placardpt
    Especial Formação: Diogo Viana

    Deixar a família para perseguir o sonho

    2015/08/04 07:00
    E2

    A vontade de ser jogador de futebol e ganhar um lugar de destaque nesse meio é um objetivo comum a muitos jovens. No entanto, nem todos conseguem e, acima de tudo, a maior parte não tem noção dos sacrifícios pelos quais pode ter que passar para conseguir chegar ao tão sonhado fim. O zerozero.pt pôs-se em campo e dá-lhe a conhecer a história de um futebolista que começou a carreira quando era ainda uma criança e, hoje, tem já um percurso internacional.

    ©Rogério Ferreira
    Nascido no Algarve, aos dez anos de idade já Diogo Viana (atualmente no Litex Lovech) jogava no Esperança de Lagos e era observado por águias e leões. «Sei que o Sporting foi ver um jogo em que marquei três golos e, na hora, falaram logo com os meus pais para ver se era possível ir para lá, neste caso nos infantis», recorda. Naquele tempo, os mais novos não podiam, ainda, permanecer na Academia leonina, o que fazia com que o jogador tivesse que trabalhar no emblema da sua terra natal. «Treinava no meu clube e ia só aos fins de semana, com mais três ou quatro colegas que também eram do Algarve, para jogar pelo Sporting. No ano seguinte é que entrei na Academia, onde depois estive sete anos», explica Diogo.

    Tudo começou ainda em tenra idade com a paixão pelo desporto-rei. «Sempre gostei muito de futebol e decidi que poderia dar alguma coisa, ser profissional de futebol, nomeadamente quando fui para o Sporting», conta o futebolista.

    Diogo Viana
    Portugal [S21]
    Euro U21 2013 (Qual.)
    4 Jogos   52 Minutos
    0   0   0   02x

    ver mais »
    Quando uma criança tem o gosto pelo futebol e quer realmente segui-lo como profissão, o apoio da família é um ponto-chave para o sucesso: «Nunca se opuseram e muito menos pensaram sequer em não me deixar ir». Ainda assim, nem tudo é fácil. «Claro que ficaram tristes por se separar de mim [só se viam aos fins de semana], principalmente a minha mãe, mas nunca me 'cortaram as pernas' porque sabiam que era uma coisa que queria muito e que era um sonho que eu ambicionava», defende o avançado.

    Uma nova realidade

    ©Fernando Curado Matos
    Com a mudança para Lisboa, Diogo Viana, teve que deixar para trás a família e os amigos e adaptar-se a uma nova realidade, quer pessoal quer profissional. A integração na Academia foi «um processo complicado» e no qual houve «bastante» choro à mistura. «Mas passado dois meses tudo passou, estava com mais 50 colegas, começámos todos a dar-nos muito bem», diz o jogador, acrescentando: «Tinha saudades dos meus pais, mas não era aquela saudade que me impedia de ser feliz nem de jogar à bola, que era o que eu mais queria». Os anos que passou em Alcochete trouxeram ainda outro 'bónus' ao extremo, que aí conheceu André Martins. «Vivemos juntos os dois durante sete anos na Academia, apoiávamo-nos muito um no outro, somos os melhores amigos», afirma.

    De facto, a distância de casa é o que mais custa à maioria dos jovens futebolistas que têm que deixar o lar para lutar pelo seu sonho. Na Academia, «davam-me todas as condições para crescer e para trabalhar bem, não me faltava absolutamente nada. Tinha comida, roupa lavada, jogava futebol, que era o que eu mais queria, e tinha lá os meus melhores amigos. Tinha ali tudo, a família estar longe era o mais difícil», relembra Diogo.

    Com 'a casa às costas'

    Nem tudo é 'um mar de rosas' e, a par da família, há outros sacrifícios que as jovens promessas têm que fazer: «Deixei os meus amigos todos para trás, deixei a minha infância e os meus pais. Se tive que abdicar de alguma coisa, foi isso, mas o não vejo como abdicar de algo porque sempre quis jogar à bola e ser profissional de futebol e, então, fiz tudo isso por gosto», reitera o jogador.

