placardpt
    Extensa entrevista do lider dos dragões a «O Jogo»

    Pinto da Costa: «Mourinho quis atingir Casillas mas o tiro saiu ao lado»

    2015/07/28 10:27

    No dia de eleições na Liga de Clubes, Pinto da Costa espera ver Pedro Proença assumir a presidência, de modo a que se possa aumentar o prestígio do organismo e também do futebol português. Sobre Luís Duque, o presidente do FC Porto diz que ficou surpreendido com a recandidatura e revela que não foi ele quem arranjou os patrocínios para a primeira liga e para a Taça da Liga.

    Numa extensa entrevista ao jornal O Jogo, Pinto da Costa comenta também o chumbo da proposta que visava o regresso do sorteio dos árbitros. O líder dos dragões admite que não é totalmente contra as nomeações, mas que não as vê com bons olhos por serem feitas pelo atual presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira.

    Sobre Casillas, Pinto da Costa diz que ele ganha o mesmo que Fabiano e Andrés Fernández juntos, mas que sem dúvida o prefere ter a ele na baliza do FC Porto do que os outros dois no plantel. Além disso, considera que as recentes declarações de Mourinho foram para atingir o ex-guardião do Real Madrid, mas que não tiveram qualquer efeito. E em relação a Maxi Pereira, diz-se um admirador do carácter do internacional uruguaio, especialmente por ter mantido a palavra de ir jogar para o Dragão, apesar de outras propostas que recebeu.

    Quanto aos outros reforços, o presidente azul e branco diz que pagaram ao FC Porto por Imbula sem este ter chegado ao Dragão, que Óliver Torres gostaria de regressar aos azuis e brancos e que rejeitou uma proposta de 30 milhões de euros por Alex Sandro, lateral-esquerdo que vai renovar contrato antes do início do campeonato. Sobre Lucas Lima, apesar de já não ser uma prioridade, é um jogador que Pinto da Costa admite interessar a Lopetegui.

    [Luís Duque era para um período de transição] «Eu estive sempre com Luís Duque naquilo para o qual ele foi convidado. A Liga estava num estado caótico depois da reeleição de Mário Figueiredo, após a qual, e convém não esquecer, o presidente do Benfica fez um apelo a todos os clubes para se unirem em torno de Mário Figueiredo. Nós não concordámos e partimos para um grupo de trabalho para tentar viabilizar e credibilizar a Liga, a que depois se juntou o Benfica, nomeadamente do Dr. Domingos Soares Oliveira. Quando estava tudo encaminhado, foi sugerido que precisávamos de um nome do futebol para seis meses, para aprovar os estatutos e fazer uma auditoria forense à gestão de Mário Figueiredo. O presidente do Benfica sugeriu o nome de Luís Duque, fez um telefonema, ele aceitou e eu estive de acordo. Mas o acordo era apenas para seis meses e ele até disse que não se podia comprometer mais tempo.»

    [Surpreendido com recandidatura] «Surpreendidíssimo. Na véspera tinha dito que não concordaria sem falar com o FC Porto  até hoje nunca mais ouvi a voz dele. E o meu telefone está sempre ligado. Ele teve papel moderador dos grupos que já trabalhavam em vários dossiês. Depois apareceu como salvador da Liga, quando esta já estava no caminho certo. Foi conseguido o patrocínio da NOS pelo sr. Joaquim Oliveira e com os CTT a mesma coisa. Luís Duque limitou-se a assinar. Até lhe fica mal aproveitar-se disso porque teria conseguido com ele ou outro qualquer. Foi conseguido pelo grupo de trabalho e porque Joaquim Oliveira teve um papel decisivo. Parece-me também inconcebível querer defender-se um indivíduo que ostensivamente é uma afronta ao Sporting, porque é um ex-dirigente e até de sócio foi expulso. Mas atenção, nós não temos relações oficiais nem com o Sporting nem com o Benfica.»

    [Considerações sobre Pedro Proença] «A minha grande esperança na vitória do Pedro Proença não é organizar nem arranjar dinheiro para a Liga. Até com um que nem sabia o que se passava nós arranjámos. O que precisamos é de alguém com assento na Federação, com prestígio e que esteja lá. O Pedro Proença tem o perfil certo para o futebol profissional e uma visão de negócio também para o futebol profissional, que não é o negócio do futebol amador que pertence à Federação. Pode ocupar qualquer lugar no futebol. É um homem do futebol, inatacável em termos de seriedade, não está hipotecado a nada nem a ninguém. A presidência da Federação não pode ser um objeto pessoal de poder nem um alvo. Mas tem de ser um homem do futebol. E o atual presidente é um homem do basquetebol, em que foi jogador, dirigente e presidente da Liga de basquetebol. Só aos cinquenta e tal é que apareceu no futebol. E precisamos é de espírito de missão e não de quem procura um lugar na UEFA, na FIFA ou no Vaticano.»

