placardpt
    FC Porto sofre, mas passa no Bessa

    Asa de Helton comanda dragão num dérbi à maneira

    Foi com uma defesa a uma grande penalidade nos descontos da partida que Helton segurou o passapore dos  portistas para a meia-final da Taça de Portugal. Brahimi fez o golo solitário, num jogo bem mais equilibrado do que o do campeonato e que teve muito para contar.

    Rui Barros tinha razão: este jogo ia ser bem mais difícil que o anterior. Sánchez também tinha a sua razão: o 0x5 da Liga não espelhava a valia e, sobretudo, a raça da sua equipa. Por isso, o jogo do Bessa teve emoção até ao fim.

    Brahimi com magia

    Mau relvado
    Depois da tempestade, não ficou nenhuma bonança no relvado. Pelo contrário, viram-se muitas irregularidades, sobretudo perto das balizas, que complicaram a tarefa dos protagonistas.
    Até ao grande golo de Yacine Brahimi, tinha-se assistido a dois trechos de dérbi: aquele em que, nos primeiros 10 minutos, se viu uma pantera atrevida e capaz de discutir os terrenos intermédios do retângulo de jogo; e aquele em que, nos 15 minutos seguintes, os dragões passaram a um domínio quase absoluto.

    Até ao grande golo de Brahimi, viu-se um Boavista globalmente compacto, a procurar muito a bola para Uche Nwofor e a tentar que Rúben Ribeiro encontrasse na sua precisão de passe um desequilíbrio. O número 7, que é reforço de inverno, dá claramente um acrescento de qualidade técnica, mas deu mostras de não conseguir anular a construção de Danilo Pereira.

    E passou muito por aí a liberdade portista para montar jogo variado. O número 22, com tempo para pensar e esperar a melhor linha de passe, pôde dominar totalmente a zona nevrálgica. Depois, havia a escolher as linhas, que tiveram boas participações dos laterais, ou os espaços interiores, onde Herrera continua a revelar boa forma.

    Depois do golo do argelino, os axadrezados tentaram crescer e conseguiram-no ligeiramente. Evandro lesionou-se e isso também contribuiu para uma momentânea necessidade de ajuste. Mas, tirando a cabeçada de Rúben Ribeiro ao lado (na verdadeira jogada com cabeça, tronco e membros da pantera no primeiro tempo), nada que beliscasse a supremacia de um FC Porto justamente à frente.

    Termómetro a subir

    Ânimos exaltados ©Global Imagens / Leonel de Castro
    Se o primeiro tempo foi pacífico no relvado e (muito) fresquinho na bancada, a segunda parte foi bastante diferente. A razão? Sánchez terá dito e demonstrado que era possível virar o cenário.

    Os boavisteiros foram bem mais audazes, ameaçando um FC Porto que entrou adormecido. Depois de uma quezília com Brahimi como protagonista, os ânimos subiram, o jogo ficou mais durinho e da bancada veio o tónico para elevar a formação da casa, que, taticamente, melhorou com a subida dos médios no terreno.

    A ajudar, o vento corria a favor e Imbula, que continua a somar aspetos negativos, viu o vermelho por uma entrada mais dura sobre um adversário.

    De repente, era a incerteza que mandava num jogo onde o dragão acabou a sofrer de forma considerável. Sánchez introduziu Uchebo para dar corpo à área e o avançado foi quem teve a melhor oportunidade para empatar, num disparate de Helton.

    Rui Barros respondeu com Rúben Neves ao lado de Danilo e com Herrera a improvisar na esquerda. O mexicano, com enorme pulãmo, foi incansável e um dos grandes motivos para não se ver um dragão a encolher em demasia. Quando isso parecia acontecer, lá ia o 16 pressionar toda a equipa boavisteira, um por um até chegar a Mika.

    Frieza de Helton

    A acabar, a grande oportunidade boavisteira. Martins Indi cometeu grande penalidade e Abner tinha o prolongamento nos pés, só que Helton teve pressa em despachar o assunto, adivinhou o lado e travou a intenção.

    E foi sem brilho, mas de forma eficaz e com muita emoção que o FC Porto bisou no Bessa, em três dias. As meias-finais estão aí e o Gil Vicente é quem se segue.

