placardpt
      Avisos multiplicam-se, mas será que alguém está a ouvir?

      O dinheiro no futebol: nada disto faz sentido

      É cada vez mais um universo paralelo, onde humanos se distanciam de outros humanos. Um espetáculo criado para o povo que não podia estar mais distante desse mesmo povo. O futebol mudou; e mais triste e preocupante do que isso, é o facto de o ter feito sem prestar o mínimo respeito a quem o criou e o elevou ao desporto mais amado do mundo: os adeptos.

      Na ressaca de mais uma transferência astronómica – a de Higuaín para a Juventus, por 90 milhões de euros – e na antecâmara de outra há muito aguardada (Pogba, por 120 (!!) milhões), uma nova voz de dentro do futebol ergueu o tom para deixar um aviso bem sério: cuidado, porque se perdermos os adeptos, perdemos tudo.

      Thomas Tuchel, treinador do Borussia Dortmund, está preocupado e alerta mesmo «que é uma questão de tempo até que tudo isto saia totalmente fora do controlo.» «O mercado está louco e os preços estão fora de controlo. Esta é a minha opinião. Já não tem qualquer ligação às pessoas que vêm ao estádio para verem um jogo», disse o treinador alemão, de 42 anos, citado pelo jornal alemão Bild.

      Tuchel avisa que «é preciso ter cuidado para que não se perca a ligação às pessoas.» «Se tudo girar em torno de dinheiro, vamos perdê-la», diz. «O espetáculo é para os adeptos, para as pessoas normais, para as crianças. Há demasiado dinheiro a circular e é apenas uma questão de tempo até que se perca o controlo da situação.»

      Intervenientes são os principais críticos

      Arturo Vidal é um dos críticos ©Getty / Stuart Franklin

      Interessante é o facto de serem os próprios «artistas» a levantarem cada vez mais a voz contra este fenómeno delirante que se apoderou dos agentes que controlam o futebol. Tuchel foi apenas o último de uma lista que conta com nomes como Francesco Totti, Arturo Vidal ou Juan Mata.

      A propósito da transferência de Higuaín para a Juventus, o eterno capitão da AS Roma não se conteve: «Um autêntico desastre», desabafou. «Hoje em dia os jogadores de futebol seguem o dinheiro e não o coração. Não há muitos jogadores que sigam o coração. Se só tivesse pensado em dinheiro, tinha deixado a Roma há dez anos. Para mim o importante é a paixão, não o dinheiro», disse Totti.

      qHá demasiado dinheiro a circular e é apenas uma questão de tempo até que se perca o controlo da situação
      Thomas Tuchel, treinador do Dortmund
      Já este verão, Juan Mata, jogador do Manchester United, sublinhou as discrepâncias entre o mundo do futebol e o resto da socidade. «Ganhamos um montante absolutamente ridículo de dinheiro. É incomensurável. Comparado com 99,9 por cento dos espanhóis e do resto do mundo, eu ganho um valor absurdo», relatou Mata.

      Já há um ano, quando trocou a Juventus pelo FC Bayern München por 37 milhões de euros, Arturo Vidal, internacional chileno, não se coibiu de criticar a ditadura do dinheiro no futebol: «Pessoalmente, acho que são valores completamente fora do normal. Alguém que custa assim tanto dinheiro tem de marcar, no mínimo, três ou quatro golos por jogo. Os jogadores deviam ser mais baratos», referiu o médio chileno, em 2015.

      Avisos que não chegam de fora; fazem-se ouvir por aqueles que são cada vez mais tratados como mercadorias. É a eles que devem ser dado ouvidos, porque tudo o resto é pura loucura e delírio que a um ritmo mais rápido do que se imagina está literalmente a matar o nosso futebol.

      Porquê? Ora pense, e sobretudo seja sincero consigo mesmo: faz algum sentido, enquanto adepto, discutir cláusulas de rescisão, transações financeiras ou contratos televisivos e outros? Não faz. Mas o «novo» adepto é cada vez mais um opinador de mercado e cada vez menos um simples e apaixonado adepto do jogo. E a culpa, aí, é de todos.

      Espanha
      Juan Mata
      NomeJuan Manuel Mata García
      Nascimento/Idade1988-04-28(35 anos)
      Nacionalidade
      Espanha
      Espanha
      PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