    [Contra nomeações...de Vítor Pereira] «Se me disserem que as coisas são direitas e bem feitas, é óbvio que também não queremos sorteio. O treinador do Benfica diz que também não sorteia jogadores, mas, se tiver os resultados de Vítor Pereira, não volta a sortear nada, vai é para a rua. O Sr. Vítor Pereira faz coisas inexplicáveis. O António Salvador até sugeriu Marco Ferreira para a final da Taça, porque todos reconheciam ser um dos melhores. E Vítor Pereira aceitou e nomeou. Uma semana depois, desce de divisão e não se passa nada. E ele vai continuar a nomear? As pessoas não têm noção de que isto expõe ao ridículo o futebol português?»

    [Tiros ao lado de Mourinho sobre Casillas] «Ele, que já foi considerado várias vezes o melhor do mundo, tem o melhor currículo, e com 34 anos pode jogar mais três ou quatro anos em grande nível, como aliás o Helton prova; ganha tanto como o Fabiano e o Andrés Fernández juntos. E eu pergunto o que qualquer clube do mundo preferirá: ter o Fabiano e o Andrés Fernández ou ter o Casillas? Eu entendi que era melhor ter o Casillas. Mourinho quis atingir Casillas, mas o tiro saiu errado, porque o FC Porto não paga nem um terço do ordenado. É o Real Madrid que paga.»

    [Contratação de Maxi Pereira] «Eu aproveitei...Nunca pensei que o Benfica não renovasse com ele. Falaram-nos dele depois do campeonato terminar. E eu pensei que eram empresários a valorizá-lo, como acontece muitas vezes. O Antero Henrique falou com o empresário, e eu disse que era conversa e queriam era sacar mais algum ao Benfica. Mas, na semana da final da Taça da Liga disseram-nos que o Benfica nunca tinha falado de renovação ao Maxi e achei muito estranho. Depois, parece que lhe falaram na véspera da tal final, mas o empresário insistia que o jogador estava disponível e o FC Porto era a preferência. Então, mandei avançar. O Maxi disse logo que sim. Posteriormente, teve outras propostas, que só aumentaram a minha consideração por ele, pois manteve a palavra que deu ao FC Porto. Não era um objetivo de há três meses...»

    «Sempre deu a ideia de grande carácter e disponibilidade. Foi muito bem recebido e, hoje, já é dos mais populares do grupo. Quando disse que vinha, sem termos nada assinado, não soube logo se devia acreditar. [Quando ele disse que vinha?] Na semana da Taça da Liga. Depois de termos perdido o Danilo para o Real, só com uma grande contratação, como o Maxi, poderíamos resolver.»

    [Óliver oferecido no negócio de Jackson] «O Atlético de Madrid ofereceu-me o Óliver no negócio do Jackson, emprestado por dois anos, mas, depois, voltou atrás dizendo que o treinador não o dispensava. O treinador quer o Óliver lá, por isso, não pensamos nisso.»

    [Já tentaram pagar por Imbula] «O que nos levou a fazer o contrato com Imbula foi o valor do jogador, a importância que o treinador lhe dava. E decisivo foi, sem termos o acordo fechado, que alguém até nos pagasse para desistirmos do jogador.»

    [Interesse em Lucas Lima] «Esse sim, estivemos interessados. E até foi considerado indispensável, até termos Danilo e Imbula. Era uma necessidade primária. Neste momento já não é, mas gostaríamos de o ter.»

    [Rafa interessou mas não pelo valor pedido] «Tivemos interesse efetivo no Rafa. Mas há que ser realista. Quando o SC Braga pediu dez milhões de euros por 50 por cento do passe do Rafa está a colocá-lo ao nível do Imbula e a um nível superior a de todos os outros, pois está a valorizá-lo em 20 milhões. Eu considero que ele tem futuro e sou apreciador das suas qualidades, mas repare que nos sub-21 nem foi titular. Se vale 20 milhões, se calhar o Gonçalo Paciência ou o Ricardo Pereira valem 25 milhões. E o Ivo Rodrigues valeria 20. Esses é que resolveram jogos. Valorizar um não titular em 20 milhões, não. Não vamos entrar em loucuras. (…) Comprar um suplente dos sub-21 por 20 milhões de euros não era disparate, era burrice.»

