placardpt
    Técnico tem sido contestado

    Vida difícil para Vítor Pereira na Turquia... e para os portugueses mais mediáticos

    Antes da paragem para as seleções, o Fenerbahçe perdeu o primeiro lugar da liga turca, agora ocupado pelo Besiktas, de Quaresma. Um empate caseiro contra o Akhisar precipitou uma onda negativa que já se começava a formar.
     

    No fundo, a vida não está fácil para o técnico natural de Espinho. Em si foi depositado um projeto ambicioso, no ano em que o Fener regressou às competições europeias, depois de dois anos suspenso.

    Ismail Kartal tinha ficado no segundo lugar e, portanto, saiu. Vítor Pereira assumiu e, para si, a direção assegurou nomes de peso, como Simon Kjær, Nani ou Van Persie, tal como os seus conhecidos Souza, Fabiano e Abdoulaye.

    Só que a época não começou bem. O primeiro grande objetivo era a entrada na Liga dos Campeões. Um objetivo que esbarrou em Donetsk (3x0). Uma eliminação que, sendo a primeira prova de fogo do técnico, não deixou de significar uma má primeira impressão.

    qFicaria preocupado era se ele não ficasse triste por ficar de fora. A mim compete-me tomar decisões, gerir a condição física, percebendo que jogámos na quinta-feira e o jogo de hoje ia exigir muito
    Vítor Pereira, a 21 de setembro
    Entretanto, a equipa conseguiu a entrada na fase de grupos da Liga Europa e começou bem o campeonato. Só que, ao segundo grande teste, caiu na casa do Besiktas (3x2). Isto já depois da humilhante derrota caseira por 1x3 frente ao Molde.

    Tudo somado, e juntando-lhe a decisão de deixar Van Persie no banco em metade das partidas, faz com que, nesta altura, a vida do técnico não corra de feição.

     

    Um técnico «peculiar»

    O zerozero.pt, no sentido de perceber melhor qual a visão turca sobre o tema, contactou Onur Dinçer, jornalista do Milliyet, um dos principais diários da Turquia, que confirmou que o cenário não é, por esta altura, o melhor.

    qPereira não é, com certeza, um mestre da motivação com os seus jogadores
    Onur Dinçer, jornalista do Milliyet
    «Criou dúvidas sobre si mesmo à conta das escolhas dos jogadores. Não consegue escolher o melhor onze. Tem pouca participação no jogo e a ler o que vai acontecendo. Não é, com certeza, um mestre da motivação com os seus jogadores. Ainda não correspondeu à alta expectativa sobre o ramo tático que dele se esperava, pois não atina com o onze e às vezes muda peças logo aos 30 minutos», de forma crua e dura, foi a visão inicial que nos foi transmitida.

    «Ainda assim, acho que lhe deve ser dado mais tempo, pois é novo aqui e tem uma equipa nova. Só que, para isso, tem que começar a acertar com a definição da equipa. E, claro, repensar a situação de Van Persie, que, ao ficar no banco com a equipa sem ter resultados, dá má imagem ao treinador».

    A margem de manobra para o português continua a existir, é certo, mas os anti-corpos também se vão vendo.

    Portugueses na Turquia são muitos, no clube também, mas o maior, nesta altura, é mesmo o técnico: «Ele é muito mediático, especialmente por causa do seu discurso irónico no fim dos jogos. É inteligente e bem-humorado, é um treinador peculiar», admitiu, ainda que tal não seja necessariamente um bom pronúncio.

    Portugueses caem pouco no goto

    Onur Dinçer é jornalista no Milliyet ©Onur Dinçer
    O primeiro grande surto de jogadores lusos a rumar, de forma mais mediática, ao futebol turco, aconteceu entre 2010 e 2011, altura em que o Besiktas adquiriu nomes como Hugo Almeida, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma ou Manuel Fernandes.

    Um conjunto que não correspondeu em títulos (apenas ganhou uma Taça), e que, segundo o nosso entrevistado, foram várias vezes associados a indisciplina pelas saídas noturnas. Uma imagem que, ao que parece, ainda perdura.

    Quaresma foi, desses, o mais mediático. Os adeptos não o esqueceram e, nos tempos do FC porto, pediam com insistência o seu regresso. Um regresso que aconteceu, mas que, até agora, não tem correspondido ao que se esperava.

