placardpt
    Exibição fraca dos dragões contra vila-condenses de grande entrega

    FC Porto sem capacidade para desatar o nó do Rio Ave

    2016/01/06 22:17

    Mais um travão na luta pelo título. O FC Porto, após ter sofrido a primeira derrota no campeonato em Alvalade e cedido o primeiro lugar para o Sporting, foi incapaz de regressar aos triunfos na receção ao Rio Ave e não só ficou mais longe da liderança – os leões, que golearam o Vitória de Setúbal, estão agora a 4 pontos de distância – como viu o Benfica – goleou o Marítimo – a colar-se no segundo lugar em igualdade pontual.

    Os azuis e brancos entraram bem no encontro, procuraram controlar mas a superioridade na posse de bola, tal como acontece em tantos outros jogos, teimou em não significar grandes oportunidades para marcar. Uma das causas é a (falta de) velocidade que os dragões incutem ao seu jogo, que permitem ao adversário manter-se organizado defensivamente. Foi precisamente isso que o Rio Ave fez, aliando depois processos bem definidos nas saídas para o contra-ataque.

    Ainda assim, após um desvio feliz num adversário, Herrera viu a bola entrar dentro da baliza de Cássio após ter executado um remate à entrada da área. Com o golo, o FC Porto adormeceu um pouco à sombra do magro resultado e o Rio Ave aproveitou para estender um pouco o seu jogo, acabando por chegar ao golo do empate com a mesma felicidade que Herrera havia encontrado cerca de dez minutos antes. João Novais, ainda de muito longe, decidiu arriscar o remate e a bola, após desviar em Martins Indi, ganhou uma trajetória. Casillas não teve qualquer hipótese de defesa.

    Os vila-condenses aproveitaram o (demasiado) espaço que os dragões deixaram na zona interior e foram felizes. A felicidade acompanhou-os igualmente a cinco minutos do intervalo, quando André André cabeceou ao poste e depois viu Cássio, praticamente em cima da linha, a afastar a bola. Felicidade de um lado, azar do outro. Mas é disto que é feito o futebol e cabe às equipas encontrar todos os caminhos possíveis para chegarem ao golo.

    Na segunda parte, a primeira a tentar desatar o nó até foi o Rio Ave, com um remate bastante perigoso de Krovinovic. Casillas viu a bola passar a centímetros da baliza e o FC Porto procurou assumir a partir daí o jogo. Mas à vontade faltou jogo coletivo e foi essencialmente através de rasgos individuais de Brahimi que os dragões procuraram chegar perto da baliza de Cássio. No fundo, apenas por uma vez os azuis e brancos estiveram verdadeiramente perto de desempatar, mas Cássio respondeu bem a um remate à meia volta de Aboubakar.

    Julen Lopetegui decidiu lançar Rúben Neves, André Silva e Silvestre Varela, mas o FC Porto não ganhou confiança e a crise de resultados continua. Apesar de tudo, mérito total ao Rio Ave, cujo treinador foi obrigado a mudar bastante o onze habitual, que deixou o Dragão à beira de um novo estado de nervos e com os adeptos a despedirem-se da equipa com um enorme coro de assobios e lenços brancos dirigidos ao treinador.