      Fotografias(71)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Só espero. .
      2016-07-29 23h45m por thekarga5
      Que tanto a Juventus, quanto o Man Utd (caso se confirme a transferência do Pogba pelos valores citados) tenham épocas horrorosas, das piores das suas histórias, para que possam aprender com estas más decisões financeiras.
      MA
      A inveja reflete a nossa pequena mente
      2016-07-29 21h01m por MadjerFutre
      Pois é óbvio que não. . todo o dinheiro que o futebol gera deveria ser destinado a alguns jornalistas, aos mais indignados que não fazem nada, escrevem num teclado a primeira tonteria que lhe vem à cabeça e a uns outros que acham que toda a gente ganha dinheiro menos eles que estão quietos à espera do subsídio. . . ou então em impostos para os nossos políticos o distribuírem entre eles. . . Só o F. C. Barcelona esta época asinou um contrato com a Nike por dez anos que lhe vai render 155. 000. ...ler comentário completo »
      Correção
      2016-07-29 19h58m por Philippe_Coutinho_10
      Hoje em dia os clubes não teriam dinheiro que conseguisse pagar jogadores como Zidane, Rui Costa, Figo, Messi, Ronaldo, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho*
      Dinheiro
      2016-07-29 19h54m por Philippe_Coutinho_10
      Lembro-me de uns 4 anos atrás ter lido algo como "jogador x vai receber 80 milhões de euros nos próximos 4 anos", o desporto era basquetebol e fiquei "mas que raio? Tanto dinheiro?", e agora vejo que o futebol chegou a esse patamar também, se um Pogba hoje em dia vale mais que 100M, hoje em dia jogadores como Zidane, Rui Costa, Figo, Messi, Ronaldo, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, e muitos outros não teriam dinheiro que lhes pagassem. . .


      De Bruyne 70M?
      J...ler comentário completo »
      TA
      Gloriosovp
      2016-07-29 19h17m por Tamarak
      Estou completamente de acordo contigo, acredito que o agente pode ter um papel fundamental na carreira de um jovem jogador, e pode muitas vezes servir como um pai para os mesmos, fazendo com que não caiam em ilusões e sigam o caminho certo.

      Agora com sanguessugas destas gordas é que não consigo compactuar.
      TA
      Gloriosovp
      2016-07-29 19h01m por Tamarak
      Eu não sou contra um jogador ter um agente, ou pertencer a uma empresa que tenha funções similares. Joguei futebol distrital durante vários anos e sempre observei que existia jogadores que tinham agentes e que mesmo não jogando grande coisa, conseguiam, através dos seus agentes, ingressar em clubes de divisões superiores, porque os agentes tinham muitos conhecimentos e amigos. Isto ajuda a carreira do jogador a desenvolver, e nada contra, da minha parte.

      Agora, se um jo...ler comentário completo »
      NO
      o futebol mudou
      2016-07-29 18h50m por notaartistica
      já há muito tempo que isto deixou de ser um jogo e um desporto, é um negocio que anda à volta de um desporto que cada vez tem menos de desportivista. e como negocio que é, como em todos os negócios, há os que tem mais posses e os que tem menos. os que sabem gerir melhor e os que deixam andar. os que sabem fazer render e os que vao à falência em poucos meses. . . e se tudo isto for feito com dinheiros privados e "limpos", ate aí tudo bem. mas o problema é mesmo po aí. transferências car...ler comentário completo »
      TA
      Lavagem
      2016-07-29 18h45m por Tamarak
      BTW, o futebol é o negócio perfeito para a lavagem de dinheiro, ora vejam:
      Eu sou uma pessoa com muito dinheiro, obtido de forma ilegal mas preciso de demonstrar que esse dinheiro foi obtido de forma legal, como faço para ninguém descobrir? Já sei, tenho que investir em algo paralelo ao meu negócio, que foque todas as atenções e que demonstre ser um negócio plausível de obtenção de tais rendimentos. . .

      Antigamente, a lavagem dos grandes donos do mercado de droga f...ler comentário completo »
      . . .
      2016-07-29 18h37m por Redfoo_16 via mobile
      Em 1º lugar quero felicitar o Zero zero por este artigo, mt bom. E claro q concordo com td neste artigo

      Isto para mim foi uma grande crítica aos Jorges Mendes e a esses, a esses valores completamente ridículos de Pogbas e Higuaíns, o salário anual q estes jogadores ganham só por (na maioria dos casos) praticarem o desporto q amam e com condições de trabalho extravagantes. É realmente preciso ter uma reflexão e comparar como era e como está o futebol

      Mas tmb foi...ler comentário completo »
      TA
      FCK MODERN FOOTBALL
      2016-07-29 18h35m por Tamarak
      A modernização do futebol, no que toca à introdução das tecnologias, quer na vertente de treino/jogo que na vertente das arbitragens é bem vinda pois só melhora a qualidade e performance dos intervenientes.

