Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

BragaPortugal
BulgáriaLudogorets Razgrad
FC PortoPortugal
PortugalPaços Ferreira
Desp. AvesPortugal
PortugalBenfica
Euro
Crónica
Portugal derrota País de Gales

Personalidade viaja para Paris!

2016/07/06 21:49
Texto por Luís Rocha Rodrigues
© Getty / Stu Forster

Portugal está na final! Frente ao País de Gales, os lusos ganharam pela primeira vez em 90 minutos, num jogo onde dois golos no arranque da segunda parte foram decisivos. E razão tinha Fernando Santos: a mala está guardada para só voltar a Portugal no dia 11 de julho. 12 anos depois, a seleção volta a marcar presença no jogo decisivo.

Assumir o jogo, que coisa tão chata

Bruno Alves no onze
Fernando Santos não pôde contar com Pepe e a escolha recaiu em Bruno Alves, continuando Ricardo Carvalho no banco de suplentes.
Para que Portugal e País de Gales chegassem a esta fase da competição, um estilo de jogo de domínio avassalador não foi, claramente, o segredo. Pelo contrário. Uns e outros deram-se bem melhor quando o adversário o fazia. E, neste (improvável) duelo de meias-finais, foi uma chatice ver que ninguém o queria fazer.

O respeito era mútuo, o medo algum e o risco quase nenhum. Os galeses voltaram a apresentar três centrais e dois alas (Gunter e Taylor), se bem que esses eram muito mais defesas do que o que se tem visto. Portugal foi fiel ao seu sistema, com Danilo mais recuado no meio-campo.

Pepe e William sofreram de fora ©Global Imagens / Gerardo Santos
Começou por pegar Portugal, a custo, sem muito saber como o fazer. João Mário e Renato Sanches foram sempre muito anulados nos movimentos para dentro e só tinham espaço na linha, para onde eram convidados a ir e de onde nunca conseguiam criar perigo - não é, de todo, a sua especialidade.

Depois, pegaram os galeses, sem grande impetuosidade, um pouco desconfiados, mas muito mais objetivos. Gareth Bale assumiu a batuta e construiu o perigo, deixando a nu a principal dificuldade portuguesa: a falta de velocidade no centro da defesa. Uma e outra oportunidade, dois sustos, mas nada que fosse capaz de acertar na rede de Patrício.

Da primeira parte, pouco sobrou. Fernando Santos não gostou - foi bem visível - pois o trabalho no setor intermédio não estava a ser bem feito. À exceção de Adrien Silva, o melhor, muitas eram as correções para fazer no balneário.

Agora sim, já se ganha!

Foram cinco jogos consecutivos a empatar nos 90 minutos. Um sofrimento constante e que já parecia estar prestes a instalar-se novamente em Lyon. Mas não houve, porque, desta vez, houve cabeça. Ronaldo, o maior símbolo da equipa, voltou a aparecer com golo. Que grande cabeçada, no primeiro canto luso do jogo.

Bale tentou muito, mas Ronaldo foi mais eficaz ©Global Imagens / Gerardo Santos
Portugal estava na frente, finalmente. Era altura de redefinir postura para saber defender algo que tinha sido raro neste Europeu: 19 minutos contra a Islândia e 3 contra a Croácia foi o total de minutos em vantagem. Só que nem foi preciso muita adaptação.

Mais três minutos, desta vez o pé de Ronaldo num remate torto, mas que encontrou Nani pelo caminho. Golo novamente! Num ápice, Paris ficou mais visível do que nunca. Dois golos de vantagem e só era preciso gerir.

Muito mais fácil a partir daí, o jogo correu de feição a Portugal, que viu Gales teimar num estilo muito flanqueado, com constantes cruzamentos que encontravam uma seleção lusa confortável (cá está a vantagem de ter sido Bruno Alves em vez de Ricardo Carvalho). Coleman bem tentou: tirou um trinco, meteu um avançado, depois refrescou o ataque e, por fim, tirou um dos centrais para meter um criativo. De 5x3x2, os galeses passaram para 4x3x3 com laterais muito subidos.

