placardpt
    Muito apoio lusitano na bancada

    Ups!

    2016/06/14 21:50

    Não estava no guião, pelo menos da grande maioria dos portugueses, uma entrada em falso da equipa lusa. O empate a uma bola resulta de um jogo onde Portugal esteve longe de ser uma equipa afirmativa e dominadora, apesar de ter tido maior iniciativa. A Islândia, bem a defender e com princípios bem definidos, soube esperar pelo seu momento e alcançou um empate histórico. Ronaldo não "apareceu" e Portugal não mostrou futebol para o discurso de ambição que tem existido na comitiva.

    Com os médios portugueses a jogar em zonas próximas, Fernando Santos começou por ver a sua equipa circular a bola muito fora do bloco islandês e sem conseguir criar instabilidade ao adversário. Portugal teve muitas vezes problemas a entrar nos espaços interiores (as tais entrelinhas) e metia pouca gente em zona de finalização. Além de que até foram os islandeses os primeiros a criar perigo.

    Nani e Vieirinha
    Fernando Santos entregou a titularidade a Nani e Vieirinha. Danilo também foi opção inicial na equipa portuguesa.
    A seleção do país dos vulcões e dos glaciares jogava em bloco baixo e compacto; com tranquilidade mas sempre ligados, ou não fossem eles de um país que tem uma cobertura de Internet grátis a rondar os 97 por cento do seu território.

    Danilo e João Moutinho não conseguiam construir e procuravam sempre o jogo exterior. Mas João Mário e André Gomes derivavam muito para o meio e os defesas da lateral davam pouca profundidade. E com isso a bola não chegava aos homens da frente.

    Nem capitão nem ninguém

    Renato Sanches
    Aos 18 anos, Renato Sanches estreou-se numa fase final, passando a ser o português mais jovem a fazê-lo.
    Com o avançar dos minutos, Ronaldo e Nani viram-se obrigados a buscar mais jogo em apoio, Vieirinha passou a estar mais projetado no corredor, Portugal aumentou a velocidade de processos e melhorou muito (até porque passou a baralhar as marcações dos islandeses). Foi nesse período de maior rapidez de processos que a turma das quinas chegou ao golo. Minuto 31', André Gomes (que melhorou com o decorrer do encontro) serviu Nani no interior da área e o camisola 17 abriu o ativo, colocando a turma lusa em vantagem, vantagem essa que levou para os balneários.  

    Ronaldo muito apagado ©Getty / Julian Finney
    Para o segundo tempo, Portugal parecia levar um futebol mais vertical mas foram os islandeses a empatar pouco depois do recomeço. Aos 50 minutos, cruzamento na direita e Birkir Bjarnason, sozinho na área, não teve dificuldades em bater Rui Patrício, num lance em que Pepe desocupou a posição e confundiu a marcação de Vieirinha ao adversário islandês.

    Portugal andou perdido, baixou a intensidade e estava sem ideias perante uma Islândia confortável em campo a fechar os caminhos para as redes de Hannes Halldórsson. A entrada de Renato Sanches podia ter oferecido maior explosão e capacidade de progressão e a ida a jogo de Quaresma podia ter dado maior imprevisibilidade. Podia, mas nada disso se viu. O que se assistiu foi Portugal já mais com o coração do que com a razão num relvado onde Cristiano Ronaldo foi completamente anulado pela defesa islandesa.

     

