placardpt
    Braga vence Porto nas grandes penalidades

    Braga disse «não» aos fantasmas!

    Um Porto de equívocos. A época azul e branca teve o seu epílogo este domingo em pleno Jamor. Do sonho de um recomeço nasceu o pesadelo final. Sem títulos; assim termina mais uma temporada no Dragão. E o Braga? Reconciliou-se com o Jamor um ano depois, apesar de ter voltado a permitir uma recuperação de dois golos. A felicidade chegou nos penáltis, onde Marafona travou o sonho portista e segurou o do Braga.

    Primeiro momento de auto sabotagem

    A verdade é que o minuto 12 foi o primeiro de dois momentos de auto sabotagem. Depois de uma entrada interessante, com atitude dominadora, o Porto meteu-se em sarilhos por culpa própria. Aquela falha – grave – de comunicação entre Helton e Chidozie foi o rastilho para o caos que a equipa não precisava. O que estava estável passou a tremer que nem varas verdes; uma ventania que abanava toda a estrutura defensiva.

    Segundo título 50 anos depois
    Exatamente 50 anos depois da conquista da primeira Taça de Portugal, o Braga ergueu o seu segundo troféu no Jamor. Esta foi a segunda final que os minhotos venceram ao Porto, depois da conquista da Taça da Liga em 2013
    Do outro lado, o golo de Rui Fonte – mérito para a crença e o faro de ponta de lança – tranquilizou um Braga assente num duplo pivot fortíssimo constituído por Mauro e Luiz Carlos e com a criatividade entregue a Josué e Rafa.

    É verdade que os minhotos raramente conseguiram ser ameaças reais para Helton, mas depois do 1x0 uma simples arrancada – e Rafa fez algumas – era suficiente para deixar a defesa portista em estado de sítio. Como ao minuto 20, quando Marcano abordou a bola de forma deficiente e permitiu que Hassan ensaiasse o remate. O Porto rodava muita bola, mas sem ideias e de forma previsível; o Braga preocupou-se, antes de mais, em resguardar Marafona.

    Fonte e Rafa festejam o primeiro golo do Braga ©Global Imagens / Filipe Amorim

    Da auto sabotagem ao herói André Silva

    Chidozie pagou a fatura pelo mea culpa no golo bracarense e pela tremedeira defensiva. Ficou no balneário ao intervalo para dar lugar a Rúben Neves e Danilo recuou para o eixo da defesa. Mas José Peseiro esqueceu-se que havia um segundo sabotador: Marcano. A segunda parte tinha começado como a primeira, com o Porto a carregar (Herrera ficou a centímetros do golo), até que novo erro colossal entregou o segundo aos minhotos.

    Maior seca de Pinto da Costa
    O Porto continua a sua série de seca no que toca a títulos. Desde agosto de 2013 que não há troféu no Dragão para a sua equipa principal; é o maior jejum na era Pinto da Costa.
    Minuto 58. O defesa espanhol perde a bola para Josué à entrada da área e o futuro jogador do Porto não tremeu. Vantagem duplicada à custa dos erros portistas.

    Só que quando a promessa era de uma quebra total do Porto, a equipa reagiu, também porque Rúben Neves e André André (entrou aos 74') deram alma extra ao dragão. Três minutos depois do 2x0, André Silva apareceu no sítio certo para aproveitar uma defesa incompleta de Marafona após remate de Brahimi. Não houve tempo para carpir as mágoas do segundo golpe, enquanto no Braga se temia o remake do filme do ano passado.

    E eis que ao minuto 91, o remake aconteceu. André Silva, de bicicleta, no meio do desespero portista, virou a história de todo um jogo de pantanas. O menino - cada vez mais um caso sério - «limpou» as asneiras dos colegas e deu uma segunda vida ao Porto. Naquele minuto 91, tudo começava do zero; ou quase.

    André Silva festeja o golo do empate do Porto ©Global Imagens / Filipe Amorim

    Marafona teve mãos para a Taça

    Sem surpresa, o reviver do pesadelo do ano passado pesou na equipa do Braga. O prolongamento foi um suplício físico e mental para os homens de Paulo Fonseca. O Porto dominou a meia hora extra e podia ter evitado o nervosismo das grandes penalidades. André Silva, sempre ele, teve duas excelentes bolas de golo nos pés, mas o hattrick não estava nas estrelas. E depois vieram os penáltis.

