PORTUGAL
Crónica
Portugal derrotou a Noruega

Versão beta com sinais positivos

2016/05/29 22:36
Texto por Duarte Monteiro

Portugal derrotou, este domingo, a Noruega por 3x0, no Estádio do Dragão, num encontro de preparação para a fase final do Campeonato da Europa de futebol. Ricardo Quaresma, Raphael Guerreiro e Éder apontaram os golos da seleção nacional.

Quaresma brilhou em «casa»

Ainda nem tudo o que brilha é ouro na seleção portuguesa, mas no primeiro de três ensaios antes do primeiro jogo a doer em França houve sinais positivos. Compreensão da ideia de jogo, dinâmica ofensiva e... Quaresma. Três pontos que Portugal mostrou estar a afinar com promessas interessantes. O extremo, que não deve ser titular na ideia base de Fernando Santos, foi o ponto de criação de uma equipa quase sempre cerebral e a manter este nível é um caso sério para o selecionador.

Quase 35 mil portugueses no Dragão
Na reta final da preparação para o Europeu, o Dragão recebeu o primeiro de três jogos de Portugal. E apesar de não se ter registado casa cheia, foram 34.375 os portugueses que estiveram ao lado da seleção
É claro que o golo, aos 13 minutos, é daqueles que fica na retina. Uma arte «À» Quaresma em pleno Dragão. Finta para fora a tirar do caminho o oponente e depois, da esquina da área, um remate em arco que Rune Jarstein só acompanhou com os olhos. Uma obra de arte a dar vantagem a uma equipa que tinha começado com atitude mas que lá para o quarto de hora já começava a abusar nos passes falhados.

E serve o tópico para apontar alguns dedos. O meio-campo, onde a qualidade abunda à vista desarmada, ainda está em fase de testes. William esteve sóbrio na missão defensiva mas falhou mais vezes do que desejado na hora de lançar o ataque; Moutinho ainda está à procura de si próprio, embora a bola dali saia sempre jogável. Mas foi André Gomes o “menos” da noite. Se a intenção era agarrar um lugar no onze com vista à Islândia, falhou. Macio, lento e errático no passe, o médio do Valencia foi uma tremenda desilusão.

Éder, o renascido

Ao contrário de Éder, o «patinho feio» desta seleção. Assim que tocou na bola pela primeira vez, o Dragão aplaudiu-o; e foi sempre assim em todas as ações do avançado que acabou por corresponder. Útil na hora de tabelar, deu trabalho aos nórdicos e aos 14 minutos esteve mesmo a centímetros do golo. Golo que chegou mesmo ao minuto 70, com Éder em zona de «matador» a finalizar um cruzamento de João Mário. Com confiança e carinho, Éder pode ser uma mais-valia.

Éder fez o segundo golo pela seleção, tal como Raphael Guerreiro
Com os golos frente à Noruega, Raphael Guerreiro e Éder somaram o segundo golo pela equipa nacional. O defesa esquerdo tinha dado a vitória sobre a Argentina, enquanto o avançado tinha feito o mesmo frente à Itália
A verdade é que entre algumas boas promessas deste Portugal em versão beta, o jogo luso também teve, em muitos momentos, problemas visíveis, sobretudo no equilíbrio defensivo. É certo que Ricardo Carvalho, o senhor veterano, esteve impecável, mas o companheiro de eixo nem por isso. José Fonte mostrou algumas fragilidades que fazem antever uma dupla Carvalho/Pepe no jogo um do Europeu. Aos 32', o defesa do Southampton desorientou-se por completo e só uma defesa enorme de Anthony Lopes negou o golo a Joshua King.

De uma noite onde Renato Sanches foi um dos mais ovacionados... no Dragão, destaque para o belíssimo golo de Raphael Guerreiro, aos 65 minutos. O lateral - que parece ter definitivamente ganho a corrida a Eliseu - bateu um livre de forma sublime; na gaveta. Fernando Santos cumpriu a promessa e lançou todos os jogadores de campo disponíveis, com Adrien Silva a aproveitar para mostrar que não encaixava nada mal neste modelo de jogo.