    U Terça, 14 Junho 2016 - 20:00
    Stade Geoffroy-Guichard
    Cuneyt Cakir
    1-1
    Nani 31'
    Birkir Bjarnason 50'
    Stade Geoffroy-Guichard
    Lotação41 965
    Medidas105x68m
    Inauguração1931
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo FJornada 1
    A Chave
    Golo da Islândia Birkir Bjarnason marcou aos 50 minutos e isso perturbou muito a equipa portuguesa que não mais se encontrou, ao contrário dos islandeses que ficaram confortáveis.
    O Árbitro
    O árbitro turco teve um critério largo e procurou ter uma atitude mais pedagógica, não mostrando cartões mesmo até nas entradas mais duras.
    O Melhor
    Treinador da Islândia
    Mostrou ter estudado bem a equipa portuguesa e viu a Islândia ter uma entrada histórica no Euro. Apresentou uma equipa com princípios bem definidos a defender e a tentar explorar as oportunidades que a sua equipa foi tendo.
    O Pior
    Moutinho
    Em baixo de forma, o médio mostrou grandes dificuldades. Saiu aos 71 minutos e pouco ou nada se viu daquele que costuma ser o motorzinho. Mas o mesmo se pode dizer de João Mário e Ronaldo.
    Forma
    Portugal
    2015/2016
    6J
    3V
    1E
    2D
    13-4G
    Islândia
    2016
    8J
    3V
    1E
    4D
    15-13G
    Sabia que...by playmaker stats
    A 1.ª jornada da fase de grupos do Euro 2016 termina com 22 golos marcados em 12 jogos (média 1,8 golos/jogo).
    Depois de ter ganho à Holanda, a Islândia não mais venceu em competições oficiais: 4 jogos, 3 empates, uma derrota.
    Pela 1.ª vez Portugal não vence a Islândia, com quem continua sem perder (3J, 2V, 1E).
    Portugal sofreu sempre golos nos 7 últimos jogos realizados em fases finais - fase de grupos (Mundiais e Europeus). No total, 12 golos sofridos nesses jogos.
    A Islândia estreia-se numa grande competição com um empate: foi, a par de País de Gales, a única estreante neste Europeu que não perdeu.
    Portugal não empatava um jogo desde o Mundial do Brasil (3x3 diante dos Estados Unidos).
    Fernando Santos continua invencível em competições oficias (sem amigáveis).
    1.º empate de Fernando Santos como selecionador nacional.
    Sempre que empatou o 1.º jogo numa fase final, Portugal passou (1984, 1996, 2010).
    3.ª vez que Portugal começa a empatar numa fase finaldo Europeu (1984, 1996, 2016).
    4.ª fase final consecutiva (Mundiais e Euros) que Portugal não consegue vencer na estreia. A última vitória foi no Euro 2008.

    Fotografias(45)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    ISLÂNDIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    "Muito apoio lusitano na bancada"?
    2016-06-15 19h12m por alex2698
    Isto é alguma piada? É que durante 99% do tempo de jogo apenas se ouviram adeptos islandeses (o outro 1% foram portugueses quando o Nani marcou golo). Milhares de portugueses nas bancadas e ninguém capaz de apoiar a equipa. Parece que estão no teatro, à espera do golo para aplaudir.
    Jogo
    2016-06-15 13h28m por thekarga5
    Só agora é que tive oportunidade vir aqui portanto vou deixar a minha opinião sobre o que eu vi do jogo de ontem de Portugal.

    Para começar:
    Vi algumas debilidades defensivas, nomeadamente no posicionamento e viu-se isso no golo da Islândia, Vieirinha fica muito mal visto na fotografia.
    Não houve uma bola ganha por Portugal nas alturas durante 70 e tal minutos, sempre que a bola vinha do lado da Islândia.

    No meio-campo, Moutinho foi o mais consis...ler comentário completo »
    Estupidez
    2016-06-15 12h51m por GoLions
    O Cúmulo da estupidez está sem dúvida presente nos comentários deste tópico.
    "João Mário só é bom contra mortos"
    Enterrou o Benfica e o Porto durante a época toda, ganhou o jogador do mês várias vezes e acho que não há discussão de que foi o melhor jogador do ano.
    Em segundo lugar, Danilo empurrou a equipa para baixo ao jogar apenas para trás e para o lado, não tivemos fio de jogo, era só ao pontapé para a frente, isso prejudica o J. Mário, André Gomes e Moutinho qu...ler comentário completo »
    NA
    tem que ser este onze, se nao adeu
    2016-06-15 12h46m por NapoFcp
    patricio
    cedric pepe carvalho eliseu
    williaw
    adrien joao mario
    nani cristiano quaresma

    so assim vamos la fazer alguma coisa
    09
    A minha análise do jogo
    2016-06-15 12h33m por 0987654321qwertyuiop
    Sinceramente não percebi como é que contra uma equipa com 9 jogadores acima dos 1, 85 metros, portugal usou e abusou dos cruzamentos para a área. Em certa altura do jogo, já não sabia qual equipa era qual, dado o futebol idêntico praticado pelas duas: bola para a frente e depois logo se vê. De resto:
    Rui Patrício: dos melhores em campo, fez um par de boas defesas e não teve culpa no golo
    Vieirinha: Jogo mau, com culpa no golo, alguns erros defensivos e pouca ajuda no ataque...ler comentário completo »
    1oFCP
    2016-06-15 12h32m por CadaKazuSLB
    Se for essa lógica o Danilo só joga pk se fizer um bom Euro é vendido, o JMário a mesma coisa e por aí fora. Por mim tanto podem por o Renato como o Adrien, menos o JMoutinho que estando ou não é igual e não foi somente neste jogo. Por mim seria um óptima contratação para o Porto. Força. . .
    Selecção Portuguesa vs Equipa
    2016-06-15 12h13m por 1oFCP
    Sempre que falo que não jogamos bem colectivamente, que faltam rotinas e movimentos colectivos. . . respondem que na Selecção os jogadores só treinam uns 2 dias antes dos jogos e por isso não há tempo para trabalhar esse colectivo. . .