    [Recusada oferta de 30 milhões por Alex Sandro] «(…) Tivemos uma proposta de 30 milhões de euros do Atlético de Madrid pelo Alex Sandro. Mas a cláusula é de 50 milhões e, por isso, não saiu. (…) Tem contrato e sabe que o FC Porto conta com ele. Eu deixo todos ir para Madrid, se todos os de Madrid que querem vir para o FC Porto também puderem vir. O Óliver queria vir, fala com o treinador quase todos os dias, não deixaram e ele não tem de ficar melindrado.»

    [A torcer pelo sucesso de Quaresma] «Sou admirador de todos os jogadores do FC Porto quando dão tudo o que podem e sabem pelo clube. O Quaresma teve momentos de génio no FC Porto, mas não conseguiu aquela regularidade permanente que se exige a um jogador. Ninguém mandou embora o Quaresma. Ninguém. Ele mostrou vontade de ir para o Besiktas, chegámos a um acordo. Quando autorizámos, fizemos regressar ao Varela, que nem estava previsto, mas que o treinador já o ano passado queria. Tenho a certeza de que Quaresma leva boas recordações do FC Porto e o FC Porto fica com boas recordações do Quaresma. Não tenho dúvidas de que ele quer que o FC Porto continue a ganhar e ele não tem dúvidas que eu e todos nós queremos que ele triunfe, esteja onde estiver.»

    [Movimentações de mercado] «Quando o FC Porto contratou Jankauskas, o presidente do Benfica disse não estar preocupado com isso, mas em ganhar lugares na Liga. Isso está escrito. Agora vejo o FC Porto e o Sporting a contratarem jogadores e o Benfica preocupado em manter as nomeações dos árbitros feitas pelo sr. Vítor Pereira. Se isso quer dizer alguma coisa...»

    [Recandidatura] «Ainda não pensei nisso. Há tanta coisa para fazer ainda. Temos projetos para alargar o Museu e daqui por um mês estará concretizada a promessa de ter elevadores no estádio para as pessoas. Há tempo.» 

    Portugal
    Pinto da Costa
    NomeJorge Nuno de Lima Pinto da Costa
    Nascimento/Idade1937-12-28(86 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoPresidente SAD

    Fotografias(85)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    gr_benficacampe ao
    2015-07-29 10h30m por ricak
    Quando o fabiano veio para o porto, via-o como o futuro do Helton. . .

    A verdade é que muitas das vezes que foi chamado, nao respondeu como devia.
    Especialmente na ultima epoca - e nem me refiro ao jogo do bayern, acho que ele falhou demasiado em muitos momentos importantes e decisivos. . .
    Se fosse o helton na baliza, n sei se o porto ganhava ao bayern ou se levava 6 na mesma ou se levava mais ou menos. . . . mas no geral, Helton é MUITO superior ao fabian...ler comentário completo »
    TR
    noname [. . . ] s
    2015-07-28 18h10m por treinadordebancada1
    Muita gente já se esqueceu das afirmações de BdC nos primeiros tempos da sua presidência em que LFV lhe propôs a alternância de campeonatos entre os 2 clubes de lisboa.
    Daqui a umas semanas toda a gente se esqueceu do gravíssimo caso Marco Ferreira
    O ataque á democracia em que a FPF vermelha chumbou o sorteio que a maioria aprovou

    Enfim. . .
    TR
    Destaco
    2015-07-28 18h06m por treinadordebancada1
    o parágrafo: movimentações de mercado". Diz tudo sobre como está o futebol portugues e se nada mudar, como se manterá nas próximas épocas

    O resto da entrevista é o que PdC nos habituou ao longo dos anos, em geral a desmarcar-se dos rumores de mercado, a explicar melhor alguns negócios e a defender os elementos da equipa, neste caso as 3 contratações sonantes desta época.
    E claro, o ataque, o habitual ao benfica e ao vitor pereira e as "diretas" indiretas ao atlético...ler comentário completo »
    Ora ai está
    2015-07-28 17h22m por nonamegays
    "Parece-me também inconcebível querer defender-se um indivíduo que ostensivamente é uma afronta ao Sporting, porque é um ex-dirigente e até de sócio foi expulso. "

    Até PdC percebe que isto é uma afronta ao Sporting, com esta declaração, e com certeza é uma ameaça para a liga.
    A liga nunca devia permitir que um dirigente com problemas com um clube fosse eleito presidente, nunca, mas é a vergonha de pais que temos. Só um clube é que parece que está a fazer força para o...ler comentário completo »
    neopro
    2015-07-28 16h54m por Bruvista
    Se Fizeres essa tal análise fria que tanto "propagandeias" se calhar vais ter grandes surpresas. . .

