placardpt
    Sporting vence Estoril e mantém-se na liderança

    Leão soltou-se na segunda parte para a vitória

    2015/10/31 22:38

    Futebol com talento. Esta é a expressão que a Liga de Clubes, desde que Pedro Proença assumiu a presidência, procura colar ao futebol português, numa clara alusão à qualidade que existe no nosso futebol e que poucas vezes é valorizada. O organismo responsável pelos campeonatos profissionais acredita que o futebol luso é digno de proporcionar bons espetáculos e a receção do Sporting ao Estoril foi claramente exemplo disso, especialmente na primeira parte.

    Aos 35 segundos, o Estoril começou por colocar a defesa do Sporting em sentido, num sinal claro dos comandados de Fabiano Soares que estavam em Alvalade para mostrar o bom futebol que anteriormente já haviam exibido nos redutos dos outros dois candidatos ao título, Benfica e FC Porto, apesar das derrotas averbadas nesses jogos. No entanto, o Sporting foi célere na resposta e esta foi a toada dos primeiros 45 minutos. Uma partida de parada e resposta sem momentos «mortos».

    De um lado o Sporting. A equipa de Jorge Jesus procurou e conseguiu ter mais posse de bola e desde cedo mostrou ter as movimentações ofensivas bem definidas. No meio, João Mário era o responsável por orquestrar todo o ataque, com os extremos (Gelson Martins e Bryan Ruiz) a procurarem os espaços interiores, os pontas de lança (Slimano e Téo Gutiérrez) a abrirem espaços e os laterais (João Pereira e Jefferson) a subirem muito pelo corredor e a explorarem os cruzamentos para a área.

    Do outro lado o Estoril. Apesar de terem menos tempo a bola, os canarinhos sabiam bem ao que iam e desde o primeiro minuto procuraram surpreender o Sporting no contra-ataque. Gerso, através da sua velocidade, foi o homem mais dos visitantes (com duas assistências e dois remates na primeira parte), mas também Dieguinho, Chaparro e Bruno César deram muito que fazer ao setor recuado dos leões.

    A partir dos 35 minutos o Sporting conseguiu, finalmente, ter o domínio do jogo e até ao final do primeiro tempo o encontro foi de sentido único, embora não houvesse qualquer alteração no marcador. Ao intervalo o 0x0 mantinha-se e era justo, tendo em conta o bom jogo e as oportunidades desperdiçadas das duas equipas.

    Mas a segunda parte foi completamente diferente. Os leões tiveram uma entrada forte e de imediato apoderaram-se do controlo do jogo. O Estoril, ao contrário da primeira parte, não conseguiu responder e como consequência recuou demasiado no terreno, permitindo ao Sporting aproximar-se com perigo da baliza de Kieszek. O golo do Sporting acabou por surgir aos 55 minutos, com Téo Gutiérrez a converter com sucesso uma grande penalidade (a falta de Taira sobre o colombiano é indiscutível, mas o lance é precedido de fora de jogo), mas podia perfeitamente ter surgido em lance de bola corrida, tamanho foi o domínio dos verdes e brancos durante toda a etapa complementar. A exceção e a única vez que os visitantes deram «sinal de vida» no ataque foi num remate perigoso de Bruno César, a três minutos dos 90.

