placardpt
    Feirense derrota FC Porto

    Noite de estudo de geometria e de sonho fogaceiro

    O Feirense bateu o FC Porto por 2x0 e terminou o grupo no segundo lugar, deixando os portistas na última posição e sem qualquer ponto conquistado. Com opções alternativas de ambos os lados, existiram alguns aspetos interessantes a analisar (como o losango de Peseiro).

    Estudo contra pragmatismo

    Noite de estreias
    Pepa lançou o júnior Diogo Almeida, ao passo que Peseiro promoveu a estreia de Chidozie ao lado de Maicon.
    Taticamente, o arranque de jogo foi interessante para perceber duas tendências: de um lado, um 4x3x3 retraído, mas bem trabalhado, onde os princípios de Pepa se adaptaram bem às circunstâncias de uma partida onde (apesar das hipóteses matemáticas) não existia a necessidade de pegar no jogo; do outro lado, um conjunto alternativo à procura de encaixar ideias frescas e inovadoras.

    Passou muito por aí a curiosidade de olhar este FC Porto. Numa disposição tática de 4x4x2 em losango, sobresaíam as dinâmicas de um miolo onde Varela foi chamado a ser o estratega e as liberdades entregues aos laterais para se aventurarem no terreno. García fê-lo com mais qualidade que um Ángel que continua a pecar no cruzamento - apesar de o espanhol ter estado melhor que em Famalicão.

    Obviamente, as lacunas nos azuis e brancos ficaram patentes, não apenas em alguns posicionamentos, como também no entrosamento dos dois avançados, que ainda é escasso. Mas registaram-se pontos interessantes, quer pela liberdade do próprio Varela (interessante adivinhar como pode Bueno aparecer nestas ações), quer pelas diferentes variantes de ataque que a equipa dispõe.

    Perante tudo isto estava um Feirense confortável e a observar tranquilo as várias experiências. Face a um FC Porto notoriamente em aprendizagem, os fogaceiros iam aproveitando as lacunas dos dragões e não apenas evitavam com relativa facilidade eventuais sustos, como os criavam na frente.

    Dele Alampasu manteve rede segura ©Global Imagens / Pedro Correia
    O golo, já perto do intervalo, não chocou quem assistia, pois a tal aprendizagem portista ainda se dava muito pouco ao risco ofensivo, o que fazia com que a primeira parte tivesse sido, do ponto de vista do espetáculo e oportunidades, claramente deficitária.

    Na grande penalidade, Hélder Castro bateu Helton, alegrou os da casa e, com o auxílio das palavras de Peseiro ao intervalo, alegrou o segundo tempo.

    Aí, com muito maior velocidade na circulação, os dragões ganharam mais espaços. Depois, entrou outro pormenor na equação: o aspeto mental. Numa equipa que ainda procura a serenidade, os momentos de decisão trouxeram outro défice à equipa portista, sobretudo ao nível do passe quando o jogo acelerava.

    Mesmo chegando com maior força à baliza de Dele, o passe passou a finalização e o desacerto continuou. Para arrumar com as contas, o Feirense fez o segundo, numa desatenção da defesa portista aproveitado por Porcellis.

