placardpt
    Atlético perde mas vai à final

    San Oblak para San Siro

    ​Num jogo de enorme emoção, com três golos, duas grandes penalidades defendidas e inversões constantes de ânimo, o Atlético acabou por sair de Munique com o passaporte para a final da Liga dos Campeões, em Milão. Oblak foi a figura mais evidente de um grupo de guerreiros que não deslumbram (nada) a jogar, mas que não deixam uma única gota de suor por derramar.

     

    Sentido único

    Esta crónica podia começar pela grande penalidade defendida por Jan Oblak, a remate de Müller. Podia também começar com o golo de Griezmann, numa arrancada supersónica para, como frieza, bater Neuer e fazer o golo que assegurou a passagem. Mas comecemos pelo Bayern.

    Godín voltou
    Privados do líder da sua defesa no jogo da primeira-mão, os colchoneros puderam voltar a contar com o experiente central, que atuou ao lado de Giménez.
    Uma equipa que, na última noite europeia de Guardiola no Allianz Arena, quis dar a sua melhor versão aos seus adeptos. Conseguiu-o, é certo, mas essa prestação brilhante (quase) acabou no minuto 34, na tal defesa de Oblak. Até aí, tinha sido um Bayern avassalador, que marcou, que sufocou e que não permitiu uma única aventura ofensiva ao Atlético.

    Isso foi, realmente, o que mais impressionou na primeira meia hora. Esperava-se muito mais de uma equipa que apenas se agarrou ao 1x0 do Vicente Calderón e que quase perdeu o chão quando Xabi Alonso bateu o livre, que desviou em Giménez e acabou na rede.

    Aliás, esse Giménez ficaria claramente afetado e, pouco depois, estava a cometer grande penalidade. Só que Oblak, que já vinha estando enorme diante de Lewandowski, não quis que Müller sorrisse neste regresso à titularidade (ficou no banco em Madrid, numa decisão muito contestada pela crítica germânica).

    Griezmann e o gelo francês

    ©Getty / Alexander Hassenstein
    A entrada em campo de Ferreira-Carrasco, ao intervalo, mudou bastante a postura dos homens de Simeone. A atitude sempre lá esteve, mas o atrevimento foi um pouco melhor. O suficiente para criar sérias dificuldades ao Bayern.

    Sempre com defesa subida, a turma de Guardiola acabou por ver nesse pormenor um pormaior, quando Torres olhou a diagonal de Griezmann e serviu o francês, que, com calma, bateu o sempre difícil Neuer.

    Tudo pareceu, nos 20 minutos seguintes, resolvido. Claramente caído anímicamente, o conjunto bávaro foi continuando ligado à corrente pela plateia e por um Guardiola que demorou a mexer, ainda que o tenha feito bem, na altura em que decidiu lançar Coman.

    Emoção a potes

    A amenização deu lugar à ebulição quando Vidal assistiu Lewandowski para o 2x1. A eliminatória voltava a estar dividida por um só golo e, para o derradeiro quarto de hora, já não havia quem conseguisse estar sentado.

    Ainda houve quem o ficasse quando Çakir assinalou grande penalidade por derrube a Fernando Torres, só que esses mesmos voltaram a restabelecer o ânimo quando Neuer também quis protagonismo e segurou o sonho.

    Assistir aos últimos minutos foi, até para o mais desinteressado dos espectadores, um autêntico teste de nervos, mas o cenário estava traçado: Atlético está na final de Milão!