    U Sábado, 31 Outubro 2015 - 20:45
    Estádio José Alvalade
    Jorge Ferreira
    1-0
    Teofilo Gutiérrez 55' (g.p.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 9
    Lances Capitais
    55´
    GOLO Sporting
    Teófilo Gutiérrez (Sporting) marca de grande penalidade!
    61´
    Sporting
    Fredy Montero por Teófilo Gutiérrez
    63´
    Estoril Praia
    Anderson Esiti por Babanco
    70´
    Sporting
    Matheus Pereira por Gelson Martins
    70´
    Estoril Praia
    Billal Sebaihi por Leandro Chaparro
    79´
    Estoril Praia
    Luiz Phellype por Anderson Luís
    90´
    +3
    Sporting
    Bruno Paulista por Islam Slimani
    A Chave
    Minuto 55: Foi neste período que Téo Gutiérrez apontou o tento solitário da partida e garantiu a conquista dos 3 pontos para o Sporting. Após uma primeira parte dividida, o segundo tempo foi de total domínio dos verdes e brancos, mas apenas através do penálti cobrado pelo colombiano é que Kieszek foi batido.
    O Árbitro
    Jorge Ferreira começou por ter uma atuação tranquila, mas houve dois erros na segunda parte que mancharam a sua atuação. Aos 50 minutos ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting por mão na bola dentro da área de Mano. Cinco minutos depois, o árbitro assinala penálti a favor dos leões por falta de Taira sobre Téo Gutiérrez. A falta é indiscutível, mas o lance é precedido de fora de jogo, pois o colombiano do Sporting estava em posição irregular quando recebeu o esférico.
    O Melhor
    João Mário
    O Sporting desde o primeiro minuto que mostrou ter as movimentações ofensivas bem definidas e o principal responsável (embora não tenha sido o único!) foi João Mário. Exibição bastante positiva do internacional português na partida em que regressou ao meio, depois de ter atuado no lado direito no Estádio da Luz.
    O Pior
    Segunda parte do Estoril
    À imagem do que fez no Estádio da Luz e no Estádio do Dragão, o Estoril surgiu em Alvalade com a estratégia bem montada e com vontade de discutir o jogo. No entanto, a boa prestação dos canarinhos apenas durou 45 minutos, pois na segunda parte acabaram por ser dominados pelo Sporting. Só um remate de Bruno César, a três minutos dos 90, foi capaz de assustar Rui Patrício na etapa complementar.
    Forma
    Sporting
    2015/2016
    16J
    11V
    3E
    2D
    33-14G
    Estoril Praia
    2015/2016
    11J
    5V
    1E
    5D
    11-14G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting garante pela 2.ª vez esta época uma vitória com um golo de grande penalidade (V 1-2 Tondela, V 1-0 Estoril)
    A última vez que o Sporting venceu um jogo com apenas um golo e de grande penalidade foi na Madeira (V 0-1 Marítimo) em 2014/15
    Desde 2013, Adrien Silva (SCP) era o homem que garantia vitórias na Liga c/ golos de grande penalidade (4V) desta vez foi Teo (1V)
    Segundo jogo consecutivo do Sporting sem sofrer golos, é o melhor registo desta época (c/ vitórias)
    5.ª vitória consecutiva do Sporting em todas as competições, é o melhor registo desde Abril 2015
    Desde 76/77 (+7pts) que Sporting (c/+1 jogo) não tinha pelo menos 5 pontos de avanço sobre o FC Porto à 9.ª jornada da Liga
    Há 39 anos (76/77) que o Sporting não tinha tantos pontos (5 pts) de vantagem para o 2.º classificado à 9.ª jornada
    Jorge Jesus tem um aproveitamento de 85% em 9 jogos da Liga, é o melhor registo dos últimos 20 anos
    Sporting lidera pela 2.ª jornada consecutiva a Liga, algo que já não acontecia há 14 anos (2001/02 à 14.ª > 15.ª jornada)
    2 das 3 últimas vezes que o Sporting liderou pelo menos 2 jornadas consecutivas os leões foram CAMPEÕES (1999/2000, 2001/02)
    Sporting garante no mínimo 3 jornadas consecutivas na liderança da Liga. Nas 2 últimas vezes que aconteceu (99/00, 01/02) foi CAMPEÃO
    Sporting atravessa um bom momento defensivo, em 9 jogos na Liga, sofreu apenas 5 golos, é o melhor registo dos últimos 8 anos
    Desde Mirko Jozic (98/99) que o Sporting não estava invencível nos primeiros 9 jogos da Liga. Jesus igualou esse registo (7V 2E)

    Fotografias(30)

    Sporting v Estoril Praia Liga NOS J9 2015/16
    Sporting v Estoril Praia Liga NOS J9 2015/16
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    ESTORIL PRAIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SY
    ENORMEGLORIOSO
    2015-11-01 13h00m por syaron12
    Só se é a ti q sabe bem ganhar com golos irregulares. . . mas isso deu pra ver claramente nos ultimos anos. voces querem é ganhar! os meios não importa não é?
    SA
    Destaques
    2015-11-01 11h48m por sandocha
    Pela positiva:

    Ewerton, tem muita qualidade, foi o melhor jogo que lhe vi, tem de deixar de fazer certas faltas que a única coisa que lhe podem valer e um cartão. Com Naldo em forma e Ewerton a jogar assim P. Oliveira que se cuide;

    JP, um jogador que pouco me convence mas que tenho que reconhecer que tanto na Luz como ontem em Alvalade esteve impecável. Correu Kms. Sim sr assim tiro-lhe o chapéu.

    Slimani, fez um upgrade em qualidade, deixou ...ler comentário completo »
    predador 4 1
    2015-11-01 09h25m por Ghost_rider via mobile
    Tambem houve penalti claro nao marcado antes do fora de jogo claro. . .

    Se nao sabe ver nao comente. A capacidade intelectual não toca a todos. .