    E aí, Marafona foi herói. O guarda-redes do Braga teve nervos de aço e defendeu os penáltis de Herrera e Maxi Pereira. E enquanto os portistas iam falhando, do lado bracarense nem um. Pedro Santos, Stoijlikovic, Hassan e Goiano, este com o remate decisivo para o 4x2, selaram a conquista da Taça de Portugal para o Braga de Paulo Fonseca.

    U Domingo, 22 Maio 2016 - 17:15
    Estádio Nacional do Jamor
    Artur Soares Dias
    2-2
    (4-2 g.p.)
    Rui Fonte 12'
    Josué 58'
    André Silva 61' 90'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    12´
    GOLO Braga!
    Rui Fonte marca
    Rui Fonte marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    58´
    GOLO Braga!
    Josué marca
    Josué marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    61´
    GOLO FC Porto!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    +1
    GOLO FC Porto!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Quando a decisão se dá nas grandes penalidades, a chave será sempre o momento de quem defende. Marafona, com duas defesas, acabou por ser herói do Braga, que venceu ppor 4x2.
    O Árbitro
    Dois momentos delicados para Artur Soares Dias, mas bem ajuizados na nossa opinião. Aos 54 minutos houve, de facto, mão de André Pinto na área do Braga, depois de um ressalto. O lance é totalmente involuntário e, por isso, aceita-se a decisão. Já no prolongamento, os portistas pediram mão de Baiano na área, mas novamente certa a decisão de Artur Soares Dias ao nada assinalar.
    O Melhor
    André Silva
    Tarde de sonho para o jovem avançado dos dragões. Quando a derrota parecia consumada, eis que o talento e o instinto matador de André Silva vieram ao de cima. Aos 61 minutos apareceu no sítio certo para reduzir a desvantagem azul e branca e aos 91', de forma espetacular, levou o jogo para prolongamento.
    O Pior
    Chidozie e Marcano
    Tarde desastrosa para a dupla de centrais do Porto. Se Chidozie esteve mal no primeiro golo do Braga, ao desentender-se com Helton, Marcano tem de assumir total responsabilidade pelo segundo tento dos minhotos. Tanta tremedeira, tanta instabilidade...
    Forma
    Braga
    2015/2016
    56J
    29V
    14E
    13D
    88-56G
    FC Porto
    2015/2016
    51J
    32V
    5E
    14D
    88-47G
    Sabia que...by playmaker stats
    SC Braga conquista a Taça de Portugal, precisamente, 50 ANOS DEPOIS...
    FC Porto perde pela 1.ª vez na sua história uma decisão nos penáltis para a Taça de Portugal (5x)
    FC Porto não vence há 9 competições consecutivas; é o pior registo da história do FC Porto, era Pinto da Costa
    Desde o fim da década 60 e início de 70 que FC Porto não estava tanto tempo sem vencer uma competição (16 consecutivas)
    Taças de Portugal:
    25 SLB
    16 SCP
    16 FCP
    5 Boavista
    3 Belenenses
    3 V. Setúbal
    2 SC BRAGA
    2 Académica
    1 V. Guimarães
    1 Leixões
    Todos os jogadores (excepto Alan 2x) do atual plantel SC Braga venceram pela 1.ª vez a Taça de Portugal;
    Baiano, Alan e Mauro conquistaram as 2 últimas Taças conquistadas pelo SC Braga (2013, Taça da Liga e 2016 Taça de Portugal)
    Paulo Fonseca conquista o 2.º troféu da sua carreira (Supertaça + Taça de Portugal) e contra a ex-equipa (FCP)
    No pior momento da era de P. Costa (14 competições consecutivas sem vencer), Paulo Fonseca foi o último a vencer um título pelos dragões
    Sporting continua a ser a única equipa a vencer Taça Portugal depois de estar a perder por 2 golos de dif. (1954 V. Set. 2015 SCP 2016 FCP)
    Desde que milita na 1.ª divisão, este é o melhor ataque da história do SC Braga numa só época (90 golos)
    Principais títulos pelo Braga (Treinadores):
    1966 Rui Sim-Sim (Taça)
    2008 Jesus (Intertoto)
    2013 Peseiro (T. Liga)
    2016 Paulo Fonseca (Taça)
    Títulos SC Braga:
    1 Intertoto
    ---
    2 Taça de Portugal
    1 Taça da Liga
    2 II Divisão
    ---
    12 Campeonato de Braga
    3 Taça AF Braga
    1 Taça FPF
    Vitor Oliveira foi o único treinador do SC Braga a orientar os minhotos na Supertaça (vs FC Porto 1-1, 1-2)
    SC Braga disputará pela 1.ª vez a Supertaça Cândido Oliveira frente ao Benfica; esta será a 2.ª presença dos minhotos neste troféu
    Últimos 5 anos Braga (Taças):
    15/16 TAÇA / MF (T.Liga)
    14/15 Finalista (Taça)
    13/14 MF (T.Liga + Taça)
    12/13 TAÇA DA LIGA
    11/12 MF (T.Liga)
    Esta foi a 6.ª final entre Braga e FC Porto; foi a 2.ª consecutiva p/ os arsenalistas depois de perder a Liga Europa p/ os dragões (2011)