    U Terça, 03 Maio 2016 - 19:45
    Allianz Arena
    Cuneyt Cakir
    2-1
    Xabi Alonso 31'
    Robert Lewandowski 74'
    Antoine Griezmann 54'
    Allianz Arena
    Lotação75 000
    Medidas105x68
    Inauguração2005
    FaseMeias-Finais
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    31´
    GOLO Bayern München!
    Xabi Alonso marca
    Xabi Alonso marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    34´
    Thomas Müller (Bayern München) falha a grande penalidade!
    54´
    GOLO Atlético Madrid!
    Antoine Griezmann marca
    Antoine Griezmann marca o seu 7º golo na prova (12 jogos)
    74´
    GOLO Bayern München!
    Robert Lewandowski marca
    Robert Lewandowski marca o seu 9º golo na prova (12 jogos)
    84´
    Fernando Torres (Atlético Madrid) falha a grande penalidade!
    A Chave
    Minuto 34. O FC Bayern München vencia por 1x0 quando Thomas Müller teve no pé direito o golo que daria vantagem aos alemães na eliminatória. No entanto, Jan Oblak defendeu a grande penalidade do avançado alemão e manteve o At. Madrid bem dentro da eliminatória.
    O Árbitro
    Exibição do árbitro turco fica marcada pela grande penalidade assinalada a favor do At. Madrid, já no segundo tempo. A falta de Alaba sobre Fernando Torres é fora da área, mas Çakir apontou para a marca dos 11 metros. Antes, aos 34 minutos, esteve bem a marcar penálti por falta de Giménez. Benefício da dúvida no (dificílimo) lance que deu em golo de Griezmann.
    O Melhor
    Jan Oblak
    O antigo guarda-redes do Benfica foi um autêntico muro na baliza do At. Madrid. Para além da enorme segurança que manifestou em todos os lances que abordou, acabou por ser decisivo ao defender uma grande penalidade de Thomas Müller, aos 34 minutos. No último lance do encontro saiu rápido dos postes e chegou primeiro que Lewandowski à bola, segurando definitivamente o apuramento.
    O Pior
    Douglas Costa

    Uma exibição para esquecer do internacional brasileiro. Trapalhão, dominou mal muitas bolas e nunca conseguiu ser o desequilibrador que a equipa precisava. Mesmo na altura em que a sua equipa melhor esteve, o brasileiro foi sempre exceção. Acabou por ser substituído aos 73 minutos e sem muito para contar.

    Forma
    Bayern München
    2015/2016
    50J
    39V
    7E
    4D
    118-29G
    Atlético Madrid
    2015/2016
    54J
    36V
    9E
    9D
    85-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    + golos Atlético na Taça/Liga Campeões:
    12 Aragonés
    9 GRIEZMANN
    8 Vavá, D. Costa
    7 R. Garcia
    Griezmann passou a ser o 2.º melhor marcador de sempre do Atlético na Taça/Liga dos Campeões, o melhor no formato atual.
    10.ª eliminação consecutiva de equipas alemãs perante rivais espanhóis na UEFA.
    TODAS as equipas que eliminaram Guardiola, quer no Barça c/o no Bayern, sagraram-se campeãs europeias.
    O Atlético é a 11.ª equipa a participar em mais do que um final da Champions (a 4.ª espanhola).
    Dos 23 jogadores utilizados pelo Atlético no caminho para a final, Oblak foi o único que jogou todos os minutos.
    Só um jogador do Atlético já venceu a Champions: Fernando Torres, em 2011/12, pelo Chelsea.
    Nas 3 meias-finais consecutivas disputadas entre o Bayern e rivais espanhóis, os bávaros sofreram um total de 12 golos.
    No total, em 14 eliminatórias a 2 mãos na UEFA, o Atlético de Simeone só foi eliminado duas vezes (12/13 R.Kazan; 14/15 R. Madrid).
    Em 9 eliminatórias a 2 mãos da Champions, o Atlético de Simeone qualificou-se em 8.
    A Champions terá, pela 3.ª época consecutiva, pelo menos uma equipa espanhola presente na final.
    Simeone repete o feito de Cuper: treinadores sul-americanos presentes em + do que uma final da Champions.
    A última equipa a vencer uma meia-final da Champions pela regra dos golos fora tinha sido o Barcelona de Guardiola (vs. Chelsea, 09/10).
    12.ª vitória consecutiva do Bayern em casa na Champions: duas delas (vs. Barça e Atlético) não valeram de nada.
    Nas 2 últimas épocas, quem eliminou o Bayern foi campeão europeu (2014 Real Madrid, 2015 Barcelona).
    Bayern foi eliminado nas meias-finais pela 3.ª época consecutiva, sempre contra adversários espanhóis.
    Guardiola vai sair do Bayern sem o principal objetivo cumprido: não vai conquistar a Champions.
    Em 5 épocas com Simeone, o Atlético participa em 3 finais da UEFA (1 Liga Europa, 2 Champions).
    2.ª final em 3 anos para o Atlético Madrid.
    Atlético na final da Taça/Liga dos Campeões pela 3.ª vez na história: vai procurar finalmente o 1.º título.

