Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

MarseilleFrança
FrançaStrasbourg
BordeauxFrança
FrançaCaen
MonacoFrança
FrançaNice
Benfica
Crónica
Jonas decide e atira Boavista ao tapete na compensação

Chama-se estrelinha de campeão?

2016/03/20 20:23
Texto por Álvaro Gonçalves
© Global Imagens / Fábio Poço

As três dezenas de pontos que separavam o Benfica do Boavista na tabela classificativa, à entrada da ronda 27, não foram notórios no Estádio do Bessa. Na luta por objetivos diferentes – os encarnados pelo título e os axadrezados pela permanência –, as duas formações procuraram todos os caminhos possíveis para vencerem, mas tudo parecia indicar que fossem dividir os pontos. Mas não. Jonas (quem mais?), praticamente no último lance do jogo, bateu Mika, garantiu a vitória e manteve o Benfica na liderança. 

Se houvesse justiça no futebol (conceito tão abstrato no desporto rei), o empate seria sem dúvida o resultado mais justo. O Benfica sentiu enormes dificuldades para garantir o triunfo e foi no último suspiro que o conseguiu, deitando por terra todo o fantástico esforço dos jogadores do Boavista, que até beneficiaram de mais oportunidades para marcar na segunda parte. Todavia, ganha quem marca e, por isso, mérito total para os bicampeões nacionais. 

Antes da análise ao jogo, uma nota prévia. Que excelente espetáculo nas bancadas, tanto dos adeptos do Boavista como do Benfica. Fossem todos os jogos da Liga Portuguesa como este e o futebol português seria de outra forma pelos próprios portugueses e também no exterior. Dentro das quatro linhas só houve um golo, é verdade, mas houve um duelo bem interessante que manteve todos os que assistiram de olho pregado desde o apito inicial ao final.

Desde o princípio que se percebeu que o Benfica ia sentir muitas dificuldades no Bessa. O Boavista mostrou ter a lição bem estudada e desde logo procurou reduzir o espaço de ação dos jogadores das águias. Orfãs da qualidade de Nico Gaitán e da capacidade concretizadora de Mitroglou, as águias nunca conseguiram suprir estas ausências. Um pouco por culpa de Salvio e Raúl Jiménez, jogadores escolhidos por Rui Vitória para suceder aos dois anteriormente referidos, mas essencialmente por mérito dos defesas do Boavista, especialmente Afonso Figueiredo e Paulo Vinícius.

Nenhuma das equipas conseguiu ter um domínio claro no jogo, mas as primeiras duas oportunidades foram do Benfica. Na primeira, Raúl Jiménez viu Mika negar-lhe o golo após um remate acrobático, na segunda foi Pizzi quem atirou a centímetros do poste da baliza do Boavista. Entre muitas faltas e um jogo bastante físico, o Boavista procurou reagir à maior posse de bola do adversário através do contra-ataque e chegou a assustar Ederson, guarda-redes que teve que sair da área para impedir o golo aos axadrezados.

Oportunidades do Boavista e eficácia do Benfica

A primeira parte resumiu-se ao que foi contado. O segundo tempo manteve a mesma toada, mas com uma diferença: com mais oportunidades junto das balizas. O Benfica iniciou a etapa complementar com a intenção de jogar mais perto da área do Boavista e tentou ter o domínio da partida.

No entanto, essa intenção não passou disso mesmo. Os axadrezados não recuaram no terreno, mantiveram-se organizados defensivamente e recorreram ao contra-ataque para mostrarem que queriam algo mais do jogo do que apenas o empate. A verdade é que fazendo o somatório, até ao golo do Benfica, o Boavista beneficiou de quatro situações interessantes para faturar: duas de Rúben Ribeiro, uma de Renato Santos e outra de Luisinho.

As panteras, apesar do critério que sempre tiveram no jogo, foram penalizadas pela falta de eficácia. Isso fez toda a diferença porque Jonas foi de uma frieza enorme na única situação em que conseguiu atirar à baliza. Foi já no período de compensação, e quando tudo indicava que ia dar empate, que o recém-chamado à seleção brasileira fez a diferença. Chama-se estrela de campeão?

