placardpt
    Bruno Luz representa o Hapoel Jerusalem

    A mostrar o que vale em Israel com o V. Setúbal e o QPR no coração

    2015/11/25 12:09
    E0

    Na segunda divisão do futebol israelita há um português em busca do protagonismo que já procurou anteriormente em Portugal, mas também em Inglaterra e no Chipre. Bruno Luz, de 26 anos, está a cumprir os primeiros meses ao serviço do Hapoel Jerusalem e nesta altura recusa-se a fazer planos a longo prazo.

    «Não faço planos a longo prazo para não me desiludir como no passado. Pretendo apenas realizar a melhor época possível e ajudar a equipa a cumprir os objetivos», afirmou, ao zerozero.pt, o extremo que diz ser «rápido, forte no um contra um» e ter «uma boa leitura de jogo».

    O percurso futebolístico, esse, começou em Setúbal, ao serviço do Vitória. «Comecei lá aos oito anos e fui jogando em todos os escalões até aos 14 anos». Foi nessa altura, apesar da tenra idade, que se mudou para o futebol inglês. «Ingressei no Fulham para fazer parte da formação, num programa chamado Youth Training Scholarship e que é muito comum para jogadores jovens no sistema inglês», conta Bruno Luz, que na idade júnior voltou a Portugal.

    ©Arquivo Pessoal do Jogador
    «Cumpri os três anos obrigatórios desse programa e voltei a Portugal para os juniores do Vitória de Setúbal. Tinha em vista a subida ao plantel sénior, mas isso, com alguma pena minha, não aconteceu e voltei para Inglaterra», explica. À sua espera, em Londres, o extremo tinha um contrato profissional no Queens Park Rangers. «Fui para as reservas do Queens Park Rangers e assinei um contrato válido por duas temporadas. Fiz a pré-época com a equipa A, mas foi decidido pelo Ian Holloway, na altura treinador da equipa principal, que ficaria a ganhar experiência na segunda equipa. Era muito acarinhado por todos e a adaptação foi muito fácil. Uma experiência única. Mais tarde fui emprestado ao Yeovil Town [League One] e fiz nove jogos. Tive o azar de me lesionar e acabei por voltar ao Queens Park Rangers para fazer a recuperação», recorda.

    Do Queens Park Rangers, Bruno Luz mudou-se para o Portsmouth, onde não jogou e teve a última experiência no futebol inglês. «Acabei o contrato com o Queens Park Rangers com 20 anos e o Portsmouth interessou-se por mim. Cheguei a assinar por três temporadas e fiquei lá seis meses mas sem poder jogar porque o clube tinha um embargo de transferências. Fiquei triste e perante as propostas que recebi da Grécia e do Chipre, decidi mudar-me para o Chipre», lembra. No futebol cipriota, Bruno Luz estava a ter uma boa experiência até aparecer uma nova lesão.

    «Assinei por dois anos com o Apollon Limassol. Foi uma experiência muito positiva. Havia tantos portugueses que me senti em casa. No final da primeira época fui emprestado ao Ermis Aradippou. Acabei por assinar em definitivo e subimos de divisão. Comecei a pré-temporada na Primeira Liga, mas lesionei-me e fui emprestado ao Paeek [emblema de um escalão inferior]».

    Problema burocrático afastou-o da Naval

    «Farto do Chipre», Bruno Luz decidiu tentar o regresso a Portugal, mas as coisas não correram bem. Em 2013, a Naval, a militar no Campeonato Nacional de Seniores, foi o clube que lhe abriu as portas para regressar ao futebol português. Mas as coisas não correram bem. «A Naval estava numa situação complicadíssima, mas abriu-me as portas. Contudo, houve um equívoco na federação cipriota, o meu contrato com a Naval ficou inválido e acabei por estar cinco meses sem jogar, o que me complicou imenso a vida».

    ©Arquivo Pessoal do Jogador
    Bruno Luz não teve outra possibilidade que não voltar ao futebol cipriota, no qual representou durante a temporada passada o Anagennisi Deryneia, da segunda divisão. No último defeso recebeu um convite para ingressar no Hapoel Jerusalem e não hesitou na hora de mudar de clube e, uma vez mais, de país.

    «Está a ser uma experiência fantástica. Tenho a possibilidade e a felicidade de me sentir profissional de novo e de fazê-lo com todas as condições possíveis», admite, acrescentando que é com esse estatuto de futebolista profissional que gostaria de ter a primeira experiência no futebol sénior em Portugal.

    «O meu objetivo já passou por jogar em Portugal, mas neste momento vou para onde me possa sentir feliz. O Vitória de Setúbal é um clube pelo qual terei sempre um carinho especial porque viu-me crescer para o futebol. Mas de todos que representei tenho que agradecer ao Queens Park Rangers, em especial ao mister Joe Gallen [seu treinador nas reservas do clube londrino] e ao Ian Holloway, que me ajudaram imenso», termina.

    Portugal
    Bruno Luz
    NomeBruno Ricardo Rocha da Luz
    Nascimento/Idade1988-12-08(35 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)

    Fotografias(3)

    Bruno Luz no Hapoel Jerusalem
    Bruno Luz no Hapoel Jerusalem

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Playmaker
    São já 43 golos marcados esta época
    Kylian Mbappé atingiu o seu melhor registo de sempre no que toca a golos marcados numa época. O jogador francês, com o bis do último jogo diante do Lorient, soma agora 43 ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Barbosa-8 26-04-2024, 18:46
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31