    Fotografias(29)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DO
    zerozero
    2016-05-23 05h14m por docarmo31 via mobile
    O estrela da amadora tem uma taca tb
    Taça de Portugal
    2016-05-22 23h51m por LuisFCP1980
    Uma vergonha!!! Dois golos ridículos!!!

    Não basta falar de PORTISMO, não basta ser um tipo simpático que dá palmadinhas nas costas dos adeptos e pede desculpas (algumas, perfeitamente evitáveis). Espera-se atitude, concentração, vontade de ganhar.

    Os rostos da derrota são HELTON e MARCANO!!! Dois golos oferecidos numa final é a meio caminho andado para se perder.

    3 LAPSOS INACREDITÁVEIS que até nos BENJAMINS são INADMISSÍVEIS, 2 deram golos o ...ler comentário completo »
    SC Braga conquista Taça de Portugal
    2016-05-22 23h32m por valter_reis_99
    Que Jogão!
    Tivemos aqui um grande jogo de futebol , digno de uma final!
    Gosto particularmente da final da Taça de Portugal , por se jogar no Jamor , Com aquele ambiente top , de festa , convívio . . TOP!
    Foi uma jogatana! Resumindo vi um jogo igual à final do ano passado sem tirar nem por! Num jogo onde vi muito equilibrio apesar do sempre ligeiro ascendente azul e branco e com muito mais posse e ataques , aquela defesa tremia para todos os lados! Ivan Marcano não é d...ler comentário completo »
    Braga altamente prejudicado
    2016-05-22 23h29m por fpf via mobile
    Pelo arbitro artur soares dias que desde o apito inicial teve dois criterios diferentes, um para cada equipa, foi do pior que ja vi ainda por cima numa final. Nao nos deixam fazer mais. . . enfim fomos guerreiros e conseguimos mas isto só passa em claro a quem realmente nao quer ver, esses que só vêm se houver um penalti inventado mas assim consegue mexer ainda mais no jogo, é triste, revoltante. . .
    TR
    redfoo
    2016-05-22 22h59m por treinadordebancada1
    Esquece lá negócios com o Braga. O clube vendido a Lisboa, só tenho pena pelos poucos adeptos que tem, verdadeiros, fervorosos e leais.
    Vão lhes entregar a supertaça e o Rafa e ainda ficam contentes, tal como 90% dos seus "adeptos"
    FC Porto
    2016-05-22 22h55m por Redfoo_16 via mobile
    Espero agora limoeza de jogadores como o brahimi rotundas, o aboufalhar, OS DC, Q MISÉRIA MEU DEUS!!!!! E outros
    O Sérgio podia ser emprestado tipo ao Braga, era bom para ele
    O A. André não sei, mas pode ficar
    Os laterais ficam
    O Grande André Silva fica e dá show de Dragão ao peito, grande miúdo, terás um grande futuro
    Os GR ficam, o Helton, hj desiludiste-me tanto. . .
    Os outros 2 nabos, nem se comenta, rua com eles
    Fazer uma anlaise...ler comentário completo »
    Um jogo cheio de história. . .
    2016-05-22 22h42m por Manto_Sagrado
    Um jogo cheio de história :

    1° para o Braga; parabéns campeão !