    U Quarta, 27 Janeiro 2016 - 20:15
    Estádio Marcolino Castro
    Cosme Machado
    2-0
    Hélder Castro 39' (g.p.)
    Rafael Porcellis 81'
    Estádio Marcolino Castro
    Estádio Marcolino Castro
    Portugal
    Santa Maria da Feira
    Lotação5 401
    Medidas102x65
    Inauguração1962
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo A
    Lances Capitais
    39´
    GOLO Feirense!
    Hélder Castro marca
    Hélder Castro marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    81´
    GOLO Feirense!
    Rafael Porcellis marca
    Rafael Porcellis marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Minuto 71: Numa altura em que os portistas cresciam a olhos vistos em termos ofensivos e os fogaceiros davam sinais de quebra, deu-se uma substituição e, logo depois, um pedido de assistência de Dele Alampasu, guardião da equipa da casa. Dois momentos que arrefeceram bastante o ritmo de jogo numa altura fulcral.
    O Árbitro
    A grande penalidade assinalada a Rúben Neves pareceu forçada. Há sempre o tema da intensidade, que não se pode medir, mas a sensação dada é que Vieirinha força a queda. Por esse facto, a sua nota não pode ser positiva.
    O Melhor
    Alegria fogaceira
    Pelo que tem sido a temporada do Feirense, fica bem à equipa de Pepa (mais) um resultado histórico, desta vez contra um dos designados grandes do futebol nacional. Uma equipa jovem e um técnico sem medo mereceram a alegria de uma noite diferente, apesar da eliminação.
    O Pior
    Avançados portistas
    Claro que, como foi referido na crónica, a adaptação ao novo esquema tático significa ainda um período de aprendizagem, mas essa também terá que ser sustentada em golos. E os dragões voltaram a não fazê-lo. Aboubakar não está num bom momento, mas Suk e André Silva voltaram a não aproveitar a oportunidade - no que à matéria da eficácia diz respeito.
    Forma
    Feirense
    2015/2016
    35J
    16V
    12E
    7D
    42-31G
    FC Porto
    2015/2016
    32J
    20V
    5E
    7D
    53-25G

    Fotografias(20)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FEIRENSE
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    Estado de Espirito. .
    2016-01-28 11h05m por dimitri7
    eu nao vi jogo. . . estive a ler alguns comentarios e alguns dizem que até viram coisas boas, outras menos boas, mas uma coisa não posso deixar de ressalvar. . . hoje, como portista, além de triste, estou envergonhado. . . . independentemente de testes, experiências, etc, jogamos com o famalicao B e com o Feirense B. . perdemos os 2 jogos e nem 1 golo marcamos. . . é certo que rodamos jogadores, mas mesmo esses jogadores tinham a obrigação de ganhar. . . a séro. . . . nem sei o que dize...ler comentário completo »
    ATT: ZEROZERO - Belenenses
    2016-01-28 09h08m por Elephan74ZUL
    O Belenenses tb jogou ontem na última jornada da Taça da Liga.

    É lamentável, que nem sequer tenha direito a uma micro-mini-noticiazinha a dar conta do resultado.

    Porque a diferença existe e porque a discriminação no universo do futebol tb é real, é urgente mudar mentalidades.

    Nem todos temos a côr-clubistica, nem as mesmas preferencias, nem os mesmos gostos ou opiniões. Todas os adeptos são diferentes uns dos outros. Mas no fundo, bem lá ...ler comentário completo »
    LA
    FCP
    2016-01-28 04h22m por Lacerdex
    Vi o jogo do meu Porto hoje e, ao contrátio do que muita gente aqui quer tentar tresparecer, não jogámos assim tão mal!! Hoje, não estava à espera de goleadas, excelentes exibições, nota artistica elevada. . . não, nada disso!! Pois, este jogo servia para cumprir calendário, dado que já nao tinhamos a miníma hipótese nesta competição, portanto, José Peseiro fez muito bem em deixar os habituais titulares de fora no jogo de hoje.
    Experimentamos um novo sistema tático, o 4-4-2 l...ler comentário completo »
    XP
    Jogo de hoje
    2016-01-28 02h19m por xptoz
    Sinceramente, não vejo motivo para alaridos como alguns users estão a fazer. Um treinador com menos de 1 semana de treinos decidiu testar um sistema completamente diferente com jogadores menos utilizados e alguns da equipa B. É verdade que é triste perder 2-0, mas um golo foi de um penalty completamente inventado. O que me preocupou verdadeiramente foi:
    - No último terço, à exceção do Rúben, não havia quem acertasse um passe. Perdemos imensas oportunidades de golo graças a isso. <...ler comentário completo »
    Feirense 2 x FC Porto
    2016-01-28 00h28m por UK-SPORTING10
    Resultado negativo para os Dragões, onde foram alvo de muitos testes por parte do novo treinador, José Peseiro.
    Luis_FCP1980
    2016-01-28 00h19m por Elephan74ZUL
    Treinados pelo Lop? (que tb foi GR)