Nada que assustasse Fernando Santos. Experiente e astuto, o selecionador português soube esperar que os seus homens esgotassem as pilhas (Renato que o diga, depois de uma enorme arrancada que foi mal finalizada) para começar a mexer com pinças na equipa. Tira este, mete aquele para as mesmas funções e mantém o figurino e a ideia.

Não deixa de ser pertinente falar de Bale novamente. O número 11 tentou de tudo e fez tudo para que o desfecho não fosse este. Só que, também por causa da ausência de Ramsey, foi um jogador contra uma equipa. E não chegou, como é lógico.

Portugal está na final, em Paris. E o sonho nunca esteve tão perto!

U Quarta, 06 Julho 2016 - 20:00
Groupama Stadium
Jonas Eriksson
2-0
Cristiano Ronaldo 50'
Nani 53'
Groupama Stadium
Groupama Stadium
França
Décines-Charpieu
Lotação59 186
Medidas105x68m
Inauguração2016
FaseMeias-Finais
JornadaJornada 6

O Resumo


A primeira parte foi repartida e com muito pouco para contar. O jogo teve dois ingredientes deliciosos a abrir o segundo tempo, com os golos de Ronaldo e Nani, com o País de Gales a subir no terreno e a apostar no ataque, só que sem frutos. Portugal foi competente atrás e segurou a vantagem.

Lances Capitais
50´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
53´
GOLO Portugal!
Nani marca
Nani marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
A Chave
Minuto 53: Marcar três minutos antes já tinha sido muito importante, mas o segundo golos, antes sequer de os adversários ensaiarem uma reação, foi absolutamente fulcral para o desfecho da partida.
O Árbitro
Jonas Ericksson pecou ao não assinalar clara grande penalidade sobre Ronaldo logo aos 10 minutos. Bem no capítulo disciplinar, voltou a falhar ao não dar o segundo amarelo a Joe Allen, já perto do fim, o que se percebe, apesar de tudo.
O Melhor
Cristiano Ronaldo
Apareceu para os golos. Da dedicação e entrega, ninguém lhe podia apontar nada. Faltava a decisão, como tão bem faz. Um golo e uma assistência a abrilhantarem uma exibição que foi muito bem conseguida muito porque soube baixar mais no terreno do que nos jogos anteriores. E é dessa forma que melhor joga.
O Pior
Ramsey
Não esteve em campo e, daí, entrar neste capítulo. Não pelo jogador do Arsenal, que foi dos melhores da sua seleção no Europeu, mas porque não houve ninguém capaz de fazer apagar a sua ausência. A equipa ressentiu-se, Bale teve que baixar muito mais e a mecânica foi claramente menos oleada.
Forma
Portugal
2016/2017
País de Gales
2016/2017
Sabia que...by playmaker stats
País de Gales ficou em branco pela 1.ª vez neste Europeu.
Portugal em Euros:
84 MF
96 QF
2000 MF
2004 F
2008 QF
2012 MF
2016 F*
2.ª vitória em 7 meias-finais para Portugal (Europeus e Mundiais).
+ finais Europeus:
6 Alemanha*
4 URSS, Espanha
3 Itália
2 Jugoslávia, França*, PORTUGAL
Melhores marcadores Europeus:
9 PLATINI, C. RONALDO
7 Shearer
6 Rooney, Nistelrooy, Henry, Kluivert, N. Gomes, Ibrahimovic
Em fases finais, F. Santos não perde há 9 jogos (Grécia e Portugal).
+ jogos sem perder em Europeus:
14 Espanha
10 Alemanha, Itália, Holanda, PORTUGAL
Portugal iguala a 2.ª melhor série de invencibilidade dos Euros: só a Espanha (14) tem uma série melhor.
F. Santos continua invencível em provas oficiais na Seleção: 13 jogos, 9 vitórias, 4 empate
1.ª vitória em competições oficiais (sem amigáveis) de F. Santos por Portugal com uma margem superior a um golo.
Portugal aumenta para 10 os jogos sem perder em Europeus.
A final será no próximo domingo, às 20h, frente a França ou Alemanha.
2.ª final da história de Portugal, que procura o 1.º título.
12 anos depois, Portugal está final do Campeonato da Europa!
Fotografias(43)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
PAÍS DE GALES
Comentários (113)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Portugal
2016-07-07 19h47m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Estou super entusiasmado por podermos vir a ser campeões da Europa! Hoje no trabalho mais que nos outros dias andei feliz da vida e os meus colegas tiveram de me aturar!!! 😆
Desde o jogo com a Islândia sempre me. mostrei comfiamte na nossa Seleção e espero que o meu feeling continue certo.
Vamos lá c******, temos de trazer a Taça!!! 🏆👐💪
ZE
4-3-1-2 Contra-Ataque
2016-07-07 18h34m por Zedasfilhoses
------------- Patricio -------------
Cedric Pepe Fonte Raphael
- William - Danilo - Adrien -
------------ Joao Mário ---------
---- Nani --------------- CR7 -----