U Domingo, 20 Março 2016 - 18:15
Estádio do Bessa Séc. XXI
Fábio Veríssimo
0-1
Jonas 90'
Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação30 000
Medidas105x68
Inauguração1910
FaseCampeonato
JornadaJornada 27
A Chave
Golo de Jonas: O internacional brasileiro apontou o tento da vitória no período de compensação, garantindo a conquista dos 3 pontos e a permanência do Benfica no primeiro lugar. Na segunda parte até foi o Boavista que teve mais oportunidades mas Jonas, na única vez em que teve espaço para rematar à baliza, mostrou eficácia e foi decisivo. 
O Árbitro
Boa atuação de Fábio Veríssimo numa partida que nem sempre foi fácil. Apesar das muitas faltas registadas e do muito contacto físico que houve entre os jogadores de Boavista e Benfica, o árbitro conseguiu manter a partida sob controlo e contribuiu para o bom espetáculo registado dentro das quatro linhas.
O Melhor
Jonas
O melhor marcador do campeonato não foi o melhor jogador em campo e até esteve bastante abaixo do que é habitual devido à excelente exibição de Paulo Vinícius. No entanto, foi ele quem resolveu o jogo e proporcionou uma enorme explosão de alegria do lado do Benfica no Estádio do Bessa.
O Pior
Salvio e Raúl Jiménez
Os dois jogadores foram chamados por Rui Vitória para colmatar as ausências de Nico Gaitán e Mitroglou. O argentino e o mexicano estiveram abaixo do exigido e acabaram por ser substituídos. No entanto, os defesas do Boavista foram os principais responsáveis por isso, especialmente Afonso Figueiredo e Paulo Vinicius.
Forma
Boavista
2015/2016
32J
9V
7E
16D
25-37G
Benfica
2015/2016
41J
31V
2E
8D
95-32G
Sabia que...by playmaker stats
A última vitória do SLB na Liga c/ o golo do triunfo a ser marcado nos descontos tinha sido frente ao Gil Vicente (2013/14).
NO SLB, só Czeizler (80%) e Hagan (78%) têm melhor percentagem de vitórias do que Rui Vitória
R. Vitória passa a ter 75% de vitórias, entrando no top 3 dos dos treinadores c/ maior percentagem de vitórias pelo SLB (mín: 40 jogos).
Apenas 8 golos em 14 jogos em casa esta época por parte do Boavista: pior registo ofensivo da Liga desde 2009/10 (Belenenses).
Jonas já marcou 11 golos nos 10 jogos da 2.ª volta. No mesmo período, na 1.ª volta, tinha 8 golos apontados.
28 golos em 27 jogos na Liga Portuguesa: o registo de Jonas é o melhor de um jogador do SLB desde 75/76 (Jordão, 26J/29G).
Boavista estabelece um novo recorde negativo: nunca tinha sofrido 8 derrotas em casa numa só época na Liga Portuguesa.
Treinadores SLB c/ + vitórias consecutivas fora:
11 R. VITÓRIA 15/16
10 J. Hagan 72/73
9 J. Jesus 10/11
8 Camacho 02/03
7 Eriksson 882/83
15 derrotas em 27 jogos: pior registo de Boavista na história do campeonato.
Com a derrota do Arouca em Alvalade, o Benfica é, a par do Nacional, a equipa há + tempo sem perder na Liga NOS (5 jogos).
31.º golo de Jonas esta época, em 38 jogos: igualou o registo goleador da época passada (35J/31G).
5.ª vez esta época que Jonas vale a vitória ao SLB.
Desde 1959/60 que o Boavista não sofria 3 derrotas seguidas em casa no campeonato.
3.ª derrota consecutiva do Boavista nos jogos disputados no Estádio do Bessa.
Repete-se o resultado da época passada: BFC 0 SLB 1
15.º jogo consecutivo do SLB sem perder fora (todas as competições).
18.ª vitória nos últimos 19 jogos.
7.ª vitória consecutiva do SLB em todas as competições.
Benfica de R. Vitória faz história: 11 vitórias consecutivas fora de casa (todas as provas), algo que o clube nunca tinha conseguido.
Classificação Bota de Ouro:
58 pts JONAS, HIGUAIN
54 CR7
52 Suárez
50 Lewandowski
Fotografias(69)
Boavista x Benfica - Liga NOS 2015/16 - Campeonato Jornada 27
Boavista x Benfica - Liga NOS 2015/16 - Campeonato Jornada 27
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
BENFICA
Comentários (120)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
QU
Organização, estratégia e eficacia
2016-03-21 14h36m por quimbujardas
O mais fácil será os anti-Benfiquistas olharem para a organização dos seus clubes e tentarem compreender o q está errado. O Porto enveredou por uma politica de contratações contrária ao q vinha fazendo ao longo dos últimos 30anos, q tem se revelado um desastre completo, O Sporting q vinha crescendo com Marco Silva, inclusive ganhando a taça de Portugal, resolveu mudar a estratégia apostando em Jorge Jesus, q até determinado momento estava a dar certo, mas q com o decorrer da época cometeu...ler comentário completo »
MadMaxFuryRoad
2016-03-21 13h21m por BmvE
Como foi a queda do Sporting? E olha que os coitados ainda estao em queda. .
Chama-se colinho de campeão
2016-03-21 10h58m por demonflair
Sim, é verdade! Só poderão falar de sorte em 2 jogos. Sporting e Boavista. Os outros são todos graças ao colinho de campeão e é por isso que estão em primeiro.

