placardpt
    Questão de quem comanda

    Jesus dá razão ao zerozero na classificação

    2016/02/09 10:24

    «Continuamos na frente. Estamos em igualdade com o segundo. Estamos lá em cima com o nosso rival», disse Jesus no final do jogo contra o Rio Ave.

    A frase serve de ponto de partida para a explicação. Quem está em primeiro do campeonato português? É o Benfica ou é Sporting?

    Os dois rivais lisboetas seguem no topo da classificação com os mesmos pontos. Mas é necessário desempatar, pois um terá de ser primeiro, o outro segundo. Como fazer isso? 

    A Liga de Clubes tem regulamentado desde 2010/2011 que o critério de desempate é a diferença de golos marcados e sofridos até à última jornada. Só depois de todos terem jogado contra todos (e não apenas as equipas empatadas - tem que ser mesmo quando o árbitro apitar para o final do último jogo do campeonato) é que a Liga assume como primeiro critério o confronto direto. E tal só acontece na última ronda.

    Ora, o zerozero há muito que tem definido que o seu critério de desempate para a Liga portuguesa é sempre (todas as jornadas - da primeira até à última - e em todas as equipas) o confronto direto, dando assim aos nossos leitores uma leitura real daquilo que seria a classificação, se o campeonato fosse terminar nesta altura. 

    É claro que não vai acabar. Como também é claro que, neste caso,  o Benfica ainda não jogou em Alvalade contra o Sporting. Porém, já se realizou um confronto entre eles. E aí o Sporting levou de vencida por 0x3. É por isso que para o zerozero o Sporting é líder da classificação. Porque já existe um confronto entre ambos e nesse os leões têm melhor posição. Como seria o Benfica, se as águias tivessem vencido. A ideia que suporta uma classificação provisória é permitir aos interessados ter uma ideia de quem leva vantagem no momento. E o Sporting, no caso concreto, tendo ganho o jogo da "1ª mão" leva uma vantagem sobre o Benfica.

    O mesmo critério, o do confronto direto, é usado pelo nosso jornal em todos os jogos e com todas as equipas da Liga portuguesa.

    Levando ao extremo, imagine o leitor que estávamos numa situação similar em que o Sporting tinha vantagem, mas era a última jornada do campeonato.

    Ambos ganhavam os seus jogos da última jornada e apesar do Benfica ter melhor diferença de golos, o Sporting batia o rival no confronto direto. Mas, na Madeira, o jogo do U. Madeira contra o Rio Ave não podia ser jogado por causa do nevoeiro e era adiado para a segunda-feira seguinte! Os adeptos leoninos sentir-se-iam campeões, enquanto que no site da Liga, ambas as equipas já com 34 jogos, surgiria o Benfica na frente porque o campeonato ainda não tinha acabado. Pouco ajustado à realidade, não lhe parece?

    A título de exemplo, e recuperando casos recentes, o Benfica comandou a liga segundo a nossa classificação desde a jornada 6 até à jornada 13 de 2011/12 devido ao empate forasteiro no Dragão a duas bolas, apesar da melhor diferença de golos do FC Porto. A situação inverteu-se nas jornadas 14 e 15 da época seguinte devido ao empate 2-2 entre FC Porto e Benfica na Luz, com os Dragões a comandarem na nossa classificação apesar da melhor diferença de golos do Benfica. Nas duas situações o critério de desempate (previsto no regulamento) foi o de mais golos marcados fora de casa nos encontros entre as equipas.

    A bola é redonda e tudo pode mudar de uma jornada para a outra. No topo, no fundo ou no meio. A única coisa que não muda é critério do zerozero que está há muito definido, com regras claras, e serve de igual para todos os emblemas, lutem eles pelo título, pela Europa ou pela manutenção.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MV
    Infelizmente
    2016-02-11 18h28m por MVilasBoas
    Já está visto que os regulamentos só são para cumprir quando couberem na agenda de um certo e determinado clube. Caso contrário há que fazer tábua rasa deles, até já se vêem decisões da CII que vão directamente contra os regulamentos, como tal nada me espanta que quem escolhe e presenteia os árbitros não vá à frente. Mesmo que os regulamentos não lhes dêem razão!
    SA
    zerozero
    2016-02-09 23h56m por samax
    em resposta a um comentario q fizeram a uma pergunta minha. . .

    entao o confronto direto do slb e fcp dava empate. entao passa-se para os golos fora no confronto. então mas deu empate!! empate não é apenas golos iguais, mas resultados iguais, como se uma eliminatorio na champions fosse a prolongamento. 2-2 no dragao, 2-2 na luz. meso nº de golos marcados fora. como pode ser o porto entao a ter vantagem
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Não existiu a situação que apresenta. Os 2-2 que a notícia menciona são em épocas distintas. Em 11/12 o Benfica empatou 2-2 no Dragão e levava vantagem nos golos fora (como por exemplo acontece na Liga dos Campeões) no confronto direto e por isso liderava a Liga quando estava em igualdade pontual com o FC Porto. Depois a notícia refere outro 2-2, agora na Luz, mas isso é na época seguinte, fazendo com que em 12/13 o FC Porto liderasse a classificação nas jornadas 14 e 15 apesar da melhor diferença de golos do Benfica na competição.

