placardpt
    Uma história inédita

    Sim, aconteceu... Leicester campeão!

    Parece tirado de um conto de fadas. Parece, em linguagem mais recente, uma simulação de Football Manager. Mas é bem mais do que isso e é real. A equipa de Claudio Ranieri, aquela que se salvou da descida na época passada de forma milagrosa, aquela que era apontada como das que lutariam pela manutenção, conseguiu tudo aquilo que ninguém contava.

    Foram muitas as histórias que se foram contando ao longo da temporada sobre este Leicester City. Desde Vardy, o goleador que veio da fábrica, a Mahrez, o magrinho que ninguém queria, passando pela semana de férias depois da derrota contra o Arsenal...

    Enfim, dará um livro, pelo menos. E pode acabar esta segunda-feira, com o capítulo em que Ranieri vai a Itália lanchar com a mãe e só sabe do resultado do Tottenham muito depois do jogo, pois está na viagem de regresso (a esta hora, talvez ainda não saiba que é campeão). Isto já para não falar dos jogadores, que foram todos para casa de Vardy assistir ao desafio de Stamford Bridge.

    Talvez fizesse mais sentido ser campeão em campo. Normalmente, é mais bonito. Contudo, nada apaga ou minimiza o fantástico trajeto dos foxes, capazes de desafiar a lógica naquela que é, talvez, a mais competitiva liga do Mundo.

    Histórias destas não há muitas. Há bem poucas. Nós encontrámos nove e não existirão muitas mais. Por isso, não é de estranhar que se utilizem adjetivos pouco usuais para nos referirmos ao Leicester.

    A jornada 13 marcou não o azar, mas a sorte e a astúcia para uma chegada à liderança, que se perdeu logo depois, com o empate frente ao Manchester United, mas que não tardou a ser recuperada.

    Ao todo, e sabendo que ficará no primeiro posto até ao final da temporada, foram 21 das 38 jornadas. No início, pensou-se que era circunstancial...

    Arsenal foi o único que abateu o líder

    Num percurso fantástico, o Leicester só três vezes caiu neste campeonato e há um nome em duplicado. O Arsenal, de Arsène Wenger, triunfou por 2x5 na casa do vizinho e 2x1 no seu reduto - o outro emblema a triunfar foi o Liverpool.

    Aliás, os gunners foram das poucas equipas a interromperem o conjunto de Ranieri no topo da classificação. Nada que fosse suficiente para contrariar esta história impensável - a quem o Tottenham já deu os parabéns, numa postura bem distinta do que é habitual pela generalidade do mundo futebolístico.

    Para o ano, há mais. Haverá Leicester pela primeira vez na Liga dos Campeões e todos os poderosos de terras de Sua Majestade a olharem para um trono que tem um rei diferente, mas repleto de mérito.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Leicester
    2016-05-04 17h16m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Ainda não pude felicitar este clube pel conquista. Incrível uma equipa destas vencer a Premier League dos tempos de hoje.
    Certamente só deverá acontecer daqui a muitos bons anos. Impressionante.
    Ranieri
    2016-05-03 11h40m por Matheorist
    De tanto atirar ao calhas, um dia tinha de acertar. Não consigo imaginar este título como obra dum treinador que no seu historial acumulou fracasso atrás de fracasso.
    HA
    leicester
    2016-05-03 11h35m por Halibut
    grande campanha, e já é hora de pensarem na próxima época, vai ser dificil segurarem jogadores como kante, vardy, mahrez. . . vão estar na liga dos campeões, com o espirito que tem podem sonhar, agora há que manter a serenidade e reforçarem-se bem para atacar a próxima época, quem sabe não a ganham outra vez.
    NO
    Grandes!!!!
    2016-05-03 11h26m por norbertofaria
    O Leicister está de parabéns, porque ao longo do campeonato foi a equipa mais regular, e funcionou sempre como GRANDE EQUIPA de autênticos profissionais e grandes jogadores! Dá gosto ver jogar o Leicister, e oxalá esta equipa continue unida, porque com estes jogadores o futuro é muito risonho!
    Leceister
    2016-05-03 10h07m por jpr1997 via mobile
    O Leicester alcançou um dos maiores feitos no desporto moderno. E qual é o tema da maioria dos comentários Porto e Sporting. . . . Capas dos jornais desportivos portugueses Benfica. . . VIVA PORTUGAL!
    antoniocarvalho
    2016-05-03 10h03m por PicaPau_35
    O ZZ - Zero Zero é Anti-Benfiquista. . .

    Este comentário também será "fora de âmbito"
    MA
    nevoeiro
    2016-05-03 08h43m por MasterRedEagle via mobile
    Podes crer que precisam do dinheiro da champions mas o Sporting é vergonhoso na Europa nem o CSKA passa
    Jmbosg
    2016-05-03 02h38m por nevoeiro
    "será que o Sporting tem o que é preciso para manter este nível de competitividade? Até que ponto estará o sucesso do Sporting dependente de Jesus?"

