Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Taça da Liga
Crónica
Benfica vence Taça da Liga

Ola Jonas, o suspeito do costume

2015/05/29 21:25
ENVIADOS ESPECIAIS REPORTAGEM: Cláudia Martins; FOTOGRAFIA: Rogério Ferreira
© zerozero.pt - Rogério Ferreira

Foi o Ola John e não o Jonas quem resolveu a final da Taça da Liga, pegando num trocadilho que deu que falar protagonizado por Jorge Jesus, há uns tempos. Está conquistada a sexta Taça da Liga do Benfica. As águias fecham a época em beleza, revalidando a conquista da prova depois de vencerem o Marítimo por 2x1. Jonas e Ola John fizeram os golos da turma de Jorge Jesus, João Diogo marcou para o Marítimo.

Para os amantes de futebol, todas as finais deviam começar assim. Equipas a jogarem olhos nos olhos, a disputarem o jogo pelo jogo, cientes de que 90 minutos decidem tudo e que a margem de erro é nula.

Jonas dedicou o golo a Salvio, que falhou a final devido a lesão ©Rogério Ferreira
Num estádio pintado de vermelho e branco e com apenas uma fatia nas bancadas pintada com verde, reservada aos adeptos do Marítimo, o jogo começou equilibrado, bem jogado, mas com ligeira supremacia do Marítimo, mais em posse do que em oportunidades de golo.

A formação comandada por Ivo Vieira começou o jogo com linhas subidas e um meio-campo compacto, o que criou dificuldades aos criativos encarnados. Dava a sensação, no entanto, que Marega estava muito sozinho no ataque verderubro e o Marítimo apostava mais no contra-ataque.

Aos poucos o Benfica, embalado por um público entusiasmante, começou a tomar conta do jogo, jogando mais no meio-campo defensivo insular e aproveitando o espaço nas costas dos defesas maritimistas. O primeiro lance de perigo teve Lima como protagonista, aos 17´, mas o brasileiro, na cara de Salin, atirou ao lado. O contrário fez Jonas, o suspeito do costume, na sequência de um lance de bola parada bem trabalhado pelas águias que começa em  Pizzi e continua com o cruzamento de Jardel. O brasileiro cabeceou sozinho e certeiro, Salin pareceu surpreendido e acaba por se fazer tarde ao lance. As águias saíram em vantagem para o intervalo e com justiça.

Jogar contra dez nem sempre é mais fácil

No segundo tempo tudo pareceu tornar-se mais fácil para o Benfica. Logo ao fim de dois minutos da segunda parte Raúl Silva viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, deixando o Marítimo a jogar com dez. Ivo Vieira recuou Danilo para o eixo da defesa e optou por lançar um médio no jogo, Fransérgio, retirando Alex Soares, num sinal de quem queria disputar a partida até ao final.

Jonas marcou cinco golos nos cinco jogos realizados na Taça da Liga ©Rogério Ferreira
A ambição acabou por ser coroada pouco depois. Depois de uma perda de bola do Benfica os insulares criaram uma boa jogada de ataque, o passe de Fransérgio foi excelente e colocou João Diogo numa posição privilegiada para fazer a diagonal e finalizar com categoria. Ivo Vieira voltou a mexer e, comandando uma equipa concentrada, tirou Xavier e lançou Éber Bessa.

Jesus respondeu, lançou Talisca e Ola John em campo, abdicando de Pizzi e Sulejmani, respetivamente, mas o sistema nervoso das águias levou-as a falhar vários golos aparentemente certos. Primeiro Lima, depois Gaitán, num livre, e logo a seguir Jonas, duas vezes. Os lances sucederam-se, o Benfica mandava no jogo mas não concretizava.

Só a 15 minutos dos 90´ é que Ivo Vieira recompôs a sua defensiva, retirando Marega e fazendo entrar Igor Rossi. Danilo voltou à posição inicial e os insulares ganharam mais sustentabilidade no meio-campo.

O Benfica tentou e tentou até que acabou por marcar, depois de inúmeras tentativa falhadas. Ola John, ele que até é dos menos amados pelos benfiquistas, marcou cheio de raça, num grande pontapé, depois de um excelente trabalho de Jonas dentro da área. O suspeito do costume voltou a fazer das suas, mas foi o Ola John, não o Jonas.