    U Quarta, 13 Janeiro 2016 - 20:30
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Nuno Almeida
    0-1
    Yacine Brahimi 24'
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28 263
    Medidas105x68
    Inauguração1910
    FaseQuartos-de-Final
    A Chave
    Minuto 90+4': Abner teve nos pés o empate e o prolongamento, só que Helton defendeu o pontapé desde os 11 metros.
    O Árbitro
    Primeira parte sem problemas, segunda parte cheia de assuntos para resolver. Pareceu ter decidido bem na expulsão e na grande penalidade, mas não manteve o mesmo critério ao longo do desafio. Cedeu à pressão na etapa complementar e não foi coerente nos cartões. Por isso, não foi um jogo totalmente bem conseguido.
    [Tópico atualizado às 01:26]
    O Melhor
    Herrera
    É verdade que Brahimi e Helton foram decisivos em lances capitais, mas não é menos verdade que Herrera foi, uma vez mais, o pulmão da equipa, quer na construção na primeira parte, quer no combate à inferioridade numérica depois da expulãso. Nesta forma, não admira que o Napoli o queira.
    O Pior
    Imbula
    É sempre discutível a intenção e a impetuosidade do lance, mas já é menos discutível que esta foi mais uma má imagem dada pelo francês, de quem os adeptos continuam à espera de muito mais. Nova oportunidade desperdiçada, num jogo onde até parecia estar a entrar bem.
    Forma
    Boavista
    2015/2016
    22J
    5V
    5E
    12D
    14-30G
    FC Porto
    2015/2016
    28J
    19V
    5E
    4D
    52-21G
    Sabia que...by playmaker stats
    A última vez que o FCP não tinha sofrido golos em 4 jogos na Taça acontecera em 07/08. Nessa época, Tiu (x2) marcou na final os únicos golos sofridos pelo FCP.
    FC Porto continua sem sofrer golos nesta edição da Taça de Portugal.
    Varela cumpriu os 90 minutos apenas pela 2.ª vez esta época; só o tinha feito em novembro, frente ao Angrense.
    Nas 9 últimas vezes que disputou os 1/4 final da Taça, o FCP seguiu em frente.
    Nas 3 últimas vezes que disputou os 1/4 final da Taça, o Boavista foi sempre eliminado (05/06, 06/07 e 15/16).
    9.ª vez que o FC Porto vence 0x1 em casa do Boavista. Este é mesmo o resultado + comum dos dérbis disputados no Bessa.
    Será a 10.ª vez que o FCP defrontará equipa de escalão secundária nas 1/2 finais. Até agora, passou sempre.
    FCP vai defrontar o Gil Vicente nas 1/2 finais. A última vez que defrontou uma equipa da 2.ª Liga nessa fase da prova foi em 02/03, vs Naval
    Brahimi marcou o golo da vitória portista pela 2.ª vez esta época. Já o tinha feito frente ao Tondela.
    8 eliminatórias vencidas em 9 possíveis por parte do FCP diante do Boavista.
    A última grande penalidade defendida por Helton tinha sido na UCL, frente ao Zenit, em 2013/14.
    5.ª derrota consecutiva do Boavista esta época, sempre sem marcar.
    Boavista não conseguiu marcar ao FCP nos 6 últimos jogos.
    FCP soma 3 vitórias consecutivas no Bessa, o que não acontecia desde a década de 80.
    FCP nas meias-finais da Taça de Portugal 2 anos depois.
    2.ª grande penalidade defendida por um guarda-redes do FCP esta época, depois de Casillas frente ao Tondela.

    Fotografias(45)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BOAVISTA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RATO_DA_CAVERNA
    2016-01-14 12h36m por Elephan74ZUL
    Atenção que a minha crítica não se dirige ao treinador nem a ninguem do COL. O Belenenses (SAD) é que parece não querer saber do miúdo.
    RATO_DA_CAVERNA
    2016-01-14 12h26m por Elephan74ZUL
    Boa sorte para o COL!!! :)

    Continuo a n perceber pq raio não regressa ao Restelo o Rafael Veloso. Que desperdício de tempo e de talento. . . por aquilo que conheço dele acho que o miúdo ate pode(ia) ter futuro.
    RATO_DA_CAVERNA
    2016-01-14 12h09m por Elephan74ZUL
    sim eu percebi. Os adeptos na compra de bilhete para o jogo tb deviam ter direito à viagem de ida e volta em jeito de excursão.