    Porque em termos de folha salarial pelo menos, para já, o Porto deve ter descido, porque saíram jogadores com salários bem altos que compensam os que entraram, tais como, Jackson Martinez, Danilo, Quaresma, Casemiro, Oliver, Izmailov, e provavelmente também sairá Adrian Lopez, isto fora a limpeza que já fez de outros jogadores com menos salários. Verdade que a contrat...ler comentário completo »
    EX
    Ultimate1000
    2015-07-28 16h15m por Exterminador_Divinal
    lol bem dito
    Neopro
    2015-07-28 15h34m por Ultimate1000
    Deixa o fm
    EL
    ricak
    2015-07-28 15h32m por El_wizard
    Concordo! Eu tb não acho Lopetegui mau treinador. Ele fez uma boa estreia como treinador, com equipa quase construída do 0. Mas na LC chegamos onde chegamos, no campeonato ficamos só com 2 perdidos e a melhor defesa. A equipa não foi tão certinha como devia ser, comparando com o Benfica.
    NE
    manipulador como sempre
    2015-07-28 15h30m por neopro
    manipulador como sempre e com meias verdades alias mentiras , e o porto paga bem do mais do que 1 terço do ordenado do casillas , basta ver as contas não confundir com a rescisãoe tampouco queria só atingir o Casillas , mas sim o que a todos é obvio a politica descontrolada nos custos das aquisições/ordenados no SCP e no Porto o que a todos nos e se fizermos uma analise fria é mais do que obvio.
    EX
    marreco
    2015-07-28 14h38m por Exterminador_Divinal
    no mais transferência além do seferovic falaram do bolanos
    EX
    Zeus
    2015-07-28 14h31m por Exterminador_Divinal
    cheira-me que o lucas lima só disse o que disse porque foi pressionado pelos dirigentes do santos toda a gente sabe que o futebol português é um bom potenciador de jogadores sul americanos
    MA
    Seferovic
    2015-07-28 14h28m por marrecooficial
    Tam como ontem avancei em primeira mão, Seferovic esta msm nas cogitações do FCP, que deve apresentar uma proposta ao Frankfurt na ordem dos 8M€.
    Para quem n acreditava nas informações avançadas por mim, hoje no progama televisivo mais futebol foi avançada essa possibilidade de seferovic, referindo msm sendo o Avançado indicado para o FCP.
    Qnt a Alex Teixeira, interessa msm ao FCP, mas tmb como referi esse processo encontra-se em Stand-By devido aos jogos da Champions. Par...ler comentário completo »
    Elephan
    2015-07-28 14h19m por Ultimate1000
    Se não disse com casillas seria por outro, mourinho se tiver jogadores com ego alto a coisa acaba por correr mal, cr7, casillas e sergio Ramos, David Luiz, Quaresma, muntari, balotelli etc etc
    É um grande líder mas para jogadores mais trabalhosos do que vedetas
    EL
    Mourinho, Casillas e trocadilhos
    2015-07-28 14h13m por ElePhan7
    Até ver, dentro de campo ainda está por provar, mas fora dele já todos percebemo que o Casillas sempre teve e continua a ter bons ''defensores'' que por ele dão o corpo às balas.

