FC Porto
Crónica
Ano dos dragões termina debaixo de um enorme coro de assobios

Carrasco do FC Porto em 2015 fez das suas no Dragão

2015/12/29 20:00
Texto por Álvaro Gonçalves

O FC Porto termina o ano de 2015 com uma derrota, a terceira nas provas nacionais em todo o ano civil. E todas elas têm um denominador comum: o Marítimo. Os azuis e brancos perderam na Madeira para a Liga e para a Taça da Liga, ambas as vezes na época passada, e esta terça-feira voltaram a cair aos pés dos madeirenses, no Estádio do Dragão, hipotecando quase todas as possibilidades de seguirem em frente na Taça da Liga.

Os comandados de Julen Lopetegui perderam e, na verdade, pouco fizeram para merecer outro resultado perante um Marítimo que logrou conquistar 3 preciosos pontos no Estádio do Dragão e que tem as portas das meias-finais escancaradas, mantendo o sonho de repetir a presença na final da Taça da Liga, após ter sido finalista vencido na época transata.

Numa partida em que o treinador do FC Porto optou por modificar bastante a equipa inicial – em comparação com o último jogo, apenas Maicon manteve a titularidade -, os dragões evidenciaram os problemas do costume. Entraram com um ritmo baixo na partida e não conseguiram criar desequilíbrios perante a defesa organizada dos madeirenses, que tratou de marcar bem os jogadores que potencialmente mais poderiam fazer a diferença sozinhos: Tello, Varela e André André.

Na primeira parte, o lance de maior perigo do FC Porto, em que Maicon atirou à barra na sequência de uma bola parada, foi em fora de jogo, prontamente (bem) assinalado pela equipa de arbitragem. Depois disso, só André Silva, depois de um bom trabalho de José Ángel na esquerda, esteve perto de marcar, mas Salin defendeu. Muito pouco para uma equipa dos pergaminhos do FC Porto que, consciente da incapacidade de conseguir entrar na zona de maior perigo, procurou, sem sucesso, fazer uso dos passes longos para as costas da defesa insular.

Os jogadores do Marítimo foram competentes no trabalho defensivo e foram os principais responsáveis pelo mau jogo do FC Porto. Em lances de bola corrida não criaram perigo junto da baliza de Helton, mas deixaram o aviso de bola parada, com um cabeceamento de Fransérgio por cima, após a cobrança de um livre, na primeira parte. Um aviso que a defesa azul e branca desvalorizou porque foi num lance bastante semelhante que os madeirenses chegaram ao golo.

No começo da segunda parte, aos 48 minutos, Fransérgio silenciou o Estádio do Dragão ao cabecear para o fundo da baliza de Helton, após um livre cobrado por Rúben Ferreira. O Marítimo mostrou eficácia e o FC Porto não teve cabeça para reagir e tentar um resultado melhor. Numa noite de desacerto dos dragões, tudo ficou pior aos 70 minutos, quando Alex Soares aproveitou um brinde de Marcano para assinar o 0x2.

De imediato começou o aceno de lenços brancos por parte dos adeptos e tudo podia ter ficado pior, se o remate de Edgar Costa, apenas dois minutos depois do golo de Alex Soares, tivesse levado melhor direção. Os aplausos a Pinto da Costa, que fez anos na véspera, contrastaram por completo com o ambiente pesado no Dragão e que mais ficou com o 0x3, assinado por Marega já em cima do minuto 90. Aboubakar ainda reduziu mas os níveis elevados de decibéis por causa dos assobios dos adeptos não baixaram.