    . . . o problema é que depois vejo os nossos adversários a jogar. . . como equipa e assim, mesmo com jogadores de menor qualidade, acabam por nos fazer frente.

    Bem. . . mas se o Brasil faz isso e tem vários títulos, se calha...ler comentário completo »
    Segue-se a Áustria. . . ui
    2016-06-15 12h01m por 1oFCP
    É que a Áustria é outra equipa com jogadores "pequenos", como Marko Arnautović (1, 92m) ou Janko(1, 96m). . .

    . . . o resto da equipa é toda acima de 1m82, com 2 únicas excepções, o médio ofensivo do Werder Bremen Zlatko Junuzović e. . . Alaba. . .

    . . . e prevê-se que haverá apenas 1 alteração no 11, que é enfiar o Renato Sanches (há clausulas para o Benfica receber milhões do Bayern, algumas são relacionadas com a carreira na Selecção). . . não haverá ninguém a pensar o jogo no centro. . .
    NO
    Próximo jogo!
    2016-06-15 11h38m por norbertofaria
    Rui Patrício
    Cedric, Pepe, Fonte, Guerreiro
    Danilo
    André Gomes, Renato, Adrien
    Quaresma e Cristiano
    NO
    PORTUGAL
    2016-06-15 11h35m por norbertofaria
    Depois de “digerir” o resultado e consequentemente a exibição da equipa de todos nós, resolvi fazer uma apreciação ao desempenho da equipa de todos nós.

    1 – A nossa equipa a jogar desta maneira não vai muito longe na competição, e quando digo desta maneira sou de opinião, que os jogos de futebol, ganham-se com ambição, com luta, com coração, com correr mais do que os adversários, com inteligência, com paciência!!!
    O que eu vi no jogo com a Islândia, foi uma equip...ler comentário completo »
    J. Moutinho
    2016-06-15 11h02m por petitor
    Digam que não presta isto e aquilo, quem me dera tê-lo novamente no Porto era Top.
    NE
    bruno alves e w carvalho
    2016-06-15 10h56m por Nelsouranis6
    o bruno pode ser o caceteiro que é, mas se ontem tivesse jogado tinhamos dominado o jogo aereo que e onde a islandia e forte, o danilo ta em melhor forma que o wiliam mas o wiliam deveria ter jogado ontem pelo mesmo motivo e muito melhor no jogo aereo , tem mais fisico. . . o joao mario ontem desiludiu. me um pouco, so jogava para tras, o andre gomes fez uma excelente primeira parte baixou na segunda. . mas agora diserem que o moutinho nao jogou nada, epah ele mesmo em baixo de forma e m...ler comentário completo »
    WE
    Moutinho Não!
    2016-06-15 10h42m por Weezard
    Tinha dito aqui por estes fóruns por várias vezes que o Moutinho, no estado em que está, não tem nada para dar à selecção. Metam o Adrien ou o Sanches.
    Sehtor
    2016-06-15 10h42m por Tomaz360 via mobile
    Não li o teu comentário antes de escrever o meu.
    Mas era exatamente isso que ia dizer.
    A França/ Espanha tiveram sorte. Alias a Republica Checa nao marcou por MUITA sorte.
    Tivemos azar. Temos de aceitar. Também perdemos com a Grécia e fomos à Final. Espanha perdeu o primeiro jogo do mundial com a Suiça (2010) e ganhou o resto
    Portugal
    2016-06-15 10h38m por Tomaz360 via mobile
    Antes demais, não respondam se vão ser haters da seleção, se se vão por com clubismos ou se vão fazer de amuadinhos. . .