    Fotografias(32)

    liga dos campeoes, trofeu
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BAYERN MÜNCHEN
    EMPATE
    ATLÉTICO DE MADRID

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    OBLAK?
    2016-05-05 21h39m por aguia42
    Mas é claro que se trata de um enormíssimo g. redes e, como comentei várias vezes na altura, continuo a lamentar a sua saída e principalmente a forma como aconteceu!!! Não nem nunca acreditei nas tretas que arranjaram para justificar as parvoíces do catedrático que quis que fosse de novo emprestado, mas afirmando-o na comunicação social contra todas as expectativas!!! Claro que espero não aconteça uma "história" parecida com este Enderson que poderá ser o nosso g. redes por muitos anos!!!
    Oblak
    2016-05-04 20h31m por mulscp
    Clubismo à parte, apesar de ele ter passado pelo Benfica, tem mostrado ser dos melhores GR do mundo e está a mostrar isso tanto na liga espanhola como na Champions.

    É mais um daqueles jogadores que mostra que os clubes da nossa liga são excepcionais a encontrar jovens em campeonatos com pouca visibilidade e a formar/desenvolver os próprios, tanto aqueles que chegam do estrangeiro como o Oblak (chegou com cerca de 17 anos se não me engano) como aqueles que já são da própria fo...ler comentário completo »
    XL
    ui
    2016-05-04 13h26m por xlc
    E o futebol é isto meus amigos…
    Os pequeninos do Leicester lá são campeões em Inglaterra, e por cá os cepos e deficientes… que num instante marcam o golo da vitória em Madrid como a seguir nas horas vagas pela equipa B estão a lutar pela manutenção

    Os maiores não ganham sempre. Também o mundo só de azul e branco ou blanco merengue não teria piada…
    Oblak e Neuer os 2 melhores GK do mundo
    2016-05-04 11h53m por noobsaibot005
    Neste momento.
    BITW_EST96
    2016-05-04 11h07m por fitz
    A derrota em Barcelona não conta?

    « e pronto, conhecido um finalista, podemos verificar q a UNICA equipa a vencer esse finalista na sua casa foi. . . . o BENFICA. . . . E alem d nos, no geral, casa ou fora, so o bayern os venceu. . . . »
    Cont.
    2016-05-04 08h21m por kinbakuz
    Falta dizer que se o arbitro quisesse podia ter assinalado falta no 1°golo do Bayern. Vidal mete o braço e nao deixa Felipe Luis saltar.
    Bayern-Atletico
    2016-05-04 08h20m por kinbakuz
    Jogo renhido até ao fim. Mais uma vez se viu que Guardiola não tem plano B. Joga sempre da mesma forma e não acredito que vá ter sucesso no City.
    Penalty mal assinalado a favor do Atletico que Torres falhou e um golo limpo de Griezmann (na segunda repetição vê-se que está em linha com Alaba.
    Parabens ao Atletico e que ganhe esta Champions que bem merece.
    PJ
    Factos
    2016-05-04 03h25m por pjroberto
    Não podemos analisar o jogo em função de simpatizarmos com uma equipa/treinador e antipatizarmos com a outra/outro. Também não podemos analisar o jogo apenas em função do resultado e da eficácia (ou falta dela). Sem falar no árbitro de hoje, há uma série de indicadores factuais (sobretudo o número de oportunidades flagrantes, que para as quais foi preciso jogar melhor que a outra equipa) que mostram claramente que o Bayern foi melhor que o Atlético. Nem sempre ganha quem jogou melhor, o qu...ler comentário completo »
    . . .
    2016-05-04 00h19m por LuisFCP1980
    Enorme Atlético, como eu previ aqui num outro tópico, Vitória 2-1 dos alemães e no fim passa a equipa de Cholo Simeone.
    Fantástico Atlético. Merecem ganhar a Champions League. Merecem estar em Milão.
    Mais Bayern como seria de esperar, mas se o Atlético marcasse (como marcou) teria um pé e meio na final, pois não é fácil marcar 3 golos a este Atlético. Claro que poderia ter acontecido, mas também poderia ter marcado mais. Foi o jogo dos penalties falhados.
    BRAVO A...ler comentário completo »
    nuuferreira
    2016-05-04 00h01m por 10TiMoFTe
    quem veio dizer isso foram os vossos que só porque foram vencer a Madrid já se achavam a super equipa estratosférica interplanetária que ia vencer a Champions e tudo cá dentro