    Mas se houvesse o caso que apresenta, então teríamos que recorrer a alínea d) do regulamento que define a classificação final e ir pela diferença de golos em toda a competição, porque nas alíneas a), b) e c) haveria um empate.

    (Artigo 13.º Regulamento das Competições Organizadas pela LPFP)
    a. Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

    b. Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

    c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

    d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;

    e. Maior número de vitórias em toda a competição;

    f. Maior número de golos marcados em toda a competição
    zerozero ponto de vista. . .
    2016-02-09 22h56m por olavo_bilac via mobile
    Concordo com o ponto de vista do zerozero!
    Seria realmente ridículo a Liga colocar o Benfica em primeiro na última jornada, caso houvesse um jogo adiado devido ao mau tempo por exemplo, então teríamos em todos os sites menos no zerozero o Benfica em primeiro e o scp em segundo (partindo do princípio que o scp mantenha vantagem no confronto direto).
    Teríamos um campeão provisório à luz dos regulamentos!!
    Qual a dúvida???
    2016-02-09 21h41m por Administrador00
    Não entendo o porquê de tanta revolta. . Muita paciência tem o pessoal do Zerozero.

    Vamos lá ver se entendemos uma coisa, existem CRITÉRIOS, sendo que é o pessoal do zerozero que definiu qual o critério que iam usar para desempatar. (penso que sempre usaram o mesmo critério, pois lembro-me de inúmeras alturas em que havia empates e o desempate era feito desta forma).

    O pessoal do zerozero até podia definir como parâmetro de desempate o número de amarelos de c...ler comentário completo »
    PI
    15ALeniTCheV
    2016-02-09 18h45m por Pirisca
    ""temos pena", "a sorte de uns azar de outros"

    É isto q tu dizes qd se fala do tempo de árbitros com viagens ao Brasil pagas pelo FCP e das prostitutas à la carte?
    PI
    classificação campeonato
    2016-02-09 18h33m por Pirisca
    Este é o assunto mais absurdo q por aqui é discutido e isto n é de hoje.

    Mas qual razão ou falta de razão? desde qd é q um orgão de cm, seja ele qual for, analisa critérios sobre uma matéria q é de carácter oficial?

    A classificação de uma prova é aquela q o organismo responsável pela organização dessa prova determina.

    O ZZ só tem de fazer copy-past da classificação oficial q é a que consta na Liga (organismo q organiza o campeonato). Rigorosament...ler comentário completo »
    Debate anual
    2016-02-09 16h32m por Gnitro56
    Está na altura do debate anual sobre os critérios de classificação do zerozero.
    Durante algum tempo, pensei que o zerozero devia por a classificação segundo a liga portuguesa, porque concorde-se ou não, é a classificação oficial.
    Mas compreendo o que este site está a fazer e agora até concordo.
    Acho que muita gente só está a pensar neste caso em particular (SCP vs SLB) em que ainda só houve 1 jogo entre as duas equipas. Mas imaginemos que já depois de ocorrer o próxim...ler comentário completo »
    O ridículo zerozero
    2016-02-09 16h01m por almeidasantos
    O tema em si e o que algo sem interesse algum mas não posso deixar de falar sobre o ridículo do atrasado que escreveu isto. . . Ou seja isto é a liga Zerozero com as regras do zerozero e a liga de clubes a FPF e as regras e as leis que se f****. . . . Um juiz decreta prisão preventiva a um acusado de cometer algum crime mas o zerozero como sabedoria suprema e única a nível global acha que ele ja e condenado pois daqui a certo tempo como vai ser, passa a ser já (o rei das leis zerozero). . . ...ler comentário completo »
    FA
    Meu Deus
    2016-02-09 15h30m por fabioslb
    O que é valido é o que está nos regulamentos, por isso quem está primeiro é o Benfica.
    No fim
    2016-02-09 15h15m por LelloMarmello
    é que se fazem as contas . . . Isto é como acaba!!!

    GL
    A_verdade_despo rtiva
    2016-02-09 14h08m por glorieus
    Mas qual pressão? :P

    A pressão a 8 jornadas era muito maior, neste momento estamos em igualdade pontual, é como diz o Rui Vitoria lutamos jornada a jornada e no final das 34 jornadas fazemos as contas, simples!!!

