primeiro a ameaçar Sommer e a tentar condizer no marcador uma melhor entrada de Portugal em jogo.

Só que o alarme serviu à equipa suíça. Sem a estrela Shaqiri (tal como Portugal se apresentou sem Cristiano Ronaldo ou Renato Sanches), o conjunto helvético demorou a perceber como canalizar o seu jogo, mas teve em Embolo a chave, já que o camisola 7, habitual referência de ataque, apareceu a deambular no terreno, deixando a frente para um Seferovic mais posicional e que prendia os dois centrais lusos.

Essa movimentação do jovem suíço acabou por ser decisiva na forma como a Suíça se adiantou no marcador, muito porque William e Adrien não se sentiram totalmente confortáveis com o elemento estranho que foi Moutinho - não pela qualidade, mas pela falta de rotina com os dois sportinguistas, o que fazia com que muitas vezes o trio não ocupasse o espaço certo no campo, proporcionando desequilíbrios do adversário quando aparecia no último terço.

Eficácia
É verdade que a Suíça teve mais bola e foi mais dominadora a meio do primeiro tempo, mas foi sobretudo a eficácia a mandar: em três remates à baliza (um deles no livre que deu no primeiro golo), dois golos.
Portugal entrou subido, depois desceu no terreno, deixou a equipa da casa crescer e ganhar confiança e acabou por se desconcentrar de forma fatal, sofrendo dois golos que complicaram, e muito, a discussão pelos primeiros pontos da qualificação.

Ainda houve reação na reta final da primeira parte, que foi muito melhor pelo corredor esquerdo (Guerreiro e Nani) do que pelo direito (Cédric não acertou cruzamentos e Bernardo Silva eclipsou-se muito rápido). Mas sem a melhor clarividência.

Corrida contra o tempo

Para o segundo tempo, houve André Silva, houve também João Mário e houve ainda um regresso ao 4x4x2, já sem William no meio e com Moutinho e Adrien mais vagueantes na zona central. Só que continuava a faltar virtuosismo capaz de desmontar a boa estratégia defensiva dos helvéticos, cada vez mais confortáveis a abordar o jogo, com o relógio a favor.

Nani cabeceou ao poste na melhor ocasião ©Getty / Julian Finney
Portugal assumiu o jogo (só podia ser assim), só que as dificuldades em penetrar na área eram evidentes. Houve alguma melhoria na posse (muito por causa de João Mário), houve também paciência, só que o espaço fechado levou a que vários ataques terminassem com inofensiva meia-distância.

A cartada que faltava para romper com a apatia era Quaresma, pois claro (o banco também não sugeria mais ninguém), que foi chamado em último recurso para a sua meia parte habitual. Deu o dinamismo que lhe é habitual, só que as pernas dos companheiros já não eram as mesmas e André Silva, em boa verdade, nunca conseguiu encaixar as movimentações necessárias neste sistema tático.

