Taça da Liga
Crónica
Feirense derrota FC Porto

Noite de estudo de geometria e de sonho fogaceiro

2016/01/27 22:14
Texto por Luís Rocha Rodrigues

O Feirense bateu o FC Porto por 2x0 e terminou o grupo no segundo lugar, deixando os portistas na última posição e sem qualquer ponto conquistado. Com opções alternativas de ambos os lados, existiram alguns aspetos interessantes a analisar (como o losango de Peseiro).

Estudo contra pragmatismo

Noite de estreias
Pepa lançou o júnior Diogo Almeida, ao passo que Peseiro promoveu a estreia de Chidozie ao lado de Maicon.
Taticamente, o arranque de jogo foi interessante para perceber duas tendências: de um lado, um 4x3x3 retraído, mas bem trabalhado, onde os princípios de Pepa se adaptaram bem às circunstâncias de uma partida onde (apesar das hipóteses matemáticas) não existia a necessidade de pegar no jogo; do outro lado, um conjunto alternativo à procura de encaixar ideias frescas e inovadoras.

Passou muito por aí a curiosidade de olhar este FC Porto. Numa disposição tática de 4x4x2 em losango, sobresaíam as dinâmicas de um miolo onde Varela foi chamado a ser o estratega e as liberdades entregues aos laterais para se aventurarem no terreno. García fê-lo com mais qualidade que um Ángel que continua a pecar no cruzamento - apesar de o espanhol ter estado melhor que em Famalicão.

Obviamente, as lacunas nos azuis e brancos ficaram patentes, não apenas em alguns posicionamentos, como também no entrosamento dos dois avançados, que ainda é escasso. Mas registaram-se pontos interessantes, quer pela liberdade do próprio Varela (interessante adivinhar como pode Bueno aparecer nestas ações), quer pelas diferentes variantes de ataque que a equipa dispõe.

Perante tudo isto estava um Feirense confortável e a observar tranquilo as várias experiências. Face a um FC Porto notoriamente em aprendizagem, os fogaceiros iam aproveitando as lacunas dos dragões e não apenas evitavam com relativa facilidade eventuais sustos, como os criavam na frente.

Dele Alampasu manteve rede segura ©Global Imagens / Pedro Correia
O golo, já perto do intervalo, não chocou quem assistia, pois a tal aprendizagem portista ainda se dava muito pouco ao risco ofensivo, o que fazia com que a primeira parte tivesse sido, do ponto de vista do espetáculo e oportunidades, claramente deficitária.

Na grande penalidade, Hélder Castro bateu Helton, alegrou os da casa e, com o auxílio das palavras de Peseiro ao intervalo, alegrou o segundo tempo.

Aí, com muito maior velocidade na circulação, os dragões ganharam mais espaços. Depois, entrou outro pormenor na equação: o aspeto mental. Numa equipa que ainda procura a serenidade, os momentos de decisão trouxeram outro défice à equipa portista, sobretudo ao nível do passe quando o jogo acelerava.

Mesmo chegando com maior força à baliza de Dele, o passe passou a finalização e o desacerto continuou. Para arrumar com as contas, o Feirense fez o segundo, numa desatenção da defesa portista aproveitado por Porcellis.