U Domingo, 29 Maio 2016 - 20:45
Estádio do Dragão
Padraig Sutton
3-0
Ricardo Quaresma 13'
Raphaël Guerreiro 65'
Éder 70'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseJogos Amigáveis
VIDEOS
A Chave
Minuto 65. Portugal não estava bem na segunda parte e a Noruega parecia disposta a ameaçar a vantagem de um golo de Portugal quando Raphael Guerreiro bateu o livre para o 2x0. A partir daí Portugal assumiu o controlo da partida e acabou por vencer com inteira justiça.
O Árbitro
Atuação discreta e sem casos. Passou completamente ao lado do encontro o árbitro irlandês Padraig Sutton.
O Melhor
Ricardo Quaresma
Foi o responsável pelos momentos de magia da seleção, a começar pelo golo inaugural. Um remate em arco, colocadíssimo, que levantou a plateia do Dragão. Numa equipa à imagem do Engenheiro - mecânica e cerebral -, o Harry Potter foi mesmo o mágico de serviço enquanto esteve em campo.
O Pior
André Gomes
Jogou 80 minutos mas não convenceu. É verdade que houve outras peças que podiam e deviam ter rendido mais, mas a exibição do médio do Valencia foi mesmo a mais pobre. Errático no passe e lento na construção, nunca foi capaz de ser uma ponte fluida de ligação entre setores.
Forma
Portugal
2015/2016
2J
1V
0E
1D
2-2G
Noruega
2016
2J
1V
1E
0D
2-0G
Sabia que...by playmaker stats
Primeira vitória de Portugal, com Fernando Santos no banco, por 3 ou + golos de diferença
Há 2 anos que Portugal não conseguia golear (3 ou + golos de diferença). A última vitória aconteceu nos Estados Unidos (V 5-1 Rep. Irlanda)
A última goleada de Portugal sem sofrer golos foi há 2 anos e meio frente ao Luxemburgo (V 3-0)
3 jogos depois, Portugal volta a sair do jogo com folha limpa, e com Anthony Lopes na baliza (Luxemburgo e Noruega)
É a maior goleada de Portugal frente à Noruega nos últimos 50 anos (V 3-0)
Top-3 goleadas entre Portugal e Noruega:
1966 POR 4-0 NOR
2016 POR 3-0 NOR
1979 POR 3-1 NOR
Portugal está há 2 jogos consecutivos sem sofrer golos frente à Noruega (2011 > 2016) e iguala o melhor registo (1994 > 2003)
Desde que Fernando Santos chegou a Portugal, esta foi a 5.ª vitória em 10 jogos amigáveis (Argentina, Itália, Luxburgo, Bélgica e Noruega)
Em 10 jogos amigáveis com Fernando Santos, este foi o 4.º jogo sem sofrer golos: Argentina, Itália, Luxemburgo e Noruega
Foi a 4.ª vitória e o 4.º jogo sem sofrer golos de Portugal no Estádio do Dragão em 8 jogos disputados
Os últimos 6 golos de Portugal, foram marcados por jogadores a jogar no estrangeiro (desde Novembro 2015)
O último golo de um jogador a atuar em Portugal pela seleção aconteceu a 17 Novembro 2015 por intermédio de André André (FC Porto)
Nos últimos 20 golos de Portugal, só 2 golos foram apontados por jogadores a atuar em Portugal (2015 Éder, SC Braga e André André FC Porto)
Desde o Mundial 2014, Portugal foi a jogo 7 vezes sem Cristiano Ronaldo: venceu 4 jogos e perdeu 3 (Albânia, Cabo Verde e Rússia)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
NORUEGA
Comentários (70)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TA
Correção
2016-05-30 17h57m por Tantoscasos
"está sem dúvida a jogar muito bem, e não é pelo facto de ser benfiquista que digo que o Moutinho é melhor, porque neste momento não o é" isto em relação ao adrien
TA
Seleção
2016-05-30 17h56m por Tantoscasos
Jogando em 4-4-2
GR: RP/Anthony(talvez optasse por conceder a titularidade ao Rui Patricio, por já ter mais entrosamento)
Dupla de centrais:Fonte e Pepe
DD- Cédric
DE- Eliseu( pela maior consistência que dá a nível defensivo, se bem que o guerreiro tem evoluido muito neste aspeto, daí ser uma especie de 50/50)
MDef - Danilo, sem a menor dúvida
MO - Adrien/André Gomes, está sem dúvida a jogar muito bem, e não é pelo facto de ser benfiquista que digo...ler comentário completo »
TR
duvidas
2016-05-30 17h34m por treinadordebancada1
Laterais defensivas
nani ou Eder?
Danilo ou william(parece em vantagem)
ricardo carvalho ou jose fonte?
Transições como estão?
Resultado das alterações na discussão do resultado
TR
Vimos ontem
2016-05-30 17h30m por treinadordebancada1
que Moutinho não está em forma por isso adrien deve ser titular.
quaresma deve ser titular contra equipas inferiores
a defesa está mediana, o que não chega.
a ala direita está entregue a joao mário
eder é banal mas também não é nenhum coxo, ainda pode ajudar a equipa
Veremos mais em wembley
HE
O jogo
2016-05-30 15h00m por henrikejonas
de ontem parecia mais uma tourada com aquela musica das gaitas!!
Penso que Portugal tem boas hipóteses de passar a fase de grupos, só não passa se não quiser, depois vem os quartos e volta logo de aviaozinho para a terra dos tugas.
SA
ainda vão a tempo
2016-05-30 14h56m por Samir17
Epa digam que o Ricardo Carvalho e o Bruno Alves e o José Fonte estão lesionados vão me buscar o Rúben Semedo o Daniel Carriço e o Ricardo Ferreira ou o André Pinto Centrais não faltam neste pais não e necessário levar estes na lateral direita inventem mas corram com o Cedric e o Vierinha vão me buscar o Ricardo Pereira e o João Cancelo tirem esse Eliseu temos o Mário Rui a defesa portuguesa uma desgraça meio campo tirem o Moutinho e o Renato vão buscar o André André e tirem me o Eder e levem o...ler comentário completo »
Selecção
2016-05-30 13h02m por JHendrix
Equipamentos foleiros, música nhé, futebol pragmático e com algum sofrimento, pouca crença dos portugueses na selecção. . .