    Acredito que com BdC ao comando, o Sporting vai manter sempre o nível de competitividade. JJ veio trazer uma cultura ao Sporting um pouco diferente, e o Sporting joga como joga graças a JJ, mas também joga como joga porque BdC criou condições para trazer alguém como JJ. Mesmo quando JJ sair, acredito que o Sporting já encontrou ...ler comentário completo »
    JM
    nevoeiro
    2016-05-03 02h28m por Jmbosg
    O que eu estava a tentar dizer era que o orçamento do Porto era maior neste momento, coisa que já reconheceste, portante pode-se dar isso com encerrado.

    Concordo com o teu comentário em geral, penso que se o Sporting conseguir manter este ritmo de desenvolvimento ficará com um orçamento idêntico ao dos outros grandes, como disseste.

    Mas eu sinceramente interrogo-me muitas vezes de uma coisa: será que o Sporting tem o que é preciso para manter este nível de com...ler comentário completo »
    Jmbosg
    2016-05-03 02h21m por nevoeiro
    Claro que as fontes de rendimento não são iguais para os dois clubes, mas a fatia final já teve uma diferença maior. Os negócios com as operadoras não são iguais mas acredito serem similares, o Porto sempre fez melhores vendas (o Sporting acredito que vai melhorar, não se pode fazer uma avaliação ainda porque BdC não tem procurado vender, tem procurado manter os melhores para criar uma base sólida, mas é fácil de perceber que os jogadores já valorizam bem no Sporting), em termos de bilhet...ler comentário completo »
    JM
    nevoieiro
    2016-05-03 02h05m por Jmbosg
    Sim, quando escrevi sobre a recuperação dos disparates lembrei-e logo do Adrían, mas é mais uma exceção que a regra.

    Considerando que o Porto e o Sporting terão lucros equivalentes em relação aos negócios das operadoras, aqui vai um raciocíno simples: Se o Porto ganha 400 e o Sporting ganha 400 também, a diferença entre eles é nula, logo o lucro de um em relação ao outro tendo em conta apenas esses negócios das operadores é NULO.

    Tendo isto em conta, aquilo...ler comentário completo »
    JM
    Cereal_Killer
    2016-05-03 01h58m por Jmbosg
    1º ponto - tendo agora o Sporting mais jogadores com valor de mercado com o Porto, a palavra chave é agora. O Porto nos últimos 10 anos teve MUITOS mais jogadores com valor do mercado que o Sporting, que se transformaram em vendas e os do Sporting não, o que se refletiu em mais dinheiro para o Porto que para o Sporting. Por isso, AGORA o Porto tem muito melhor situação financeira que o Sporting.

    2º ponto - referi o Godinho em resposta ao nevoeiro, que falou dele em primeir...ler comentário completo »
    Jmbosg
    2016-05-03 01h50m por nevoeiro
    "mas o efeito desses negócios das operadoras só se vão sentir verdadeiramente daqui a um par de anos, porque até lá esse desequilíbrio ainda se vai sentir um pouco. "

    Ai é que tu e a maioria das pessoas se enganam, lembra-te duma coisa, penso que és portista e por isso vou dar o exemplo do teu clube e do meu, esses negócios com as operadoras incluem: direitos televisivos, patrocinador principal, distribuição do canal, publicidade estática no estádio.
    É óbvio que a m...ler comentário completo »
    JM
    Weezard
    2016-05-03 01h48m por Jmbosg
    O dono atual do Leicester é um bilionário tailândes, que quando garantiu a subida para a Premier League inglesa (em 2013-2014) disse que queria tornar o Leicester numa equipa de top 5 inglesa num prazo de 5 anos, ou seja, mostrava que ele iria investir milhões no clube de forma a concorrer com os tubarões ingleses.

    Isto dito, provavelmente este plantel do Leicester seria apenas um plantel de transição entre os lugares baixas da Premier League e o topo da Premier League cujo g...ler comentário completo »
    WE
    Este ano
    2016-05-03 01h40m por Weezard
    os jogos que mais gostei de ver da Premier League não incluiram Chelsea, Arsenal, Man City, Man Utd, Liverpool. . . O verdadeiro Futebol Inglês, rápido, directo e aberto, que tornou a BPL a melhor liga do mundo, vi-o nos jogos do Everton, do improvável Bournemouth, um pouco do Southampton e, embora um pouco mais defensivo, também neste Leicester. O Tottenham foi dos "grandes" (embora seja um grande menor) a única equipa capaz de bons espectáculos à inglesa.
    Tinha uma muito ...ler comentário completo »
    JM
    nevoeiro
    2016-05-03 01h38m por Jmbosg
    Quanto ao treinador: da última vez que o Porto teve assim (com o Octávio Machado), veio o Mourinho e o exato oposto do que se passara até então aconteceu: foi-se do inferno para o céu. Logo às vezes as coisas são um pouco imprevisíveis, como disseste.

    Isto dito, também duvido que o Porto comece a época e comece a dar 5-0 ao Benfica e a ser campeão com 20 pontos de avanço, mas nenhum portista atualmente pede isso.

