placardpt
    Dragões triunfam em Guimarães

    André está a abrir uma loja de golos

    ​Ainda não é mestre, mas caminha a olhos vistos para se tornar a lógica opção para a frente de ataque do FC Porto nesta época. O avançado fez os dois golos da vitória em Guimarães, contra um conjunto solidário, mas ainda a precisar de muito calo, e Nuno conseguiu retirar ilações interessantes, a duas semanas do arranque do campeonato.

    Definição de eficácia, segundo André Silva

    Diz o dicionário da língua portuguesa que, por eficácia, se entende a «força latente que têm as substâncias para produzir determinados efeitos». Adaptando ao futebolístico, subentende-se que as substâncias são os jogadores e os efeitos são... os golos, pois claro. E esta é uma lição que André Silva parece ter muito bem aprendida neste momento.

    Cinco de fora
    Dos que têm treinado, Nuno Espírito Santo prescindiu de cinco atletas: Casillas, Martins Indi, Chidozie, Brahimi e Aboubakar.
    Por eficácia e por André Silva se pode fazer uma análise por alto daquilo que foi a primeira metade da partida entre Vitória de Guimarães e FC Porto, a qual teve uma primeira meia hora muito equilibrada, menos nessa tal questão. O avançado português só precisou de 8 minutos para marcar, só que a reação vitoriana foi boa.

    A apresentar um 4x4x2 que colocava Rafael Miranda (o patrão da equipa) mais recuado para iniciar a construção, a formação de Pedro Martins mostrou alguns momentos interessantes e tornou-se perigosa quando soube ir à linha e cruzar para a dupla de avançados - que precisa de estudar melhor a tal definição.

    Alex Telles saltou para a titularidade, Layún entrou para extremo ©Global Imagens / Miguel Pereira
    Voltando a André Silva, porque foi ele a desequilibrar novamente o marcador, a demonstração de que o 9 titular pode muito bem estar já encontrado foi outra vez visível. Excelente nos movimentos, numa equipa muito mais à José Peseiro do que à Lopetegui - ou seja, a atacar de forma objetiva e com menos tendência para um futebol demasiado pensado na posse - e letal na hora de fazer o golo. Um golo que resulta de um excelente passe de Otávio, o regressado mais recente ao Castelo.

    Um golo que amenizou bastante os vitorianos, que praticamente deixaram que o intervalo chegasse para irem buscar às palavras de Pedro Martins a sabedoria para ainda ser possível discutir o resultado no segundo tempo.

    Controlar ao sabor do dragão

    O que não aconteceu. Houve um cruzamento traiçoeiro de Franci, mas no resto, foi a equipa portista a entrar melhor. Já com um arranjo tático um pouco diferente - Adrián entrou para as costas de André Silva, num 4x4x2 alternativo - os portistas dispuseram de mais ocasiões, uma por André Silva e duas pelo espanhol.

    Aplausos de quem não esquece
    Foi um jogo de muitos reencontros, mas sobressaiu um pormenor: a saída de campo de André André e os muitos aplausos que os vitorianos lhe dispensaram. Deixou muito boa imagem na cidade de Guimarães.
    Depois, foi ver as alterações ajudarem ainda mais à quebra do ritmo de jogo. Viu-se um Varela de volta à extrema, um João Carlos cheio de vontade e um Bueno a remar contra os poucos minutos. E ainda deu para ver João Costa uns minutos - a sensibilidade de treinador ex-guardião tem destas coisas.

    Por fim, deu para ver um pouquinho de Ricardo Valente, a justificar mais, e um Marcos Valente que empresta à equipa vitoriana outro tipo de consistência posicional a meio. Isto para além de Marega, que atuou uns minutos contra a equipa que detém o seu passe. Mas golos não houve mais...​