U Quarta, 27 Janeiro 2016 - 20:15
Estádio Marcolino de Castro
Cosme Machado
2-0
Hélder Castro 39' (g.p.)
Rafael Porcellis 81'
Estádio Marcolino de Castro
Estádio Marcolino de Castro
Portugal
Santa Maria da Feira
Lotação5 401
Medidas102x65
Inauguração1962
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo A
VIDEOS
Lances Capitais
39´
GOLO Feirense!
Hélder Castro marca
Hélder Castro marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
81´
GOLO Feirense!
Rafael Porcellis marca
Rafael Porcellis marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
A Chave
Minuto 71: Numa altura em que os portistas cresciam a olhos vistos em termos ofensivos e os fogaceiros davam sinais de quebra, deu-se uma substituição e, logo depois, um pedido de assistência de Dele Alampasu, guardião da equipa da casa. Dois momentos que arrefeceram bastante o ritmo de jogo numa altura fulcral.
O Árbitro
A grande penalidade assinalada a Rúben Neves pareceu forçada. Há sempre o tema da intensidade, que não se pode medir, mas a sensação dada é que Vieirinha força a queda. Por esse facto, a sua nota não pode ser positiva.
O Melhor
Alegria fogaceira
Pelo que tem sido a temporada do Feirense, fica bem à equipa de Pepa (mais) um resultado histórico, desta vez contra um dos designados grandes do futebol nacional. Uma equipa jovem e um técnico sem medo mereceram a alegria de uma noite diferente, apesar da eliminação.
O Pior
Avançados portistas
Claro que, como foi referido na crónica, a adaptação ao novo esquema tático significa ainda um período de aprendizagem, mas essa também terá que ser sustentada em golos. E os dragões voltaram a não fazê-lo. Aboubakar não está num bom momento, mas Suk e André Silva voltaram a não aproveitar a oportunidade - no que à matéria da eficácia diz respeito.
Forma
Feirense
2015/2016
35J
16V
12E
7D
42-31G
FC Porto
2015/2016
32J
20V
5E
7D
53-25G

Fotografias(20)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FEIRENSE
EMPATE
FC PORTO
Comentários (59)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
DI
Estado de Espirito. .
2016-01-28 11h05m por dimitri7
eu nao vi jogo. . . estive a ler alguns comentarios e alguns dizem que até viram coisas boas, outras menos boas, mas uma coisa não posso deixar de ressalvar. . . hoje, como portista, além de triste, estou envergonhado. . . . independentemente de testes, experiências, etc, jogamos com o famalicao B e com o Feirense B. . perdemos os 2 jogos e nem 1 golo marcamos. . . é certo que rodamos jogadores, mas mesmo esses jogadores tinham a obrigação de ganhar. . . a séro. . . . nem sei o que dize...ler comentário completo »
ATT: ZEROZERO - Belenenses
2016-01-28 09h08m por Elephan74ZUL
O Belenenses tb jogou ontem na última jornada da Taça da Liga.

É lamentável, que nem sequer tenha direito a uma micro-mini-noticiazinha a dar conta do resultado.

Porque a diferença existe e porque a discriminação no universo do futebol tb é real, é urgente mudar mentalidades.

Nem todos temos a côr-clubistica, nem as mesmas preferencias, nem os mesmos gostos ou opiniões. Todas os adeptos são diferentes uns dos outros. Mas no fundo, bem lá ...ler comentário completo »
LA
FCP
2016-01-28 04h22m por Lacerdex
Vi o jogo do meu Porto hoje e, ao contrátio do que muita gente aqui quer tentar tresparecer, não jogámos assim tão mal!! Hoje, não estava à espera de goleadas, excelentes exibições, nota artistica elevada. . . não, nada disso!! Pois, este jogo servia para cumprir calendário, dado que já nao tinhamos a miníma hipótese nesta competição, portanto, José Peseiro fez muito bem em deixar os habituais titulares de fora no jogo de hoje.
Experimentamos um novo sistema tático, o 4-4-2 l...ler comentário completo »
XP
Jogo de hoje
2016-01-28 02h19m por xptoz
Sinceramente, não vejo motivo para alaridos como alguns users estão a fazer. Um treinador com menos de 1 semana de treinos decidiu testar um sistema completamente diferente com jogadores menos utilizados e alguns da equipa B. É verdade que é triste perder 2-0, mas um golo foi de um penalty completamente inventado. O que me preocupou verdadeiramente foi:
- No último terço, à exceção do Rúben, não havia quem acertasse um passe. Perdemos imensas oportunidades de golo graças a isso. <...ler comentário completo »
Porto
2016-01-28 00h32m por TomPen94
O esquema apresentado pelo ZZ foi mesmo aquele que foi utilizado?
Feirense 2 x FC Porto
2016-01-28 00h28m por UK-SPORTING10
Resultado negativo para os Dragões, onde foram alvo de muitos testes por parte do novo treinador, José Peseiro.
A_Verdade_Despo rtiva
2016-01-28 00h25m por AvesSempre
E claro que não subia, quando cá esteve, teve o melhor plantel do Aves de sempre e conseguiu fazer o pior. . . nunca mais o quero aqui. LONGE !
A_Verdade_Despo rtiva
2016-01-28 00h23m por AvesSempre
O União tinha o 2º melhor plantel, so atras do Chaves que anda com orçamentos de 1ªLiga. E subiu porque o Tondela marcou de livre no ultimo minuto, porque nem por causa dele foi que subiram. Claro que teve mérito a levar a equipa ate a ultima jornada a lutar pela subida, mas teve aquela estrelinha.