U Terça, 29 Dezembro 2015 - 18:00
Estádio do Dragão
Vasco Santos
1-3
Vincent Aboubakar 90'
Fransérgio 48'
Alex Soares 70'
Moussa Marega 90'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo A
VIDEOS
Lances Capitais
48´
GOLO Marítimo!
Fransérgio marca
Fransérgio marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
70´
GOLO Marítimo!
Alex Soares marca
Alex Soares marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
90´
+3
GOLO Marítimo!
Moussa Marega marca
Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+5
GOLO FC Porto!
Cristian Tello marca
Cristian Tello marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+5
GOLO FC Porto!
Vincent Aboubakar marca
Vincent Aboubakar marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 48: Foi logo a abrir a segunda parte que o Marítimo se colocou definitivamente em vantagem no marcador. Na primeira parte, Fransérgio esteve perto de inaugurar o marcador na sequência de um lance de bola parada, mas no segundo tempo, de modo semelhante, voltou a surpreender a defesa azul e branca mas com a diferença que marcou. A partir daqui começou o desnorte dos dragões e os madeirenses passaram a estar (ainda) mais confortáveis no jogo.
O Árbitro
Aos 13 minutos, ficou a ideia de que André André foi carregado em falta dentro da área do Marítimo, ficando por assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto. Na segunda parte, ao minuto 62, Alex Soares é admoestado com o cartão amarelo por uma entrada dura sobre Evandro, ficando a ideia de que o cartão poderia ser de outra cor.
O Melhor
Fransérgio
O médio foi fundamental na organização defensiva do Marítimo e ainda lançou o pânico na área adversária. Ameaçou na primeira parte e na segunda foi o responsável por inaugurar o marcador.
O Pior
Defesa do FC Porto
A defesa do FC Porto foi avisada na primeira parte para o perigo que o Marítimo podia criar de bola parada. E foi precisamente dessa forma que os madeirenses inauguraram o marcador na etapa complementar. Além disso, Marcano esteve bastante mal no lance que origina o segundo golo dos insulares.
Forma
FC Porto
2015/2016
24J
17V
4E
3D
45-18G
Marítimo
2015/2016
19J
9V
2E
8D
31-32G
Sabia que...by playmaker stats
Marítimo vence pela 2.ª vez em 2 jogos na prova
Em 4 jogos no ano de 2015 entre Marítimo e FCP, os madeirenses venceram 3 e empataram um.
A equipa madeirense venceu 4 dos 5 últimos jogos realizados na Taça da Liga.
3.ª vitória consecutiva fora de casa do Marítimo na Taça da Liga.
2.ª derrota caseira do FCP, em 16 jogos: antes, tinha perdido frente ao Nacional (1x2, em 2010/11).
FCP nunca tinha sofrido 3 golos em casa na Taça da Liga.
FCP não sofria 3 golos em casa desde outubro do ano passado (vs. SCP, 1x3, Taça de Portugal).
Marítimo só tinha marcado 3 golos ao FCP uma vez na história: 3x2 nos Barreiros, em 1997/98.
O Marítimo marcou 3 golos em casa do FCP pela 1.ª vez na história.
Maior vitória de SEMPRE do Marítimo frente ao FC Porto.
FCP sofreu 3 golos pela 1.ª vez esta época.
FC Porto não conseguiu terminar o ano sem derrotas em casa nas provas nacionais: foi a 1.ª, ao 20.º jogo.
Em 2015, o FC Porto só perdeu 3 jogos em competições nacionais, sempre contra o Marítimo.
Em 3 jogos frente ao FCP na Taça da Liga, o Marítimo marcou sempre pelo menos 2 golos.
Marítimo faz história: 1.ª vitória em casa do FC Porto, ao 43.º jogo.

Fotografias(38)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
MARÍTIMO
Comentários (87)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
HA
lopetegui
2015-12-30 12h52m por Halibut
agarrem neste treinador e metam no fora do clube, eu nem acredito que ele com esta equipa não consegue fazer melhor, e ele que aproveite e leve a porcaria dos espanhóis que tem trazido, até mesmo o casillas não faz falta nenhuma, o marcano por mim era vendido no OLX, como é possivel um defesa tão fraco continuar a jogar pelo Porto? é que são erros atrás de erros, pouca inteligência a jogar. . . o melhor reforço que podia acontecer era o lopetegui sair, e se possivel contratarmos um médio...ler comentário completo »
portista-portug ues
2015-12-30 12h35m por porto_sempre11
Até posso ter exagerado, mas o que me pareceu foi ele pensar que era mais que os outros. Há que ser sério enquanto o resultado está 0-0 ou até mesmo a ganhar 1-0. . . se calhar se tivessem jogado mais titulares ele já teria um comportamento diferente, o jogo nem tinha começado e para ele já era o homem do jogo
Eu sei do que falo porque já fui ponta de lança e notava-se que para ele o mais importante era marcar e não o Porto ganhar.
E nem o compares ao Aboubakar, porque esse d...ler comentário completo »
porto_sempre
2015-12-30 12h15m por Portista-Portugues
Que exagero meu deux.
Nao marcou mas vistes as suas desmarcaçoes ? Falhou umas 4 vezes mas para falhar teve que arrangar espaço. . . E isso ja é consideravel tendo em conta que é a sua estreia. Quantos golos cantados o Boubakar falhou nestes ultimos 5/6 jogos ? De baliza aberta ? Ontem falhou de novo em frente ao GR do Maritimo. . .
Estupido é vires criticar a confiança do rapaz. . . Melhor marcador da equipa B, da segunda liga, trabalha com a equipa A e vê o seu trabalho re...ler comentário completo »
Porto94
2015-12-30 11h48m por porto_sempre11
O Andre Silva para mim não calçava mais na A esta época, mas a culpa também é dos adeptos por terem posto o moço cheio de moral e de peito feito. . .

