placardpt
    Portugal supera a Bélgica

    Com a cabeça no sítio

    Bem melhor, bem melhor... Depois da surpreendente derrota frente à Bulgária, Portugal demonstrou a outra face e, contra uma seleção número 1 do ranking FIFA com consideráveis baixas, realizou uma excelente primeira parte, com Nani e Cristiano Ronaldo a materializarem esse ascendente. O segundo tempo foi mais sofrível, mas os adeptos puderam respirar de alívio, pois esta foi uma prestação bem melhor que a anterior.

    O tal espaço que tinha faltado

    Há duas notas dominantes a reter para explicar um primeiro tempo em que os belgas até entraram melhor, mas onde Portugal se superiorizou com o tempo: as debilidades de uma seleção (Bélgica) bastante desfalcada e o conforto que a turma lusa sente contra equipas que não se encolhem tanto.

    Jogo repleto de simbolismo antes do apito inicial ©Global Imagens / Gerardo Santos
    Foi, de facto, isso que se verificou. Com mais de metade da equipa mudada em relação ao onze que defrontou a Bulgária, Fernando Santos ganhou com a presença de Danilo Pereira na posição 6 (está num momento de forma bem melhor do que William) e com a de André Gomes. Bem menos explosivo e ágil no um-para-um em relação a Rafa, o médio do Valencia dá uma qualidade de posse e de passe à equipa que só beneficia na construção.

    Depois, com laterais diferentes, a qualidade no jogo lateralizado não baixou. Pelo contrário, Raphaël Guerreiro quis a todo o custo ganhar a oportunidade e mostrou ser sério candidato ao onze. Sobre Cédric, não é assim tão linear, até porque Vieirinha tem estado bem, mas a forma como se envolveu no ataque foi bastante interessante. Ah, e convém não esquecer José Fonte, que se assume como o mais lógico colega de Pepe no centro da defesa.

    Outra casa cheia
    Leiria voltou a ter uma excelente moldura humana. Numa partida com apertadíssimas medidas de segurança, foram 20 157 os espectadores no estádio, a mostrarem que no futebol não há medo.
    Com um fluxo de jogo predominantemente pela esquerda, a seleção conseguiu um misto ofensivo que trouxe bastantes bons resultados. Não foi uma avalanche de oportunidades, mas houve a tal qualidade na finalização que tinha faltado frente aos búlgaros. Primeiro, numa desmarcação de Nani que recebeu o passe açucarado de André Gomes. Depois, com o bom cruzamento de João Mário a encontrar a cabeça de Ronaldo.

    João Mário que, já antes, tinha sido displicente quando lançado para a cara do golo. Duas oportunidades concretizadas em quatro criadas (Ronaldo já tinha obrigado Courtois a sacudir para a trave) e eis que o jogo estava totalmente favorável.

    Quebra com as mexidas

    Para a segunda parte, Fernando Santos foi mexendo desde cedo. Começou por lançar Bernardo Silva e Renato Sanches para as vagas de João Mário e de Adrien Silva. Mais tarde saíram Ronaldo e Nani, entrando Éder e Quaresma. E ainda houve mais.

    Claro está que tanta mudança fez mal à turma das quinas, com uma notória quebra na qualidade de jogo, também porque o adversário retardou um pouco mais as substituições. Com um Nainggolan abnegado, a equipa de Wilmots cresceu e aproveitou a maior descoordenação do lado nacional.

    Só Danilo ia mantendo a serenidade (e Quaresma a sensatez ofensiva), numa equipa em que o passe passou a custar muito mais e na qual os laterais já se aventuraram bem menos nas ações ofensivas. Viria o golo, da sociedade Lukaku (Jordan a cruzar para Romelu), que relançaria a discussão do jogo e que obrigaria à capacidade de sofrimento do setor recuado da turma das quinas.

    Com alguns sustos, Portugal conseguiu o regresso aos triunfos e ganhou uma almofada de moral quando faltam pouco mais de dois meses para o Europeu de França.

