Liga dos Campeões
Crónica
FC Porto na fase de grupos

Obra e graça de Espírito Santo

2016/08/23 21:37
Texto por José Bragança

O FC Porto venceu a Roma por 0x3, esta terça-feira, e está na fase de grupos da Liga dos Campeões. Felipe, Layún e Corona apontaram os golos dos azuis e brancos. Maxi saiu lesionado e a Roma teve dois jogadores expulsos.

Se o FC Porto precisava de marcar cedo no Olímpico de Roma, Felipe tratou de fazer o que se impunha. Aos oito minutos, desde a direita, Otávio cruzou e o central brasileiro, ao segundo poste, saltou mais alto e bateu Wojciech Szczesny, adiantando a equipa de Nuno Espírito Santo.

Herrera ao lado de André André
Nuno Espírito Santo colocou Herrera mais adiantado tal como André André, com Danilo nas costas. O FC Porto surpreendeu a Roma, uma vez que a pressão começou a ser feita numa zona mais alta do terreno.
Fortes na pressão ao portador da bola, os dragões mostravam vontade, personalidade e eficácia perante uma Roma com problemas a construir e a tentar atacar a profundidade, com recurso à bola longa. Mérito para a pressão alta que o conjunto azul e branco fazia e também para Felipe (além do golo foi estando muito concentrado a defender).

De Rossi e Emerson
O italiano alinhou a central e foi expulso, aos 39 minutos, depois de um entrada dura sobre Maxi. No segundo tempo foi Emerson por uma entrada também dura, desta feita sobre Corona.
A expulsão de De Rossi (entrada dura sobre Maxi), perto do intervalo, deixou os romanos em inferioridade numérica mas os azuis e brancos perderam Maxi, que saiu lesionado. Ainda assim, além da vantagem numérica, o dragão tinha vantagem no marcador e também na eliminatória.

O regresso do descanso mostrou duas equipas em ritmo baixo. O FC Porto tentava gerir, a Roma procurava algo mais mas as coisas não estavam a sair. Sair foi a indicação que Emerson Palmieri recebeu depois de uma entrada duríssima sobre Corona. Vermelho direto e a Roma a jogar com nove unidades.

Jogadores portistas massacrados por entradas duras dos adversários. ©Global Imagens / Fábio Poço
Nuno procurou dar músculo e frescura ao meio-campo com a entrada de Sérgio Oliveira (saiu Otávio) e refrescou o ataque com a troca de André Silva por Adrián López. No entanto, a iniciativa era da Roma; e teria de ser. Ao FC Porto cabia cerrar fileiras e conservar a vantagem nos vários capítulos, tentando um segundo golo, que pudesse confirmar a qualificação. E esse golo apareceu mesmo, aos 73', por Layún (tinha entrado para o lugar do lesionado Maxi). Herrera lançou o compatriota pelo corredor direito, Layún ultrapassou Szczesny e ampliou a vantagem.

O ponto final parágrafo nas dúvidas (se é que alguém ainda as tinha por esta altura) foi dado por Corona, aos 75'. Roma aos papéis, o mexicano a deixar Manolas para trás e a disparar para o 0x3. Até final, ambas as equipas limitaram a deixar o relógio "correr".

