placardpt
    Benfica estreia Macau nas provas internacionais

    Diáspora portuguesa ajuda a fazer história em Macau

    2015/07/05 09:00
    E1

    O Benfica de Macau sagrou-se recentemente bicampeão do país e com o último título conquistado este ano ganhou o direito de entrar na história do futebol macaense. Pela primeira vez, o campeão de Macau vai ter a oportunidade de disputar uma competição internacional e cabe ao Benfica ter o privilégio de ser o primeiro representante macaense fora do país.

    A AFC Cup, a segunda competição mais importante de clubes da Ásia, é a prova na qual o Benfica de Macau terá oportunidade de se estrear nas competições internacionais. Para já, o título de campeão permite disputar a ronda de qualificação, a qual está agendada para o próximo mês de agosto. Os macaenses estão inseridos num grupo de três equipas, em que os adversários são o Sheikh Jamal (Bangladesh) e o Alga (Quirguistão), e só o primeiro classificado terá direito depois a disputar o play-off de acesso à fase de grupos.

    Benfica de Macau, com oito jogadores portugueses e um treinador luso, conquistou o campeonato pela segunda época consecutiva e vai tornar-se na primeira equipa de Macau a participar numa prova internacional ©Arquivo pessoal do jogador
    Mas o feito inédito do Benfica de Macau não é vivido apenas por macaenses. Este momento histórico, para ser real, contou com a colaboração de muitos portugueses. No total, foram oito jogadores, mais o treinador Bruno Álvares, técnico natural de Lisboa, que já passou pelas camadas jovens do Benfica e que decidiu rumar a Macau em 2013 para conhecer o sucesso. No currículo soma dois campeonatos conquistados e ainda tem a possibilidade de vencer a Taça pela terceira temporada consecutiva.

    Uma realidade feliz para a qual contribuem Rui Nibra, Filipe Duarte, Cuco, Edgar Teixeira, Marco Meireles, Niki Torrão, Luisinho e Carlos Leonel. São estes os oito jogadores de nacionalidade portuguesa que integram o plantel bicampeão do Benfica de Macau e que vivem com entusiasmo a boa carreira do clube e o momento histórico do qual estão prestes a fazer parte.

    Edgar Teixeira deixou Portugal com 21 anos, após ter representado o Fiães, Lusitânia Lourosa e AD Grijó. Em Macau há quatro anos, o médio prepara-se para ajudar o seu clube a fazer história ©Arquivo pessoal do jogador
    «Sinto-me orgulhoso porque vamos levar a nossa marca para fora de Macau, vamos receber mais atenção e será um reconhecimento importante para os jogadores, como também para o clube. Os jogadores portugueses no território de Macau estão a dar uma boa imagem da qualidade do futebol português. A nível pessoal, é um desafio especial poder jogar uma competição deste nível, principalmente depois de quatro anos a jogar em Macau. Acho que é um reconhecimento da evolução do futebol local e do nosso trabalho. Espero que possamos deixar a nossa marca vencedora na Ásia». Quem o diz é Edgar Teixeira, médio de 25 anos natural de Santa Maria da Feira, que foi o jogador mais utilizado do Benfica de Macau – atuou os 90 minutos em todos os jogos do campeonato – e que com apenas 21 anos decidiu deixar Portugal para embarcar nesta aventura.

    O sonho de ainda poder jogar nos campeonatos profissionais em Portugal continua de pé, mas, para já, é em Macau que conta ficar, apesar do futebol ser menos atrativo que o português. «Tinha 21 anos e muita ambição quando decidi vir. Consegui ser bicampeão da Liga e ainda estou a lutar para ser tricampeão da Taça. O futebol em Portugal é mais rápido e mais agressivo, enquanto Macau tem um campeonato curto e com apenas cinco equipas que se equivalem, o que tira um pouco de competitividade à Liga. Mas nestes quatro anos nota-se que aqui o futebol está a evoluir com a ajuda de mais jogadores estrangeiros de muita qualidade», contou Edgar, acrescentando que «o calor e a humidade são as principais dificuldades. Os níveis de humidade estão sempre na ordem dos 80 a 100 por cento».

    Benfica deu os parabéns pelo feito histórico

    O nome não engana. Casa do Sport Lisboa e Benfica em Macau, assim se denomina o Benfica de Macau, teria obrigatoriamente que ter alguma ligação ao Sport Lisboa e Benfica. Em comum, os dois clubes têm hoje em dia o facto de se terem sagrado bicampeões esta temporada e os portugueses fizeram questão de parabenizar a filial de Macau pelas conquistas.

    Aos 25 anos, Edgar Teixeira vai ter a oportunidade de disputar uma competição internacional. Ainda assim, o jogador não eleva as expectativas do ponto de vista coletivo ©Arquivo pessoal do jogador
    «Recebemos mensagens de apoio da parte do Sport Lisboa e Benfica e fizemos o mesmo para felicitar o bicampeonato em Portugal. Existiu até um jantar de comemoração desse título em Macau. Sabemos que existe uma relação entre o Benfica de Macau e o Benfica de Portugal», revelou Edgar, que agora está focado em acrescentar mais uma página de glória aos encarnados macaenses. Ainda assim, admite, a expectativa para a AFC Cup não pode ser muito elevada.

    «As expectativas neste momento são baixas. É uma estreia para nós e mesmo para as organizações locais. Não sabemos aquilo que nos espera acerca dos adversários, do futebol praticado, do ambiente do torneio...Será tudo uma grande novidade, mas claro que vamos dar o nosso máximo e alcançar o melhor resultado possível», terminou o médio.

    Macau
    Edgar Teixeira
    NomeEdgar Jesus Pereira Oliveira Teixeira
    Nascimento/Idade1989-12-01(34 anos)
    Nacionalidade
    Macau
    Macau
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio / Médio (Médio Direito)

    Fotografias(2)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Um pouco mais de rigor não ficava mal
    2015-07-05 13h15m por Darvokan
    Macau não é um país.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrota contra o AC Milan
    No meio da turbulência interna, um feito bonito pela equipa Sub-19 do FC Porto. Os dragões bateram o AC Milan e garantiram a segunda presença na final da Youth League. Em 2019, a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ricardocunha251 19-04-2024, 19:00
    ago 19-04-2024, 18:53
    DSantos11 19-04-2024, 18:40
    lvrs1 19-04-2024, 18:40
    ZH
    zhar 19-04-2024, 17:28
    canelax 19-04-2024, 17:26
    Estigarribia 19-04-2024, 17:04
    xithombo 19-04-2024, 16:56
    GS
    GSCGrandeamor 19-04-2024, 16:56
    GS
    GSCGrandeamor 19-04-2024, 16:55
    xithombo 19-04-2024, 16:51
    moumu 19-04-2024, 16:42
    Ispeaksempolemicas 19-04-2024, 16:40
    PT
    pt74 19-04-2024, 16:17