Sanchez e Quaresma aos 50' para aumentar o nível das hostilidades
DJROCKER
2016-07-07 18h32m por nevoeiro
Também pedir que ele brilhasse sempre já era muito, para num médio defensivo, o que interessa é que ele sempre cumpriu a função e por isso defendo a sua continuidade, e por isso FS o põe a titular, e provavelmente vai o meter na final.
Isso não é uma questão de ser queimado, até porque Danilo entra todos os jogos, e fosse queimado nem entrava.

"num jogo que nao era pra ele visto ele nunca ter tido altura pra disputar bolas no ar"

É interessante dizere...ler comentário completo »
nevoeiro
2016-07-07 16h54m por DJROCKER
Sim jogou bem mas so no primeiro é que brilhou no resto nao fez mais nem menos que o resto da equipa mas tmbm o danilo nao pode ser queimado e nao dada oportunidade apenas pq foi metido num jogo que nao era pra ele visto ele nunca ter tido altura pra disputar bolas no ar e ate nesse jogo todos os 3 do centro da defesa quer os centrais quer o trinco nao apanharam nenhuma no ar e andaram as aranhas mas o unico que vi a perder o lugar (por supostamente tar tocado sim pq ele diz que trocou porque o ...ler comentário completo »
DJROCKER
2016-07-07 16h21m por nevoeiro
Não, se reparares Danilo fez um mau jogo, FS decidiu mudar, ok tudo bem, William entra e joga bem, ele decidiu manter, ele voltou a cumprir, e jogou sempre a partir dai. Danilo jogou bem esse ultimo jogo, mas William jogou bem os outros 4, é a isso que me refiro, e se a coisa resultou ate agora, penso que não se deve mexer. . . eu também preferia o Quaresma no lugar de Nani, mas se tá a resultar com Nani, para quê mudar? Perceberes, acho que mas mexidas que tinham que ser feitas, foram feitas na fase de grupos.
GRANDE JOGO!!!
2016-07-07 11h38m por demonflair
Este foi o nosso jogo mais bem conseguido!! Gales esteve mal, porque Portugal este muito bem. Anulamos o meio campo deles por completo (A falta que Ramsey lhes fez), fazendo-os trocar a bola entre os centrais constantemente, daí a maior posse de bola para eles (não objetiva). E quando procuravam sair para o ataque era sempre sem sucesso. O nosso meio campo está muito forte, e Danilo esteve bastante bem. Renato e Adrien sempre em cima deles, a ganharem muitas bolas e a transportar jogo, ...ler comentário completo »
VENHA QUEM VIER
2016-07-07 11h04m por alabama
Já fizemos muito em ter chegado aqui, foi um orgulho na nossa seleção termos chegado à final. . Agora seja o que deus quiser, claro que gostava de ganhar, mas toda a gente sabe que é muito difícil. . .