    «Quaresma já não é o jogador de outros tempos. Já não mexe com os adeptos como antes. Parece que está a fazer a sua última época este ano», contou-nos Onur, que depois passou para a análise de outros lusos na Turquia. A começar por Nani... uma espécie de Quaresma.

    Primeira grande fornada lusa foi em 2011 ©Catarina Morais
    «É o jogador com maior proveito de entre os novos rostos aqui na Turquia. Marca e assiste. Mas os adeptos têm medo que ele se torne num novo Quaresma, que é alguém conhecido aqui como um jogador instável, capaz de fazer um grande jogo e de andar três jogos desaparecido. Há esse medo com Nani, apesar de gostarem dele».

    Bruno Alves «agrada» pela forma «dura e aguerrida» com que se costuma apresentar em campo, ainda que, por vezes, seja «algo lento». Meireles é o que maior «simpatia» reúne, pelo seu estilo extravagante, perdendo apenas pela sua «debilidade física», pois «está algumas vezes lesionado».

    Além destes, existem outras duas caras que, não sendo portuguesas, derivam do nosso futebol, ambos por empréstimo do FC Porto: «Abdoulaye Ba ainda ninguém percebeu que tipo de jogador é, pois lesionou-se logo. O Fabiano não dá confiança aos adeptos, que preferem o Demirel como primeira escolha».

    Turquia procura voltar a encontrar-se

    Tempos de Rustu, Bulent, Basturk ou Sukur já lá vão... ©Getty / Martin Rose
    Se os lusos em solo turco não criam a melhor impressão, o futebol daquele país também não está no seu melhor momento.

    ​«O futebol turco não atravessa o seu melhor período, que foi no início do milénio, com a conquista da Taça UEFA pelo Galatasaray (2000) e pela ida às meias-finais do Mundial 2002. Estamos distantes disso neste momento. Os nossos jogadores mais conhecidos são Arda Turan e Çalhanoglu. Sempre produzimos jogadores que se destacam tecnicamente, mas aos quais falta o lado tático do jogo. O futebol alemão está no topo, nesta altura, e isso é um bom sinal para nós, pois existem vários milhões de turcos a viver em solo germânico. Isso é bom, desde que não façam como o Özil ou o Gündogan, que escolheram jogar pela Alemanha. Mas, no que diz respeito às receitas televisivas, aos estádios (muitos estão agora a ser inaugurados), a infra-estruturas, o nosso futebol está a evoluir», explicou-nos Onur.

    Portugal
    Ricardo Quaresma
    NomeRicardo Andrade Quaresma Bernardo
    Nascimento/Idade1983-09-26(40 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (Extremo Direito)

    Fotografias(100)

    Liga BWIN: Vitória SC x Gil Vicente

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VP
    2015-10-08 12h25m por vmjs
    " I speak the Tru!"
    força porto
    2015-10-08 10h38m por petitor
    Vitor Pereira e excelente a nível táctico, leitura de jogo etc, mas a nível de motivação discurso nunca foi forte, ganhou com o Porto e nunca foi unânime entre os adeptos. Penso que deveria de ter continuado com Andre Vilas Boas, os 2 faziam uma grande dupla um como lider e motivador e outro a ler o jogo e a treinar. Pode ser que um dia voltem a formar novamente a dupla no porto, mas para ja estamos bem com o mister Lopetegui
    EX
    Vp
    2015-10-08 08h51m por Exterminador_Divinal
    a sua grande lacuna sempre foi a motivaçao dos jogadores porque do plano tecnico e tatico e bastante bom como referiste e bem a sua falta de motivaçao leva a que a mensagem passada aos jogadores nao seja a melhor
    Vp
    2015-10-08 00h00m por gagg via mobile
    Se ele em portugues ja aparentava ter dificuldades em mexer c os jogadores e em transmitir ideias, imaginem c um tradutor . . . Pfff
    Vitor Pereira
    2015-10-07 23h02m por PalancaFCP via mobile
    Começa a cair o mito que VP faria mais que Lopetegui com o plantel do Porto deste ano e do ano passado.
    O Bitor
    2015-10-07 22h04m por JHendrix
    Em teoria até pode ser muito bom, mas na prática tem algumas dificuldades em transmitir as suas ideias aos jogadores. É certo que treinar na Turquia não é o mesmo que treinar em Portugal, mas continua a ser um treinador que não reúne grande simpatia da parte dos adeptos.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 23:50