    O Mourinho não precisaria de ''um tiro'' para deixar o Casillas ''em maus lençóis'', para tal bastaria sacar uns quantos cruzamentos, ehehe. Mas a verdade é que foi por causa do Casillas que em Madrid fizeram a cama ao Mourinho.
    ZE
    lucas lima
    2015-07-28 14h08m por Zeus via mobile
    Obviamente depois do que ele disse o porto recuou na sua compra porque nao foram coisas bonitas de se ouvir, e como PdC é sempre duvidei que o porto voltasse a por em cima da mesa a compra de lucas lima mas parece que o PdC ainda está interessado nele, dêem lhe uma segunda oportunidade que o moço é craque!
    =)
    2015-07-28 13h28m por ricak
    Opinioes, sao opinioes certo?
    Nao gostei de ter o VP como treinador do Porto! tinha pena de ver o porto jogar. . . mt sem ideias, mt palido. . . . gosto de futebol mais atacante, com mais espetaculo e com mais dominio!
    Quanto a Lopetegui, eu gosto sempre de defender um pouco os mais novos (no sentido de estar a comecar a sua carreira como treinador de uma equipa). Acho que nao tem estado tao mal como dizem!
    nao acho que esteve mal no ano passado! fizemos um campeonato...ler comentário completo »
    Pinto da Costa
    2015-07-28 13h01m por PASTELDBELEM via mobile
    Esteve igual a si mesmo em mais uma entrevista feita por encomenda para mandar recados.
    (*)
    2015-07-28 12h47m por PalancaFCP via mobile
    (. . . ) "Mas 'há' maneiras. . . "
    antoniocarvalho
    2015-07-28 12h45m por PalancaFCP via mobile
    O porquê de eu o ter considerado um Otávio Machado já expliquei mais abaixo, tal como referi (para quem quiser ler!) que no Porto nem tudo "corre as mil maravilhas". Mas a maneiras e locais próprios (Assembleia Geral, por exemplo) para se discutir com propriedade essas questões e procurar esclarecimentos (pelo menos para quem é sócio).
    SI
    REN_SEA
    2015-07-28 12h33m por sirfabiopacheco
    REN_SEA a minha única refutação aos teus pontos é que na questão da construção do plantel Lopetegui tem sido o homem forte. Oliver, Tello, Adrian (apesar de ter desiludido), Casilhas só cá estão por causa do treinador. Todos eles já tinham trabalhado com Lopetegui daí este treinador ter um plantel com melhores jogadores. Considero VP um grande treinador mas também gosto de Lopetegui, o que falta é um criativo tipo Brahimi no meio campo para o seu modelo de jogo sair com mais fluidez.
    ler comentário completo »
    PalancaFCP
    2015-07-28 12h30m por antoniocarvalho
    Não percebi essa do "És tão portista quanto o Otávio Machado" dirigida ao REN_SEA, mas depreendo que tenha um sentido pejorativo. Aliás, só um verdadeiro portista preocupado com a REALIDADE do seu clube e com a continuidade é que poderia fazer uma análise tão profunda e levantar várias questões pertinentes. Que nunca serão respondidas. Mas isso é outra história. Eu partilho da mesma desconfiança em relação a algumas das questões que são levantadas, se calhar também sou tão portista quando o Otávio Machado, olha que carvalho.
    Ren_Sea
    2015-07-28 12h24m por PalancaFCP via mobile
    Não há nada a rebater, porque no teu primeiro comentário transformaste suposições em factos irrefutáveis e deixaste bem claro que quem tiver opinião contrária é "acéfalo" e outras coisas mais. Portanto, se estavas a espera de receber outras perspectivas de modo a gerar um debate, não te dirigiste da melhor forma. Nem tudo no Porto corre as mil maravilhas, mas foste longe de mais nas críticas, dá a entender que queres fazer crer que na tua vida nunca escorregaste ou tomaste más decisões. ...ler comentário completo »
    RE
    BLUEMOTION_FCP
    2015-07-28 12h13m por REN_SEA
    LFV deve continuar sem resposta. A resposta a esse Sr. será servida pelo ex-treinador já dia 8 de Agosto. O FC Porto tem outros assuntos bem mais graves com que se preocupar, insistirmos nos lugares da liga, na culpabilização dos árbitros, em sermos os maiores da pré-época, faz de todo lembrar o Benfica antes de Jesus, que recordo era sempre campeão da pré-época.
    Fé amigos portistas muita Fé
    2015-07-28 12h11m por katanga-azoriano via mobile
    2015-2016 ade ser o que Deus quiser 😊
    Ren_Sea
    2015-07-28 11h54m por PalancaFCP via mobile
    És tão portista quanto o Otávio Machado.
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa
    Dirigente

    OUTRAS NOTÍCIAS

    II Liga
    Os destaques da ronda 30
    Pela terceira época consecutiva, o zerozero faz a cobertura ao minuto de todos os jogos da Liga Portugal SABSEG. Além disso, tal como aconteceu na temporada ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 11:02
    DingyPT 26-04-2024, 10:54
    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:11
    BM
    bmsantosousa 26-04-2024, 09:54
    moumu 26-04-2024, 09:48
    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02