      Mas o futebol moderno é podre, cheira mal, e tira a beleza e a magia toda ao que mais interessa e mais dá gozo a um verdadeiro amante desta modalidade: Golos bonitos, fintas brutais, passes perfeitos, os adeptos, as derrotas, as vitórias, o levantar de troféus. IST...ler comentário completo »
      HA
      . . .
      2016-07-29 18h27m por Halibut
      o problema não está nos jogadores, se eu fosse jogador não me importava nada de ganhar estes balúrdios, só que os clubes tem muito dinheiro e conseguem pagar estes ordenados, se fossem mais estrangulados com impostos, não recebessem absurdos nas publicidades, não cobrassem tanto dinheiro pelos bilhetes, equipamentos desportivos etc etc, secalhar havia menos dinheiro para comprar jogadores e para pagar ordenados destes. . .

      por exemplo o pogba custa 100 milhões ao united, ...ler comentário completo »
      HA
      problema
      2016-07-29 18h11m por Halibut
      esta inflação do mercado começou quando estes multimilionários começaram a aparecer no futebol, e depois tem que existir algo que proíba os clube de contratar acima de certos montantes, porque isso a que iria obrigar os clubes a vender mais barato, imaginem que um montante máximo por 1 jogador seriam 50 milhões de euros, ai poderia aparecer um chelsea, city ou real e depois disso o jogador decidia onde queria jogar, no máximo um clube poderia gastar 100 milhões em transferências. . . obr...ler comentário completo »
      . . .
      2016-07-29 17h50m por otario007
      O problema vai continuar a existir enquanto tipos das arábias, russos e chineses continuarem a comprar clubes nos principais campeonatos. Com o dinheiro todo que injectam não é de admirar que Manchester City, PSG e clubes desses cheguem ao topo sem o merecer. Não é normal um clube poder investir milhões de jogadores apenas porque um rico que não sabe o que anda a fazer ao dinheiro (ou anda apenas a lavá-lo no futebol) possa comprar estes jogadores, e depois aparece a piada do fair play fina...ler comentário completo »
      O problema não é o pagarem mais
      2016-07-29 17h20m por Triper
      É não haver limites. Ordenados e prémios é naquela, pague quem quer e pode e investiguem quando necessário se algo cheirar mal, mas estes preços por jogadores estragam o futebol por completo pois cria fossos ridículos e estragam campeonatos [vá lá andam a tentar acabar com as parcerias agente-clube pois aquilo é ridículo visto que quem paga os ordenados não são os agentes, nem um cêntimo].
      Uma coisa é ter uma boa equipa, outra é só ter quem tem dinheiro porque onde ter jogadores de...ler comentário completo »
      JO
      Claro que não faz sentido
      2016-07-29 17h14m por jomamanos via mobile
      Com tanta pobreza no mundo e de pessoas que nem dinheiro têm para curar as suas doenças, andam estes a gastar milhões e milhões e a fazer limpeza de dinheiro entre muitas outras coisa.
      Quem perde com isto é o futebol, cada vez mais irá existir a diferença entre os grandes e os pequenos. Com a diferença de orçamentos vai ser muito difícil competir com eles.
      O dinheiro anda cada vez mais desnivelado . . .
      CM
      Até que se perca o controlo?
      2016-07-29 17h09m por cmche
      Isto já está completamente descontrolado, Pogba por 120? Quanto valeria Zidane?
      Mesmo em Portugal, Talisca por 25 ou João Mário por 35? Quanto valeria Deco?
      Além das transferências há os salários, é verdade que a carreira de futebolista não é muito longa, mas isto é ridículo. Num país onde o salário mínimo não chega a 600 euros, existirem jogadores que passam a época no banco ou bancada de equipas de meio da tabela a ganhar para cima de 2 mil euros, nos grandes, ainda mais
      Agora o ZZ disse tudo. . .
      2016-07-29 17h00m por Sirius_13
      Vou falar no meu clube porque cada um olha para dentro de "sua casa" mas isto é global. . .

      Já aqui atacaram o Salvador por poluir rios, dever as finanças e não sei mais o que. . . Ja aqui disseram q o Rafa n vale nem 10 qt mais 20. . Ja aqui se falou milhoes de vezes de comunicados a CMVM e cenas do genero. . .

      O adpto que ve um jogo de futebol e comenta sobre o jogo que viu, perdeu-se, inflizmente.

      Por esse motivo, eu e tantos outros, ...ler comentário completo »
      Vaginex
      2016-07-29 16h40m por rosalinoluis
      Esta a falar de uma outra coisa, que por sinal tmb é má. O artigo por si só é bastante explicito quanto ao assunto. No entanto de certeza que o autor estará de acordo consigo acerca da sua opinião e de outras que falam das que visam prejudicar a essência do futebol. Ainda assim o autor escreveu sobre o assunto mais grave e não se quis alongar por todos os outros que fazem parte da imensa bola de neve. . .

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      PsiNuno 23-04-2024, 06:47
      moumu 23-04-2024, 05:42
      moumu 23-04-2024, 05:40
      moumu 23-04-2024, 05:38
      moumu 23-04-2024, 05:37
      moumu 23-04-2024, 04:03
      moumu 23-04-2024, 04:02
      moumu 23-04-2024, 03:50
      moumu 23-04-2024, 03:48
      moumu 23-04-2024, 03:46
      GreenUchiha 23-04-2024, 01:35
      anon428 23-04-2024, 01:25
      zlatan_21 23-04-2024, 01:02
      zlatan_21 23-04-2024, 00:58
      Maxaqueen 23-04-2024, 00:46
      Maxaqueen 23-04-2024, 00:44