placardpt
    Escreveu artigo de opinião

    Bruno de Carvalho quer novas tecnologias no futebol

    2015/08/29 17:11

    Bruno de Carvalho continua fiel à sua ideia da introdução das novas tecnologias no futebol. O presidente do Sporting escreveu um artigo de opinião que foi publicado no site oficial dos leões.

    Entende o dirigente que «o que fascina os amantes do futebol é a jogada, a finta, o drible, a defesa milagrosa, a decisão tática arrojada, o empenhamento defensivo, o golo, a substituição que vira um resultado, o jovem talento que desponta, o veterano que empresta a sua experiência a uma equipa, os festejos, a ânsia pela hora do jogo».

    O dirigente sublinha que «com as novas tecnologias literalmente na palma da mão, os espectadores já não precisam de esperar para verem na televisão ou lerem nos jornais do dia seguinte uma sentença sobre as decisões de quem dirige uma partida de futebol. São os próprios árbitros, enquanto intérpretes, também eles, do espectáculo, os primeiros beneficiados com a introdução de meios técnicos que ajudem na sua tarefa de assegurarem o estrito cumprimento das leis do jogo durante a partida».

    Com as novas tecnologias ao serviço do futebol, Bruno de Carvalho considera que «eliminam-se as dúvidas, eleva-se a verdade desportiva, sobe-se um patamar na credibilização do futebol, demonstra-se que um ‘negócio de milhões’ é transparente, melhora-se o espectáculo, devolve-se a paixão aos amantes da modalidade».

    Artigo publicado no site oficial dos leões:

    «Não há debates estéreis quando o ambiente que os recebe é fértil. Nesse sentido, os tempos que virão servirão para aferir da vitalidade do futebol português e, porque não dizer, do próprio futebol.

    Vivemos um novo milénio e de nada serve aplicar as novas realidades aos antigos e antiquados modelos. Olhar de lado para a adopção das novas tecnologias ao serviço do futebol e da verdade desportiva corresponde ao reencarnar das angústias das estrelas do cinema mudo quando chegou o sonoro.

    Hoje, o atletismo não vive sem o ‘photo finish’, o ténis não prescinde do ‘hawk eye’, o râguebi demonstra modernidade ao serviço da ‘fair-play’ com a utilização do vídeo-árbitro, a Fórmula 1 dissipa as dúvidas durante as corridas sobre perigosidade de manobras com recurso a imagens televisivas, no basebol e no futebol americano são os treinadores que podem solicitar o uso das imagens para disputar as decisões dos árbitros. Os exemplos não se esgotam nos apresentados, mas no futebol impera a “lei da vista grossa”. Episodicamente testa-se a ‘tecnologia da linha de golo’ como forma de dar um ar de modernização, mas as decisões de fundo são esquecidas e as vozes, cada vez mais numerosas, que pugnam pela verdade e pela adopção de novas tecnologias são ignoradas.

    A suspeição instala-se como se fosse a autêntica oportunidade de negócio que reside na ‘margem de erro’ que estivesse a ser defendida. E, infelizmente, muitas vezes, o que parece é.

    Golos irregularmente validados, outros que foram erradamente anulados, dúvidas em relação ao local onde uma falta foi cometida, agressões que passam impunes, bola na mão vs. mão na bola, as dúvidas que intoxicam a pureza do futebol deveriam deixar de fazer parte do seu quotidiano. Uma medida tão simples de implementar, numa época histórica em que qualquer jogo de futebol é televisionado por sete, oito, doze ou mais câmaras, será a utilização do vídeo-árbitro.

    O que encanta milhões de pessoas em todo o Mundo não é, ao contrário do que as mentes mais antiquadas julgam, a discussão sobre a decisão do árbitro, o veredicto sobre ‘benefícios e roubos’, a polémica. Tudo questões que serão retiradas do léxico da modalidade com a adopção do vídeo-árbitro.