    U Quarta, 06 Janeiro 2016 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Rui Costa
    1-1
    Héctor Herrera 22'
    João Novais 33'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 16
    Lances Capitais
    22´
    GOLO FC Porto!
    Héctor Herrera marca
    Héctor Herrera marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
    33´
    GOLO Rio Ave!
    João Novais marca
    João Novais marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
    A Chave
    Minuto 40: Foi a cinco minutos do intervalo que o FC Porto beneficiou da melhor oportunidade para desfazer o empate a uma bola. Após assistência de Aboubakar, André André cabeceou ao poste e de seguida viu Cássio fazer uma grande defesa. Desde então, apenas por uma vez, por intermédio de Aboubakar no segundo tempo, é que os azuis e brancos voltaram a estar perto de marcar.
    O Árbitro
    Atuação discreta da equipa de arbitragem. O lance que mais protestos motivou por parte dos azuis e brancos foi uma eventual mão de Wakaso dentro da área, a dez minutos dos 90. Fica a ideia de que o árbitro esteve bem ao mandar seguir.
    O Melhor
    Organização do Rio Ave
    O Rio Ave, que vinha de uma derrota caseira frente ao Tondela, mostrou uma enorme capacidade de organização frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. Foi com ela que a equipa orientada por Pedro Martins, apesar das muitas alterações no onze inicial, conseguiu manter os atacantes azuis e brancos longe da baliza de Cássio.
    O Pior
    Incapacidade ofensiva do FC Porto
    Ao contrário do primeiro tempo, em que o FC Porto se exibiu a um nível aceitável, a segunda parte dos dragões foi fraca. Apesar de terem tido mais posse de bola e de terem jogado a maior parte do tempo dentro do meio-campo adversário, apenas por uma vez estiveram verdadeiramente perto de marcar. Muito pouco para um candidato ao título que jogava em casa e que tinha a obrigação de ganhar para não se atrasar na corrida pelo primeiro lugar.
    Forma
    FC Porto
    2015/2016
    26J
    17V
    5E
    4D
    46-21G
    Rio Ave
    2015/2016
    21J
    10V
    5E
    6D
    36-29G
    Sabia que...by playmaker stats
    FCP perde pontos pela 2.ª vez em casa esta época: agora, o SCP é a melhor equipa nos jogos caseiros, com apenas 2 pontos perdidos.
    FCP em 2016: 1 ponto, 1-3 em golos
    SCP em 2016: 6 pontos, 8-0 em golos.
    SLB em 2016: 6 pontos, 7-0 em golos.
    Nos 2 jogos de 2016, o FCP perdeu 5 pontos para SCP e SLB.
    O FCP tem os mesmos 37 pontos da época passada à 16.ª jornada, mas menos golos marcados, e + golos sofridos.
    P. Martins não perde pela 1.ª vez no Dragão, ao 7.º jogo.
    3 golos sofridos pelo FCP em casa na Liga, todos apontados por portugueses.
    Rio Ave tem 15 golos marcados fora, tantos quantos o V. Setúbal: só o SCP, com os 6 golos de hoje, tem mais (18).
    O FCP não vai liderar o campeonato no fim da 1.ª volta: desde 2010/11 que tal acontece.
    Pela 1.ª vez desde que Lopetegui é o treinador do FCP, a equipa não vence em casa no campeonato tendo marcado.
    FCP com o máximo de desvantagem para o líder do campeonato nesta época (4 pontos).
    11 épocas depois, o Rio Ave não perde no Dragão, repetindo o resultado de 2004/05.
    Nos 8 últimos jogos, o FCP só não sofreu golos num, frente ao Feirense.
    FCP não vence há 3 jogos: desde 2013/14, com P. Fonseca, que não acontecia.

    Fotografias(20)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    força porto
    2016-01-07 11h48m por petitor
    Para concluir a contratação forte de um DC e de um PL devia de ser financiada pela venda de Imbula e Herrera, dispensava também Tello que ganha muito e rende pouco, José Angel gosto dele mas apostava no Rafa jovem da casa bem mais barato e com futuro, e Marcano também dispensava. Maicon serve para suplente, sente o clube e tem mts anos de casa, para 4 central Chidiozi também serve tem estado em grande plano na B e ainda temos Verdasca. Lichnovsky emprestava na primeira liga. E necessário...ler comentário completo »
    força porto
    2016-01-07 11h43m por petitor
    Temos boa equipe, no entanto penso que há a necessidade de sangue novo, penso que em vez de Suk devia-se fazer uma aposta forte neste momento para PL e para DC, para Suk mais vale apostar em Andre Silva concordo com as declarações de Domingos.
    Regressar Otavio que esta a jogar muito no Guimarães e ajuda a defender ao contrario de Quintero. Precisa-se de uma injecção de alma, ADN moral, vou colocar o que acho que deviam de ser os titulares com os suplentes entre ()

    Ca...ler comentário completo »
    força porto
    2016-01-07 11h31m por petitor
    Eu apoio todos os treinadores, mas ao nível motivacional Lopetegui não esta a conseguir, mas sofremos o golo ficou logo aquela ideia que não íamos conseguir dar a volta a situação, os jogadores são bons, mas falta alma, garra, acreditar, força física, penso que agora deve ser feita uma aposta clara, ou Nuno no imediato com margem para preparar a próxima época, ou AVB ou Marco Silva no final e colocar Luis Castro interinamente ate fim do ano, assim penso que já chegamos ao limite.

    otamendi30
    2016-01-07 10h38m por Elephan74ZUL
    o problema principal está identificado (Lop), mas qual vai ser a decisão e solução?

    É publico q PdC & ''amigos'' andam a ser fortemente apertados no processo Fénix por isso poderá ser necessário mais algum tempo para conseguir arranjar/convencer um treinador que queira pegar na equipa. Não creio que seja já hoje mas. . . .