    Quem tem fama e PROVEITO de colinho é clube das caixas e das ofertas ou da fruta.
    JU
    gatinhas
    2015-11-01 01h48m por justKids
    tanto choraram. . . . querem é ladroagem pro vosso lado. Não jogam nada. . .
    SY
    8KoSTaDiNoV
    2015-10-31 23h50m por syaron12
    Gostei do teu comentário! ;) acho q faz muita falta o video arbitro! eu como sportinguista e fã de futebol não gosto de ver a minha equipa ganhar com golos de lances irregulares. . . embora q hoje poderia ter ganho na mesma com um golo no penalti q ficou por marcar.

    Com o video arbitro não existia estes erros e os "debates" e comentários sobre futebol deixavam de ser quase sempre esta palhaçada q se ve em q muitos adeptos nunca reconhecem qd os lances são a seu favor mas apenas...ler comentário completo »
    LE
    8kostadinov
    2015-10-31 23h40m por Leon9999999999 via mobile
    Todos os adeptos do SCP que comentaram disseram que houve fora do jogo ao contrario das outras equipas (adeptos) que têm palas nos olhos mas a verdade è que o sporting neste jogo foi mais prejudicado do que beneficiado. Orgulho nestes adeptos que admitem os erros quando eles existem a nosso favor
    Sporting
    2015-10-31 23h27m por Pete15
    Um jogo complicado já se esperava que assim fosse. Conseguimos vencer por 1-0 mas criámos oportunidades para mais mas não concretizamos. O que interessa é que temos mais 3 pontos e queremos sempre mais 3 pontos até ao fim! SPORTING ALLEZ!
    Off topic - Twitter do Sporting
    2015-10-31 23h26m por Lebowski
    "O árbitro avisa Jorge Jesus pelos seus protestos. Como sempre nos últimos aos. . . Ou não. " + uma hashtag manhosa.

    Claro que não! Antes não avisava, ela logo expulso (contra Moreirense, Boavista, Porto. . . ). Quem gere esta conta de é especialmente genial.
    Sporting CP 1 x 0 Estoril
    2015-10-31 23h25m por UK-SPORTING10 via mobile
    Jogo bem montado pelo Estoril, mas a superioridade do Sporting veio ao de cima.
    Boa continuação de campeonato, a melhorar a sua constante.

    O que me riu de certos comentários, a desmoralizar o Sporting a dizer que não tinha capacidade para dar continuidade à série de vitórias!

    Sempre Sporting!!
    Bruninho
    2015-10-31 23h12m por Lebowski
    Parece que o presidente do SCP tinha razão: o árbitro é fraquinho. Pelo que eu vi do jogo, o Sporting é um justo vencedor. Escusava era de ser assim.
    LE
    Análise
    2015-10-31 22h57m por Leon9999999999
    Estoril: Muito bem na primeira parte. fechou muito bem os espaços e não permitiu praticamento ao Sporting entrar na área. . . Contra ataques muito bem definidos e BC a deixar-me impressionado tal como o Gerso. Segunda parte mais fraca do Estoril talvez pela correção das posições do Sporting. Resultado merecido.

    Sporting: Não gostei da primeira parte pelo que ja referi em cima mas na segunda parte justificou claramente a vitória a criar vária oportunidades flagrantes.
    ...ler comentário completo »
    Sporting x Estoril
    2015-10-31 22h46m por tigas1995
    Depois de termos ganho da forma que ganhámos no estádio da luz, eu esperava ver uma exibição condizente com um candidato ao título! Não foi isso que aconteceu! A equipa jogou mal, de forma trapalhona e com excesso de confiança. O Sporting não é estável nos jogos em casa, pois quando ganha fá-lo à rasca e para uma equipa que quer ganhar o campeonato, tem de ganhar com tranquilidade no seu estádio!

    Valeram os 3 pontos. . .
    SC
    Opinião do Lfx
    2015-10-31 22h42m por SCP_lfx
    Vitória justíssima do Sporting, foi a equipa que dominou o jogo e que acabou por merecer vencer. Fomos a equipa com mais remates à baliza e com mais posse de bola. Antes de virem cá falar que fomos beneficiados e afins, que tal me falarem do 1º golo do Jonas frente ao Tondela ontem em fora de jogo? O gajo vem de trás do defesa do Tondela cabeceia. . Sim o Benfica é que precisa de ajuda dos árbitros para ganhar aos clubes mais fracos mesmo assim. . . em que lugar estão? 3º. Voçês este ano ...ler comentário completo »
    AL
    Estoril. . . .
    2015-10-31 22h42m por albatraz
    . . . deu mais luta que o carnide.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...