    O Benfica vai ter que entrar dentro de campo para vencer, esteja em primeiro lugar ou em segundo!!
    GL
    A_verdade_despo rtiva
    2016-02-09 13h49m por glorieus
    Cada vez entendo mais porque o Sporting é o terceiro clube Português é por essa mentalidade. . . . olhe para mim é me indiferente se o Benfica esta em primeiro ou em segundo actualmente o que é importante é que esta com os mesmos pontos do primeiro lugar e depende dele próprio para chegar ao tri campeonato!!!!

    SF
    Azia
    2016-02-09 13h47m por Sffc
    Como um site não oficial é só natural que se optem por critérios mais racionais. A FPF só tem o regulamento como tem por tradição. Isto porque a classificação não final baseia-se no pressuposto de que como nem todos os jogos estão finalizados, as classificações podem mudar. Se no confronto directo o Sporting tem agora vantagem, dependendo de como será o jogo em Alvalade o Sporting pode tanto manter a vantagem como a perder. Não se esqueçam que estes regulamentos são de um tempo anterior ao...ler comentário completo »
    _A
    . . .
    2016-02-09 13h36m por _Anger_
    mas já há campeão à 21a jornada? estava se mesmo a ver que a conversa de hoje ía ser sobre isto. . .
    GL
    A_verdade_despo rtiva
    2016-02-09 13h18m por glorieus
    Desculpe mas sinceramente não estou a ver o que esta situação tem haver com verdade desportiva?
    RU
    Quatro pontos
    2016-02-09 13h00m por RuiFMSilva
    Algumas questões:
    1º - O Zerozero é um site "não oficial" e por isso pode apresentar a classificação usando os critériosde desempate que entender, bastando para isso, em respeito com os seus seguidores, que explique esses mesmos critérios.
    2º - Foi de muito mau gosto o título da "notícia" . "Jesus dá razão ao zerozero na classificação. " - JJ não deu razão a ninguém, limitou-se a tentar tapar o sol com a peneira, pretendendo que o típico adepto sportinguista atual e o seu pr...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Com todo respeito pela sua opinião, deixe-nos rebater o ponto 3. O zerozero usa este critério, porque é o regulamento de final da competição que o define e porque acreditamos que assim estamos a informar, ao invés de confundir. Não deixamos espaço para acontecimentos que iriam expor o caricato do regulamento da Liga para as 33 jornadas, e um diferente para depois do apito final do último jogo da prova.

    Em diferentes Ligas usamos diferentes algoritmos ajustando o mesmo ao regulamento da competição. Não teríamos qualquer dificuldade técnica em ordenar pela diferença de golos, como por absurdo pela equipa mais velha, ou pelos mais baixos.
    A_Verdade_Despo rtiva
    2016-02-09 12h56m por tiagomistral
    Tu ao menos leste o artigo? Ou algum dos comentários e/ou esclarecimentos? Faz assim tanta confusão que o zerozero utilize os critérios finais no decorrer da época?
    zerozero
    2016-02-09 12h33m por tiagomistral
    No entanto este caso também não fica resolvido com a resolução final dos regulamentos, eu acredito que este cenário no final da época iria acabar definitivamente com os regulamentos parvos que temos na liga :)
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Para ficar claro, é feita uma mini-classificação como se tratasse de um minicampeonato entre as 3 equipas, nesse mini-campeonato não há confronto directo, contam os pontos, depois a diferença de golos e depois os golos marcados fora...mas só nos jogos entre as 3 equipas.
    portugal no seu melhor. . .
    2016-02-09 12h31m por olavo_bilac via mobile
    Não houve tanta discussão na entrada da coligação ps. be. pcp para o governo, como esta de quem tem mais ou maior ou vou mais à frente!
    No futebol atual tudo muda cada vez mais rápido, pelo que o interessa mesmo é como as coisas terminam!
    zerozero
    2016-02-09 12h29m por tiagomistral
    Li a peça toda, alguns comentários e acredito que existe uma razão para essa regra.