U Terça, 23 Agosto 2016 - 19:45
Stadio Olimpico
Szymon Marciniak
0-3
Felipe 8'
Miguel Layún 73'
Jesús Corona 75'
Stadio Olimpico
Lotação70 634
Medidas105x68
Inauguração1937
FasePlay-Off
Mão2ª Mão
VIDEOS
Lances Capitais
GOLO FC Porto!
Felipe marca
Felipe marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
73´
GOLO FC Porto!
Miguel Layún marca
Miguel Layún marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
75´
GOLO FC Porto!
Jesús Corona marca
Jesús Corona marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Expulsão de De Rossi A equipa já estava em desvantagem no marcador (e na eliminatória) e ficou a perder também no capítulo das unidades em campo. Deixou o FC Porto - que já se ia impondo - mais confortável em campo.
O Árbitro
Bem na expulsão de De Rossi, que teve uma entrada dura e perigosa sobre Maxi. A de Emerson é também duríssima e perigosa (arrepiante mesmo). Atuação correta do árbitro polaco.
O Melhor
Pressão subida dos dragões
Nuno Espírito Santo colocou Herrera e André André mais subidos e Danilo a trinco. O FC Porto ganhou com isso e a Roma pareceu surpreendida. Os romanos tiveram dificuldades em construir.
O Pior
Entradas duras dos romanos
De Rossi e Emerson Palmieri tiveram entradas duras sobre os adversários e foram mais cedo para os balneários. Complicaram e muito a tarefa aos companheiros.
Forma
Roma
2016/2017
3J
1V
1E
1D
5-4G
FC Porto
2016/2017
4J
3V
1E
0D
8-2G
Sabia que...by playmaker stats
Quase 20 anos depois o FC Porto volta a marcar 3 golos em Itália (1996, 2x3 ao Milan).
FC Porto faz história: maior vitória de sempre de um clube português em Itália.
Portugal terá 3 clubes na Champions. A última vez tinha sido em 2014/15.
+ presenças UCL:
21 Real Madrid, Barcelona, FC PORTO
20 Man. United, Bayern
FC Porto vai avançar para a 21.ª presença na Champions: é, a par do Barcelona e do Real Madrid, a equipa c/ + presenças na prova.
FC Porto na Liga dos Campeões: será a 6.ª presença consecutiva.

Fotografias(34)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ROMA
EMPATE
FC PORTO
Comentários (121)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
rubenne10
2016-08-24 15h36m por JAOF
Pinto da Costa afirmou que os jogadores que jogaram ontem só saem se pagarem a clausula de rescisão. . . e Sérgio Oliveira jogou.

lol

PS: Segundo a UEFA S Oliveira fez 19 passes e acertou os 19 (100%), para além de ter sido um dos jogadores com mais faltas sofridas no FCP (duas), e dos que mais rematou (2 remates, 1 para fora e outro o guarda-redes defendeu). . . não é opinião, são apenas estatísticas que estavam no site da UEFA, apenas isso.
FC
bimbus99
2016-08-24 15h16m por FCP_LENDA_2004
Na de Adrian Lopez, dentro do que é possível, esteve bem (não há mais ninguém), mas se fosse dentro da normalidade estaria mal, porque ele não é ponta de lança.

Na parte do Sérgio Oliveira concordo a 120% contigo
FC
Continuação
2016-08-24 14h52m por FCP_LENDA_2004
Mas o que mais se destacou neste jogo foi o coletivo. E vou deixar aqui uma palavrinha para o Nuno Espirito Santo: os meus parabéns, leu muito bem o jogo. Sempre acreditei neste treinador e acredito que nos traga muitas alegrias. Espero que seja nosso treinador por muitos anos, treinador indicado para lançar os jovens da B. Obrigado Nuno Espírito Santo
RE
Obra e Graça do de Rossi e do outro
2016-08-24 14h45m por Redscorpius
. . . o NES arriscou-se a ficar na história do futebol quanto tirou o Otávio e o André Silva para pôr o Sérgio Oliveira e o Adrién López. Vá lá que aquilo já dava para tudo. . até para essas idiotices. . .
FC
Análise
2016-08-24 14h39m por FCP_LENDA_2004
Casillas - Seguro, é deste que precisamos
Maxi - deixa tudo em campo, fez um jogo competente, mas Layn é melhor. As melhoras para Maxi.
Felipe- Eu critiquei-o muito, e arrependo-me por isso, ainda bem que me calou. Jogo aéreo é tudo dele e esteve sempre certinho, bem na marcação, tem que melhorar a sair a jogar, mas isso é só um pormenor.
Marcano - A confirmar o que vinha dizendo dele, muito certinho, parece outro.
Alex Telles - Bom jogo, muito bem a a...ler comentário completo »
RI
. . .
2016-08-24 12h23m por ricardinhu
Grande vitória, mais uma vez o Nuno foi muito inteligente. Cada vez mais vejo uma equipa à Porto.
CA
GRANDE VITORIA
2016-08-24 12h20m por cabral51
Agora os lampiões só falta dizerem que a vitoria do FCP, não deve ser homologada por jogarmos contra 9, e eles quando ganham contra o mesmo numero de jogadores? Esquecem-se é que a Roma mesmo com 9 é muito melhor que os adversarios que eles derrotam e mesmo assim tem que ser ajudados pelos homens do apito. Não há pachorra para aturar estas criaturas.
F. C. Porto Adeptos E Simpatizantes 😉
2016-08-24 11h58m por katanga-azoriano via mobile
Queria deixar aqui os meus Parabéns 😤 aus 500 Portistas/Simpatizantes e Super Dragões Pelo Apoio à Equipa Desde o Primeiro Minuto em que eram poucos mas ouvisse Bem Alto os Cânticos de Apoio 😉