U Sexta, 29 Maio 2015 - 19:45
Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra
Carlos Xistra
1-2
João Diogo 56'
Jonas 37'
Ola John 80'
Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra
Lotação29 744
Medidas105x70
Inauguração1949
FaseFinal

O Resumo


Está conquistada a sexta Taça da Liga do Benfica. As águias fecham a época em beleza, revalidando a conquista da prova depois de vencerem o Marítimo por 2x1. Jonas e Ola John fizeram os golos da turma de Jorge Jesus, João Diogo marcou para o Marítimo.
Fotografias(26)
Vencedor Taça da Liga 2014/15 SL BenficaVencedor Taça da Liga 2014/15 SL BenficaVencedor Taça da Liga 2014/15 SL BenficaVencedor Taça da Liga 2014/15 SL BenficaVencedor Taça da Liga 2014/15 SL BenficaVencedor Taça da Liga 2014/15 SL Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
BENFICA
Comentários (34)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Taça da Liga
2015-05-30 11h03m por barrinhos
Foi mais difícil do que estava à espera, o Marítimo bateu-se bem, mas a vitória foi justa. Vejo que a azia continua. . . então é a taça da liga não interessa a ninguém!!! ou será que interessa? Foi ganha contra o Marítimo o tal clube que "abre as pernas" ao Benfica. Como vimos ontem foi um abrir de pernas do caraças. . . iam era partindo as pernas aos jogadores do Benfica. Um reparo à transmissão da TVI, aquela cena de por o nome por cima dos jogadores foi uma palhaçada, nem dava para ver bem o ...ler comentário completo »
Enfim
2015-05-30 11h03m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Não sei onde o Carlos Xistra beneficiou o Benfica. Mas estas constantes achegas aos homens do apito são comuns mesmo que tenham arbitrado bem.
JA
Nivea
2015-05-30 03h01m por jatt95
Estou a ver que muitos cotovelos aqui precisam de uma massagem. Já vi que vocês nunca vão reconhecer o mérito ao Benfica pelos titulos que vai conquistando, mas já chega a ser enjoativo falarem em colinho colinho, ou vocês acham que fizeram o suficiente para ganhar o campeonato. Em relação ao jogo, foi uma vitória justissima contra um maritimo que fez um grande jogo, aliás, foi a equipa que eliminou um grande nas meias-finais da taça da liga e no campeonato, mas hoje devia acabar com 8 o...ler comentário completo »
escrito
2015-05-30 00h43m por Darth_Kenobi
Gostei muito do jogo que o Marítimo fez. Jogou como se fosse um grande, olhos nos olhos. Dificultou muito o jogo do Benfica, mereceu o golo que marcou e no final acabou por ganhar a equipa com mais talento individual (Jonas) e toda a réplica que o Marítimo deu só aumentou o sabor que que a Taça foi erguida no festejo final.

Parabéns também ao colinho dos adeptos que encheu o Estádio Cidade de Coimbra com 30 mil lugares, dos quais quase 27 mil do manto protetor dos adeptos be...ler comentário completo »
Mais um titulo
2015-05-30 00h26m por LelloMarmello
Nota: A jogar com mais um e . . .

Mais uma vez se vê que quando as coisas não correm como planeado o jesus não consegue mudar o jogo. Talisca?!? omg

Quero destacar apenas:

* Maxi Pereira - é grande!!!
* Miralem Sulejmani - Sem ritmo. . . desapontante mesmo
* Jonas - Que jogador!!! Tecnicamente é fantastico!!!
* Anderson Talisca - Não entendo mesmo. . . nem a 2º AV. quanto mais a 8
* Ola John - voltou a colocar a sol...ler comentário completo »
Vitória justa?
2015-05-30 00h18m por 8KoSTaDiNoV
inde perguntar ao presidente do Maritimo e alguns jogadores deles se acham justa a vitória e já vejam o que eles dizem sobre o arbitro

se não estou enganado foi o mesmo da época passada que apitou a final da Taça da Liga

anda a ser premiado

talvez par ao ano seja ele outra vez

anda tudo avermelhado e em festa mas já cheira mal e vai acabar mal porque as verdades descobrem-se
Jogo
2015-05-29 23h51m por Nonnenmacher
1ª parte houve mais Benfica e na 2ª o Marítimo esteve mais por cima mesmo estando com 10 jogadores, houve ali alturas que quando filmavam o Jesus via-se a irritação dele perante os erros da equipa, quem parecia com 10 era o Benfica. Mesmo assim a vitória é justa.