    U Terça, 29 Março 2016 - 19:45
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Stephan Klossner
    2-1
    Nani 20'
    Cristiano Ronaldo 40'
    Romelu Lukaku 62'
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Lotação23 888
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    FaseJogos Amigáveis
    A Chave
    Minuto 20: Portugal já estava a crescer e soltou-se da pressão com o golo de Nani, a colocar um ponto final na questão da falta de eficácia.
    O Árbitro
    Exibição tranquila e sem grandes casos. Alguns lances de dúvida em bolas divididas, mas nada que tenha tido influência no resultado
    O Melhor
    Danilo Pereira
    É claramente o jogador em melhor forma para a posição 6. Sereno, imperial e confiante, o médio foi o jogador que sempre garantiu equilíbrio à equipa e, para além disso, acrescento nos duelos individuais, que raramente perdeu.
    O Pior
    Éder
    Precisa de mais apoio, pois o aspeto emocional conta bastante e o público não vai muito com a sua cara, mas o avançado também tem que saber sacudir essa pressão negativa e mostrar que a sua presença é um acrescento para um estilo de jogo alternativo. Esta noite, não o fez.
    Forma
    Portugal
    2015/2016
    2J
    1V
    0E
    1D
    2-2G
    Bélgica
    2015/2016
    1J
    0V
    0E
    1D
    1-2G
    Sabia que...by playmaker stats
    Portugal consegue a 3.ª vitória consecutiva sobre a Bélgica.
    Em confrontos entre Portugal e a Bélgica, os lusos dominam em número de vitórias (6V 6E 5D)
    Portugal está há 4 jogos consecutivos sem perder contra a Bélgica (3V 1E); é o melhor registo nos confrontos entre as 2 seleções
    Portugal marcou 9 e sofreu apenas 3 golos frente aos belgas nos últimos 4 jogos. Contudo, ainda tem saldo negativo (21-22 golos vs Bélgica)
    Cristiano Ronaldo (139 min.) em igualdade com Raoul Lambert (180 min.) é o melhor marcador dos confrontos Portugal x Bélgica
    Goleadores Portugal (no ativo):
    56 CRISTIANO RONALDO
    27 Postiga
    22 Sabrosa
    19 Hugo Almeida
    18 NANI
    Fernando Santos somou a 10.ª vitória em 15 jogos no banco da seleção portuguesa
    Atribuindo a vitória a F. Santos (V 2-1 Sérvia), o atual selecionador é o técnico c/ maior % de vitórias (68%) por Portugal
    Maior % de vitórias (Portugal):
    67 F. SANTOS (15J)
    67 H. Coelho (24J)
    64 Otto Glória (28J)
    60 José Augusto (15J)
    59 António Oliveira (44J)
    Nani marcou 50% dos golos marcados por Portugal nos últimos 5 jogos

    Fotografias(31)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    BÉLGICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pardal
    2016-03-30 12h51m por _sporting_fan_
    "depois querem que os Gloriosos do Enorme vos levem a sério" É isto. . . meu deus. . . que arrogância
    WE
    Bélgica B
    2016-03-30 11h24m por Weezard
    Jogámos bem contra uma equipa bem melhor que a Bulgária, mas para a melhor Bélgica faltavam muitos dos principais jogadores:
    Hazard, Kompany, Aderweireld, Vertonghen, De Bruyne, Benteke, Origi. . . ainda talvez o Januzaj e o Mirallas.
    Dá para moralizar, mas vamos lá ter os pés assentes na terra.
    Portugal!
    2016-03-30 11h08m por Sehtor
    Fernando Santos parece ter encontrado uma tática adequada para a nossa seleção, nada como jogar sem PL e aproveitar a mobilidade ofensiva do grande CR7! João Mário esteve excelente, titular indiscutível; Danilo é o Patrick Vieira português; Guerreiro surpreendeu! Se Coentrão estiver com problemas físicos, será a melhor alternativa. Acrescentava Pizzi à convocatória, para o lugar que foi hoje do A. Gomes era capaz de dar jeito. Se formos eficazes, quem sabe se com aqueles jogos equilibrad...ler comentário completo »
    Renato Sanches
    2016-03-30 10h44m por RIGUS via mobile
    Relativamente ao Renato Sanches, seguramente que tem qualidade e potencial para ser um médio box-to-box de alto nível, mas neste momento parece-me prematuro que integre o grupo de 4 ou 5 médios centro que mais garantias oferecem à selecção, sendo que a experiência é uma mais-valia que não poderá aportar à equipa como é obvio. Na minha opinião Danilo, William, Adrien, João Moutinho e Tiago/André Gomes (ou um ou outro), em principio ainda deverão estar um patamar acima do jovem Renato.
    Selecção
    2016-03-30 10h31m por RIGUS via mobile
    Uma primeira parte bem conseguida, onde a equipa mostrou eficácia, apesar de 3 ou 4 excelentes intervenções do Courtois, que na minha opinião é o melhor GR da actualidade.

    Gostei de ver a dupla Ro-Nani em acção e começo a ficar convencido que a mobilidade dos avançados é de facto a melhor solução face à "inexistência" de um PL fixo.