    2° parabéns ao André Silva; se calhar é desta que a seleção nacional arranja um ataque mortífero (para o mundial de 2018), juntamente com o José Gomes !

    3° parabéns ao Paulo Fonseca, que ganhou mais um título, antes de o Porto ter ganho um, depois de ter corrido com ele.

    4° azar para o traidor/peseteiro Maxi, que trocou títulos e o carinho de uma massa associativa e d...ler comentário completo »
    TR
    benfiquistas
    2016-05-22 22h40m por treinadordebancada1
    Tenham respeito pelo Porto, e lembrem se que o que o Porto esta a passar este ano, passou se pior com vocês antes do vosso tri.
    Eu acredito que o Porto bateu no fundo, quero acreditar, tenho medo que não, mas quero muito acreditar que sim.
    Mais uma vez falando para os benfiquistas, não se façam de underdogs porque, ao contrario do Porto o plantel do Benfica foi ficando melhor, e é verdade que se continuassem a jogar com g. guedes ou com talisca, ou com Luizão a titulares...ler comentário completo »
    RQ7T
    2016-05-22 22h08m por 1oFCP
    Brahimi. . . FCP tem apenas um pequena parte do passe. . . a vender não renderia lá grande coisa financeiramente. . . e perdíamos um excelente nº10 que insistem em colocar na ala. . .
    . . . até dá nervos ver Herrera a jogar na posição 10. . .
    P. Fonseca
    2016-05-22 22h04m por donisal
    A que enaltecer estre treinador pelo belo trabalho que fez. Quando saiu de um grande podia ter sido um momento onde ele perdesse confiança e fosse por ai abaixo como alguns (D. Paciencia), mas nao reerguesse. Parabens de um sportinguista.
    KA
    FC PORTO 2016/2017
    2016-05-22 22h04m por Kahn
    GR: Iker Casillas, José Sá e Marafona
    DD:Maxi Pereira, Mayke
    DE:Miguel Layún, Rubén Ferreira
    DC: Chidozie, Bruno Alves e Aderlan
    MED:Danilo Pereira, João Moutinho, André André, Rubén Neves, Lucas Lima e Sérgio Oliveira e Cafú
    EXT: Corona, Rafa, Rémy Cabella
    AVA: André Silva, Vincent Janssen e Kelechi Iheanacho
    RV
    Maxi e Peseiro
    2016-05-22 21h55m por RVM
    Maxi Pereira, esta é para ti. . . no clube da fruta só ganhas no salário, o resto ganhaste BOLA!!!

    Peseiro, ontem falaste como se fosses um papa-titulos, desprezando a taça da Liga (curiosamente o único título que tens como treinador em Portugal, com o Braga), o teu prémio hoje foi BOLA!!!!
    E que ano este!!!
    2016-05-22 21h53m por boixos_nois
    Para relembrar, este ano memorável!! Ficamos á espera das declarações de Pinto da Costa agora, parece que não aprendeu com aqueles que mandaram foguetes e apanham as canas, que grandes últimas épocas do Fcp. A juntar a isso, golo de Rui Fonte, golo de Josué, e ainda o treinador mal amado a quem foram dadas pevides, ganha a taça de Portugal pelo Braga. Grande época do Braga parabéns a Paulo Fonseca. Estais em sintonia com os sportinguistas. O último a rir. . . .
    BO
    Plantel FCPorto 2016/2017
    2016-05-22 21h52m por Bolt
    Dos jogadores do atual plantel (incluindo os da equipa B) eu manteria os seguintes: Iker Casillas, José Sá, Gudiño, Maxi Pereira, Victor Garcia, Martins Indi, Chidozie, Ricardo Pereira(se possível), Rafa Soares, Rúben Neves, Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, André André, Otávio, Quintero, Alberto Bueno, Francisco Ramos, João Graça, Hernâni, Corona, André Silva, Aboubakar e Gleison.
    E reforçaria o plantel com contratações de topo para as posições de defesa-central, ...ler comentário completo »
    Peseiro
    2016-05-22 21h50m por porto_sempre11
    Estamos todos à espera que te ponhas no [. . . ] !
    Helton
    2016-05-22 21h50m por RQ7T
    parece que ele acabou de admitir á sportv que este foi o último jogo que ele fez na carreira, é pena acabar assim caso estas declarações se confirmem.
    1oFCP
    2016-05-22 21h44m por RQ7T
    Herrera e Brahimi têm que ser vendidos por causa das contas do clube, Marega não têm qualidade para o porto assim como o Suk já o Varela só ficaria com ele se nao tivésemos dinheiro para comprar um EXT que desse mais garantias , quanto ao Ivo acho que prefiro o Hernâni. De resto concordo.
    BO
    Opinião sobre a Final da Taça de Portuga
    2016-05-22 21h42m por Bolt
    Antes de mais, quero dar os parabéns ao Braga por cimentar a sua posição como um dos melhores clubes de Portugal e por vencer um troféu tão aguardado na cidade de Braga.
    Não obstante, o justo vencedor deste jogo seria, em qualquer circunstância, o Porto. Infelizmente, nem sempre os melhores vencem e, portanto, resta-me endereçar os devidos parabéns ao Sporting Clube de Braga.
    Saudações Portistas
    P. S. : Enorme André Silva por nos ter permitido sonhar!
    Deus_Maxi
    2016-05-22 21h38m por 1oFCP
    Se te ofereceres para comprar. . . vendo logo sem hesitar!