    Pessoalmente ate acho que o Villas-Boas não recusaria um regresso ao FCP. . . e ontem ouvi na TV que o AVB vai estar HOJE na cidade do Porto.
    Este Porto . .
    2016-01-07 03h10m por 14K
    Sou sportinguista , mas agora que o meu clube renasceu das cinzas , gostava de ter um Porto à antiga com jogadores como o Jorge Costa , o Capucho . . Jogadores que sentiam o clube , que viviam pelo clube e que sofriam com o mesmo . .

    Assim um pouco à imagem do Adrien que até come a relva se o deixarem , falta um porto com garra a este campeonato .

    Quanto ao Lopetegui , já devia ter ido embora o ano passado na minha opinião .
    SE
    É caso para se dizer. .
    2016-01-07 01h38m por Sekupirano via mobile
    Já fomos. !!
    FR
    Fcp
    2016-01-07 01h13m por Freitas38 via mobile
    O FCP esta entregue a mafiosos que so querem ganhar dinheiro os titulos nao interesam . Porque que acham que Fernando Gomes e Angelino Ferreira foram embora. para nao fazerem parte desta banda de saqueadores so estam a roubar o porto
    FR
    Fcp
    2016-01-07 01h08m por Freitas38 via mobile
    Acordem nao e so culpa do treinador, mas sim da estrurura do FCP a maquina de de ganhar acabou. Hoje somos um clube entregue a gente que so ve dinheiro
    JO
    mar24071972
    2016-01-07 01h04m por Jomidupe
    Concordo com o que dizes, mas estás a esquecer-te de uma coisa importante; nessa altura o Mourinho já estava a ser preparado, ou pensas que foi para o U. Leiria pelos bonitos olhos dos leirienses, e havia jogadores bons em final de contrato que já estavam comprometidos com o FC Porto; neste momento não há ninguém em preparação, não há jogadores "prometidos" (nem o Suk) e o FC Porto arrisca-se a ficar outra vez vários anos sem ganhar nada!
    treinador
    2016-01-07 00h59m por dinda
    isto só irá melhorar com um treinador da casa, acreditem!!
    AN
    ainda sou do tempo
    2016-01-07 00h41m por angelomfcosta via mobile
    Em que o Porto em primeiro lugar despedia um treinador de Victor Fernandez, mas esta besta não a mandam embora.
    Portistas
    2016-01-07 00h40m por nevoeiro
    Calmem lá, parem de pedir o despedimento do homem, pois o PdC não quer saber das vossas opiniões, ele é uma pessoa firme nas suas ideias, nunca foi de despedir um treinador a meio, pelo menos até ao fim Lopetegui vai ficar, a não ser que perca mais pontos de forma ridícula.
    É verdade que perderam pontos hoje e que os outros vos apanharam na tabela classificativa, mas não se esqueçam que só foram apanhados pelos outros porque em Guimarães o árbitro perdeu a noção da palavra vergonha.
    Flopotegui, o CANCRO!!!!
    2016-01-07 00h18m por Luis_FCP1980 via mobile
    Luís Alves Continuem a não pedir para assobiar, continuem a dizer que falta muito campeonato, continuem a dizer que temos equipa? para dar a volta ao texto, continuem a confiar na SAD que eles agradecem como hoje!!! Somos uma MANTA DE RETALHOS, o PORTO não tem alma, não tem chama, não tem ADN, não tem paixão, não tem garra, não tem vontade, não tem treinador, não tem SAD (O maior cego é aquele que não quer ver), olha, não tem nada! É mau de mais para ser verdade. Não jogamos nada e...ler comentário completo »
    Lopetegui - que solução?
    2016-01-07 00h16m por Elephan74ZUL
    Acho que não tem mais condições para continuar a ser o treinador do FCP.

    Admitir o erro pode não evitar o fracasso, de qq maneira não creio que um novo treinador possa piorar o mal que esta equipa joga.

    Ao menos no meu Belenenses o Sá Pinto ainda teve a dignidade para apresentar a demissão, mas o Lopetegui vai querer receber o cheque. . . . e o Casillas fica sem o Lop?