    No centro da defesa o José Fonte demonstrou que actualmente está um patamar acima do Bruno Alves. Os laterais Cedric e R...ler comentário completo »
    Renato. . . dúvidas e certezas
    2016-03-30 07h17m por nevoeiro
    Está bem que ainda estamos numa fase experimental, mas as mexidas foram horríveis. Na primeira parte tudo bem, a coisa correu bem, pois em campo estavam na maior parte, os melhores, todos os que jogaram de inicio estiveram bem. . . mas depois o Fernando Santos tirou o Adrien e o João Mário e a coisa ia descarrilando, pois Portugal com isso perdeu controlo no meio campo, perdeu posse de bola, pois Renato não trouxe nada ao jogo, nada, não tem maturidade nem experiência para jogar num a...ler comentário completo »
    Éder
    2016-03-30 06h49m por kropotkin
    Como é possível uma selecção de um país jogar com este ponta de lança? Não hámelhor no Fafe ou no Vizela?
    Análise a alguns jogadores
    2016-03-30 04h11m por slbmeireles
    Rafael Guerreiro, acho que não terá muitas hipoteses, apesar de ate achar que ele é bom. Mas com Fabio coentrão, e com um Eliseu que está numa grande forma (apesar de eu nao gostar dele)

    Moutinho, Miguel Veloso e Raul Meireles. Três jogadores que para mim fizeram um mundial pessimo, não estão em boa forma. Com os atuais médios que temos, eu não levava nenhum destes.

    Éder, sem duvida que não levaria ao Euro, muito fraco, ainda não vi um unico jogo dele q...ler comentário completo »
    renato sanches
    2016-03-30 03h58m por slbmeireles
    vejo aqui muita gente a criticar o puto e não sei porque

    ele tem 18 anos, chegou agora á selecção, e ja lhe metem uma pressão em cima, como se o jogo depende-se dele. Faz-me lembrar a pressao que colocavam no Ronaldo, so que colocavam no Ronaldo numa altura em que ele ja estava numa fase avançada da carreira.
    O puto está a começar agora.
    Se tem futuro? tem. Pode vir a ser um dos melhores jogadores portugueses num futuro próximo.
    Se já devia andar na ...ler comentário completo »
    Greenfirst
    2016-03-30 03h27m por dinda
    Postiga tem mais golos que Eder, isso é um facto. O Lucas tem alguns golos, é um jogador semelhante ao Eder, mas seguramente estará melhor psicologicamente. . . como tem jogado e feito golos, isso faz toda a diferença. Em relaçao ao Hugo Vieira e ao Bruno Moreira, era testar. . . sem os colocar a jogar são uma incógnita. E estes amigáveis serviriam para isso mesmo. . .
    e mais
    2016-03-30 03h12m por dinda
    Não sei se leste o meu primeiro comentario onde falo das "primadonas". . . refiro-me não só a Nani mas também a Quaresma, Danny. . . e até Ronaldo. Sou crítico de Ronaldo na selecção porque ele mais parece o dono daquilo tudo. No passado jogo com a Bulgária fui critico da forma como ele não trabalhava em campo, ainda por cima a usar a braçadeira de capitão.
    Greenfirst
    2016-03-30 03h09m por dinda
    Nani vai ao Europeu evidentemente. Quer jogue bem ou mal é sempre convocado. . . tal como Eder, esse poste autentico. Ha tanto avançado com mais golos do que esse meco. . . Lucas João, Hugo Vieira, Bruno Moreira. . . até Postiga seria uma melhor alternativa, caso Portugal decidisse jogar em 4-3-3
    Já agora, os meus 23
    2016-03-30 02h41m por dinda
    GR: R. Patricio, Eduardo(na selecção joga a bom nível), Marafona ou Mika (A. Lopes não me convence)

    Laterais : Coentrão , Raphael Guerreiro, Cedric e Vieirinha(pode jogar a extremo)

    Centrais: R. Carvalho, Pepe, Fonte, B. Alves

    Médios : Danilo, William, Moutinho, Adrien, João Mário, André André ou A. Gomes

    Avançados: Ronaldo, Quaresma, Rafa , Bernardo, e mais duas vagas onde poderiam caber (Postiga, Bruno Moreira, Hugo Vieira. . . Eder pra mim não conta. Ou então levava-se o Nani e um destes 3. . . )
    Selecção
    2016-03-30 02h33m por dinda
    Boa primeira parte. Conseguimos meter contra ataques venenosos contra uma Bélgica que não joga absolutamente nada, são apenas um conjunto de vedetas. . . ainda conseguem ser mais mediocres que nós.

