placardpt
    Sporting ganha nos Arcos

    Nani, deixas saudades... (0x1)

    Ainda não voltou para Inglaterra (tem a final do Jamor), mas o futebol português já começa a lamentar a sua saída. Claramente um valor acrescentado ao futebol à beira-mar plantado e que, quando está ligado à ficha, é um regalo para a vista. Fez o golo da vitória do Sporting nos Arcos e garantiu um fecho em beleza dos leões no campeonato.

    Vento, sol e bancos vazios
    Numa tarde com bastante sol, foram poucos os adeptos que se deslocaram ao estádio de Vila do Conde para assistir a um desafio que contou com vento considerável. Na primeira parte, a favor da equipa da casa.
    Parecia férias... só para os golos

    O arranque de jogo foi algo assustador para quem assistia. Sem grande coisa em jogo, as duas equipas pareceram entrar sem grande fibra para o relvado e a demonstrarem alguma apatia, pelo que se começou por achar que a partida não teria interesse.

    Só que isso foi, felizmente, um engano momentâneo. 15 minutos de adaptação a um jogo com características especiais (vento forte e sol a meia altura), nos quais o Sporting mandou, mas sem perigo. E um remate no marasmo que, no fundo, foi o despertador que o jogo precisava. Falamos do lance de Diego Lopes, que tirou Rosell do caminho e que atirou ao poste mais distante.

    Slimani foi tentando ©Rogério Ferreira
    Leão acordado e a perceber que havia um jogo para ganhar. Além disso, havia também serviço para mostrar, por parte dos que não se podem gabar de terem o estatuto de titular. Desafio aceite: por André Martins, que assumiu a condução do jogo, por Jonathan Silva, que se envolveu muito bem nos momentos ofensivos, por Rosell, que percebeu finalmente que é com uma ou duas mudanças acima na intensidade que se atua naquela posição.

    Só que os leões não estavam a jogar sozinhos. Contra um Rio Ave matreiro e conhecedor exímio das características que o seu palco possui, a equipa de Marco Silva apanhou valentes sustos, nomeadamente quando Bressan puxou um livre lateral que foi caprichosamente ao ferro e quando Marvin se isolou. Boeck, aí, deu também sinal de que conta.

    A batuta era, pois claro, de Nani. Incansável na procura do desequilíbrio, frustrado quando não era acompanhado nem compreendido, o internacional português remava na procura de uma despedida em beleza do campeonato. E, desta vez, tinha a companhia de Slimani, o avançado mais indicado para o 4x3x3 deste Sporting.

    Incapacidade de reação
    Ao golo de Nani, faltou clarividência ao Rio Ave para reagir. O Sporting nunca teve em risco o controlo do jogo.
    O golo e a segurança

    O arranque da segunda parte trouxe o golo da vitória dos leões. Jonathan, numa das tais incursões pela esquerda, encontrou não a cabeça de Slimani (que esteve desacertada), mas a de Nani, que soube onde colocar o esférico e bater um Ederson que teimava em ser, até aí, o homem do jogo.

    Ederson foi enorme na baliza ©Rogério Ferreira
    Reação do Rio Ave de pronto, mas fugaz. Não só porque o vento remava, agora, contra o sentido dos vilacondenses, mas também porque as substituições vieram quebrar o ritmo de jogo.

    Um ritmo que, diga-se, nunca foi realmente mantido pelo Rio Ave, a demonstrar um desacompanhamento do corpo com aquilo que a mente ainda queria. É a equipa que mais jogos fez em 2014/2015 e isso ficou visível.

    Aproveitou o Sporting para controlar o desafio e ainda tentar o segundo, que Ederson se esforçou por não sofrer. O brasileiro, que deve estar de malas feitas para a Luz, foi quem menos mereceu perder, só que não conseguiu transmitir a qualidade apresentada para os colegas da frente. Festejou o Sporting, de forma justa.

    U Sábado, 23 Maio 2015 - 18:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Bruno Esteves
    0-1
    Nani 48'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 34
    A Chave
    Minuto 14: O Sporting dominava, mas sem intensidade e, de um momento para o outro, Diego Lopes descobre uma brecha e atira ao poste dos leões. Um lance que serviria de tónico para transformar a partida num duelo bem mais interessante a partir daí.
    O Árbitro
    Bruno Esteves teve uma atuação discreta, mas nem por isso descansada, sobretudo os seus auxiliares, colocados à prova em lances de fora de jogo. Mas as boas decisões imperaram.
    O Melhor
    O golo de Nani torna-o a figura do jogo, por ter desequilibrado o marcador, mas não é justo esquecer tudo o que de bom fez Ederson na baliza do Rio Ave. Está claramente a crescer, o brasileiro...
    O Pior
    O Rio Ave mostrou-se bem na primeira parte, mas não teve pernas para, depois do golo de Nani, correr atrás do prejuízo. Consequência de uma época desgastante e que claramente deu ao clube um novo estofo, apesar de falhado o objetivo europeu.
    Forma
    Rio Ave
    2015/2016
    3J
    1V
    2E
    0D
    6-5G
    Sporting
    2015/2016
    6J
    4V
    1E
    1D
    10-7G

    Fotografias(32)

    Rio Ave v Sporting Liga NOS J34 2014/15
    Rio Ave v Sporting Liga NOS J34 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    nani
    2015-05-24 18h57m por maravilha10
    Boa viagem. Não jogas um pirete
    NE
    wallison
    2015-05-23 20h08m por Nelsouranis6
    mas que craque. . . joga muito este miudo. . . faz. me lembrar o schaars no estilo de jogo. . . este miudo e muito melhor que rossel, andre martins, slachev. . espera que agarre um lugar na equipa principal na proxima epoca. . vitoria justa do sporting, nani, mane e wallison os melhores. . . andre martins so joga bem nestes jogos que nao conta para nada, ate mete do ver os adversarios sempre a passar por este passarinho. . . o sporting que o venda, ele tem vontade mas e fraquito

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Ponto de Vista
    Fomos conhecer melhor o dirigente
    Depois de vários dias de rumores, Andoni Zubizarreta foi apresentado, esta quinta-feira, como o futuro Diretor Desportivo do FC Porto, caso André-Villas Boas vença as ...