U Terça, 06 Setembro 2016 - 19:45
St. Jakob-Park
Mateu Lahoz
2-0
Breel Embolo 23'
Admir Mehmedi 30'
St. Jakob-Park
Lotação38 512
Medidas105x68m
Inauguração2001
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
VIDEOS
Lances Capitais
23´
GOLO Suíça!
Breel Embolo marca
Breel Embolo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
30´
GOLO Suíça!
Admir Mehmedi marca
Admir Mehmedi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 30: Ainda Portugal não tinha definido bem o comportamento a ter depois de sofrido o primeiro e uma falha na zona média permitiu o contra-ataque que resultou no segundo golo, tornando tudo mais complicado.
O Árbitro
Mateu Lahoz nem sempre foi prático, por vezes complicou e teve um critério demasiado largo no início, que depois corrigiu. Pareceu decidir bem nos vários lances nas áreas e leva nota positiva por não ter tido influência no resultado.
O Melhor
Suíça compactada
Jogar contra o campeão europeu é um tónico extra de motivação e a equipa suíça soube usar isso como motivação. Mesmo sem Shaqiri, não se resguardou e foi sobretudo sóbria na abordagem à partida. Coesa a defender, oportuna a atacar, a equipa de Petkovic justificou o triunfo com um estilo... à Portugal.
O Pior
Clarividência ofensiva
Uma equipa que remata 27 vezes e só em quatro acerta na baliza não se pode considerar com bom acerto ofensiva. As tentativas foram várias, só que ficou evidente que a seleção nacional não teve a melhor clarividência no ataque. Apesar de ter melhorado com a entrada de Quaresma.
Forma
Suíça
2016/2017
Portugal
2016/2017
0J
0V
0E
0D
0-0G
Sabia que...by playmaker stats
Segunda derrota consecutiva de Portugal frente à Suíça e pelo mesmo resultado (2-0)
Há 77 anos que Portugal não sofria 2 derrotas consecutivas frente à Suíça
Portugal não consegue marcar um golo à Suíça há 180 minutos; é o pior registo luso em jogos frente aos helvéticos
Em 21 jogos entre Portugal e Suíça, esta foi a 10.ª vitória dos helvéticos, que cederam 5 empates e perderam 6 vezes contra Portugal
Ao fim de 8 jogos frente aos helvéticos, Portugal perdeu novamente frente à Suíça em qualificações (Mundial e Euro)
Foi a 4.ª vez que a campeã europeia não venceu o 1.º jogo oficial após a conquista do título (Espanha, Dinamarca, Grécia e Portugal)
Foi a derrota mais pesada de uma seleção Campeã da Europa após a conquista do troféu (2 golos de diferença)
Derrotas da Campeã da Europa (1.º jogo oficial após título):
2016 Suíça 2-0 PORTUGAL
2004 Albânia 2-1 GRÉCIA
1965 Rep. Irlanda 1-0 ESPANHA
Fernando Santos perdeu pela 1.ª vez no comando da Seleção Nacional em provas oficiais
Portugal perdeu pela 2.ª vez consecutiva o 1.º jogo da fase de qualificação (Mundial e Euro)
Há 63 anos que Portugal não perdia por 2 vezes consecutivas o 1.º jogo de uma fase de qualificação (Mundial e Euro)
Nas últimas 4 qualificações (Mundial e Euro), Portugal só venceu uma vez o 1.º jogo (2012 V 1-2 Luxemburgo)
A última derrota de Portugal em provas oficiais (D 0-1 Albânia); faria amanhã dois anos (7 de setembro 2014)
Fernando Santos no comando de Portugal (provas oficiais):
9 vitórias, 4 empates e 1 derrota; 19 golos marcados e 10 sofridos
Das 8 vezes que Portugal perdeu o 1.º jogo da fase de qualificação, só por uma vez chegou à fase final... Euro 2016 e foi campeão!
Derrotas 1.º jogo (Qual. Mundial e Euro):
2016 Qual. > Campeão
1978 Elim.
1968 Elim.
1964 Elim.
1954 Elim.
1950 Elim.
1938 Elim.
1934 Elim.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SUÍÇA
EMPATE
PORTUGAL
Comentários (85)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Força Portugal!
2016-09-07 17h36m por Sehtor
Calma compatriotas users! Portugal vai-se levantar, há imensa qualidade já estabelecida, não esquecendo a qualidade emergente. E Ronaldo voltará, trazendo com ele o poder de fogo que faltou ontem. Portugal apurar-se-á para o Mundial.
Força rapazes!
AD
Nomak21
2016-09-07 15h03m por Adepto
Exatamente, bem observado. . Aí é que está, é o mesmo, exigência inferior nos sub-21, não evoluiu, agora pede-se exigência top, e temos o mesmo jogador.
Bem observado, até o SERGIO Oliveira nos sub-21 era dos melhores.
Adepto
2016-09-07 13h31m por Nomak
Porque o William dos sub 21 não era mais rápido que o William de ontem.

Porque o William dos sub 21 tinha o mesmo estilo de jogo do que o William de ontem.

Em suma, porque William é o mesmo jogador dos sub 21 e é o mesmo jogador que teve bons desempenhos no EURO 16 e não é o jogo de ontem que vai mudar isso.
AD
Rajacasablanca
2016-09-07 12h54m por Adepto
Quem diz que BERNARDO não joga nada, das duas uma, ou és contra os jogadores do benfica ou não percebes nada de futebol. . . Creio que é a segunda.

Pois bem, BERnardo Silva, é verdade que não esteve bem, mas NANI esteve??? WILIAM esteve??? EDER esteve???