Gostei muito das exibições do Alex, Danilo e Marega. Não me importava de ver o Danilo no Porto, sempre seria uma opção mais barata que Casemiro, é português e tem bastante qualidade também, é pena o Porto e Marít...ler comentário completo »
Benfica
2015-05-29 23h48m por JHendrix
Vitória que peca por escassa.

O Benfica teve oportunidades suficientes para repetir os resultados que fez contra o Marítimo, para o campeonato.

Ironia das ironias, hoje que se falava na saída do Ola John, este decidiu marcar um golo que valeu um troféu. . . lol

E lá se venceu mais um caneco! Para o ano, e com tantas incertezas, logo se verá. . .
JD
nu9
2015-05-29 23h02m por JD89SLB
Incrível é aquele sarrafeiro ter durado tanto tempo. . . . fez umas quantas entradas assassinas antes de levar o primeiro amarelo
MI
marcelinoSF
2015-05-29 23h00m por miguelfragata17
Foi isso que disse indiretamente muito diretamente no meu comentário abaixo XD
e quando ums jogaram 11 contra 10. . .
2015-05-29 22h51m por marcelinoSF
""mais um jogo. . . por BLUEMOTION_FCP via mobile 2015-05-29 22h29m
Uma vergonha, estes bandidos só conseguem ganhar contra 10""

2014: FCP-SLB, o FCP jogou as 2 meias finais das taças 11 contra 10 e perdeu as 2
Benfica
2015-05-29 22h29m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Mais um troféu e o resto são cantigas.
Belo jogo, muito bem o Marítimo, que joguem assim na próxima temporada! Parabéns pelo esforço, apesar de inglório.

Benfica sentiu o golo mas soube dar a volta. Podia ter matado o jogo mais cedo, mas o que interessa é que venceu. Não saias Sulejmani nem Ola John. Siga campeão!
Jogo
2015-05-29 22h25m por golden_lynx
Deixo aqui um apelo aos users do ZZ: se alguém conhecer algum diretor, produtor, técnico de imagem, camera-man, até uma funcionária que trabalhe na TVI por favor fale com essa pessoa para ela arranjar maneira de mudar os comentadores dos jogos. Eles são terrivelmente maus e tendenciosos, não conseguiriam fazer um pior trabalho nem que fizessem de propósito. Eu preferi ver o jogo na net em stream pela SportTV com falhas pelo meio do que na TVI.

Quanto ao jogo nada a dizer, ...ler comentário completo »
RA
thefcporto
2015-05-29 22h08m por RAMR
so para concluir, se o porto tivesse JJ no comando tinha sido campeao logo em janeiro ou fevereiro, devido ao plantel que voces dispunham
RA
thefcporto
2015-05-29 22h06m por RAMR
es portista decerto nao ves muito o benfica, em todos os anos o benfica começa a jogar mal e sobe o rendimento. saimos cedo da champions, gostava de ter ido a l. europa pelo menos, mas secalhar isso foi determinante para vencer o campeonato, o porto não jogou melhor futebol que o benfica a meu ver, e o benfica foi mais regular, desde a jornada 5? que era lider. . . epa e clubismos a parte, e por muito que doa, quem vence é sempre justo vencedor seja benfica ou porto, tanto que o nani ...ler comentário completo »
PI
Benfica
2015-05-29 22h05m por Pirisca
Mais um titulo, se n me falham as contas são 6 em duas temporadas, espero q este ritmo seja para manter embora n seja fácil prever o q aí vem. . . .
MI
BLUEMOTION_FCP
2015-05-29 22h04m por miguelfragata17
Só conseguimos ganhar contra 10 ? E quando o Benfica humilhou uns e outros a jogar com 10 e até mesmo com 9? andas esquecido ?
Memofante . . . . .
MI
Acertei O. o
2015-05-29 21h58m por miguelfragata17
Quem estava no chat quando o Ola john marcou golo viu que eu comecei a dizer "OLA JONAS" e agora sai esta noticia :D
RAMR
2015-05-29 21h49m por TheFCPorto
Acho que isso é mais para vocês benfiquistas que diziam sempre que o Porto não tinha mérito e fecharam os olhos às conquistas internacionais e tudo. . .
O ano passado ganharam muuito bem. No primeiro ano do JJ ganharam muuito bem.