    U Domingo, 31 Julho 2016 - 20:00
    Estádio D. Afonso Henriques
    0-2
    André Silva 8' 32'
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseJogos Amigáveis
    A Chave
    Minuto 32: O Vitória ameaçava e não permitia o controlo do jogo ao adversário, só que o excelente passe de Otávio encontrou André Silva, que distanciou muito mais as equipas, no marcador e no ânimo.
    O Árbitro
    Os árbitros também têm direito a errar e a corrigir na pré-época e é isso que a equipa de arbitragem deverá fazer com este jogo, no qual colecionou bastantes falhas. Um penálti por assinalar por falta sobre Maxi, um fora de jogo mal tirado a André Silva, erros no capítulo disciplinar a ambas as equipas...
    O Melhor
    André Silva
    Belo jogo do avançado portista. Marcou dois golos, plenos de eficácia e foi um batalhador constante (Josué que o diga), justificando cada vez mais o estatuto de titular que parece que vai ter no início da época. Mesmo se chegar um reforço, não faz sentido que assim não seja.
    O Pior
    Setor defensivo vitoriano
    Pedro Martins tem muito trabalho a fazer neste aspeto (e não só). Percebe-se a inclusão de Moreno para dar experiência, mas será preciso mais do que isso, numa equipa onde se nota falta de entrosamento. É normal, em início de época, mas Braga é já daqui a duas semanas...
    Forma
    V. Guimarães
    2016/2017
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    FC Porto
    2016/2017
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(30)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    Saídas /Entradas no Sporting
    2016-08-01 08h21m por RIC-A
    Até ao fecho do mercado no Sporting não sai ninguém importante (Rui Patrício, William, Adrien, João Mário e Slimani ficam)

    Entram Eduardo ou Beto para 2. º GR (vai o Jug ou Stojković para a equipa B)
    Sai o Ewerton e entra o Douglas
    Se sair o Jefferson entra o Insua ou o Guilherme Arana
    Sai o Teo Gutierrez e/ou o Barcos entra o Gustavo Bou.
    RI
    Saídas /Entradas no Benfica
    2016-08-01 08h12m por RIC-A
    Até ao fecho do mercado no Benfica ainda saem:

    Lindelof ou Jardel (e entra o Garay ou o Aderlan Santos)
    Kalaica e Marçal (equipa B/emprestado)
    Talisca e talvez o Sálvio (e entra o Rafa Silva)
    Celis e Oscar Benítez (emprestados e entra o Manuel Fernandes)
    Luka Jovic e/ou Rui Fonte (equipa B/emprestado e cedencia ao Braga)
    RI
    Saídas /Entradas
    2016-08-01 07h51m por RIC-A
    Até ao fecho do mercado e consoante o resultado do Playoff da UCL, no FCP ainda saem:

    Marcano e/ou Indi (entram Ricardo Carvalho/Aderlan Santos e/ou Gomez/Boly)
    Josué, Sérgio Oliveira e/ou Herrera (entra João Moutinho)
    Hernâni e/ou Brahimi (entra Rafa Silva)
    Adrian Lopez e Suk (entra Jackson Martínez ou outro PL top)
    thepunisher
    2016-08-01 07h30m por petitor via mobile
    Everton Ribeiro também e muito bom, um desse gênero caso brahimi seja vendido
    RI
    Gelsenkirchen20 04
    2016-08-01 06h33m por RIC-A
    Acima dum Lionel Messi super-protegido pelos poderes do submundo catalão, nem mesmo o Fisco e a Lei de Espanha.