Olhando para tudo isto, creio que este é o ano em que Portugal vai brilhar.

Porquê? Porque finalmente não vamos para um torneio destes com parvoíces e pouco futebol. É musicas de embalar, equipamentos 5 estrelas, o Big Mac pago com golos, as ilusões e chauvinismos, de que lá por termos o Cristiano Ronaldo, que Portugal é candidato à...ler comentário completo »
SA
Fernando Santos
2016-05-30 12h49m por sandocha
Vejo alguns comentarios a dizer que esta equipa e muito mais fraca que outras que tivemos. Não sei, ate pode ser, no entanto esta parece-me uma equipa muito trabalhadora que leva uma vantagem como nunca tivemos. . . um excelente treinador que sabe ganhar.
SA
Rui Malheiro
2016-05-30 12h44m por sandocha
Faz hoje uma excelente reportagem no Record.
Diz aquele jornalista que Adrien foi essencial e partem dele o 2º e 3º golo.
Acrescenta fotografias para que não restem duvidas.

Bom artigo de opinião e na verdade Adrien merece por tudo o que tem jogado. Um box-to-box como neste momento não tínhamos.

Ontem João Alves tb disse que Adrien seria o carregador de piano necessário a CR7 e companheiros do ataque. Exactamente o que eu penso.
iSmurf
2016-05-30 09h43m por TomPen94
Olha até foi bem pensado. O Sporting também metia karaoke antes dos jogos para a malta entrar na onda do "O Mundo sabe que" e resultou em cheio.

Aliás, foi muito graças ao karaoke que ontem pude dizer pela primeira vez desde 2008 que tínhamos um público unido, ainda que tenha sido só no estádio. É melhor que nada.

Aliás, penso que esta campanha para pedir apoio aos adeptos peca por tardia, devia ter começado mais cedo.
GU
TomPen94
2016-05-30 09h33m por GU570 via mobile
Também acho que em condições normais o Moutinho e o Nani podem fazer parte dos grupo de titulares indiscutíveis, juntamente com o Patrício, o Pepe, o João Mário e o Ronaldo, mas dado o momento de forma do Adrien, no caso do Moutinho acho que tanto um comino outro podem desempenhar um papel de liderança muito importante no meio campo. No caso do Nani, acho que tem um perfil que encaixa melhor com o Cristiano, pois sente-se mais à vontade a jogar em zonas interiores enquanto que o Quaresmo...ler comentário completo »
GU570
2016-05-30 08h38m por TomPen94
Não penso que hajam dúvidas para o lugar que Moutinho ocupa, ele é o indiscutível naquele lugar. Só sai se estiver muito mal. Ontem provavelmente só saiu porque era um amigável.

Penso que Nani também terá o seu lugar no 11 assegurado. Penso que Fernando Santos vai utilizar Quaresma como um super-suplente que pode sacar da cartola quando o jogo não parece estar a nosso favor.
Éder
2016-05-30 06h42m por zlatan_ibrahimovic via mobile
É claramente uma mais valia para a Seleção.
MI
Fora com a velharia acomodada
2016-05-30 05h10m por mib
Eu acho que continuamos a apostar em muitos jogadores velhos e que vai acontecer o mesmo que no Brasil, os Quaresmas, Nanis, Eder, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Joao Moutinho, Vieirinha, Eliseu. . . etc são jogadores em fase descendente da carreira, comigo só ficavam os velhos que ainda continuam a ser craques, como o caso do Pepe e Ronaldo.