    Assim podem fazer a viagem despreocupados com a estrada e os perigosos condutores que levam para o Jamor muitos garrafões de sumo. Com suminho de fruta, pq a festa da Taça é um dia para se desFRUTAR! lol
    lol?
    2016-01-14 11h54m por RafaelReis
    A ChaveMinuto 90+4': Abner teve nas mãos o empate e o prolongamento, só que Helton defendeu o pontapé desde os 11 metros.

    ele ia marcar penalty com as mãos? eu entendi, mas tinha mais lógica, teve nos "pés" :P
    RATO_DA_CAVERNA
    2016-01-14 11h52m por Elephan74ZUL
    Há dias assisti a uma entrevista do Silas onde se referia à ''magia'' de jogar uma final da Taça de Portugal no Jamor e que concretizou o seu sonho de criança. Acho que o público que vai ao Jamor tb sente esse ambiente mágico.

    Os clubes podem perfeitamente patrocinar excursões low cost para facilitar a deslocação dos adeptos, mas a tradicional final no Jamor não pode acabar porque o jogo é apenas uma parte da grande festa q é o dia da final da Taça de Portugal.
    HA
    jogo
    2016-01-14 11h49m por Halibut
    já se sabia que não iamos voltar a dar 5-0, o boavista já esteve melhor, também fizemos algumas trocas no 11, concordo com o imbula como pior jogador, aquilo não era vermelho, mas não jogou nada. . concordo com o petitor, fazia-nos falta um central muito bom e um matador, o suk pode ser que surpreenda, afinal de contas o jackson veio do méxico e ninguém o conhecia. . . * mas prioridade mesmo acho que seria o central, pode ser que ainda tenhamos uma prenda atrasada.
    Final minhota
    2016-01-14 11h26m por fpf via mobile
    Espero ver uma final entre Braga e Gil
    força porto
    2016-01-14 09h41m por petitor
    Foi com vitorias assim na raça no querer que se contruiu o ADN do FCP, não foi com vedetas, enfim. Saudades de Jorge Costa e Aloisio estes centrais meu deus.
    força porto
    2016-01-14 09h38m por petitor
    Enquanto tivemos Evandro tivemos critério e pressão alta depois entrou Imbula que recua em demasia e a equipe perdeu claramente capacidade, depois tivemos um Boavista muito duro e os amerelos e os vermelhos vieram para nos. Gosto da ideia de jogo com Brahimi partir da extrema mas aparecer no meio a desequilibrar e jogar mais rápido, com tempo vai dar frutos. Precisamos claramente de um grande Central e um PL não acredito muito no SUK mas espero que me surpreenda. Força Porto. Ate ao fim do...ler comentário completo »
    Ja' agora. . .
    2016-01-14 03h56m por ramiroo
    Deixo um topico de discussao para as proximas horas. Porque e' que o arbitro, se queria prejudicar o Porto, nao fez o seguinte: 1 - Marcava penalti logo no lance em que a bola vai ao braco do Indi 2 - Expulsava o Helton no lance em que salta na peq area com um jogador do Boavista e lhe acerta com os pitoes nas costas 3 - Expulsa o Marcano (em vez de amarelo) no lance em que acerta na bola e na cabeca do Ze Manel 4 - Manda repetir o penalti ja que o Helton se adiantou. Amanha passo ca para me rir com os comentarios.
    dr3fcp
    2016-01-14 03h49m por ramiroo
    :) Amigo, eu estava a falar para os 'adeptos' dos 3 estarolas. A arbitragem de hoje foi perfeitamente normal. Falo para aqueles 'adeptos' que percebem de futebol como um Guerra, um Serrao ou um Pina. Ou seja, percebem de insultos e de guerras sobre arbitros. Esses ainda entendo porque sao pagos para dizer palhacadas; os daqui do ZZ sao so' cromos. Abraco.
    Ja acabou?
    2016-01-14 03h22m por ramiroo
    Pensei que a conversa sobre arbitros ia durar a noite toda. Afinal enganei-me. Como e' que dizia o outro. . . . ? Para quem sempre teve privilegios, a igualdade parece injusta ;)
    Erro crasso do Boavista
    2016-01-14 00h49m por quintacoluna
    Erro crasso da equipa técnica do Boavista no penalti.
    Chamar à marcação um suplente, que está à apenas dez minutos em campo, ainda não totalmente integrado no jogo, é aumentar substancialmente as probabilidades de falhar. Para mais, sendo um jogador de 19 anos, submetido a uma forte pressão num momento decisivo; perspectivava-se o pior e aconteceu; acabou tudo.
    Ui
    2016-01-14 00h19m por Tudo_A_Boleia
    Tanta lagartixa aqui. O circo veio parar ao zz? LOL Se juntarem os títulos que a comédia ganhou desde que estes miúdos nasceram quase enchem uma mão LOOOOOOOOL São mesmo comediantes, não ganham nada, são os bobos da corte da europa e sempre de papo cheio. Nunca mudem!
    Estamos a ganhar ritmo
    2016-01-14 00h14m por RafablubeFCP
    Um clube demora a assimilar as ideias de outro treinador e o que intressa é que foram dois jogos duas vitórias e 6 golos marcados contra 0 sofridos, estive nos SD tal como no domingo e o ambiente como sempre fantástico
    RE
    PORTO_INVICTUS
    2016-01-14 00h03m por ReservemOMarquesSCP via mobile
    Acho que Domingo tens um enfarte em Guimaraes. . . .