É compreensível que um ponta queira marcar pelo menos 1 golo a todo o custo, ainda pra mais sendo a estreia dele. . . mas fds ele não está a jogar pelo FCP B, ou no estádio jorge sampaio. . . raramente passava a bola, muito teatro, excesso de confiança. . . . .

Era 1 dos jogadores em que eu depositva mais conf...ler comentário completo »
NO
1oFCP
2015-12-30 11h45m por nopolitics
Nao podes exigir tanto de um jogador limitado. quando disse que esteve bem, foi tendo em conta o jogador que e. Fez mais do que o varela, que por exemplo ja foi considerado por muitos um jogador muito util ao porto (mesmo esta epoca ja li comentarios desses). Acho que podemos concordar que essa atitude de nao respeitar desmarcacoes nao se ve so no evandro mas sim e quase toda a equipa o que me leva a pensar que sao indicacoes do banco. Falando deste jogo nao posso dizer que teve mal. . se ...ler comentário completo »
nopolitics
2015-12-30 11h34m por 1oFCP
Evandro esteve mal.

Prendeu o jogo ofensivo, pois a bola chegava a ele e. . . parava, andava a passo a tentar fintar os jogadores todos, resultado, perdia várias vezes a bola. . . os colegas desmarcavam-se e ele. . . ou fintava ou passe para o lado ou para trás, não respeitava a desmarcação. . .

. . . 2ª parte, quando teve de "aguentar" o meio-campo com Imbula, desapareceu, defensivamente não se viu, nem no pressing, nem numa bola dividida.
<...ler comentário completo »
NO
[. . . ] logic_
2015-12-30 11h04m por nopolitics
Concordo em pleno com a tua analise. sergio, evandro e angel foram, ainda que surpreendentemente, dos melhores em campo. . claro que na segunda parte todos jogaram mal, mas estes fizeram uma primeira parte acima da sua media e dai concordar com a nota que lhes atribuiste. Os adeptos tracam uma imagem de um determinado jogador e nao conseguem ver para alem dessa imagem. vi em comentarios criticas a evandro e angel sem nexo, pois estiveram muito a cima da sua media e, acima de todo, a q...ler comentário completo »
lol. . .
2015-12-30 10h19m por 1oFCP
*oferecendo um golo assim. . . ao Marítimo
caestoueu
2015-12-30 10h16m por 1oFCP
lá está. . . não é UMA decisão. . . é assim em todos os jogos a muitos jogos e foi assim várias vezes nesse jogo. . .

. . . 1 - NÃO HÁ JOGO COLECTIVO
2 - Jogadores não arriscam atacar
3 - Mesmo a perder preferem meter a bola na defesa a ter de arriscar 1:1 na ala - Tello ia oferecendo um golo assim. . . ao Nacional
4 - jogar a passo, se alguém acelerava, o resto da equipa ficava parada a ver

ISTO É PARA ASSOBIAR SEMPRE, pois isto não é u...ler comentário completo »
caestoueu
2015-12-30 09h55m por 1oFCP
lê o que escrevi.

O problema não é o erro, o que é assobiado é a falta de atitude, o medo de jogar, a lentidão e NÃO jogo.