    Portugal melhorou a cada segundo do jogo.
    O Renato entrou bem. Deu mais intensidade ao jogo. Adoro o Moutinho, mas embora tenha feitos alguns passes, jogou um futebol de posse (para os lados). Se Nani e Ronaldo não descem, torna-se dificil fazer este jogo. Até porque dá sempre em cruzamento e só Ronaldo sabe cabecear.
    Ronaldo tem mesmo ...ler comentário completo »
    alabama
    2016-06-15 10h32m por demonflair
    Então mas não foi essa a estratégia inicial? João na direita, André na esquerda e Moutinho no centro. E eu pergunto-te, resultou? E não é preciso responderes, porque o resultado está à vista. Tínhamos de ter utilizado um meio campo diferente, senão para que serviram tantos amigáveis com tanta experimentação se o onze não se molda com o do adversário. É obvio que assim nunca vamos longe. . .
    BluBell
    2016-06-15 10h29m por CadaKazuSLB
    Claramente. . . O Danilo fez um jogão. . . . mas só que ninguém viu. . .
    Calma!
    2016-06-15 10h28m por Sehtor
    Tenho a vantagem de estar a escrever o comentário depois de ter tido tempo para esfriar a cabeça, que também estava podre quando o jogo acabou. A grande diferença de Portugal face às melhores equipas do Euro no jogo de abertura foi não ter tido a sorte de ganhar, que França, Espanha e outras também não jogaram grande coisa e ganharam sem saber muito bem como. Ainda vamos a tempo de entrar na linha!
    Como portista, custou-me ver a incapacidade do Danilo de ganhar bolas aéreas, mas nã...ler comentário completo »
    Só tenho pena. . .
    2016-06-15 10h23m por BlueBell
    É que este clube de lisboa com o nome de "SELEÇÃO" tenha lá jogadores do meu Porto como o Danilo a estragar literalmente a sua imagem/categoria no meio daquela podridão toda. . .

    Chega a ser vexante ver o penaldo o tais melhor dos últimos 20 anos segundo o próprio, à espera de uma falta, de um penalti, ou de uma expulsão do adversário para poder aparecer nos ecrãs. . .

    Só tive pena foi do empate, o resultado certo seria mesmo uma vitória. . . . . Da Islândia.

    OL
    Opinião quanto à atuação da seleção
    2016-06-15 10h17m por olheiro1913
    Meio-campo com pouca intensidade na generalidade do jogo (salvo algumas fases de maior rapidez na circulação da bola). O Danilo para mim até não esteve nada mal, fez algumas recuperações de bola e tentou lançar contra-ataques.

    No golo da Islândia, se bem que o próprio posicionamento da equipa não era o melhor, houve uma falha de comunicação entre o Pepe e o Vieirinha tremenda que foi decisiva.

    O Pepe podia ter estado melhor nalgumas decisões, principalmente ...ler comentário completo »
    JMoutinho
    2016-06-15 10h16m por CadaKazuSLB
    Vocês precisam de se convencer que já não é o mesmo jogador do Porto e nem no Mónaco é grande coisa. Manter o João Mário que não estava a fazer nada, sff. . . Apesar de ser um grande jogador, nem sempre se está bem e ele não esteve bem e foi bem substituído. De todos os médios o que esteve bem foi o AG, não dá para tirar todos e colocar outros. A diferença de velocidade e ritmo após a entrada de Renato foi evidente, pena que também o capitão estava a dormir. Concordo com o onze do Alaba...ler comentário completo »
    demonflair
    2016-06-15 09h59m por alabama
    Ao por tantos avançados íamos levar com o 2º golo ao fim do jogo num contra-ataque !! Meio campo tem que ser com Moutinho, J. Mário a descair para uma linha e A. Gomes a descair para a outra linha. . . Se tiver a dar mau resultado muda-se para 4-3-3 com Nani e Ronaldo nas linhas e o grande Éder a ponta de lança. .
    Viu-se muitas vezes Ronaldo a vir buscar a bola ha entrada da área depois os cruzamentos saíam e não estava la ninguém !!
    correção!!!!!
    2016-06-15 09h56m por alabama
    Trocando Adrien por João Moutinho
    Fernando Santos parte 2
    2016-06-15 09h56m por demonflair
    E o mais incrível foi ver todos os nossos avançados lá na frente e Danilo e Renato Sanches a construir!!! Ou seja, tira o João Mario, que poderia ter ocupado o lugar de Moutinho e coloca o Renato para quê???? Nós estávamos a precisar de um meio campo com ideias, com o João Mario e Adrien. Danilo já não era necessário. . . e muito menos o Renato. . . lá por meter todos os avançados não quer dizer que venham logo golos, é preciso que a bola chegue em condições aos avançados!!!

    Fernando Santos este miserável!!!
    11 contra a Áustria
    2016-06-15 09h55m por alabama
    Tática: 4-4-2 mais propriamente 4-1-3-2 com Danilo há frente dos centrais.
    GR: Rui Patricio
    DD: Cédric
    DC: Pepe
    DC: Ricardo Carvalho
    DE: R. Guerreiro
    MDef: Danilo
    MC: Adrien Silva
    MCD: J. Mário
    MCE: André Gomes
    AD: Ronaldo
    AE: Quaresma ou Nani

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Sérgio Conceição após a renovação
    O FC Porto oficializou, esta quinta-feira, a renovação de contrato de Sérgio Conceição. O técnico portista estava em fim de contrato e, a dois dias das ...
    Jogos
    Euro
    Campeonato da Europa
    Jornada 1