É Com Esta União Apoio E AMOR ❤ Que Temos Que Dar 😊😉

Forç a F. C. Porto e Muita Boa Sorte 🍀 Também 😉
tripeiroFCP
2016-08-24 11h25m por antoniocarvalho
ok! :D
antoniocarvalho glorioso
2016-08-24 11h24m por tripeiroFCP
antonio:

Andamos 1 semana a ser gozados e que ja arrumamos era poucos aqui que defendiam o PORTO mesmo sendo de outros clubes!
ja estavamos arrumados estavamos falidos etc. . . .
Agora aguentem a pressao!

glorioso:
r
Tenho muitos amigos do teu clube alguns apoiavam o porto outros nao !
Sabes bem como funciona
Agora tendes de levar comnosco, a comunicaçao social ainda meteu a roma 3-0 porto mas nao deu para mudar o resultado!
FI
PORTO
2016-08-24 11h23m por Filipe_A
FANTÁSTICO!!! Tinha dito aqui, na antevisão do jogo, que teríamos que ter o factor sorte e teria que ser uma noite perfeita. Ora nem mais, foi uma noite de . . . SONHO!!

Claro está que aqueles que roeram as unhas até sangrar à espera do golo da Roma vão dar a desculpa das expulsões. Mas as expulsões não foram justas? Provavelmente na ÓTICA de alguns IMBECIS não o foram, mas nós rimos a bom rir com esses "ARGUMENTOS". Irão até contradizer o TREINADOR ROMA que diz que fora...ler comentário completo »
tripeiroFCP
2016-08-24 11h21m por antoniocarvalho
Perfeitamente escusado. . . perfeitamente escusado. Se perguntasses onde andava o Gomes da Silva, ainda compreendia, agora assim. . .
onde andam os lampioes ?
2016-08-24 11h14m por tripeiroFCP
bom dia

entao nao iamos ser goleados em roma?

3 batatas nesses romanos!

Vamos PORTO!
WE
Nem todos. . .
2016-08-24 10h01m por westside via mobile
Nem todos sao imbecis. . . valha nos deus que ainda existem adeptos racionais.
Que as 3 equipas portuguesas na champions cheguem longe !
Porto na Champions
2016-08-24 09h51m por demonflair
Como não sou nada imbecil, e por acaso até sou bem Português, gostaria de dar os parabéns ao Porto por esta passagem à fase de grupos. Os 3 grandes têm que estar sempre lá batidos e, se possível, ir o mais longe possível!!! Só mentalidades muito fechadas e ignorantes é que torcem pela derrota dos rivais em provas europeias. . .

Quanto ao jogo em Alvalade. Cá receberemos o Porto para um grande jogo, renhido e intenso. Mas como é obvio, espero que o meu Sporting ganhe!!!

SL
PR
unreal_returns_ ch_zh
2016-08-24 09h15m por Princesa_Sofia
Pois. . . nunca pensei que fosse possível jogar contra 9 na champions, só mesmo com o porto.

Mas a propósito, as cervejas em copos gelados com os camarões até souberam muito bem. . .
PR
unreal_returns_ ch_zh
2016-08-24 08h41m por Princesa_Sofia
Sabes, apenas os imbecis ficam contente com o mal dos outros. . .