A minha seleçao era:

EQUIPA (A) TITULAR
Guarda redes--------- André Moreira (Atletico de Madrid)
...ler comentário completo »
GU
Dúvidas e certezas.
2016-05-30 04h10m por GU570 via mobile
As 7 dúvidas que subsistem::

Cedric ou Vieirinha
Ricardo Carvalho ou José Fonte
Raphael Guerreiro ou Eliseu
William ou Danilo
Adrien ou Moutinho
André Gomes ou Rafa Silva
Nani ou Quaresma

Os 4 Indiscutíveis:
Rui Patrício
Pepe
João Mário
Cristiano Ronaldo

Rui Patrício
SL
meu 11
2016-05-30 03h12m por slbmeireles
Anthony Lopes
Vieirinha
Pepe
José Fonte
Raphael Guerreiro ou Eliseu (a minha maior duvida, mas qualquer um dá segurança)
Danilo
Adrien
João Mario
André Gomes
Rafa
Cristiano Ronaldo
GU
11 de Portugal
2016-05-30 01h58m por GU570 via mobile
Acho que todos podemos confiar na grande competência e seriedade do nosso seleccionador. Sobre o melhor 11, tenho a minha opinião, que vale o que vale, sobre quem são os *indiscutíveis* mas ainda substitutem algumas duvidas.

*Rui Patrício*
Cedric (ou Vieirinha)
*Pepe*
Ricard o Carvalho (ou José Fonte)
Raphael Guerreiro (acho q hoje pode ter agarrado a titularidade)
William (ou Danilo)
Moutinho (ou Adrien aquele que está estiver num ...ler comentário completo »
. . .
2016-05-30 01h38m por LuisFCP1980
Há pessoal que não apoio a seleção do Mendes!!!
GU
Apoio dos adeptos
2016-05-30 01h37m por GU570 via mobile
Fiquei um pouco desiludido por alguns assobios dirigidos aos jogadores portugueses mas ainda mais incompreensivel é que o estádio não estivesse esgotado.

Philippe
2016-05-30 01h31m por FOOTBALLS
Lol mesmo lol so o J Mario entra ai no 11 pq enfim era demais
Já agora. . .
2016-05-30 01h22m por Philippe_Coutinho_10
O Quaresma lá conseguiu marcar um grande golo, mas fora isso houve muitas trivelas infantis, perdas de bola, pouca velocidade, e houve jogadas a morrer nos pés Quaresma também, logo ainda não há razão(a meu ver) para o pessoal de repente meter-lhe nos seus 11(mas vocês estão no vosso direito).


Deixo uma nota para o William, apesar de eu preferir o Danilo o William esteve bem a defender, a construir o jogo nem tanto.


O meu 11, tendo em conta...ler comentário completo »
Falavam do P Bento
2016-05-30 01h20m por FOOTBALLS
E ha people aqui que continua a por jogadores em baixo de forma no 11 para o Europeu, e depois falavam do P Bento no Mundial do Brasil
Típico Português
2016-05-30 01h13m por Philippe_Coutinho_10
Treinadores de bancada peneirentos que dizem que a seleção não joga nada até mesmo quando ganha 3-0, mas quando o futebol é mais atractivo (como vs Bulgária) e perdemos o discurso é o mesmo: "A seleção é uma vergonha".

Resumindo, não interessa se a seleção ganha 3-0, se não tivermos 100% de posse de bola e 50 remates somos uns fracotes aos nossos olhos!
yousandro
2016-05-30 00h40m por WeAreUnited
Sim os campeonatos falando pela totalidade das equipas sao horriveis . Por isso eh que eu falei apenas nos acontecimenos mais importantes . Logico que nao digo pra acompanhar o campeonao argentino ou outro qualquer, apenas os acontecimentos mais importantes como hoje o titulo do Lanus e a Libertadores .
WeAreUnited
2016-05-30 00h33m por yousandro
A SportTV tenta acompanhar esses campeontaos mas nao têm audiencia, o Campeonato Brasileiro, por exemplo, é menos interessante que o Holandes. O argentino ainda pior que o Brasileiro.
Não sei, mas tal como a mim, o futebol fora da Europa (excepto MLS) não atrai os portugueses e os europeus em geral
OUTRAS NOTÍCIAS
Copa América
Venezuela e Peru atrás do Brasil
Foi sem golos e com pouca história que a Venezuela e o Perú entraram na Copa América deste ano. Os dois países empataram sem golos e ficam assim empatados no segundo lugar ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ONDAZZUL_1919 15-06-2019, 22:16
_El-Guito_ 15-06-2019, 22:15
_El-Guito_ 15-06-2019, 22:14
freskas 15-06-2019, 22:08
Daniele 15-06-2019, 22:06
freskas 15-06-2019, 22:02
YA
Yazapeyroteu 15-06-2019, 21:59
_V
_Verdade_Pura_ 15-06-2019, 21:54
WE
weareporto 15-06-2019, 21:51
freskas 15-06-2019, 21:50
GloriosoEncarnado 15-06-2019, 21:47
YA
Yazapeyroteu 15-06-2019, 21:46
SLBcampeao37 15-06-2019, 21:46
JS
jsilva77 15-06-2019, 21:44
joaowin 15-06-2019, 21:42
Daniele 15-06-2019, 21:39