Este ano foi uma vergonha, principalmente no inicio na época o Benfica não jogava nada e ganhava como todos nós sabemos. . . Na champions foi o que se viu. Depois a equipa foi ganhando rotinas e jogando melhor, mas sempre que preciso tavam lá os amiguinhos do apito
Mais do mesmo
2015-05-29 21h47m por tripeiro12
Agora já podem fazer um cachecol a dizer " Colinho taça da Liga"
tommytommy
2015-05-29 21h46m por TheFCPorto
Vejo muitos jogos internacionais e há muito piores. . . Equipa organizada, boa pressão, atitude e bons jogadores que saltam a vista Marega, Xavier, Danilo
RA
thefcporto
2015-05-29 21h46m por RAMR
Amigo ja chega de desculpas de colinhos e mais não sei o que, voces não sabem perder, nunca dao a mao á palmatoria, ou ganha o porto ou entao é logo colinhos e roubos, tu viste o jogo? viste as entradas durissimas dos jogadores do maritimo? fico por perdoar um amarelo ao luisao no fim do jogo ( sim porque a do gaitan aos 18 segundos, ninguem ve amarelo ai, e o raul tambem foi muito desculpado)
Mesmo assim , continuem com as desculpas, eu sei que doi mas a vida é assim. Para o ano ha mais
RAMR
2015-05-29 21h41m por TheFCPorto
Nós sabemos perfeitamente os nossos erros, somos os maiores críticos de nós mesmos, mas já chega de BRANQUEAR a VERGONHA que foi este ano a nível nacional!!!
Não atirem areia para os olhos, é só ver o número de faltas e amarelos, o maritimo tinha mais do dobro!!! Já para não falar no constante teatro de Caitán, Maxi ou Eliseu
NU
Benfica
2015-05-29 21h40m por nu9 via mobile
É incrivel a facilidade com que expulsam jogadores contra o benfica. Isto acaba por ser anedotico. . .
ZE
jogo
2015-05-29 21h40m por zecarlos_slb via mobile
Não percebo as criticas! Perceber percebo, são as bocas do costumes, de pessoas que provavelmente não viram o jogo e que como agora virou moda criticar as expulsões contra o Benfica, pronto a historia do costume!
Obviamente que é bem expulso, já devia ter sido antes, os jogadores foram muito duros e contra o Benfica é normal os adversários serem mais duros e ultrapassarem o limite porque os jogadores só Benfica tem mais qualidade e como eles passam mais vezes pelo adversário, aparecem ma...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
O mercado de transferências não ameaça parar e esta quinta-feira trouxe novos rumores, novos desenvolvimentos e novas oficializações. Começando por ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CR
cramos 23-06-2017, 05:39
LX-TUGA 23-06-2017, 04:58
LX-TUGA 23-06-2017, 04:56
Tarik10 23-06-2017, 03:25
3porQuatrocentos 23-06-2017, 03:09
3porQuatrocentos 23-06-2017, 03:03
3porQuatrocentos 23-06-2017, 03:02
3porQuatrocentos 23-06-2017, 03:00
3porQuatrocentos 23-06-2017, 02:59
Tarik10 23-06-2017, 02:57
Dra2gon 23-06-2017, 02:52
3porQuatrocentos 23-06-2017, 02:44
Tarik10 23-06-2017, 02:36
3porQuatrocentos 23-06-2017, 02:24
3porQuatrocentos 23-06-2017, 02:15
SP
SpionKop 23-06-2017, 02:08