Recordo a primeira assobiadela do jogo, FCP sai para o ataque, 3 avançados para 4 defesas. . . e eis que o jogador com a bola para a corrida, pisa a bola e vem para trás!!!

O QUE É ISTO!?
1oFCP
2015-12-30 09h40m por Portista-Portugues
Esse jogo mete nojo. Parece que é feito de preposito, perdemos 30 minutos e apenas nos ultimos 15 de cada parte, quando a coisa ta empatada ou pior é que se começa a acelarar o jogo. . . .
Porquê esperar ? Por que nao jogar um ataque continuado desde o inicio ? Sera para adormecer o adversario ? Hehe acho que resulta mal, os adeptos é que saiem adormecidos.
Chega de jogar apenas com os defesas. Jogo interior no meio campo adversario é quase inexistente, os alas, ou tentam ...ler comentário completo »
Portistas assobiadores
2015-12-30 09h22m por 1oFCP
«basta as coisas correrem minimamente mal que levam logo com assobios»
Isto é mau. . . MAS NÃO É O CASO.

Um portista não aplaude a vitória, não assobia a derrota. . . UM PORTISTA AVALIA A ATITUDE E O COLECTIVO. . .

. . . se não há jogo colectivo e há jogadores sem garra, a passo, com medo. . . GANHANDO OU PERDENDO É PARA ASSOBIAR. . .

. . . se a equipa joga bem colectivamente (entreajuda, equilíbrios defensivos e ofensivos, combinaç...ler comentário completo »
chieffkeef
2015-12-30 08h56m por paiva1996
Mas isto com o Porto não é caso virgem, basta as coisas correrem minimamente mal que levam logo com assobios, não foi a primeira nem será a última vez. Se bem que eu acho que neste caso os portistas que assobiaram têm razão. Lopetegui é muito fraco para o Porto e se perder contra o Sporting então podes crer que não vai durar muito.
Criticas ao André Silva
2015-12-30 06h00m por Porto94
Este pessoal ta aqui a criticar o André Silva não sei porquê isto so foi o PRIMEIRO digo bem o PRIMEIRO jogo dele na A e fez a assistencia para o golo, falhou grandes oportunidades è verdade mas todos os grandes avançados ja falharam antes de se tornar maquinas até o Cristiano e o Messi falham coisa incriveis as vezes quanto mais o André Silva, ele não merece ser deitado a baixo assim o pessoal so tem que ter confiança nele eu tenho e espero que seja titular no Porto e na seleção porque a seleção sobre tudo bem precisa.
LU
fklogic
2015-12-30 02h26m por luis_henrique via mobile
Pena muitos dos nosso adeptos serem tapadinhos e não pensarem com a cabeça.

Se calhar vai ser bom para nos o jogo ser em Alvalade assim a equipa pode contar talvez com menos assobios!

Se quiserem protestar durante o jogo façam como os Super Dragões fizeram no último jogo da época passada em casa. Para assobiar ja temos adversários que chegue. .

Era o que mais faltava o Porto jogar todos os jogos "fora" de casa!!
LU
ka ra go
2015-12-30 01h28m por luis_henrique via mobile
É que quando sofremos o segundo golo os nossos adeptos forma ridículos! Não acreditaram nem quiseram acreditar que pudessemos recuperar e so queriam deitar a nossa equipa abaixo. Mas la esta é preciso que eles percebo o quanto mais cedo que nos somos muito exigentes e que todos os jogos são para ganhar (como se eles ja não soubessem disso!!)
LU
ka ra go2012
2015-12-30 01h02m por luis_henrique via mobile
Acho muito bem demonstrarmos a nossa insatisfação mas não é aos 50min durante um ataque nosso como é obvio!

No fim do jogo podiam assobiar o que quisessem
cont
2015-12-30 00h44m por dinda
Com isto, não estou a defender Lopetegui nem nada que se pareça. Acho que sábado será o seu derradeiro teste.

Apenas considero que assobios e instabilidade não vou contribuir em nada para o sucesso do Porto, por isso AGUARDEM porque o futebol é mesmo assim, tudo pode inverter-se a favor do FCP em pouco tempo.
Meus amigos
2015-12-30 00h35m por dinda
Deixem de assobiar a equipa às 3 pancadas em pleno estádio do dragão. O Porto ainda tem condições para ganhar algumas coisas, por isso tenham paciência.