    Pede-se que o Porto forme uma equipa que seja...ler comentário completo »
    chieff
    2016-05-03 01h38m por nevoeiro
    Tens razão, tudo o que dizes são piadas. Peço desculpa, equivoquei-me.
    Agora a sério, ninguém aqui está ofendido, eu pelo menos não fiquei, lanças-te farpas e levas-te com outras, cada um deita-se na cama que faz, ou estavas à espera de vir com "piadas" e não levar com outras "piadas"?
    JM
    nevoeiro
    2016-05-03 01h33m por Jmbosg
    Sim , nesse sentido o Sporting tem uma fatia monetária pelo menos equivalente à do Porto, mas o efeito desses negócios das operadoras só se vão sentir verdadeiramente daqui a um par de anos, porque até lá esse desequilíbrio ainda se vai sentir um pouco.

    Quanto à parte das contratações, há uma diferenças bastante grande: o Porto mesmo nos maus negócios caros que faz, consegue pelo menos minimizar os estragos que faz. O Sporting do Godinho Lopes investiu montanhas de dinheiro...ler comentário completo »
    Jmbosg
    2016-05-03 01h32m por nevoeiro
    A revolução que o Porto precisa tem a ver com a estrutura, algo não está alia a funcionar, concordo que o Porto precisa de um treinador, e tem que ser alguém que além de treinador, se envolva na estrutura, para ver se põe a máquina a funcionar, neste caso dos 3 que nomeaste, para mim só o Villas-Boas faz sentido. Eu penso que mesmo para o ano, as coisas no Porto não vão continuar muito diferentes, porque a estrutura é a mesma, o treinador vai ser o mesmo, vai ter jogadores novos e é o...ler comentário completo »
    Jmbosg
    2016-05-03 01h25m por nevoeiro
    "As condições financeiras do Sporting não precisam de tanta argumentação, dado que presumo que é conhecimento geral que o Sporting não tem a mesma capacidade financeira de outros. "

    Depende da perspectiva, os negócios com as operadores vieram equilibrar as coisas entre os 3 grandes, e o Sporting é neste momento o 6 clube com mais sócios pagantes no mundo, atenção, pagantes.

    "Depois vês o Porto a comprar Imbulas por 20 milhões, roubar o Maxi ao Benfica por ter...ler comentário completo »
    JM
    Para concluir
    2016-05-03 01h22m por Jmbosg
    O Porto, em termos desportivos, mais do que qualquer jogador, precisa de um treinador a sério, com provas dadas, que tivesse autoridade para fazer a gestão do plantel mais à sua maneira.

    O ideal era investir num treinador de top como Marco Silva ou Villas Boas, mas caso estes não sejam possíveis, o Lito Vidigal poderia ser uma boa aposta, tendo em conta a grande campanha do Arouca no campeonato, e antes disso, a do Belenenses o ano passado, que estava em 6º até à data de saída do Vidigal do clube.
    JM
    Revolução
    2016-05-03 01h19m por Jmbosg
    Quando falo de revolução, não estou a falar das tentativas falhadas de reestruturação que estão a ser feitas, estou a falar de pressão ainda mais insuportável dos sócios, os membros da SAD do Porto serem forçados a sair e até mesmo o Pinto da Costa entrar em riscos sérios.

    Falando de maneira geral, os adeptos do Porto são muito menos tolerantes com os sucessivos insucessos do clube, ainda para mais com todo o dinheiro gasto.
    chieff
    2016-05-03 01h17m por nevoeiro
    Não interessa, foste o primeiro a fazê-lo, não o podes acusar, vieste aqui sem razão mandar farpas ao Sporting, ele apenas veio defender o seu clube. Ele teve uma razão, tu não. . . como eu já disse, não compreendes, não tens noção.
    JM
    nevoeiro
    2016-05-03 01h16m por Jmbosg
    Quanto a parte financeira, toda a gente sabe que um dos maiores prejudicados da implosão do BES foi o Benfica e basta ver, por exemplo, que este ano, tirando o Jiménez, todas as contratações do Benfica foram por valor quase nulo (Mitroglou, Jonas).

    As condições financeiras do Sporting não precisam de tanta argumentação, dado que presumo que é conhecimento geral que o Sporting não tem a mesma capacidade financeira de outros.

    Depois vês o Porto a comprar Imb...ler comentário completo »
    Jmbosg
    2016-05-03 01h08m por nevoeiro
    "o facto de o Porto ser o clube português com situação financeira superior (de longe) dá bastante segurança para o futuro. "

    Em que te baseias para dizer isto? É apenas curiosidade.

    "se as coisas continuarem assim para o próximo ano, vai haver uma revolução total. "

    O porto já está em revolução total desde o 2013/2014, o problema é mesmo a gestão, o problema vem de cima, vem na escolha dos treinadores, na compra de jogadores, etc.
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11
    Riba21 23-04-2024, 22:09
    Riba21 23-04-2024, 22:03
    Riba21 23-04-2024, 22:00
    Sir_jaof 23-04-2024, 21:54