Os Benfiquistas festejam as vitórias do Benfica, que são muitas!

Os outros frustrados festejam as perdas de pontos dos Glorioso. . .

Mas também é verdade, e tem de ser dito, somos os Tri-Campeões é normal que os outros tenham dores de cotovelo!
Porto - festejos - ranking
2016-08-24 07h58m por Judgement via mobile
Em primeiro lugar dar os parabéns ao porto que soube esperar e ter a noção e a sorte (que também teve, não haverá muitos jogos assim com tanta superioridade numérica) de levar de vencida uma equipa, que não tenho dúvidas, é superior ao FCP! Aos adeptos rivais, eu como sportinguista, fico perplexo como alguns comentários. . . ja li dizerem que não havia nenhum jogador no porto com lugar no Sporting. . . a sério? Deixem-se de "worshipismos" cegos e usem o cérebro para algo que não seja só ...ler comentário completo »
PA
OI? É DA CHAMPIONS?
2016-08-24 02h09m por PaoloDiCanio
O PORTO ESTÁ DE VOLTA! E VEIO COM TUDO! O AZUL E BRANCO VOLTOU E TROUXE O DRAGÃO!!! SOMOS PORTO!!! SOMOS PORTO!!! SOMOS PORTO!!!
Ricardo carvalho. . não faz cá falta#
2016-08-24 01h54m por Bonecomicha97 via mobile
Esse se tivesse um pingo de gratidão e amor pelo clube que o fez ser o que é hoje já teria assinado há tempos. Se até agora não assinou já não assina!
E para o vosso desespero sr ele for afilhado do JMENDES já terá o futuro +\- definido (Arábias ou MLS)
[. . . ] logic_
2016-08-24 01h09m por ManCityArsenal
Pois mas mesmo assim o mais contante é o Herrera porque todos os jogos falha muitos passes e dá sempre tudo do que tem e não tem em campo. . . Já o Brahimi faz 2joguitos bons , 1desaparece, outro joga mais rotundas etc . . .
Brahimi - 46 M€
2016-08-24 01h01m por maninblue
Eu não acredito, mas ia levá-lo ao colo a Londres!
PORTO_INVICTUS / [. . . ] logic_
2016-08-24 00h56m por ManCityArsenal
O Herrera só sai neste momento se baterem a clausula dele o que duvido. . .

46 Milhoes ?????????????? por o Brahimi que é dos jogadores mais inconstantes que conheço. Até ia com laço xd
PORTO_INVICTUS
2016-08-24 00h47m por ManCityArsenal
Se ainda me dissesses um meio campo com Danilo -Herrera -Oliver e com Otavio a extremo aí concordo 100%. . .
[. . . ] logic_
2016-08-24 00h44m por ManCityArsenal
Depende do Brahimi que estás a falar. . . Se for o Brahimi que chegou ao Porto e era mais objetivo e trabalhava para a equipa , esse era sem duvidas um bom extremo. . . Agora se for aquele das voltas mais voltas e rutondas etc é -1 em campo. . .
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Alemão
Médio fica no plantel do Bayern
Niko Kovac, treinador do Bayern Munique, acabou com as dúvidas no que toca ao futuro próximo de Renato Sanches, garantindo que o médio português vai integrar o plantel da ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
MO
mokenga 20-07-2019, 10:56
RN123 20-07-2019, 10:55
WE
weareporto 20-07-2019, 10:55
RS
Rsoares67 20-07-2019, 10:54
bprates82 20-07-2019, 10:54
JO
josebrito123 20-07-2019, 10:53
TI
tiagoslb10 20-07-2019, 10:48
otario007 20-07-2019, 10:42
barrinhos 20-07-2019, 10:38
aldantrop 20-07-2019, 10:36
SA
Salvini 20-07-2019, 10:35
SA
Salvini 20-07-2019, 10:30
Rollifero 20-07-2019, 10:09
PI
pimentafcp 20-07-2019, 10:09
AN
Andrefcp90 20-07-2019, 09:50
CA
Cabare 20-07-2019, 09:44