Se querem assobiar alguém, assobiem o Tello cada vez que toca na bola. Não é possível um jogador exibir-se aquele nivel e ainda assim fazer os 90 min.
FC Porto
2015-12-30 00h10m por Portista-Portugues
Como ja disse num outro topico, deixa-me muito triste nao ver um "rolo compressor" FCPorto a uns 4 anos, a ultima vez qui vi isso com regularidade foi no tempo do AVB. Claro que todas as épocas nao podem ser assim e a equipa nao pode jogar tanto ao ataque em todos os jogos mas, depois de AVB, houve duas épocas em que esse rolo compressor aparecia de vez em quando com o Vitor Pereira, principalmente no Dragao, nao eram sempre mas apareciam. Depois houve Paulo Fonseca onde a equipa começo...ler comentário completo »
FANTASMA_BUFO
2015-12-29 23h52m por AvesSempre
Os nossos investidores têm 90%. Mais vale arriscar do que não arriscar. Mas mesmo assim fico a torcer pela vossa permanência, apesar de já não acreditar muito.
chieffkeef
2015-12-29 23h51m por AvesSempre
Mas tu já estas aqui há tempo suficiente para saber que não gosto do Helton.

Vou ser sincero, o 1º golo não tem culpa, o 2º não vi porque tive de fazer outras coisas, e o 3º já estava a ver outra vez, e para mim nisto os guarda redes têm que defender a bola, nunca gostei dum guarda redes que se atira para o lado oposto da bola, até parece que tem medo. E nisto o Helton tem-nos presenciado ao longo da sua carreira. Mas não é por este jogo que digo isto. É por outros jogos, e já está na hora de dar o bazo.
MP
EmplastroDragao
2015-12-29 23h42m por Mpmac
Percebo e respeito a tua opinião, mas receio que a estrutura do Benfica esteja acima de JJ, e que funcione mesmo - oxalá eu me engane. Não me custa reconhecer que, repito - na minha opinião, LFV está a fazer um bom trabalho.
Quanto à PdC, plenamente de acordo que se hoje o FCP é o que é a ele o deve. No entanto, tem falhado mais nos últimos 2/3 anos do que praticamente em todo o seu anterior percurso. Mesmo a questão que referes, da gente que o rodeia - que todos nós que acomp...ler comentário completo »
LU
Como Portista
2015-12-29 23h34m por luis_henrique via mobile
Estou extremamente desiludido com os adeptos que estiveram hoje nas bancadas. O Dragão nos últimos tempos tem estado carregado de adeptos de plástico o que me deixa muito triste.

Qualquer dia um treinador só sobrevive no Porto sem ate ao natal ja tiver assegurado o primeiro lugar na liga e ja agora a final da liga dos campeões. . .
FANTASMA_BUFO
2015-12-29 23h32m por AvesSempre
Ah, o meu amigo de Marvilha. Costumas estar de 666 no nick, e como já não venho aqui tantas vezes não sabia que eras tu.

Olha que o teu clube hoje "deu-me" dinheiro no placard, era certinho a derrota desculpa lá ;)
OUTRAS NOTÍCIAS
Mercado
Mercado
António Salvador ainda não desistiu
O Sp. Braga está interessado na contratação de Rúben Semedo, que tem sido associado a vários clubes nos últimos dias. António Salvador quer contar com ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Triper 16-06-2019, 20:22
PA
passe-curto 16-06-2019, 20:18
alexandreribeiro121 16-06-2019, 20:16
reporter-estrabico 16-06-2019, 20:15
PA
passe-curto 16-06-2019, 20:14
PA
parita 16-06-2019, 20:13
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 20:12
bragaaocomando 16-06-2019, 20:12
ZZTUGA 16-06-2019, 20:11
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 20:10
CantKill-twice 16-06-2019, 20:09
Avalanche27 16-06-2019, 20:09
PA
passe-curto 16-06-2019, 20:08
j-f-uite 16-06-2019, 20:07
PA
passe-curto 16-06-2019, 20:07
PA
parita 16-06-2019, 20:05