    ganharam em Madrid por mera sorte. Tal e qual como a maior parte dos jogos nesta fase final do campeonato. Por isso é que vem falar em "Malas". Não estavam habituados a ter que correr tanto para vencer os jogos

    descei à terra e depois falai de forma isenta para não se enterrarem depois por causa daquilo que disseram
    isto é assim
    2016-05-03 23h55m por 10TiMoFTe
    nos jogos entre equipas portuguesas e alemãs os árbitros são sempre pela a Merkel

    nos jogos entre equipas espanholas e alemãs os árbitros são sempre pelo o Rei de Espanha

    agradeçam ao Angel Maria Villar que sucedeu a Michel Platini quando este foi suspenso na UEFA
    Philippe_Coutin ho_10
    2016-05-03 23h10m por 10TiMoFTe
    a minha memória não é curta e regista muito bem tudo o que se passa, logo não posso deixar em claro pois tem tudo a ver e as noticias de uma forma ou de outra interligam-se.

    é mentira que fizeram aqui noticia sobre o teu clube ser o único a vencer em Madrid? verdade.

    depois muitos aproveitaram essa noticia para se acharem melhores que os Madrilenos e hoje afinal aquele clube a quem ganharam consegue fazer aquilo contra um adversário que vos eliminou a do qual rec...ler comentário completo »
    BE
    PEÇO OPINIÕES INSENTAS
    2016-05-03 23h09m por benficaeterno
    Guardiola nas fases a eliminar na Champions:

    2008/2009- Lyon- 3º Liga Francesa
    Bayern- 2º Liga Alemã, Wolfsburgo Campeão
    Chelsea- 5 penaltys a favor não assinalados
    2009/2010- Estugarda- 6º Liga Alemã
    Arsenal- 3º a 11 pontos do título
    2010/2011- Arsenal- 4º Liga Inglesa expulsão de Van Persie e penalty inexistente
    Shakthar Donest- Nunca mais lá voltaram
    ...ler comentário completo »
    1oFCP
    2016-05-03 22h59m por dinda
    E ainda acrescento que pode-lhe acontecer o mesmo caso o City seja campeão europeu. . . novamente uma herança pesadissima nas mãos.
    10timofte
    2016-05-03 22h58m por Philippe_Coutinho_10
    Todos os jogos de futebol são diferentes.

    Já paravas de usar tudo e mais alguma coisa para provocar não?

    Acabas de aproveitar uma notícia do Bayern x Atletico para acusar os Benfiquistas de estarem aziados. . .

    Mas depois quando és banido lá vens tu com os testamentos do costume a falar sobre o quão injusto foi seres banido e que isto tá tudo controlado para "ninguém falar mal dos vermelhos".
    Super Guardiola
    2016-05-03 22h53m por 1oFCP
    Recebeu nas mãos um Bayern Campeão Europeu. . .

    . . . agarrou nessa equipa campeã e ainda a reforçou, foi buscar as estrelas dos adversários na Alemanha. . .
    . . . naturalmente na Alemanha, após enfraquecer adversários e se reforçar, andou a passear. . .

    . . . na Europa. . . sempre eliminado nas 1/2 (2V 4D). . e até foi goleado (4-0 Real Madrid).

