placardpt
    FC Porto vence e apura-se

    Brahimi, o construtor de vitórias e de apuramentos (0x2)

    2014/11/05 21:33

    Com uma exibição bastante personalizada, o FC Porto mostrou a sua superioridade sobre o Athletic Bilbao desde o primeiro ao último minuto e venceu em San Mamés por 0x2, garantindo não só a conquista dos 3 pontos, como o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões quando ainda faltam disputar duas jornadas no grupo H.

    Ao intervalo o 0x0 permanecia no marcador, mas os dragões já mereciam estar em vantagem, tendo estes desperdiçado uma grande penalidade na etapa final da primeira parte, com Jackson Martínez a rematar à barra. Porém, no segundo tempo, os comandados de Julen Lopetegui conseguiram manter a posse de bola e o Athletic Bilbao longe da sua baliza durante grande parte do encontro, acabando por chegar ao 1x0 por intermédio de Jackson Martínez e ao 2x0 através de Brahimi.

    Uma nota final para Brahimi. Pode ser injusto destacar apenas um jogador após uma exibição coletiva de grande nível do FC Porto, mas o internacional argelino foi o que mais conseguiu desequilibrar durante todo o jogo. A jogada para o golo de Jackson Martínez é digna de ser revista e no momento do seu golo foi oportuno, confirmando de vez o apuramento dos dragões para a próxima fase e a consequente eliminação dos bascos da Champions.

    Só faltou o golo ao domínio azul e branco

    O FC Porto entrou bem no jogo e durante os primeiros 45 minutos teve uma atitude dominadora, tendo a bola na sua posse durante a maior parte do tempo, como é apanágio sob o comando de Julen Lopetegui. No entanto, para tal contou com uma postura surpreendente do Athletic Bilbao que, para uma equipa interessada apenas na vitória para continuar a discutir uma vaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões, apresentou as linhas demasiado baixas, defendendo bem mais do que atacou.

    Brahimi esteve em evidência ao assistir Jackson Martínez para o primeiro e ao ser ele próprio a estabelecer o resultado final ©Catarina Morais
    Casemiro e Óliver Torres trabalharam muito no miolo e coube a Brahimi desequilibrar através do corredor esquerdo, pois foi pelo lado canhoto que os dragões mais vezes atacaram na primeira parte, apesar da primeira oportunidade de chegar ao golo ter acontecido precisamente após trabalho na direita, com Danilo a cruzar para o cabeceamento de Jackson Martínez ao lado.

    O internacional colombiano esteve bastante ativo na frente de ataque, nomeadamente na procura da bola em posições mais recuadas para poder jogar com os companheiros. Consequência dessa atitude, o número de faltas cometidas sobre o atacante na primeira parte foi elevado e na conversão dos respetivos livres os azuis e brancos estiveram perto de inaugurar o marcador. Primeiro Maicon obrigou Iraizoz a defender em esforço para canto e depois foi Brahimi que rematou a centímetros do poste.

    A formação portuguesa mantinha o controlo do jogo e Fabiano não foi posto à prova uma única vez no primeiro tempo. Pelo que fez, o FC Porto merecia chegar ao intervalo em vantagem mas, a bem da verdade, se tal não aconteceu foi por culpa própria, pois aos 41 minutos o árbitro, por indicação do juiz de linha, assinalou grande penalidade sobre Danilo. Não parece ter havido motivo para a marcação de penálti, mas mesmo assim Jackson Martínez não soube aproveitar a chance, falhando a conversão do castigo máximo. Um problema antigo, pois foi o segundo penálti falhado pelos dragões na presente edição da Liga dos Campeões.

    Vitória e apuramento garantidos na segunda parte

    Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao, sabia que a sua equipa precisava de conseguir mais para poder continuar a sonhar com a continuidade na Liga dos Campeões. Por isso, ao intervalo o treinador dos bascos operou duas substituições, uma delas para fazer entrar a estrela da companhia, Iker Muniain, mas não surtiu o efeito desejado.