Vai ver os jogos do Mónaco. . .
AD
Nomak
2016-09-07 12h51m por Adepto
Que o sub-21 na altura tem a ver com o presente???
Foi o melhor na altura e agora é justificação para o presente???
Lembro-me que foi Considerado e até justo, como também era justo o SERGIO OLIVEIRA ou o BERNARDO SILVA (se não me engano)
AD
Steko
2016-09-07 12h48m por Adepto
Concordo totalmente. . .
AD
Notaartistica
2016-09-07 12h46m por Adepto
Suissa também era acessível.
NO
portugal
2016-09-07 11h43m por notaartistica
a perder ainda bem que foi agora, logo apos ter vencido o euro para trazer a equipa para a terra. o facto de ser o campeão em titulo não quer dizer que os jogos estão ganhos á partida. aconteceu o que já era previsível, a suiça a aproveitar os excelentes laterais que tem, dai Portugal ter entrado em 433 para em teoria mante-los mais presos (não resultou) e com o meio campo com liberdade fizeram o jogo deles. Portugal "so" tinha que fazer 2 coisas para ficar por cima, travar os laterais e ...ler comentário completo »
Incrível. . . .
2016-09-07 11h04m por jpar
Alguns jogadores da seleção jogaram a paço. . . . . e as marcações eram feitas à zona. . . mas por largo. . . .
Aquela jogada do 2º golo é uma vergonha. . . . . . parece futebol amador. . . . . ninguém mata o contra ataque. . . só a acompanhar o portador da bola. . . . . então aquele wiliam foi vergonhoso. . . . .
A postura do wiliam em toda a jogada do 2º foi de uma apatia total. . . parecia que estava a fazer um frete em campo. . . . e estavam somente decorridos 30 minut...ler comentário completo »
ST
Bernardo, o mais fraco????
2016-09-07 10h35m por steko
LOL depois dizem q os outros é q são aziados LOL ridiculo!!! q dizer de Cedric q fez 150 cruzamentos do tipo balão???? ou de William q andou as aranhas???? e até de Rui Patricio q defende uma bola para o coração da área???? Ou até mesmo Nani q pensa q joga sózinho e quer fazer tudo???? ridiculo ao quadruplo!!!!!
ST
Danilo 1000x > a William
2016-09-07 10h32m por steko
Não percebo onde raio se vê valor no William Carvalho. . . jogador lento até na receção e controlo de bola, incapaz de fazer um passe ao 1º ou 2. º toque (tem de rodar, ajeitar a bola e. . . perde-la lol). . . acresce a pouca agressividade e a nula velocidade. . . aproveita-se o posicionamento em campo, o q é muito curto para um internacional.
Por acaso é algo muito curioso
2016-09-07 10h22m por FIFAforever_returns2
Que a última derrota de Portugal em jogos oficiais, tenha sido à 15 jogos atrás, precisamente um jogo antes de Fernando Santos ter assumido o cargo de selecionador Português, na altura Portugal perdeu em casa contra a Albânia por 0-1. . . e agora 15 jogos oficiais depois, Portugal volta a perder, desta vez por 2-0 frente à Suíça. . . sabem o que é que ambas as partidas têm em comum? Cristiano Ronaldo não pôde jogar devido a lesão. . . pode ser coincidência, mas não deixa de ser um facto interessante.
Portugal William
2016-09-07 09h07m por Nomak
Adoro ver estes treinadores de bancada. William é de facto o "ódio de estimação" de muitos. Já tinha sido eleito o melhor jogador do euro de sub 21 mas claro que isso não conta para nada. . o que conta é a opinião dos treinadores de bancada. . depois fez um EURO 16 de alto nível e calou momentaneamente os mais cépticos, mas claro estava toda a gente à espera que William comprometesse para começar a destilar o ódio todo.

Contra o Porto não vi ninguém se queixar do William s...ler comentário completo »
J_
Mau início , mas sem dramas
2016-09-07 08h05m por J_L2008 via mobile
Exibição fraquinha de Portugal, mesmo assim fizemos o suficiente para não perder 2a0 mas tivemos muita infelicidade desta vez, alguns jogadores mt abaixo daquilo que podem fazer.
No entanto de rir com 90% dos utilizadores deste site, loool ja perdia conta da quantidade de jogadores que são criticados e já não tem valor nenhum lol ou como muitos já falam em começo terrível e vamos tentar ir ao play-off.
Enfim mentalidade de adepto de bancada e clubitr aguda explica muita coisa. <...ler comentário completo »
falso 433
2016-09-07 07h45m por RajaCasablanca
433 estúpido. . . o médio esquerdo é o raphael quando sobe ao ataque.

bernardo silva é o pior jogador desta equipa. . . ainda pior que o éder.