Nunca vi uma equipa do Oliveira a jogar bom futebol, é quase raro. Ele sabe é as manhas da 2ªliga e basta, mas futebol passa ao lado.

Hás de me dizer o porquê d...ler comentário completo »
Luis_FCP1980
2016-01-28 00h19m por Elephan74ZUL
Treinados pelo Lop? (que tb foi GR)

Brincadeiras à parte, se houvesse um numerus clausus de 50-60 jogadores para os clubes com equipa B, nunca se chegaria ao extremo de ter 12 GR contratados.
Pré época!
2016-01-28 00h12m por sandeman
Isto foi um jogo ao nível dos jogos de pré época, uma vez que desportivamente ou animicamente o resultado era indiferente. Não tem cabimento criticar treinador ou jogadores pelo que se passou. Foi um ensaio para testar outro sistema de jogo, que dificilmente poderá ser aplicado no imediato, porque nos jogos a sério do campeonato é preciso mais cautelas. Só não entendo qual é a vantagem de testar outro sistema de jogo com habituais suplentes. . .

Mudar de treinador a meio do...ler comentário completo »
AvesSempre & 666
2016-01-27 23h53m por Elephan74ZUL
Não digam mal do VO. Não o conhecem, pois não?

vejam a reportagem completa - aqui fica a promo:

https://www. youtube. com/watch?v=LlPihOTIQVs
666
2016-01-27 23h47m por AvesSempre
O Vitor Oliveira é um oportunista, que só sabe subir com planteis feitos, quando subir com uma equipa de nivel medio para a 2ªliga dou-lhe valor. E não me digam que é especialista em subidas, porque ja anda la há 20 anos e apanha sempre planteis do melhor que há para 2ªliga . . . nao faz mais que a obrigação dele
treinadordebanc ada1
2016-01-27 23h45m por Elephan74ZUL
Nem mais. Meter o FCP a jogar em 4-4-2 requer tempo, tb já tinha referido isso.
Kurika
2016-01-27 23h44m por AvesSempre
Fui buscar o Tondela porque é o ultimo. E não vejo mal nenhum as equipas estarem atrás do Porto B, que tem dos maiores orçamentos da 2ªLiga, ainda por cima bem orientada, e também tenho serias duvidas se o Porto B não se mantinha ca na Liga . . . e nao vamos confundir os B´s que jogaram hoje, porque muitos deles jogam melhores que alguns da A. . . infelizmente
treinador de bancada1
2016-01-27 23h40m por petitor
Bom comentario concordo em absoluto
KU
AvesSempre
2016-01-27 23h39m por Kurika
Eu não digo que isso não possa acontecer uma ou outra vez. Eu referi o caso do Belenenses de 2013, por exemplo.
E tu também vais logo buscar o Tondela que tem apenas 9 pontos. Eu estava a falar mais de um nível médio. Não me venham cá com tretas de que há montanhas de maravilhosas equipas na Segunda Liga. Expliquem-me lá como é que estão todas atrás de um clube B?
Uma coisa é jogar na Segunda Liga, ganhar muitos jogos, marcar muitos golos, jogar ao ataque e tal. Outra coi...ler comentário completo »
Kurika
2016-01-27 23h37m por AvesSempre
O Belenenses dessa época não tinha concorrentes à altura, porque na época anterior havia 3 grandes clubes na disputa pela subida, o Aves, o Estoril e o Moreira e essas equipas nesse tempo subiam em qualquer ano, foi pena terem-se encontrado 3 equipas desse nivel nesse mesmo ano, porque senao limpavam. E limpavam o Belenenses da equipa seguinte, mas sem duvidas
TR
4-4-2
2016-01-27 23h35m por treinadordebancada1
Acho que não pode ser aplicado neste Porto.
Passo a explicar; o que se passou hoje não me diz nada, mais uma fraca exibição na taça da liga. Fico apenas triste pela derrota, sempre negativa e sobretudo pela falta de finalização de suk e andre Silva. Eu acho que o Porto não pode alterar o esquema porque estamos a meio da época e não temos tempo e porque o 4-4-2 exige grande trabalho tático dos alas, coisa que Corona e brahimi são fracos. Ou seja mesmo que seja aplicado, mesmo com u...ler comentário completo »
Kurika
2016-01-27 23h35m por Elephan74ZUL
Foram 23 de avanço: 96pts resultantes de 30 vitórias e 6 empates.