    Jackson Martínez trabalhou muito na frente de ataque. Sofreu faltas que resultaram em livres perigosos, falhou uma grande penalidade, mas apontou o primeiro golo do FC Porto no San Mamés ©Catarina Morais
    O FC Porto regressou para a segunda parte novamente com bastante personalidade e por isso, apesar do adversário ter tentado subir mais as linhas, manteve o domínio na partida. Continuando a mandar na posse de bola, foi sem surpresa que a formação orientada por Julen Lopetegui conseguiu chegar ao golo. Com justiça, diga-se. Brahimi, com uma fantástica jogada pela esquerda, assistiu Jackson Martínez e o colombiano só teve que encostar para o fundo da baliza, redimindo-se da grande penalidade falhada. 

    Com o golo apontado, o FC Porto estava matematicamente apurado para a próxima fase da Liga dos Campeões (o Shakhtar Donetsk vencia o BATE Borisov) e os azuis e brancos não desperdiçaram a oportunidade de resolver já, quando ainda faltam duas jornadas para o final da fase de grupos, as contas da qualificação. A ganhar, os dragões não abrandaram e continuaram a mandar, tendo estado mais perto de chegar ao 0x2 do que os bascos ao 1x1. A exceção foi a desatenção da defesa dos dragões ais 70 minutos, quando Guillermo Fernández, na sequência de um livre, cabeceou ao poste.

    Foi a única vez que Fabiano sentiu a baliza ameaçada e isso diz muito do bom jogo realizado pelo FC Porto, que acabou de vez com o jogo aos 73 minutos, quando Brahimi estabeleceu o resultado final após o relvado ter traído Iraizoz.

    U Quarta, 05 Novembro 2014 - 19:45
    San Mamés (La Catedral)
    Felix Brych
    0-2
    Jackson Martínez 55'
    Yacine Brahimi 73'
    San Mamés (La Catedral)
    Lotação53 000
    Medidas104x68
    Inauguração1913
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo HJornada 4
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ATHLETIC BILBAO
    EMPATE
    FC PORTO
    Comentários (78)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AD
    Ultimate1000
    2014-11-07 00h28m por Adepto
    HERRERA dá consistência. . . Se falares em solidez, HERRERA é ideal. HERRERA está em todo lado, não joga bonito mas é um pulmão. Defende muito e ajuda atacar. BRAHIMI é um jogador que sabe defender, e ao ir buscar a bola atrás fica um espaço na ala, porque depois um dos do meio campo não tem características para ocupar esse lugar. E perdemos fogo ofensivo. Quando falas que ao se agarrar a bola e não a perde isso só é mais uma vantagem. Vejamos, BRAHIMI arrasta sempre com ele 2 jogado...ler comentário completo »
    frm_FCP_00
    2014-11-06 19h07m por Ultimate1000
    Casemiro ate pode ficar em madrid mas o porto deveria aproveitar, para tirar partido disso ou em dinheiro ou em trocas, porque casemiro ja vale os 8M da clausula, mesmo que a posicao dele nao seja 6 e nem goste de o ver a jogar la, vale 8M.
    Mas tal como tu acho que mikel ou tomas podem fazer melhor a 6 do que ele, ate reyes quando jogou a 6 gostei bastante.
    Adepto
    2014-11-06 19h04m por Ultimate1000
    Para brahimi jogar no meio campo como tu queres, so vejo uma maneira, com um meio campo consistente, porque brahimi poderia fazer o mesmo papel que messi fazia, ate vi da ala para dentro juntando aos medios e arrancar e decidir, mas nao é com o meio campo que o porto tem que se pode fazer isso, precisas de ter 3 jogadores consistentes, como eram fernando, guarin e moutinho, se tiveres um meio campo consistente ja da para brahimi espalhar magia pelo meio, mesmo assim acho que ele na ala ...ler comentário completo »
    AD
    Frm_FCP_00
    2014-11-06 17h29m por Adepto
    Lopetegui creio que não mete RUBEN de parte. Mas não lhe dá a titularidade. Referir que temos campanã.