    Imaginemos o caso de, à data de hoje, o Benfica, Sporting e Porto estarem em igualdade pontual, o Benfica ter vantagem no confronto direto com o Sporting, o Sporting ter vantagem no confronto direto com o Porto e o Porto ter vantagem no confronto direto com o Benfica. Quem seria o primeiro?!
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    No cenário que apresenta teria que ser analisada a diferença de golos nos jogos entre os envolvidos para definir a classificação do mini-campeonato a 3 à luz do regulamento oficial do final da competição, e que são:

    (Artigo 13.º Regulamento das Competições Organizadas pela LPFP)
    a. Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

    b. Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

    c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

    d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;

    e. Maior número de vitórias em toda a competição;

    f. Maior número de golos marcados em toda a competição
    JD
    a razão. . .
    2016-02-09 12h06m por JD88_
    Existem várias razões para que aquilo que vocês estão a fazer esteja mal:
    1- Está no regulamento, e concordando ou não, tem que se seguir. . . Da mesma forma como se tem que seguir com as leis, concordando ou não. . . Esta é a realidade.
    2- O confronto directo só pode ser aplicado quando todas as equipas estiverem na mesma situação. Ou seja, não se pode considerar confronto directo se as equipas não jogaram cada uma na sua casa. Não estão em igualdade, apenas na última jo...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Caro JD88_

    Obrigado por se juntar a nós neste debate de ideias.

    1 - Sobrepomos o nosso dever de informar correctamente os nossos visitantes ao de seguir o regulamento da liga, principalmente para os que não conhecem as particularidades do regulamento em causa. Temos visitantes internacionais, disponibilizamos a classificação para vários países e não queremos dar uma ideia errada aos nossos leitores com classificações que mudam após se disputar um jogo que nada tem a ver com os intervenientes - veja por favor o nosso exemplo na notícia.

    2 - o confronto directo pode e deve ser aplicado mesmo quando ambos os jogos não foram disputados, isso já acontece em todas as competições que usam esse critério de desempate (ex: liga dos campeões)
    AL
    Goal average
    2016-02-09 12h04m por alquimista09
    Apesar de tudo, eu acho o critério da liga mais conveniente porque no caso de haver três ou mais equipas no topo da qualificação e com mesmo número de pontos era muito difícil saber qual equipa colocar em primeiro pelo critério da vantagem do jogo da 1ª mão; Por exemplo, se Porto, Benfica e Sporting tiverem o mesmo nº de pontos no final da 1ª volta, em que o Benfica ganhou ao Porto, o Porto ganhou ao Sporting e o Sporting ganhou ao Benfica. . . Só por isso, penso que o 1º critério, antes ...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Pode ser difícil, mas os nossos algoritmos já o fazem todas as semanas. O critério de desempate é feito através de um mini-campeonato entre todas as equipas empatadas, e o zerozero faz esses desempates em todas as jornadas, da primeira à ultima. No cenário que apresenta, todas as equipas teriam 3 pontos, e teria que ser analisada a diferença de golos nos jogos entre os envolvidos para definir a classificação do mini-campeonato a 3. Mas continuando o desafio, imagine que mais jornadas estavam disputadas e que o Benfica já venceu Porto e Sporting em casa e fora, que o Sporting venceu o FC Porto em casa, e falta o jogo no Dragão. Estaria o Benfica em vantagem, depois o Sporting e por fim o FC Porto.
    PM
    povinho
    2016-02-09 12h00m por PMCFRF
    a malta gosta é destas dicussões e de arranjar motivos para mais guerrinhas estupidas e vender jornais. Este é o critério do zerozero, está explicado e pronto. As pessoas não têm de concordar todas. Para mim é óbvio que há vantagem, neste momento, de quem ganhou fora.
    zerozero contra todos!
    2016-02-09 11h48m por macs
    Concordo com o zerozero e lamento que este regulamento esteja a durar há tanto tempo. Todos os anos aparece a mesma discussão!

    E se no regulamento da liga estivesse que nos dias ímpares era um critério e nos dias pares era outro?

    Andavamos todos a seguir isso?

    Ou só queriamos saber qual era o FINAL e o que iria contar mesmo para definir o campeão. . . e não andar a reboque de classificações temporárias que não reflectem a realidade!!!
    SA
    zerozero
    2016-02-09 11h44m por samax
    nao percebi ua coisa. epoca 2011/2012 benfica a frente pois 2-2 no dragao. depois porto a frente pois 2-2 na luz. justificação é:

    ' A situação inverteu-se nas jornadas 14 e 15 da época seguinte devido ao empate 2-2 entre FC Porto e Benfica na Luz, com os Dragões a comandarem na nossa classificação apesar da melhor diferença de golos do Benfica. Nas duas situações o critério de desempate (previsto no regulamento) foi o de mais golos marcados fora de casa nos encontros entre as...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado pela questão. À luz do regulamentos, os golos fora nos jogos entre as equipas empatadas (à imagem do que acontece nas competições europeias) fazem parte do que se chama "confronto direto". Assim, como no resultado "dava empate", olha-se para o critério seguinte que são os golos fora nos jogos entre ambas as equipas empatadas. Só depois, caso a igualdade se mantenha (imagine um 0-0) é que se passa para a diferença de golos em toda a competição.
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38