    Brincadeiras à parte, se houvesse um numerus clausus de 50-60 jogadores para os clubes com equipa B, nunca se chegaria ao extremo de ter 12 GR contratados.
    Pré época!
    2016-01-28 00h12m por sandeman
    Isto foi um jogo ao nível dos jogos de pré época, uma vez que desportivamente ou animicamente o resultado era indiferente. Não tem cabimento criticar treinador ou jogadores pelo que se passou. Foi um ensaio para testar outro sistema de jogo, que dificilmente poderá ser aplicado no imediato, porque nos jogos a sério do campeonato é preciso mais cautelas. Só não entendo qual é a vantagem de testar outro sistema de jogo com habituais suplentes. . .

    Mudar de treinador a meio do...ler comentário completo »
    AvesSempre & 666
    2016-01-27 23h53m por Elephan74ZUL
    Não digam mal do VO. Não o conhecem, pois não?

    vejam a reportagem completa - aqui fica a promo:

    https://www. youtube. com/watch?v=LlPihOTIQVs
    treinadordebanc ada1
    2016-01-27 23h45m por Elephan74ZUL
    Nem mais. Meter o FCP a jogar em 4-4-2 requer tempo, tb já tinha referido isso.
    treinador de bancada1
    2016-01-27 23h40m por petitor
    Bom comentario concordo em absoluto
    AvesSempre
    2016-01-27 23h39m por Kurika
    Eu não digo que isso não possa acontecer uma ou outra vez. Eu referi o caso do Belenenses de 2013, por exemplo.
    E tu também vais logo buscar o Tondela que tem apenas 9 pontos. Eu estava a falar mais de um nível médio. Não me venham cá com tretas de que há montanhas de maravilhosas equipas na Segunda Liga. Expliquem-me lá como é que estão todas atrás de um clube B?
    Uma coisa é jogar na Segunda Liga, ganhar muitos jogos, marcar muitos golos, jogar ao ataque e tal. Outra coi...ler comentário completo »
    TR
    4-4-2
    2016-01-27 23h35m por treinadordebancada1
    Acho que não pode ser aplicado neste Porto.
    Passo a explicar; o que se passou hoje não me diz nada, mais uma fraca exibição na taça da liga. Fico apenas triste pela derrota, sempre negativa e sobretudo pela falta de finalização de suk e andre Silva. Eu acho que o Porto não pode alterar o esquema porque estamos a meio da época e não temos tempo e porque o 4-4-2 exige grande trabalho tático dos alas, coisa que Corona e brahimi são fracos. Ou seja mesmo que seja aplicado, mesmo com u...ler comentário completo »
    Kurika
    2016-01-27 23h35m por Elephan74ZUL
    Foram 23 de avanço: 96pts resultantes de 30 vitórias e 6 empates.