    PS:
    Querem ver que este Bayer sem Guardiola lutava pela permanência na Alemanha ou pelo 3º na fase grupos da Liga dos Campeões!?
    os vermelhos
    2016-05-03 22h52m por 10TiMoFTe
    devem estar com azia pois andaram aí apregoar a todo o mundo que tinham sido os únicos a ir vencer a casa do Atl. Madrid.

    pois o Atl. Madrid fez aquilo que eles não quiseram fazer quando aceitaram fazer poupanças e assim ser eliminados pelo o Bayern

    era possível vencer o Bayern mas eles só querem o campeonato e agora tomam Rennie ao ver o Atl. Madrid na final da Champions
    CL
    2016-05-03 22h52m por dinda
    Espero que Real ou City a vençam. . . Atletico joga muito feio, constantemente a queimar tempo, e na final vão fazer exactamente a mesma coisa.
    Afinal a Merkel
    2016-05-03 22h48m por 10TiMoFTe
    manda pouco, pois até o árbitro Turco vê um penalty que não existe e é fora da área.

    parabéns ao Atl. Madrid por mais uma final

    não joga bonito mas o que interessa é os resultados

    o FcPorto de Mourinho também tinha muitas coisas parecidas com este Atl. Madrid e hoje ficou demonstrado que quando os jogadores lutam todos como se fossem um só tudo é possível, mesmo contra os teoricamente mais fortes.

    AU
    Foi sim senhor !
    2016-05-03 22h48m por Aurelio_Carvalho
    O golo foi em fora de jogo, e o árbitro não satisfeito ainda deu um penalty fora da área 1 metro para ver se ganhavam o jogo, e até porque é do interesse que as equipas espanholas cheguem todas á final !
    A sorte do Atlético também vai acabar um dia !
    Griezemann
    2016-05-03 22h38m por Redfoo_16 via mobile
    O golo dele foi em off-side
    Muito bem, Atlético
    2016-05-03 22h36m por Kurika
    Duas finais da Champions em 3 anos é absolutamente extraordinário.
    Não foi assim há tanto tempo que o Atlético esteve numa fase horrível em que chegou a jogar na Segunda Divisão espanhola (os tempos em que lá andavam Dani e Hugo Leal e outros).
    Apesar do Atlético não ser nenhum clube pobrezinho, a verdade é que, em termos do que faz com o material que tem, não há mesmo muito melhor que o Simeone.
    E quatro equipas espanholas nas duas finais continua a ser bem possível. . .
    PA
    Cada comentário
    2016-05-03 22h31m por PaoloDiCanio
    Quem diz que Guardiola é mau treinador percebe tanto de futebol como eu percebo de crochet. . . .
    Guardiola é um inovador, é provavelmente o treinador que melhor trabalha os processos táticos de uma equipa, mas falta-lhe a vertente emocional, nota-se que tem dificuldade nisso. . . agora é um excelente treinador, mas terá imensa dificuldade em Inglaterra
    BE
    7 ANOS A DIZER O MESMO NO ZEROZERO
    2016-05-03 22h18m por benficaeterno
    Já ando a dizer à 7 anos que o Guardiola em jogos a doer na Champions só ganha com penlatys inexistentes e expulsões dos adversários.

    Ninguém acredita, mas é tão óbvio, é todos os anos igual.

    GL
    Liga dos campeoes
    2016-05-03 22h11m por glorieus
    Este jogo foi espetacular, apesar de alguns erros de arbitragem.

    Duas excelentes equipas, mas tem que ser dado muito mérito a este Atletico de Madrid é uma verdadeira equipa, já merece no meu ver um titulo como a liga dos campeões, pois tem se batido de uma forma incrível tendo eliminado já o Barcelona e agora o Bayern.

    Espero que amanha tanto o Real como o City consigam realizar um jogo de futebol bem melhor que o fizeram na primeira mão.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAVxARO em direto!
    Rola a bola em Vila do Conde! Acompanhe aqui o Rio Ave x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
    19-04-2024 20:11