    Cumprimentos
    Adepto
    2014-11-06 17h24m por frm_FCP_00
    Estou completamente de acordo :D o Lopetegui que nao ponha o Ruben de lado. O Casemiro tem que voltar a Madrid em Janeiro, ficariamos na mesma com excelentes opçoes (Tomas Podstawski, Mikel) e acho que o Porto ainda quer contratar o Clasie.

    Cumprimentos.
    AD
    Frm_FCP_00
    2014-11-06 17h20m por Adepto
    O pessoal caiu na moda dos comentadores dizer que tem evoluído. O que eu vejo é uma equipa que voltou a pressionar como na pré epoca e contra lille. CASEMIRO não me agrada, é do Real tem de jogar
    Adepto
    2014-11-06 17h10m por frm_FCP_00
    Acho o Indi um central muito completo, tal como tu disseste parece lento mas na verdade não é. Tem tudo para ser um dos melhores do mundo daqui a uns 2/3 anos.

    Quanto ao Casemiro, sinceramente e digo isto muitas vezes (e tambem ja fui criticado) penso que é um jogador banal, nao se sabe posiçionar, faz muitas faltas, joga muito pra tras, chega tarde aos lançes e nao gosta de vir buscar jogo.
    Uma diferença que eu noto entre o Casemiro e o Ruben é que o Ruben da mui...ler comentário completo »
    AD
    Ultimate1000
    2014-11-06 17h05m por Adepto
    BRAHIMI tem de largar a bola mais vezes e de forma rápida. São coisas que vai melhorar certamente. E eu insisto que deveria jogar no meio, é um "crime" um transportador de bola jogar na ala, embora técnicamente é excelente e rápido.
    AD
    Frm_FCP_00
    2014-11-06 17h03m por Adepto
    INDI é um central de categoria, limpa tudo sem dar nas "vistas" e apresenta boa técnica, parece lento mas engana, posiciona-se bem e tem bom tempo de entrada.

    ALEX está em muito má forma, eu apostava no JOSÉ ANGEL, mas na CHAMPIONS não temos essa possibilidade. Que volte á sua forma.

    CASEMIRO, disses-te tudo é bem.
    paiva1996
    2014-11-06 16h12m por Ultimate1000
    Este deve ir pagar pelo adrian e tudo, acho que brahimi ainda nao explodiu porque nao é consistente durante 90 minutos, faz 3 ou 4 jogadas daquelas por jogo so que quase todas sao de golo iminente, quando ele conseguir fazer aquilo mais vezes, acho que vai aparecer clubes a bater os 50M.
    Análise
    2014-11-06 14h39m por frm_FCP_00
    Bom jogo do FC Porto. Bem conseguido mas podiamos ter marcado mais 1 ou 2 se fossemos mais eficazes.

    Fabiano- Seguro entre os postes. Ainda tem de melhorar a jogar com os pés.

    Danilo- Está um lateral feito. Jogou muito bem, conseguiu arrancar um penalti de uma forma inteligente.

    Maicon- Deu conta do recado, nada mais que isso. Bom jogo.