    lol

    Quem está atento ao futebol dentro e fora de campo e vê a realidade com olhos de ver, sabe que o Messi é um dos melhores jogadores da história do futebol dentro de campo, mas também é um dos maiores ladrões da história do futebol fora dele.
    Gelsenkirchen20 04
    2016-08-01 04h31m por Ultimate1000
    Mas olha que e mais difícil superar o futebol daquele Barcelona do que bater alguma marca nos jogos olímpicos.
    E possível mas e como o tal e quase impossível.
    Messi logo a cabeca nao e o mesmo e aparecer outro messi sera daqui a quantos anos? se bem que para mim o maior genio foi Maradona.
    Gloriosovp
    2016-08-01 04h28m por Ultimate1000
    Dava-me um gozo enorme um dia ver no mesmo campeonato JJ, Simeone, Mourinho e A Conte todos em clubes grandes. . . aquilo e que era lavar roupa suja
    Gloriosovp
    2016-08-01 04h21m por Ultimate1000
    E porque já nem da para repetir, o que aconteceu no barca e algo que nao acontece mais, calhas a ter um conjunto de jogadores perfeito para jogar daquela maneira, se o barca quisesse hoje voltar a jogar da mesma maneira, nunca seria a mesma coisa por mais qualidade que continue a ter.
    Guardiola para mim da perfume aos jogadores porque tem uma ideia positiva de ver o jogo, mas nao o considero o melhor. . . tem alguns a frente dele e mesmo como líder perde para muitos, este ano e qu...ler comentário completo »
    Gelsenkirchen20 04
    2016-08-01 04h17m por Ultimate1000
    Não vas por ai, vais ver que nao e homem para voos maiores do que o que esta agora, uma equipa que praticamente luta sozinha para ganhar o campeonato
    Gloriosovp
    2016-08-01 04h15m por Ultimate1000
    Mais do que a tactica o bom treinador tem que ter aquela personalidade de líder para que os jogadores o sigam.
    No mundo do futebol, aprecio Moutinho, JJ e simeone são o espelho do que um treinador top deve ser.
    Há por ai outros, mas penso que lideres vincados mesmo são estes 3.
    E o próximo treinador a ter sucesso sera o antonio conte porque vai muito nesta linha daquele treinador líder e guerreiro.
    Agora Guardiola e outros mas principalmente este penso que este ...ler comentário completo »
    Gloriosovp
    2016-08-01 04h09m por Ultimate1000
    Exatamente e que nem soube escolher jogadores para o seu modelo de jogo e escolheu jogadores que mentalmente são fracos, escolheu os que confiava, pois eram aqueles que ele dominava, pior e que eles eram tao mansos que nem conseguiam se expressar em campo.
    Ate te digo, tivemos muita sorte, porque uma equipa a jogar assim e nunca fomos humilhados pelos rivais e de louvar.
    Tenho pena da seleccao espanhola, duvido que ele tenha aprendido alguma coisa e uma pessoa que nao sabe o...ler comentário completo »
    Gloriosovp
    2016-08-01 04h01m por Ultimate1000
    Nenhuma defesa em Portugal aguenta 90 minutos sem sofrer golos com um mitroglou e um jonas na área e que nem a dos grandes. Em 10 jogos acontece 1 vez.
    Há uns anos gostava muito do jogo de posse e ate achava que jogar com 2 pontas era um jogo de pontapé para a frente, so que para o nosso campeonato a qualidade entre os grandes e pequenos e tao grande que da para jogar em 4x4x2 porque 2 médios chegam para 3 ou 4 do adversário desde que a equipa esteja bem montada.
    Depois de 1 ou...ler comentário completo »
    Gloriosovp
    2016-08-01 03h54m por Ultimate1000
    Sem duvida.
    Lembro me de ver o Peseiro a gritar para dentro do campo e nada.
    Lopetegui já era diferente tinha voz de comando mas o problema foi mesmo esse contratou uma camionete de jogadores que so faziam o que ele mandava e como o conhecimento de de futebol era pouco a equipa jogava a sua imagem.
    O paulo Fonseca e bom para equipas pequenas onde consquistas os jogadores pela personalidade, numa equipa grande com jogadores já com nome mandam-no dar uma volta.
    celsuu
    2016-08-01 03h34m por Ultimate1000
    Se otavio se lesionar o porto já não tem ninguém. . . o corona pode fazer algumas fintas e tal mas não e um jogador feito, pode aparecer num jogo como não, o joao Teixeira igual.
    Se o porto não tem otavio estávamos aqui nos com a moral bem mais em baixo, porque ate podias ganhar o jogo, mas a coisa era bem mais cinzenta ou sofrida.
    O porto joga com o meio campo mais de contenção porque também não tem jogadores muito diferentes disso e ai que quero chegar, não basta ter bons...ler comentário completo »
    Gloriosovp
    2016-08-01 03h19m por Ultimate1000