    O Arouca do Vitor Oliveira ficou em segundo. Foi uma epoca memorável de records para a comunidade belenense. . . e acredita que ao recordar esses tempos consigo entender o Vitor Oliveira que prefere andar a lutar por ganhar na 2. ª Liga do que a lutar para não descer na 1ª.
    ElephantAzul
    2016-01-27 23h23m por Kurika
    A excepção até foi o teu próprio clube.
    Aquele Belém de 2012/13, que terminou com 20 pontos de avanço, ou lá o que foi, esses sim, fariam boa figura na Primeira, estavam claramente num patamar superior ao que jogavam
    Agora, tirando isso, por amor de Deus, um bocadinho mais de perspetiva, pessoal!
    Kurika
    2016-01-27 23h20m por Elephan74ZUL
    outra excepção foi Belenenses do Mitchel van der Gaag. . . *SAUDADES*
    Aves sempre
    2016-01-27 23h20m por Kurika
    Mete o Tondela atual a jogar com Mafras, Oliveirenses, Covilhãs, etc. . , e aposto que ganham mais uns joguinhos.
    Agora, a jogar com 3 grandes, Braga, Guimarães, Rio Ave, paços, etc. . , pois aí a coisa já é um bocadinho mais difícil. . .
    NÍVEL DE COMPETIÇÃO COMPLETAMENTE DIFERENTE!!! Isto tem de ir em caps e tudo!
    victor3f
    2016-01-27 23h18m por Elephan74ZUL
    o Marco Silva e o seu (nosso, lol) Estoril foi uma brilhante excepção, muito graças ao Marco!
    victor3f
    2016-01-27 23h17m por Kurika
    O Estoril que recebia montanhas de jogadores da Traffic? Que recebeu Evandros Sebás, etc?
    Tu mostras uma enorme falta de perspetiva. Essa ideia dos "clubes da Segunda que são muito melhores que os da Primeira" é treta pura! São duas divisões com um nível de competição muito diferente.
    As únicas vezes em que se pode dizer isso é quando acontece uma época como o do Belenenses há uns 2 ou 3 anos em que limpou a Segunda Liga com uns 20 pontos de avanço. Aí sim, pode-se dizer que ...ler comentário completo »
    victor3f
    2016-01-27 23h06m por Kurika
    Por amor de deus, tem juízo! Que falta de noção!
    É óbvio que um clube da Segunda que luta pela subida, que joga sempre para ganhar e que marca muitos golos, tem sempre melhor aspeto que um clube da Primeira, que luta para não descer e que perde muitos jogos e sofre muitos golos.
    Mas isso não significa que seja melhor! Significa é que o nível de competição é muito diferente!
    Uma coisa é jogar com Mafras, Oliveirenses ou em Taças da Liga onde as televisões estão em cima....ler comentário completo »
    Inglaterra. . .
    2016-01-27 23h05m por jrodri72
    Ponham la os olhos e vêem como uma equipa do escalão inferior limpa o sebo a uma da 1ª Divisão e ali não há abibias. Não sei porque tanta admiração e como aqui já foi dito e bem, não devem menosprezar as equipas do escalão inferior pois são bem mais competitivas . . .
    Peseiro
    2016-01-27 23h03m por Elephan74ZUL
    Não cruxifiquem já o homem. O plantel está desajustado à sua ideia de jogo.

    Vai precisar de tempo para implementar um novo sistema. Os problemas da ''equipa'' do FCP não podiam desaparecer dum dia para o outro.

    Tempo, vai ser preciso tempo para mudar.
    CM
    Alvi_Negro
    2016-01-27 23h01m por cmche
    O Maicon é horrível, tem fãs porque é duro e deixa tudo em campo, mas não deixa de ser horrível. O Varela já foi bom, o Sérgio Oliveira não me parece que dê muito, o Suk daqui por meio ano está na Bélgica ou na Túrquia a lutar pela manutenção
    CM
    chieffkeef
    2016-01-27 22h59m por cmche
    De início alinhou com três jogadores da equipa B, de resto, ao nível do 11 titular que não vi a segunda parte. . . alinhou com o melhor guarda redes que tem, um meio campo com um internacional A, dois jovens mas com qualidade de primeira liga, mais o senhor 20 milhões, um dos avançados em destaque na primeira metade da época e ainda um central que eu acho horrível mas pronto
    É verdade que a nova táctica complicou, no entanto. . . do que vi não jogou grande coisa
    Tactica
    2016-01-27 22h55m por petitor
    O problema nao estava no 4x3x3 estava em Lopetegui que tinha uma matriz apenas de posse, pode-se manter o 4x3x3 e jogar mais vertical, mas nem 8 nem 80 tem de haver um equilibrio, uma pressão alta. Fico estupefato como falam em Suk numa possivel dupla, posso estar enganado mas nao passa de um jogador esforçado podia ter ido para o Sporting e inferior ao Montero e ao Teo.
    Alvi-negro
    2016-01-27 22h54m por Kurika
    É preciso ver que estes clubes da Segunda Liga muitas vezes fazem os jogos das suas vidas quando apanham pela frente nas Taças um clube da Primeira, sobretudo um grande.
    É dia de festa na cidade, tudo engalanado, as televisões em cima deles, isto é óbvio que influencia. Até os próprios jogadores, que vêem nisto uma oportunidade de se mostrarem.
    Não acredito nada que estes Feirenses, Portimonenses, Orientais, etc, joguem sempre assim entre eles. Ou então sou que tenho muito azar nos jogos que vi.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...