    Marega. . . tem físico interessante, jogou pouco, não sei o que poderia render como reserva (Taças e afins), sendo que não terá ego para exigir titularidade, e não deveria criar ondas em ser reserva. . .
    Ideias para o plantel 2016-17
    2016-05-22 21h35m por 1oFCP
    GR: Casilas/Hélton, Sá, Gudino/Diogo Costa
    DDrt: Maxi, V Garcia
    DEsq: Layun, Rafa
    DC: #1#, #2#, Indi, Verdasca
    MDC: Danilo, R Neves
    MC: André, Herrera, S Oliveira
    MAC: Brahimi, Otávio
    Ala: Corona, #3#, Varela, Ivo Rodrigues
    Av: André Silva, #4#, Suk/Marega

    4 contratações "obrigatórias", restantes entradas só para substituir a saída de alguém

    MUITO IMPORTANTE - TREINADOR/LÍDER.

    PS:
    Meter mais velocidade no ataque e saber fazer transições rápidas. . . era muito bom também.
    parabéns ao braga. . .
    2016-05-22 21h28m por RASF
    apenas fez o que lhe competia, ou seja, aguardar serenamente que o porto se auto-destrua, tal como aconteceu. Isto não é azar, é mesmo amadorismo!!!!
    FCP não precisa de revolução
    2016-05-22 21h24m por 1oFCP
    FCP precisa é de liderança. . .
    . . . liderança de quem dirige e não apenas o procurar da melhor comissão. . .
    . . . liderança da equipa e não apenas um treinador. . .
    . . . liderança em campo e não apenas jogadores de qualidade.

    Os dirigentes. . . ou abrem os olhos e veêm que são os culpados de tudo, e passam a exercer as suas funções para servir o clube e não para se servir do clube. . . ou esta tudo f0d1d0.

    Peseiro. . . tem conhec...ler comentário completo »
    Halibut
    2016-05-22 21h24m por RQ7T
    acho que o Corona têm qualidade para ser titular de resto não percebi como é que o Varela foi titular em vez dele.
    11DruL0Vic
    2016-05-22 21h21m por RQ7T
    neste momento acho que devemos ficar como o Danilo, é dos poucos jogadores que tem qualidade e RAÇA para jogar no clube, acho que até podia render mais a 8. Não sei até que ponto era mal pensado jogar com o R. Neves e o Danilo e á frente um 10 tipo Ziyech. O único problema é que a equipa poderia vir a ficar menos ofensiva.
    HA
    11
    2016-05-22 21h21m por Halibut
    CASILLAS
    LAYUN
    MAXI
    B RUNO ALVES
    FELIPE? CENTRAL?
    DANILO
    BOX TO BOX
    MÉDIO OFENSIVO
    EXTREMO
    EXTREMO
    PONT A DE LANÇA

    JOSE SA
    CENTRAL
    RUBEN NEVES
    ANDRE ANDRE
    OTAVIO
    CORONA?
    ANDRÉ SILVA

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Arenteiro enfrenta crise na baliza
    Pouco comum e até insólito, há um caso que está a dar que falar em Espanha por estes dias. O Arenteiro, clube que milita na Primera División RFEF, terceiro ...