A certa altura achei que seria um jogador acima da média mas o JJ tinha total razão quando o mandou embora. Não tem nível, não tem intensidade, não tem nada. . . apenas bola do pé.
AZ
Engenheiro barato
2016-09-07 05h01m por azulado via mobile
O engenheiro esqueceu-se da fórmula:
Portugal - CR7 = 0
AZ
Fracos
2016-09-07 04h56m por azulado via mobile
Fraquinhos do costume.
A miséria está de volta.
Sem o Ronaldo são uns zeros.
Jogo fraco de Portugal
2016-09-07 04h37m por Mario1127 via mobile
Jogo muito fraco da nossa parte, no primeiro golo um erro do Rui Patrício, no segundo golo uma defesa passiva que se limitou a olhar e deixou jogar, apesar de nos ter dado a vitória no euro, o Eder não tem qualidade para ser titular na seleção, achei que meter o André Silva neste jogo tenha sido uma decisão precipitada, nesta fase é natural que aconteçam estas coisas os jogadores não tem a mesma entrega que tiveram no euro porque estamos numa fase inicial da época e ninguém se quer lesiona...ler comentário completo »
HU
Sem dramas
2016-09-07 02h59m por hugosilva81
Perdemos hoje, como haveria de acontecer alguma vez. E perdemos por culpa própria. A Suíça tem bom coletivo, nada mais. É daquelas equipas capazes de fazer a vida negra a seleções de topo e perder pontos com equipas do mesmo tipo, ou seja, com bons coletivos e que defendem bem. É o caso da Hungria e Letónia neste grupo, que podem perfeitamente roubar pontos à Suíça nos jogos em casa.
Acho engraçado o discurso do selecionador suíço que ganha o 1º jogo de 10 jornadas e acha que de...ler comentário completo »
Portugal
2016-09-07 02h09m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Nada de alarmismos! Há muitos jogos pela frente e perder na Suíça não é uma tragédia.
A Suíça usou a estratégia e um 11 quase igual ao do Euro ao contrário de nós por isso foi normal o pouco entrosamemto em vários momentos do jogo.
Próximos dois jogos é para vencer com obrigatoriedade.
Regression
2016-09-07 01h41m por TomPen94
Por experiência própria parece que o único jogo em que os portugueses não entraram em clubismos foi na final do EURO, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas.

Faltou frieza e também não percebi esta mudança repentina de volta ao 4-3-3 após tanta teimosia no 4-4-2 que finalmente começou a afinar na fase a eliminar do EURO. As substituições também não foram lúcidas a meu ver.

Para além disso. . . sorte. . . os Suiços foram uns borrados do caraças. E nós fomos uns...ler comentário completo »
TA
Portugal
2016-09-07 01h35m por TASTY via mobile
Como não marcamos é a questão como tinha dito Moutinho e Adrien não resultam muito bem , aqui muita gente a culpar o william e eu não percebo teve um erro , mas vi-o a recuperar muitas bolas durante o jogo e esteve sempre muito bem posicionado (o 2 golo pronto. . . ), não consigo apontar o dedo a um jogador, o mal foi a finalização.
Obikwelu10
2016-09-07 01h15m por JAOF
se tens problemas de vista ou memória, já aqui foi colocado um link com o video do 2º golo. . . apontar o dedo a Moutinho e não ver William. . . é uma barbaridade, é como apontar a culpa do holocausto a um soldado nazi e nada dizer sobre Hitler.
AldoTheApacheLe ader
2016-09-07 01h09m por JAOF
Errado, o problema nunca foi "ir com o jogo para a frente", o problema foi a falta de ligação entre sectores, com os jogadores no ataque a jogar cada um para si, e a finalizar mal as jogadas, rematando a toa e de longe, e nunca procurando o ponta-de-lança, para este finalizar ou servir de pivot e assistir outro colega.

Quem faz 27 remates não tem problemas em chegar a frente.
Portugal
2016-09-07 01h08m por dragaoazul_18
1º Parte completamente mediocre. . . Dominamos onde? Na posse de bola so se for ! tivemos 4 REMATES A BALIZA !! A Suiça em 8 ataques teve 5. Perdemos por culpa propria. Ponto.

Fernando Santos a demonstrar o que para mim foi no euro, TREINADOR FRACO DE IDEIAS! Demorou 3 jogos para por o Adrien pelo Moutinho e R. Sanches pelo André Gomes. Quase que perdemos o euro na fase de grupos por culpa da teimosia dele.

João Mario no Banco e Quaresma é completamente ri...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Mercado
Mercado
António Salvador ainda não desistiu
O Sp. Braga está interessado na contratação de Rúben Semedo, que tem sido associado a vários clubes nos últimos dias. António Salvador quer contar com ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
coolstreamm 16-06-2019, 22:10
slow 16-06-2019, 22:08
Daniele 16-06-2019, 22:01
bragaaocomando 16-06-2019, 22:00
WE
weareporto 16-06-2019, 22:00
SCP_SUPPORTER 16-06-2019, 21:59
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:55
SCP_SUPPORTER 16-06-2019, 21:50
bragaaocomando 16-06-2019, 21:48
WE
weareporto 16-06-2019, 21:46
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:44
RA
ra1620 16-06-2019, 21:43
LM
lmanuel 16-06-2019, 21:39
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:38
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:35