    As primadonas hoje lembraram-se de fazer um bom jogo (Nani com o golo, Quaresma remexeu com o jogo), o que significa que não vai haver remodelação absolutamente nenhuma para o Euro, onde iremos apresentar uma selecção algo envelhecida.
    Pintas_FCP
    2016-03-30 02h20m por lipovski
    Depois do que vi hoje também acho o teu 11 o mais equilibrado. Apenas trocaria de posição o João Mário e o André Gomes. O primeiro tem feito uma excelente época no Sporting a descair para a esquerda, o segundo oferece excelentes soluções de passe e ajuda a equilibrar no jogo defensivo.

    Tenho visto comentários com vários 11's possíveis, de uma maneira geral todos os 11's que por aqui tenho visto têm qualidade e são equilibrados. É bom sinal! Temos escolha!

    Não ...ler comentário completo »
    GREENFIRST
    2016-03-30 01h41m por JHendrix
    Agora é que me recordo. . .

    Foi o André Gomes que fez o passe para o Nani. . .

    Afinal até contribuiu para alguma coisa de jeito. . .
    HA
    11
    2016-03-30 01h15m por Halibut
    para mim o melhor 11 é este:

    patricio
    rapha el (mais resistência, velocidade que eliseu)
    vieirinha
    bruno alves (mesmo assim acho que faz uma dupla melhor com o pepe)
    pepe
    danilo
    adr ien (se moutinho não recuperar)
    joão mário
    quaresma (mais maduro, experiente, mas rafa e bernardo são boas opções também)
    nani
    ronaldo

    erro*
    2016-03-30 01h04m por JHendrix
    Infelizmente, depois do golo, voltou ao seu normal. . .
    Portugal
    2016-03-30 01h03m por JHendrix
    Fez uma primeira parte de bom nível, mas a 2ª foi muito pobre, onde só o golo da Bélgica animou. A equipa inicial esteve bem, mas depois com as substituições perdeu alguma organização.

    Alguns momentos a destacar:
    Nani marcou um golo! Um momento para mais tarde recordar! Infelizmente voltou ao seu normal. . .
    E Éder que numa simples recepção de bola, tropeça e cai fora do campo com a mesma. . . O que vale é que quando chegar o Euro vai surpreender com meia dú...ler comentário completo »
    EL
    Somos_Benfica
    2016-03-30 00h54m por El_wizard
    Sim sim. . . MU deve estar mesmo de olho nele! Assim como já se falou em centenas de jogadores que andam por aqui. . . Deixem o gajo a evoluir e deixem se de subir o ego dele sem fundamento. . .
    Portugal
    2016-03-30 00h53m por toproforgames
    Boa 1ª parte de uma equipa que joga bem melhor em ataque rápido do que ataque continuado devido a natureza dos seus jogadores (Ronaldo, Nani, William, etc. . . ) lembrando um pouco o Sporting que tem melhores resultados contra equipas mais equivalentes. No entanto e tendo em conta o grupo o seleccionador vai ter de encontrar uma solução para vencer estas equipas que jogam com um bloco mais recuado.

    Acerca da convocatória e apesar de faltar 2/3 meses para o torneio é óbvio que:...ler comentário completo »
    SA
    Rafa vs AGomes
    2016-03-30 00h12m por sandocha
    Gosto dos 2. O Porto teve 1 e agora quer o outro.

    Parece-me que Rafa tem qualidades unicas. Tecnica com velocidade incrivel.
    AGomes mais jogador. Rafa mais perigoso.

    Apostava 1 no Rafa. Mais decisivo e mais perto do golo.
    Portugal
    2016-03-30 00h00m por pintas_fcp
    Melhor 11:

    GR: Rui Patrício
    DD: Cédric
    DC: Pepe
    DC: Fonte
    DE: Coentrão
    MD: Danilo
    MC: Moutinho
    MO: João Mário
    ED: Nani
    AV: Ronaldo
    EE: André Gomes
    SA
    fuklogic
    2016-03-29 23h54m por sandocha
    Tens 24.
    Para mim ficava o danny de fora para fazerem os 23. Mas esta lista deve ser a final caso não hajam lesões.

    O RGuerreiro pode ter uma palavra a dizer. O 3 GR tb seria outro. Talvez Marafona.
    SA
    Alenitchev
    2016-03-29 23h47m por sandocha
    Concordo com a tua lista.

    Não teria duvidas em relação a Jose Fonte, Adrien e Rafa. Estes 3 iam para o 11 titular

    Não levava o RSanches, o Danny e o Eder. O 1º pertence aos sub-21, o Danny não tira o lugar a Rafa e o Eder nem sei o que diga.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Uma iniciativa que começa a ganhar tração
    Já lá vão dois meses desde que o Bayern München decidiu (e anunciou) que a ligação a Thomas Tuchel terminará no final da temporada, mas os adeptos ainda ...