    Quem te avisa teu amigo e. . .
    RE
    PORTO_INVICTUS
    2016-01-13 23h59m por ReservemOMarquesSCP via mobile
    Questão de tempo desde Agosto

    Aconselho-te a não aparecer mais por aqui
    RE
    Porto
    2016-01-13 23h58m por ReservemOMarquesSCP via mobile
    É daqueles clubes acabados que já não dão luta nem pica. . .

    Tipo um Nottingham Forest

    Só espero é que não percam o 2 lugar
    Vira o disco e é sempre a arbitragem
    2016-01-13 23h55m por pedrao0
    o bode expiatório quando as coisas não correm como esperado. É tão fácil que todos os fazem. Inegável, para mim, é a reacção positiva do Boavista (início da 2. ª parte ainda antes da expulsão), que não colheu frutos devido à natural superioridade da equipa do Porto, que está de parabéns pela vitória, pelo esforço e respeito que demonstraram à equipa do Boavista. Se fossem com a descontracção e ligeireza dos mestres do comentário não teriam conseguido superar esta eliminatória. Acredito ...ler comentário completo »
    HU
    Tristeza
    2016-01-13 23h53m por hugosilva81
    Na 1ª parte jogamos bem, boas desmarcações, jogadas com pés e cabeça, na senda do jogo para o campeonato. Dois lances: patada em Herrera e o árbitro marca falta e avisa o mexicano para não pedir cartão; pisadela no Maxi e o árbitro nem falta marcou. Na 2ª parte, lance igual, mas protagonizado pelo Imbula e nem pestanejou: vermelho direto. Maxi pontapeado no chão, na cabeça e tronco e mostra amarelo ao Maxi. O Maxi não pode prender a bola no chão, é verdade, mas é o árbitro que tem qu...ler comentário completo »
    RE
    PORTO_INVICTUS
    2016-01-13 23h50m por ReservemOMarquesSCP via mobile
    Então mas o jogo acaba a que minutos?

    Não se pode ganhar aos 90'?

    Estrelinha foi com o Tondela e hoje a falharem pênaltis ingenuamente
    DR
    Gostei
    2016-01-13 23h44m por dragoN1893
    Não foi uma grande exibição, mas fez-me lembrar o Porto antigo, a jogar com raça, com vontade, com agressividade é o mínimo que eu peço como adepto do Porto e por isso tenho que dar os meus parabéns ao Rui Barros, eu sei que só foram 2 jogos contra um Boavista(comparado com aquilo que foi noutros tempos) fraco, mas acho que melhoramos a maneira de defender jogamos mais pelo meio e ainda jogamos 25 minutos com menos 1, até no discurso Rui Barros esteve bem, uma agradável surpresa!
    RE
    Chiefkeef
    2016-01-13 23h44m por ReservemOMarquesSCP via mobile
    Era um escândalo
    RE
    PORTO_INVICTUS
    2016-01-13 23h43m por ReservemOMarquesSCP via mobile
    Qual estrelinha?

    A da Madeira (Nacional) ou a do paços?

    Ainda vêm falar de árbitros?

    Sinceramente e como disse, só um milagre muito grande nos tira o título e a vocês vos tira o 2 lugar

    Nada melhor. . .
    2016-01-13 23h40m por ramiroo
    . . . para descontrair depois de um jogo do que vir aqui ler os comentários ridículos sobre arbitragem dos estarolas do costume.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Baixa de vulto para o Chelsea
    Fim de época para Enzo Fernández: o médio ex-Benfica vai ser operado a uma hérnia inguinal, segundo relatou a imprensa inglesa.