    O que fascina os amantes do futebol é a jogada, a finta, o drible, a defesa milagrosa, a decisão táctica arrojada, o empenhamento defensivo, o golo, a substituição que vira um resultado, o jovem talento que desponta, o veterano que empresta a sua experiência a uma equipa, os festejos, a ânsia pela hora do jogo. Isto é o futebol! Isto é o desporto! Um espectáculo que pode ser ensombrado por uma lesão, por um falhanço individual de um jogador, pela má prestação de uma equipa, por um resultado que não se deseja, por um ‘penalty’ falhado, por uma conquista que fica por alcançar. Mas nunca deveria ser uma má decisão a arruinar todo um espectáculo. Quem vai ao futebol, quem assiste na televisão ou ouve na rádio, quem compra os jornais e revistas da especialidade, quem no fundo alimenta com a sua paixão e os seus recursos financeiros esta indústria espera mais. Exige mais. Em qualquer estádio do Mundo os espectadores têm, na hora, a informação sobre o que estão a presenciar. Em cada estádio do Mundo milhares de autênticos vídeo-árbitros pagam o seu ingresso mas não têm o poder de interferir nas decisões erradas, corrigindo-as. É o falhanço de um sistema arcaico presenciado em directo e ao vivo por todos os que seguem os jogos de futebol. Com as novas tecnologias literalmente na palma da mão, os espectadores já não precisam de esperar para verem na televisão ou lerem nos jornais do dia seguinte uma sentença sobre as decisões de quem dirige uma partida de futebol. São os próprios árbitros, enquanto intérpretes, também eles, do espectáculo, os primeiros beneficiados com a introdução de meios técnicos que ajudem na sua tarefa de assegurarem o estrito cumprimento das leis do jogo durante a partida.

    Eliminam-se as dúvidas, eleva-se a verdade desportiva, sobe-se um patamar na credibilização do futebol, demonstra-se que um ‘negócio de milhões’ é transparente, melhora-se o espectáculo, devolve-se a paixão aos amantes da modalidade que concentrarão naquilo que verdadeiramente os leva aos estádios, à essência do desporto-rei. O vídeo-árbitro é mais do que uma EXIGÊNCIA da modernidade levada ao futebol: é a moralização a mostrar que o espectáculo é muito mais do que um mero negócio.

    Uma moralização que introduz também um sentido de compromisso entre quem gere os destinos do futebol e os clubes que dão corpo à modalidade. É que soa a vácuo, já para não dizer a hipocrisia, exigir, verificar e controlar rigorosamente o cumprimento das normas do ‘fair-play’ financeiro (que não contesto) e, ao mesmo tempo, não se ser o agente principal a zelar pelo ‘fair-play’ desportivo. Não se pode, com honestidade, ser o braço direito de uma justiça que exige rigor nas contas ao mesmo tempo que se é a mão esquerda que acarinha um modo de funcionamento, repito, arcaico que não procura impedir os erros grosseiros que, no caso do Sporting Clube de Portugal, nos espoliaram em quase 17 milhões de euros (não contando com as receitas dos jogos da Champions, direitos televisivos e prémios que poderiam ter sido ganhos)!

    Com virão a ser relembrados no futuro aqueles que hoje procuram resistir à mudança que, inevitavelmente, o tempo imporá? Quem senão os clubes e os adeptos, que são os maiores investidores, pagará por este atraso? E de que adianta atrasar a marcha do tempo quando se percebe perfeitamente que as mudanças chegarão?

    Termino quase como comecei: não há debates estéreis, assim exista a virilidade de os sugerir e sustentar.»

    Portugal
    Bruno de Carvalho
    NomeBruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho
    Nascimento/Idade1972-02-08(52 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoPresidente

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pois é
    2015-08-30 09h34m por amexia
    O campeão da pré-epoca volta ao ataque.
    WE
    BDC
    2015-08-29 23h00m por Weezard
    Acho que este gajo 99% do tempo só diz barbaridades. Este foi o 1%.
    Quem não deve, não teme, por isso, se o único interesse dos árbitros, clubes e instituições é que as arbitragens sirvam de facto para aplicar as regras do futebol, não percebo porque é que há quem se oponha ao uso da tecnologia.
    jfloid
    2015-08-29 20h24m por rafapaz70
    Eu não tenho palas nem faço visto grossa, Eu sei que há adeptos do SLB que fazem o mesmo, Mas a tal tarja a desejar sorte ao Monaco foi menos grave do que o SLB jogar contra o LAZIO no Bessa porque o Estádio da Luz estava em obras e a claque do FCP foi receber os jogadores adversários ao Aeroporto como se fosse a sua própria equipa. Eu festejei como Português a taça dos campeões do FCP em 87 depois deixei de ser ingénuo quando vi adeptos do SCP e FCP festejarem as derrotas do SLB nas taça dos campeões em 88 e 89.
    SC
    Se isto fosse um texto de alguem desconh
    2015-08-29 18h58m por scp-_-1906
    Todos concordavam, faltam novas tecnologias ao futebol bla bla bla

    Como e um que a malta nao gosta, toca a criticar. Se a seguir vier outro qualquer dizer o mesmo já leva o apoio dos mesmos. . .