    Bruno Martins Indi- Espetáculo. Melhor central do Porto sem a menor duvida! Concentrado, ...ler comentário completo »
    Braihimi
    2014-11-06 11h02m por paiva1996
    Que diamante que o Porto foi buscar, mais valia ter dado 10 milhoes por este do que pelo Adrian que não sei bem o que faz no FCP :s
    MA
    cas. e neves
    2014-11-06 03h19m por marcomps
    nao faz sentido por casemiro e neves a jogar ao mesmo tempo!
    MA
    o melhor pros penaltis. . .
    2014-11-06 03h02m por marcomps
    penso ser quaresma, mas nem sempre joga!
    AD
    FCPORTOENORME
    2014-11-06 01h56m por Adepto
    É tentarem. Eu acho que o jogador deve assumir quando tenha confiança. Eu pessoalmente gostava de ver RUBEN ou HERRERA. Só porque além de terem grande precisão demonstram grande carácter. Mas MOUTINHO também tinha grande carácter e precisão e a bater penalts tremia.
    LU
    Parabéns à equipa. . .
    2014-11-06 01h09m por Luis79
    Vou começar por elogiar o nosso treinador que deu uma bofetada de luva branca aos críticos e continua a fazer a equipa evoluir. . .
    A equipa como um todo esteve muito bem e depois claro que as individualidades aparecem (Brahimi, Jackson, Tello, etc. . . ), o plantel é de muita qualidade e o Lopetegui tem mantido todos focados no clube.
    A questão dos penalties deverá ser pensada, mas com calma e acho que tem sido acima de tudo uma questão de azar, mas o que o treinador decid...ler comentário completo »
    AD
    FCPORTOENORME
    2014-11-06 01h03m por Adepto
    Bater penalts não é o mesmo que bater livres. Não tens pressão num livre.
    AD
    Nonnenmacher
    2014-11-06 00h51m por Adepto
    Lool.
    Por norma os keepers batem bem.
    Panalty
    2014-11-06 00h48m por Nonnenmacher
    Por mim o próximo a bater era o Fabiano, pior que o Jackson não faz.
    AD
    [. . . ] logic
    2014-11-06 00h47m por Adepto
    O treinador saberá melhor que ninguém. Embora bater penalts nos treinos não tem nada a ver com bater em jogos.
    FU
    Marcador de pénaltys
    2014-11-06 00h36m por fucklogic via mobile
    Acho que Danilo é a melhor opção, sabe lidar com a pressão e remata bem. . . embora Jackson também tenha essas 2 qualidades e é aquilo que se vê na hora da marcação, mas podia ser que com Danilo resultasse melhor. . .
    FU
    1°FCP
    2014-11-06 00h31m por fucklogic via mobile
    Sim, a equipa tem estado bem defensivamente (e aprova é que somos a equipa menos batida do campeonato), mas quando falo em tremer refiro-me precisamente aos erros individuais, para além dos lances que resultaram em golos "oferecidos" da nossa parte, houve muitos outros lances em que os jogadores faziam passes que até assustavam, mas parece que Lopetegui já corrigiu isso pondo a defesa a jogar mais simples e a trocar menos a bola atrás. . . este treinador ainda vai calar muitas bocas dos antis de lisboa. . .
    AD
    PENALTY QUEM MARCA?
    2014-11-06 00h30m por Adepto
    É sempre complicado. Porque a técnica individual na marcação apenas não chega.
    Se RUBEN fosse titular eu colocava o míudo.
    Talvez HERRERA deva experimentar.
    Athletic x Porto
    2014-11-06 00h22m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Pouco Athletic e muito Porto. Vitória justa dos dragões que se apuram e têm a grande possibilidade de fazerem 16 pontos na fase de grupos e amealhando ainda mais dinheiro.
    Valverde precisa de mudar o chip à equipa e às suas atuais opções.
    FU
    FC PORTO
    2014-11-06 00h13m por fucklogic via mobile
    Mais uma excelente exibição por parte da equipa, desde que o Lopetegui parou com as rotações a equipa tem vindo a subir (e muito) de rendimento. . . Neste jogo, destaque claro para as 2 grandes estrelas da equipa. . . Jackson que tem sido um grande batalhador lá na frente, recupera bolas, ganha faltas perigosas, marca golos, participa em praticamente todas as jogadas ofensivas, enfim um PL completo, e o outro é claro o Brahimi que continua a espalhar magia e classe por onde passa, de u...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Duelo minhoto abre ronda 27
    A Liga Betclic está de regresso com um dos melhores conflitos futebolísticos que o nosso futebol tem para oferecer. A ronda 27 abre com a receção do Gil Vicente ao ...