placardpt
    É indiscutível para Lopetegui

    André André: Viagem ao mundo do «motor do Porto»

    2015/11/06 18:05
    E5

    Cativado desde cedo pelo azul e branco, cores que ainda menino começou a ver no pai - quando António André enchia o meio-campo do FC Porto, naquela equipa que tinha também Madjer, Semedo e Jaime Magalhães, entre outros - o paraíso da Antas prendeu-lhe o olhar. Eram as primeiras memórias do pequeno André sobre um FC Porto de passo firme. Hoje, é ele que vai dando firmeza ao meio-campo e mostrando que, afinal, isto do futebol é mesmo coisa de estar no sangue e na alma. Esta é a sua história.

    Quando naquele dia 26 de agosto de 1989 nasceu o pequeno André, longe estavam os portistas de imaginar que anos mais tarde voltariam a ter um médio de nome André; com os mesmos genes a pautar o ritmo do seu meio-campo, com o mesmo perfume de André pai, o eterno carregador de pianos das Antas.

    Filho de um dragão

    Mas a vida (e o relvado que foca o nosso olhar) é mesmo assim e reserva estas surpresas. Aos 26 anos, André André herdou do pai muito mais que o sentimento portista. Dele também foi buscar a confiança para pegar no jogo e gerir ritmos.

    André André na festa do Penta ©FC Porto/Adoptarfama
    André André começou no Varzim, aos oito de idade, e chegaria ao FC Porto dez anos depois, aos 18, para cumprir o segundo ano de juniores, por empréstimo do emblema da Póvoa. No fim da época, acabou por regressar ao Varzim. Na estrada do futebol, Porto não era destino, naquela altura. Regressou, pois, à Póvoa, onde foi quase sempre (para não dizer sempre) feliz.

    A intensidade que ia dando ao jogo dos poveiros despertou a cobiça do Deportivo e, em 2010, foi para a Corunha. Vestia de azul e branco, sim, mas não eram as listas verticais, com aquele dragão ao peito, que aprendera a ver no corpo do pai. Três jogos depois pela formação secundária do clube do Riazor, regressou à sua Póvoa, num clube que militava, então, na II Divisão B.

    Na Póvoa "linda" e debaixo do "sol dos poveiros" esteve até que Rui Vitória, então treinador do Vitória de Guimarães, lhe abriu as portas do D. Afonso Henriques. A cidade berço embalou-o para o topo, aquele que lhe parecia destinado, como nos contou Luís Neto, jogador do Zenit, e seu amigo de sempre.

    Neto e André André juntos na seleção ©FPF/Francisco Paraíso
    «Naturalmente, quem conhece o André, sabia era uma questão de tempo. Só peca por tardia», explicou-nos o internacional português, desde a Rússia.

    «Já desde o tempo que joguei com ele que sabia que ia longe. Claro que às vezes isso não acontece, mas o André... [pausa] o André tem uma personalidade forte, é muito trabalhador e merece.»

    Neto não esconde ao zerozero.pt que «é sempre difícil falar do André», mas a conversa continua. «Ele tem o espírito da equipa onde está. Está onde sempre quis.»

    André André: «Ser Porto? É dar tudo dentro do campo e ter uma vontade única de vencer»

    André André joga e faz jogar. Queima linhas de passe, dá intensidade ao jogo, pauta o ritmo e marca golos. Nada que surpreenda Luís Neto. «É o motor do Porto. Gira tudo em volta dele. Sente-se realizado», analisa o internacional português, destacando que André André «não vai ficar por aqui».

    No Pim-Pam-Pum do futebol, nem sempre filho de jogador dá jogador. No caso da família André deu. 

    André André com o pai ©FC Porto/Adoptarfama
    António André chegou ao FC Porto com 26 anos. O filho tinha 25 quando foi oficializado como reforço dos azuis e brancos, na última janela de transferências.

    O pai fez 11 temporadas de alto nível. Agora é a vez do «carequinha», nome como Luís Neto o trata de forma carinhosa. «Ele não leva a mal por eu revelar [risos] mas ele vai ser sempre o meu carequinha [risos]», disse ao zerozero.pt o internacional português, deixando a sua opinião à nossa pergunta: André André é uma cópia do pai ou nem por isso?

    «Acho que já se distanciou dessa comparação», disse-nos Luís Neto. Mas André André sentiu desde miúdo o peso de ser filho de quem é? «Sinceramente, nunca senti que ele se sentisse influenciado pela carreira do pai. Tem enorme orgulho pelo que o pai foi no FC Porto mas sempre quis ser ele próprio. Vai ser sempre difícil fugir às comparações, claro, e nem ele quer negar os laços familiares [risos]. Mas ele leva isso com normalidade.»

    André André depois de marcar o golo da vitória sobre o Benfica ©Rogério Ferreira
    Rapaz apreciador de recato e de boas conversas com família e amigos de sempre, convive agora com a exposição mediática de um jogador de topo europeu, num clube com tradição interna mas também no Velho Continente. Nada que mude a personalidade «forte» do carequinha. «Falo com ele muitas vezes, como um qualquer amigo faz com outro. Tudo normal», referiu Luís Neto, profundamente «feliz» por ver o amigo triunfar. «A nossa amizade é isto. Estou muito feliz por ver que está a conquistar tudo que merece.»

    O pai André chegou a dizer, em declarações ao Porto Canal, que André André «pensa rápido» e isso é uma «qualidade que o jogador moderno deve ter». O atual camisola 20 portista, que prefere dar autógrafos do que falar, pensou rapidamente em chegar ao topo mas demorou até lá chegar. Agora, já lá está e fica a ideia de que esta história não acaba por aqui...

    Portugal
    André André
    NomeAndré Filipe Brás André
    Nascimento/Idade1989-08-26(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(100)

    Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Vitória SC
    Liga Portugal Betclic: Vitória SC x Estoril

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    tondela x porto
    2015-11-06 21h23m por bombastic1985
    o jogo do tondela com o porto nao sera em aveiro mas sim no estadio deles. acabam de o confirmar . . . . mais uma para a coleçao
    grande jogador
    2015-11-06 18h31m por bibooporto1
    ele e o Ruben neves são jogadores a Porto.
    Adoro ver esses dois jogadores a jogar
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Na antevisão ao jogo diante do SC Braga
    Na antevisão ao embate diante do SC Braga, Roger Schmidt voltou a comentar o episódio de contestação vivido em Faro. O técnico alemão frisou que os adeptos ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:37
    FA
    fabiopereirascp 26-04-2024, 12:37
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:36
    JAguiar52 26-04-2024, 12:32
    GFG 26-04-2024, 12:22
    marciosantos321 26-04-2024, 12:13
    GFG 26-04-2024, 12:09
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 11:31
    EspecialistaDaBola 26-04-2024, 11:31