    Note-se do sorteio dos árbitros, aconteceu isso. .
    rafapaz70
    2015-08-29 18h31m por jfloid
    Sofres da tal "vista grossa" que o Bruno de Carvalho mencionou. A "alegria" dos adeptos do Porto pela derrota do Benfica ante o Sevilha, vem do tempo em que o teu clube ergue uma tarja a desejar boa sorte ao Mónaco antes deste defrontar o Porto na final da Liga dos Campeões em 2004. Vocês têm a mania que são o pináculo do futebol Português e que são mais assertivos e melhores que os outros quando na verdade são iguais (ou piores) aos tais clubes rivais que tu mencionas. É o que dá ver a bola com palas. . . só se vê o que se quer.
    Pois
    2015-08-29 18h16m por rafapaz70
    quando o SLB perdeu a liga Europa contra o Sevilha, nos jornais falaram da maldição de Guttman e os adeptos rivais fizeram 1 festa, Mas até em Espanha viram que foi 1 roubo histórico mas como o SLB é sempre levado ao colo foi 1 maldição. Antes deste roubo aconteceram outros, como contra o Chelsea mas não vi nenhum rival indignado até foi motivo para festejarem. O futebol Português não tem nenhuma força na Europa por isso em fases decisivas são sempre roubados. e a único clube que recentemente tem sido beneficiado é o FCP.
    DE
    cigano
    2015-08-29 18h15m por despeja-pipas via mobile
    Prefiro coca a colher meloes todos os anos. . . Coca da milhões meloes da tostoes. . . Saudaçoes
    EX
    BDC
    2015-08-29 17h54m por Exterminador_Divinal
    nao basta querer basta a uefa nao querer mais batota mas acho dificil e o que alimenta a uefa portanto
    19
    Eu também
    2015-08-29 17h53m por 19slb04
    que assim finalmente via que o Sporting não é prejudicado (como em Moscovo).
    DI
    Bdc
    2015-08-29 17h48m por Diogo_8SCP
    Os rivais gozam mas só quando calha aos outros. Espero que nâo, mas não venham chorar quando perderem por más decisões. Bem me lembro a final da liga europa. . . .
    Preferem criticar uma coisa que seria melhor para TODOS.
    despeja-pipas
    2015-08-29 17h48m por King_lion
    Também vai tocar no estádio da rusga mais tarde ou mais cedo.
    despeja-pipas
    2015-08-29 17h39m por King_lion
    Conheço. Tocou no Domingo à noite, em Aveiro.
    antis
    2015-08-29 17h26m por King_lion
    Só disparates. Só vos vejo a dizer mal sem sequer se preocupam em analisar aquilo que ele diz só para não terem que dar razão a este grande homem, que faz mais pelo futebol que os vossos clubes todos juntos!
    que tal um ship para presidentes
    2015-08-29 17h23m por alvadio
    Instalava-se um ship nos presidentes e sempre que o sr presidente criticasse o arbitro, ofendesse o arbitro ou familiares ou outros intervenientes no jogo
    aparecia no ecrã gigante do estádio a cara do presidente com a pontuação cada asneira 5 pontos negativos se no fim do jogo o valor ultrapassar 25 ponto o clube é punido com 5000 euros
    compra uma playstation
    2015-08-29 17h18m por alvadio
    assim já podes jogar sem arbitragem e podes decidir como gostares mais e senão conseguires vencer sempre há uma janela para atirar a playstation fora e comprar outra que seja programada de forma a colocar o sporting sempre a ganhar
    Tópicos Relacionados

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ST
    stoino 24-04-2024, 17:56
    naosabesonde 24-04-2024, 17:51
    naosabesonde 24-04-2024, 17:50
    johnspencer 24-04-2024, 17:48
    naosabesonde 24-04-2024, 17:47
    johnspencer 24-04-2024, 17:46
    Vic-54 24-04-2024, 17:46
    johnspencer 24-04-2024, 17:44
    mikev 24-04-2024, 17:33
    Vic-54 24-04-2024, 17:27
    A_Drifter 24-04-2024, 17:25
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:18
    Blueonblue 24-04-2024, 17:11
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:10
    Blueonblue 24-04-2024, 17:08
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:08