Portanto descansem agora, que vem aí um Braga e um Bayern que vos vai arrumar com essa sorte.
Esterlina de campeão são. . . . .
2016-03-21 10h06m por jpar
- os 71 golos já marcados, quase mais 20 que os adversários. . .
- as 10 goleadas já dadas nesta época, contra 3 e 4 dos rivais. . .
- os quase 30 golos do nosso artilheiro, o melhor em toda a europa. . . .
- este é o 1º jogo que o SLB ganha nos descontos, os rivias já o fizeram por 3 ou 4 vezes. . .
e isto tudo sem treinador oficial. . . . e com uma serie de jogadores lesionados e castigados. . . agora imaginem esta máquina a 100%. . .
JA
Jogo
2016-03-21 09h10m por JaimeDias1999
Foi um grande jogo, um grande espetáculo de futebol, é estes jogos que a nossa Liga deveria ter mais, para ter mais público, e para também ganhar mais popularidade, porque como nós sabemos, a Liga Portuguesa não é uma das melhores da Europa, é reconhecida mas obviamente que não está ao nível da Liga Espanhola, ou da Premier League, mas está entre as 5 ligas melhores da Europa, o que já é muito bom. Quanto ao jogo, acho que o Boavista foi uma equipa grande, porque soube-se aguentar a...ler comentário completo »
Benfica com estrelinha
2016-03-21 08h17m por manjerik4o
E espero que o SLB seja campeão, e desejo mesmo que assim seja porque as tácticas de terrorismo do clube de Alvalade não merecem um título de campeão nacional
. . .
2016-03-21 08h15m por antoniocarvalho
Um título mesmo a provocar os sportinguistas. Isto é mesmo jornalismo de baixo nível. Não é que me importe, até acho piada!
hugo_kid
2016-03-21 01h58m por Zizzurry
colo querias tu. . . xD
HU
NÃO
2016-03-21 01h36m por hugo_kid
CHAMA-SE COLINHO
WE
15ALeniTCheV
2016-03-21 00h37m por Weezard
Epá, sinceramente, não acho que seja por aí. O estádio pareceu-me cheio de adeptos do Benfica, era quase inevitável não os ter num dos topos.
LU
Jogos que os grandes foram beneficiados
2016-03-21 00h31m por luxus
Sporting: Estoril, Arouca
Benfica:Vitoria de Guimarães, Paços de Ferreira
Porto:Nacional, Paços de Ferreira, Moreirense, Tondela e Maritimo
TA
15ALeniTCheV
2016-03-21 00h02m por Tamagnini
Estranho é existirem apenas duas bancadas cobertas de vermelho. Deveriam estar as 3 cobertas de vermelho, mas os vossos vizinhos sabujos impediram a entrada de adereços do Benfica para essa bancada.
IS
gunner18
2016-03-20 23h54m por isaiasslbvencedor via mobile
Desculpa amigo não gosto de amêndoas
IS
gunner18
2016-03-20 23h53m por isaiasslbvencedor via mobile
Não digo que desta água não beberei. Pode acontecer comprar uma com defeito mas se esse for o problema um pouco de açúcar deve ajudar.
Quanto ao campeonato não está nem nunca diga disse que está ganho. Estava a referir-me às conspirações até porque isto do Benfica já deve eatar a ultrupassar o conspiração dos illuminatis.
Benfiquistas
2016-03-20 23h48m por Santovsky
Se vocês nem tivessem cheirado na Champions, levassem 3 do skenderbeu, se taças da liga e de portugal já so em sonhos, e agora andassem a comer poeira do Ferrari de Vitória também estariam aziados. Vá lagartagem, deitem tudo cá para fora . . . e peçam mais vezes ao Otávio para falar, é uma delícia