Brincando um bocado, foi no jogo França vs Alemanha que se deu o atentado de Paris, hoje vai acontecer esse mesmo encontro, creio que no mesmo estádio, por isso vamos ser campeões porque nenhum deles vai à final ahah ganhamos 3-0 falta de comparência ;)
prefiro a alemanha
2016-07-07 11h02m por PALVIS
acho que os alemaes jogando em casa a franca tem muitas possibilidades de ganhar cmo tem sido habito deles
Rumo a Paris
2016-07-07 09h18m por Nomak
Belo jogo de Portugal onde ninguém se destacou muito. Sem contar com o golo de Ronaldo o que mais me chamou à atenção foi a exibição de Raphael, que toque de bola tem este menino , quanto tem a bola no pé mesmo mesmo sob pressão transmite sempre segurança que e encontra sempre solução seja no passe ou correndo com bola.

Eu gosto do Danilo e ele fez um jogo bastante competente mas não percebo porque tamanha exigência que jogue em vez de William. William os únicos erros que co...ler comentário completo »
nevoeiro
2016-07-07 09h12m por DJROCKER
Nao querer meter-me mas dizeres que so por ter um bom jogo nao se vai manter o Danilo a titular. . . . mas nao foi isso que se passou com o William? em que no segundo jogo da fase grupos fez um grande jogo e assim continuou a titular no proximo pq é que nao pode acontecer o msm com Danilo?. . . . Meterem-no no proximo pra dar continuidade. . . .
CR
footballplayer_ 10
2016-07-07 08h43m por cramos
Não sejas tão extremo. Por mais que não gostes dele não podes dizer coisas que não são.

Ronaldo não fez um grande jogo a meu ver, estou habituado a mais da parte dele, mas não foi assim tão ruim.
Vir dizer que "o golo que marcou foi pura sorte, um remate ridículo para o centro da baliza, num lance em que o GR esteve muito mal posicionado" é simplesmente ridiculo. Desde o inicio do centro, Ronaldo corrige duas vezes a sua tragétória para estar no sitio certo, faz ...ler comentário completo »
Portugal 2 x 0 Wales
2016-07-07 06h24m por UK-SPORTING10
Estamos na Final!! Por todos os portugueses e principalmente por todos os criticos!


PS - Estou a usar um teclado não Europeu, por isso dificulta-me imenso a escrita. Não me querendo alongar mais, venha de la a final e que no fim venca Portugal!
chief_thereales t
2016-07-07 03h57m por nevoeiro
Preferir? LOL isso nem tem a ver com preferências, estamos a falar de minutos, titularidade, nada mais.

Atacar? Isso não foi o que fizeste agora quando disseste ao Philippe_Coutinho_10 o seguinte:

"Tá revoltado porque nao aceita ver alguém a preferir o Danilo ou a achar que o Danilo é melhor. É por isso que se excita logo. "

Isso é ataque, a conversa nem era contigo, mas já sei, tens problemas comigo desde o dia 2 e o dragão só veio agravar. . . deixa-te disso, já passou.
Philippe_Coutin ho_10
2016-07-07 03h50m por nevoeiro
Não estou revoltado, apenas disseste algo que não corresponde há verdade.
Julgaste-me mal, não estou nada revoltado contigo nem me dirigi mal. . . agora certos users aqui (chief_therealest) ficam revoltados com o tema William/Danilo porque não suportam a ideia do jogador da equipa deles ser o suplente do rival.

Disseste que o "Danilo foi titular na fase de grupos", se dissesses que "Danilo foi titular num jogo da fase de grupos", não havia confusão nenhuma, é porque ...ler comentário completo »
chief_thereales t
2016-07-07 03h40m por nevoeiro
Tu é que te revoltas por muita gente, incluindo o selecionador, preferir o William em vez do Danilo. . . não me confundas contigo, não tenho os teus vícios.
nevoeiro
2016-07-07 03h11m por Philippe_Coutinho_10
Mas porque é que te estás a revoltar tanto com este assunto medíocre?

"Fez? A titular? Conta ai os minutos também que isso é importante. . . coerência. "

Eu respondi-te dizendo que ele foi titular na fase de grupos, foi um jogo, mas foi titular!