    E que um gajo fala aqui tipo conversa de taberna mas isto não e ao acaso, quando rui vitoria mete 3 avançados e tem mais 2 extremos, estamos a falar de jogadores que todos eles fartam se de marcar golos, em que as equipas pequenas com medo de sofrer nem esticam o jogo era a mesma coisa que um dos nossos clubes apanha-se um colosso que metesse na área o Ronaldo/lewansdoski(ou la como se escreve) e o suarez, qual era a defesa que aguentava sem sofrer golos? íamos esticar o jogo? assim que tira...ler comentário completo »
    celsuu
    2016-08-01 03h10m por Ultimate1000
    E ate digo mais o sporting o ano passado so perdeu o campeonato para o benfica porque não tinha melhores soluções ofensivas, porque os jogos que o sporting ficou a marcar passo mas que ate massacrou faltou mais gente na frente com golo, porque tirando slimani la aparecia de vez em quando um golito ou outro, mas quantos golos cantados não falhou b ruiz? teo ? entre outros?Aquela diferenca de golos entre benfica e sportng que acho qu foi pai de 15 foi aqueles que o sporting não marcou nos empates a zero ou nos 1-1.
    celsuu
    2016-08-01 03h07m por Ultimate1000
    Gostava de ter pelo menos mais 1 central, mas acho que e mais gritante a falta de golos ou de alguém que produza vagas de ataque.
    Basta ver que hoje entra o guimarens em remates a baliza foi taco a taco, nos outros jogos então foram pai 4 ou 5 por jogo o que e miserável, não adianta teres uma grande defesa quando não marcas golos
    Gloriosovp
    2016-08-01 03h04m por Ultimate1000
    Pity e o Gonzalo Martinez do river plate.
    edwin Cardona esta a jogar no Monterrey e ate acho que já foi associado ao benfica por ser um jogador com alguma técnica, fisicamente rijo e tem um remate e forca do mesmo tipo hulk ou guarin.
    E um talisca a rematar se quiseres mas que joga a bola.
    chief
    2016-08-01 02h59m por Ultimate1000
    E uma questão mais racional que outra coisa, claro que depois tudo pode sair ao contrario e a mesma coisa que o barca ir jogar contra o granada, tu achas que o barca vai ganhar, mas nem sempre e assim depois na pratica.
    Eu acho a equipa do porto melhor que a do ano passado, pelo menos o 11 base e.
    Agora penso e que falta nem digo centrais, porque no nosso campeonato marcar e quase mais importante que não sofrer, maior parte dos pontos perdidos e com empates e não com derro...ler comentário completo »
    Gloriosovp
    2016-08-01 02h53m por Ultimate1000
    Por acaso eu nem gostei muito, tem técnica, mas não e um jogador para chegar e jogar por exemplo.
    Para a faixa diz me muito mais um pity Martinez que agita o jogo tanto na linha como a vir para dentro, ou gary mackay steven que e muito semelhante a rafa.
    Para médios gostava de 1 ou 2 jogadores com mais golo e poder de remate fora de área estilo alemão, edwin Cardona agrada me muito por exemplo, gosto do bas dost, kruse, Maximilian Arnold, tudo gente que do meio campo para ...ler comentário completo »
    Gloriosovp
    2016-08-01 02h45m por Ultimate1000
    O adrian lopez pelo que vi hoje e capaz de ate fazer uma boa temporada e preciso e mais 1 ponta, eu ate gosto daquele do braga que comeca em stoik porque e diferente do que temos.
    Gloriosovp
    2016-08-01 02h41m por Ultimate1000
    Acho que o benfica não terá um passeio, porque acredito que um sporting de JJ com as ideias já mais trabalhadas vai render mais ainda que o ano passado, mas o porto acho que esta fora da corrida e digo isto mesmo achando que vamos estar melhores que o ano passado mas não o suficiente para fazer 40 jogos com 35 vitorias por exemplo, temos muito jogador ainda numa fase de crescimento e a equipa ainda não assimilou as ideias, com 3 ou 4 reforços de peso acredito que daríamos mais luta mesmo ass...ler comentário completo »
    celsuu
    2016-08-01 02h34m por Ultimate1000
    Esse bony acho que tem mau feitio. . . eu acho-o grande avançado, mas não tou a ver ele querer ser suplente, nem o porto esta rotinado a 4x4x2 a 2 semanas do campeonato comecar
    Gloriosovp
    2016-08-01 02h31m por Ultimate1000
    Não me parece, porque o benfica tem mais e melhores soluções.
    E acho que o sporting este ano não vai andar tao em conflito com vocês, porque certamente percebeu que isso alimentou ou apimentou a vossa vontade de ganhar
    Gloriosovp
    2016-08-01 02h18m por Ultimate1000
    Sempre gostei de posse, mas esta mais que visto que para este tipo de campeonato , para desmontar defesas e pouco eficaz.
    Vamos la ver no que isto da, e preciso vender e contratar mais qualquer coisa, porque não chega ter so um 11 base

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico abordou a arbitragem do último jogo
    Nuno Espírito Santos, técnico do Nottingham Forest, recordou a arbitragem da última partida diante do Everton. O técnico português corroborou do comunicado do clube ...