O Arouca do Vitor Oliveira ficou em segundo. Foi uma epoca memorável de records para a comunidade belenense. . . e acredita que ao recordar esses tempos consigo entender o Vitor Oliveira que prefere andar a lutar por ganhar na 2. ª Liga do que a lutar para não descer na 1ª.
Kurika
2016-01-27 23h34m por AvesSempre
Voces andam muito enganados se pensam que as equipas da 2ªLiga são piores que as piores da 1ªLiga, e falo do que sei.

As 8 melhores equipas da 2ªLiga têm equipa suficiente para o Tondela e muitas gracinhas como se tem visto nas taças.

Há 4 anos atras, estava o Marco Silva no Estoril e subiu, e a equipa que subiu manteve-se praticamente toda, e no ano a seguir ficaram nos 8 melhores classificados. Nomes como Lica, Carlos Eduardo, Vagner, Jefferson e mais al...ler comentário completo »
RS
Nada do outro mundo!
2016-01-27 23h33m por Rsoares67
Esta derrota não tem nada de especial. O problema é que há quem perceba tanto de bola que acha que um treinador com menos de uma semana de trabalho, lançando suplentes e gajos da B, com um sistema tático diferente e num jogo a feijões devia golear por 10 a 0. . .
KU
ElephantAzul
2016-01-27 23h23m por Kurika
A excepção até foi o teu próprio clube.
Aquele Belém de 2012/13, que terminou com 20 pontos de avanço, ou lá o que foi, esses sim, fariam boa figura na Primeira, estavam claramente num patamar superior ao que jogavam
Agora, tirando isso, por amor de Deus, um bocadinho mais de perspetiva, pessoal!
Kurika
2016-01-27 23h20m por Elephan74ZUL
outra excepção foi Belenenses do Mitchel van der Gaag. . . *SAUDADES*
KU
Aves sempre
2016-01-27 23h20m por Kurika
Mete o Tondela atual a jogar com Mafras, Oliveirenses, Covilhãs, etc. . , e aposto que ganham mais uns joguinhos.
Agora, a jogar com 3 grandes, Braga, Guimarães, Rio Ave, paços, etc. . , pois aí a coisa já é um bocadinho mais difícil. . .
NÍVEL DE COMPETIÇÃO COMPLETAMENTE DIFERENTE!!! Isto tem de ir em caps e tudo!
victor3f
2016-01-27 23h18m por Elephan74ZUL
o Marco Silva e o seu (nosso, lol) Estoril foi uma brilhante excepção, muito graças ao Marco!
OUTRAS NOTÍCIAS
Mercado
Mercado
António Salvador ainda não desistiu
O Sp. Braga está interessado na contratação de Rúben Semedo, que tem sido associado a vários clubes nos últimos dias. António Salvador quer contar com ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
coolstreamm 16-06-2019, 22:19
MiPorto 16-06-2019, 22:17
coolstreamm 16-06-2019, 22:10
slow 16-06-2019, 22:08
Daniele 16-06-2019, 22:01
bragaaocomando 16-06-2019, 22:00
WE
weareporto 16-06-2019, 22:00
SCP_SUPPORTER 16-06-2019, 21:59
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:55
SCP_SUPPORTER 16-06-2019, 21:50
bragaaocomando 16-06-2019, 21:48
WE
weareporto 16-06-2019, 21:46
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:44
RA
ra1620 16-06-2019, 21:43
LM
lmanuel 16-06-2019, 21:39