O Danilo tem 5 jogos e o William 4, o William tem cerca de jogo e meio a mais que o Danilo no que toca a minutos.

Mas realmente não percebo o porquê de quereres insistir tanto neste assu...ler comentário completo »
Philippe_Coutin ho_10
2016-07-07 02h58m por nevoeiro
"O Danilo foi titular na fase de grupos. . . "

A fase de grupos tem 3 jogos, ele foi num jogo, UM JOGO e dizes que ele foi titular na fase de grupos. . . enfim. Um jogo a titular, os outros dois foi o William. Só ai já ganhou.
Nas fases a eliminar o William foi sempre titular, menos hoje por castigo, o Danilo fora isso jogou míseros minutos.
nevoeiro
2016-07-07 02h51m por Philippe_Coutinho_10
O Danilo foi titular na fase de grupos e hoje nas meias, foi utilizado noutros jogos também.
NA FINAL É
2016-07-07 02h43m por nevoeiro
Patrício
Cédric
Pepe
Fonte
Guerreiro
William r
Adrien
Renato
João Mário
Nani
Ronaldo
. . . .
2016-07-07 02h20m por Portugues_Patriota
Quis sempre saber se um tal Matheorist tinha mesmo apostado 50 euros pela vitória da Croácia sobre Portugal nos Oitavos. É verdade?
11 Pra Final!!!
2016-07-07 02h04m por BlankSpace
GR: Patricio
DC: Pepe
DC: Fonte
DD: Cedric
DE: Guerreiro
MDf: Danilo
MC: Adrien
MD: João Mario
ME: Renato Sanches
AV: Ronaldo
AV: Nani
Portugal
2016-07-07 02h01m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Vitória da experiência perante um Gales que acusou e muito a pressão da responsabilidade e a ausência de Ramsey!

Agora é descansar bem e aguardar pelo adversário que temos de derrotar. Eu acredito!
Philippe_Coutin ho_10
2016-07-07 01h56m por nevoeiro
Fez? A titular? Conta ai os minutos também que isso é importante. . . coerência.

Epá vamos os dois jogar num torneio de 5 jogos, jogas todos os jogos a titular, fazes 85 min por jogo, eu entro sempre para o teu lugar, ou seja jogo só 5 min e depois vou dizer-te que joguei tanto quanto tu. . . LOL tá certo.
iSMURF4
2016-07-07 01h52m por nevoeiro
Ele jogou mal, ta bem que a Islândia é forte no jogo aéreo, mas mesmo assim. . . para mim foi mau de mais, eu prefiro que se mantenha a equipa, mas jogue quem jogar, o que interessa é ganhar.
Quando os 11 tiverem em campo, independentemente de quem seja, é apoiar como é óbvio, até ao fim.
nevoeiro
2016-07-07 01h48m por iSMURF4
É-me igual pá. . . foi da emoção do momento de chegar-mos à final. xD

E que ganhemos, venha quer vier.

PS: Mas que o Danilo foi mal avaliado no 1º jogo lá isso foi, a Islândia é muito forte no jogo aéreo.
OUTRAS NOTÍCIAS
OM 1-1 VSC em direto
Começou a 2ª parte Acompanhe aqui o Marseille x V. Guimarães em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
19-10-2017 18:03
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Tarik10 19-10-2017, 19:14
Tarik10 19-10-2017, 19:09
FinalFantasy 19-10-2017, 19:04
BetrayalKRocknRoll 19-10-2017, 19:03
Tarik10 19-10-2017, 18:58
Tarik10 19-10-2017, 18:57
JO
JorgedosSantos 19-10-2017, 18:57
FinalFantasy 19-10-2017, 18:45
EL
El-Mago-10 19-10-2017, 18:44
Triper 19-10-2017, 18:43
FinalFantasy 19-10-2017, 18:42
red_philosoraptor 19-10-2017, 18:42
Tarik10 19-10-2017, 18:39
FinalFantasy 19-10-2017, 18:38
Tarik10 19-10-2017, 18:37
FinalFantasy 19-10-2017, 18:36