    ©Alberto Fernandes
    Quando começou a dar nas vistas, Diogo Viana mudou-se para o Norte, numa troca envolvida na transferência de Hélder Postiga. «A transição do Sporting para o FC Porto foi feita com muita tranquilidade porque já tinha 17 anos, era praticamente um homem. Tinha muitos amigos também no FC Porto, que me ajudaram na integração muito facilmente, e transferi-me de um clube grande para outro grande», relata o avançado. Para além dos pormenores espaciais que podem distinguir a forma como os dois clubes fazem a formação dos jovens (os leões concentram tudo num mesmo espaço, enquanto os dragões têm o alojamento no Porto e o centro de treinos no Olival), há outros aspetos que se destacam. «A única diferença que eu sentia é que o Sporting forma jogadores para chegarem à equipa principal, para tentar rentabilizar o clube e o próprio jogador. O FC Porto tem uma cultura ganhadora, uma cultura em que, seja em que escalão for, entra para ganhar. Foi essa a grande diferença da cultura que eu senti», ressalva Diogo.

    Viver longe de casa desde os dez anos de idade permitiu ao português uma adaptação mais fácil quando o FC Porto o emprestou ao VVV-Venlo, da Holanda: «Já estava habituado porque toda a minha vida vivi praticamente sozinho e longe dos meus pais», diz.

    Em busca de um futuro

    Quando se persegue o sonho de ser futebolista há vários fatores a ter em consideração, entre os quais o elevado «espírito de sacrifício». É preciso «ter força interior para conseguir lidar com as adversidades, porque o futebol não é só ter qualidade, ter técnica, no futebol tem que ter-se muita sorte», avisa Diogo Viana. «Eu creio que sou forte mentalmente e psicologicamente porque separei-me dos meus pais com dez anos, tive que crescer muito mais rápido do que os meus colegas, que uma criança normal de dez anos. Acho que, no futebol, para vencer, ser feliz e ter sorte é preciso um grande espírito de sacrifício», conclui o avançado português.

    ©Hélder Sousa
    Às crianças e jovens que agora começam a aventurar-se no mundo do futebol, Diogo Viana deixa algumas dicas: «O conselho que dou é que com o trabalho e com o esforço de cada jogador e, principalmente, com a crença de nunca desistir, podem alcançar o futebol profissional.» Para o atleta, o segredo está em «trabalhar sempre no máximo, independentemente de jogar ou não jogar, dar sempre o máximo. Porque, se perguntarem à maior parte dos jogadores de futebol, há muitos que com dez, 12, 13 anos têm mais qualidade, mas quando chegam à idade de seniores com 17, 18 anos, já não se nota tanto a diferença» e, aí, há a possibilidade de passar «a ter mais qualidade que o rapaz que, há três anos atrás, tapava o lugar».

    Com um percurso pautado pela distância da família desde muito novo, Diogo Viana, hoje na Bulgária, aponta a chave para vingar neste mundo: «Nunca desistir».

    Portugal
    Diogo Viana
    NomeDiogo Filipe Guerreiro Viana
    Nascimento/Idade1990-02-22(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

    Fotografias(97)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JO
    Zerozero
    2015-08-04 11h08m por jorgegomez via mobile
    Bela reportagem, parabéns
    Joguei contra o Diogo Viana algumas vezes, ele pelo Sporting e eu pelo Guimarães, e já com 15/16 anos ele era muito bom jogador
    TR
    ZZ
    2015-08-04 10h25m por treinadordebancada1
    grande reportagem
    Tópicos Relacionados

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AngelEyes 24-04-2024, 18:08
    ST
    stoino 24-04-2024, 17:56
    naosabesonde 24-04-2024, 17:51
    naosabesonde 24-04-2024, 17:50
    johnspencer 24-04-2024, 17:48
    naosabesonde 24-04-2024, 17:47
    johnspencer 24-04-2024, 17:46
    Vic-54 24-04-2024, 17:46
    johnspencer 24-04-2024, 17:44
    mikev 24-04-2024, 17:33
    Vic-54 24-04-2024, 17:27
    A_Drifter 24-04-2024, 17:25
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:18
    Blueonblue 24-04-2024, 17:11
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:10
    Blueonblue 24-04-2024, 17:08