WE
15ALeniTCheV
2016-03-20 23h47m por Weezard
Vá lá, pá, é que já tudo te serve de desculpa. O Benfica ganhou, sem brilho, mas ganhou. Ultrapassa lá isso
WE
Não jogámos um boi
2016-03-20 23h43m por Weezard
Mas a verdade é que lá ganhámos e contra esse facto não há argumentos. Prefiro uma vitória medíocre do que um empate cheio de moral. E para além disso, há que dar um desconto: jogámos com a equipa mais remendada de que me lembro - apenas 4 ou 5 não eram remendos.
Por fim, um comentário sobre a apreciação do ZZ: para mim o pior foi mesmo o Pizzi e a organização do Benfica. Havia alturas em que estavam 3 gajos encostados à defesa do Boavista à espera da bola e a construção de jogo era à Leça.
IS
15ALeniTCheV
2016-03-20 23h38m por isaiasslbvencedor via mobile
Pah isso já é doença, vai lá vee com está o terceiro lugar vai
Somos_Benfica
2016-03-20 23h35m por Zizzurry
Britcom, não!. . . Tem demasiado nível. . . o Sporting é mais "os trapalhões"!!! xD
IS
gunner18
2016-03-20 23h34m por isaiasslbvencedor via mobile
Pronto está aqui para te ajudar:919835125
Agora é preciso força de vontade só depende de ti.
É o contato dos alcoolicos anonimos
IS
gunner18
2016-03-20 23h25m por isaiasslbvencedor via mobile
Em primeiro olá tudo bem? Em segundo: Um kompensan com os mais cordiais cumprimentos do JJ trinca Bolotas.
Continuando. Grande azia pah, pensando bem sugiro que lhe peças dois. Porque da forma que falaste deves estar quentinho e a bebida de ontem fez-te mal e bateu dede tal forma que ainda estás em recuperação. Aguarda um pouco que já volto vou pesquisar no google
Somos_Benfica
2016-03-20 23h21m por Zizzurry
Nem mais. . . Ainda estou rouco! xD Esta malta anda com uma azia . . .
15ALeniTCheV
2016-03-20 23h04m por TiagoPedroso
Já é de janeiro , desconhecia esse artista de qualquer forma e clubismos à parte e´sta fixe :)
Benfica
2016-03-20 23h00m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Estas vitórias são ótimas pela altura que foi, condicionantes do plantel, pelo difícil adversário, para a coesão do grupo para o que falta e os novos pereberem o que é o Benfica!
15ALeniTCheV
2016-03-20 22h59m por LivreIndirecto
Que grande frustrado que és, meu caro 15ALeniTCheV! Eheheheheh.
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
com video
Situação foi sendo bem controlada
Foi um intervalo diferente aquele a que se assistiu esta segunda-feira, na partida entre o Estoril Praia e o FC Porto. Uma altura que é muitas vezes aproveitada para restablecer ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PapaVelhinhas 16-01-2018, 07:23
Porto_BAM 16-01-2018, 07:05
Porto_BAM 16-01-2018, 07:04
JLJL 16-01-2018, 06:43
PapaVelhinhas 16-01-2018, 06:35
Porto_BAM 16-01-2018, 06:34
Tarik10 16-01-2018, 04:51
AZ
azulado 16-01-2018, 04:41
AZ
azulado 16-01-2018, 04:40
PapaVelhinhas 16-01-2018, 04:16
Reus_t0p 16-01-2018, 03:55
Tarik10 16-01-2018, 03:42
joaogalo 16-01-2018, 03:23
ispeakwiththetrue 16-01-2018, 03:22
joaogalo 16-01-2018, 03:22
ME
merlin69 16-01-2018, 03:18