    Calculo que novo treinador não deverá tardar. Opções? Acho que a escolha poderá ser entre Villas-Boas e Nuno Espírito Santo, não?
    MP
    Lopetegui e os outros
    2016-01-06 23h56m por Mpmac
    Lopetegui já deu mostras que, com ele, as coisas terão tendência para piorar. O Porto não tem fio de jogo, não tem garra, não tem nada! E os jogadores?! Na minha opinião, houve uma extrapolação do valor deste plantel, apenas um exemplo: os 3 centrais são medianos. Mas, independentemente de mais ou menos categoria do treinador, a verdade é que para grande parte dos jogadores é-lhes indiferente o triste momento que o clube vive. Principal culpado? para mim, a direção - encabeçada por P...ler comentário completo »
    LF
    Quem acreditava noutra coisa?
    2016-01-06 23h46m por LFRDAR
    Esta é a minha pergunta.
    Alguém achava que o FC Porto e Lopetegui reverteriam alguma tendência mais negativa?
    O FC Porto nem um resultado negativo reverte quanto mais uma tendência má. . .
    Neste momento já pouco há a fazer a não ser trocar o treinador. Os jogadores já não têm alma, Lopetegui já não tem alma e os adeptos já há muito que não escondem o desagrado. Não sei o que se espera.

    Há aqui adeptos a pedir que Lopetegui se demita. A pergunta é: Mas ...ler comentário completo »
    PL
    2016-01-06 23h41m por kropotkin
    Não percebo realmente como ainda insistem aqui em colocar o Aboubakar nas sugestões de titulares para a equipa do FCP. Este PL é um jogador bom para o Tondela, não é para um clube que precisa de marcar sempre em todos os jogos!

    Parece-me que se o Porto fosse buscar um goleador a sério agora em Janeiro, mesmo com o Lopetegui no banco chegava para vencer o campeonato.
    IC
    Delfos
    2016-01-06 23h34m por Icucciolo
    Concordo que a tendência é piorar mas, dizia eu, não é inevitável. Se as pessoas forem competentes e já provaram que o são aprendem com os erros (próprios e alheios) e melhoram.
    É minha profunda convicção e espero que não seja a clubite a falar que o FCP tem muita e excelente mão de obra para por em campo. Algumas lacunas sem duvida mas esta longe de ser inferior aos rivais. logo parece-me que com o timoneiro certo as coisas compõem-se.
    Que o treinador é burro já toda a gen...ler comentário completo »
    Batuko
    2016-01-06 23h33m por Sporting_CP900_
    Mas que raio estas para aí a dizer?
    horas de mudanças. . .
    2016-01-06 23h24m por JohnKramer
    Parece que JNPdC está em fase acelerada de descredibilidade! JL está a ser um bom "escudo" mas a armadura de JL não vai aguentar tamanhas lanças! Sejam honestos para com os sócios e adeptos! Assumam as vossas responsabilidades!
    BA
    3-5-2, 3-4-3 e 4-4-2
    2016-01-06 23h18m por batuko
    Estes são os esquemas tácticas para tirar o melhor rendimento dos jogadores do Porto que indiquei em baixo.

    3-5-2 (os alas fazem o corredor todo tanto jogam a defesa como extremo)
    ------------------ ---------------------------Hel ton--------------------------- ------------------------------ --------------------------
    ------------------------------ Indi------------Verdasca------ -------------------Marcano---- ------------------------------ --
    Maxi-----------...ler comentário completo »
    IC
    Delfos
    2016-01-06 23h06m por Icucciolo
    Não concordo com a tua analise. A situação para o FCP não nem irreversível nem inevitável como também não o era para o SLB naquela época.
    O problema é que no SLB se cometeram erros atrás de outros.
    Se no FCP se fizer o mesmo então sim a situação é inevitável.
    O Porto tem excelentes jogadores e um grande meio campo cheios de opções diferentes. E sem falar nas opções que possam vir dos B's. Só é preciso alguém que saiba encaixa-los em campo.

    Se insistirem...ler comentário completo »
    BA
    FCP
    2016-01-06 23h04m por batuko
    O Porto já joga a muito tempo em 4-3-3-, e os rivais já sabem como o Porto joga, por isto basta anular algumas peças e o Porto morre, está na altura de mudar a táctica, uma para o campeonato e ter outra para a taça de portugal e taça da liga, e assim o Porto pode ter várias soluções de recurso.

    Por exemplo este Porto devia ser assim:
    Casillas (mas para suplente, o Helton é 2x melhor que este espanhol, se fosse bom tinha ficado no Real Madrid)
    Helton (para ti...ler comentário completo »
    BS
    qwer20
    2016-01-06 23h03m por bsfgamer
    O casillas tb nunca se pensou que poderia alguma vez vir pro Porto e cá está ele
    RV
    1-1
    2016-01-06 23h02m por RVM
    é só treinadores de bancada a mandar bitataites. . . aquela cadeira de sonho, está na posse de quem percebe de futebol. . lopetegui rumo ao sucesso

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Abel, Artur Jorge e Caixinha em ação
    A última madrugada foi de muita ação nas competições internacionais da CONMEBOL. Três treinadores portugueses estiveram em ação na Libertadores ...