placardpt
    Benfica x Rio Ave DIRETO

    Vamos lá ao que realmente importa!

    A 18 de maio, no Jamor, Benfica e Rio Ave fechavam a época 2013/2014 a nível nacional. 84 dias depois, os dois clubes abrem a de 2014/2015. Na Veneza de Portugal, os dois emblemas vão procurar embarcar para nova época de sucesso, numa altura em que os sonhos e objetivos são muitos, bem como as normais desconfianças ou descrenças.

    Raio X [Treinador]
    vs
    Jorge JesusPedro Martins
    11Jogos
    9Vitórias
    0Empates
    2Derrotas
    + ver detalhes
    Foram quase três meses de espera. Passaram as férias, para alguns, o Mundial, para outros, o defeso, as especulações, as contratações, as dispensas, as chicotadas, as euforias, as depressões. Houve de tudo neste intervalo de tempo, coisas que mudaram e coisas que permaneceram.

    Uma dessas que se mantém intacta é, sem dúvida, a paixão pelo futebol, o gosto pelos clubes, o frenesim pelo defeso, a ânsia que a bola role, a vontade de gritar mais alto que os rivais. O futebol nacional fez uma pausa, refletiu, mexeu e agora está de volta. Bem-vindo de volta!

    Exemplo de que nada mudou nos parâmetros do entusiasmo é que, esta noite, as bancadas do Municipal de Aveiro vão encher para apoiar Benfica e Rio Ave. 30 mil a testemunharem o regresso do futebol nacional de alto nível.

    ©Carlos Alberto Costa
    Um chega à 'Veneza de Portugal' banhado numa espécie de trauma pós-sucesso. O Benfica, depois da estupenda época passada, viu sair uma boa parte da equipa que conquistou o triplete, motivo de desagrado para os adeptos, processo inevitável pela rotação de mercado.

    O outro desagua na Ria de Aveiro após mágica página alcançada na estreia nas competições europeias, onde se superiorizou aos suecos do IFK Goteborg. Pedro Martins comanda uma equipa que tem muito de Nuno Espírito Santo e que procura finalmente ganhar um troféu frente às águias.

    Toque a reunir

    A pré-época do Benfica esteve bastante longe de entusiasmar. Pelo contrário, os adeptos do campeão nacional deram por si a contar espingardas apresentáveis para a nova temporada, numa debandada que apanhou quase todos de forma desprevenida.

    O ambiente na Luz já foi bem melhor do que aquele que se vive após as seis derrotas em oito jogos de preparação da águia, incluindo uma participação desastrosa na Emirates Cup e que em nada elevou o nome do clube.

    Além de todas as saídas, dúvidas ou entradas esfumadas, o Benfica tem também demonstrado défice comunicacional para com os seus seguidores. Jorge Jesus, que parecia ter melhorado nesse capítulo na época passada (e também por aí passou o sucesso da águia), não tem tido a mesma assertividade por agora. Luís Filipe Vieira, depois de tantas movimentações, ainda não prestou qualquer esclarecimento.

    Ainda assim, tudo isso poderá ser amenizado em caso de vitória numa competição onde as águias têm pecado bastante. Os encarnados registam apenas quatro conquistas na Supertaça Cândido de Oliveira, contra as sete do Sporting e as 20 do FC Porto - os dragões conquistaram mais de metade das edições até agora.

    ©Carlos Alberto Costa
    À terceira será de vez?

    Por seu turno, o Rio Ave não soma qualquer conquista nesta competição, tal como não há tal registo na Taça de Portugal ou na Taça da Liga. Tal esteve muito próximo de acontecer na época passada, só que o Benfica foi a besta negra dos vilacondenses e arrecadou tudo.

    Esta será, portanto, a terceira tentativa de superiorização a um Benfica que apenas tem assustado pelo nome. É que os vilacondenses até podem ter perdido as duas provas anteriores, mas tal não se deveu a falta de coragem ou determinação.

    Agora, a moral está mais alta do que nunca no seio de um grupo apostado em concretizar com êxitos o crescimento que tem registado nos últimos anos e que fazem desta uma equipa com muito mais estofo do que a que, há uns anos, lutava apenas para se manter no principal escalão português.

    Benfica favorito, dizem os números

    As finais estão longe de serem ganhas na teoria, mas os números servem para espelhar alguma coisa. Neste caso, o Benfica é esmagador quando defronta o Rio Ave. Em 47 jogos, as águias ganharam 35 partidas (75%), contra apenas três dos vilacondenses (6%).

    Homens para decidir

    Serão várias as estrelas que vão pisar o relvado aveirense. No Benfica, os regressos de Enzo Pérez e Luisão são as principais atrações de uma equipa que tem outros nomes para decidir, como são os casos de Salvio, Gaitán ou Lima, além de Derley, um velho conhecido de Pedro Martins.

    Em sentido oposto, as águias enfrentam também um problema psicológico na baliza, visto que Artur Moraes chega a esta partida 'de rastos' e sem alternativa à altura - ainda que existam dúvidas até ao apito inicial sobre quem será o titular (Paulo Lopes está na calha).

    No Rio Ave, o egípcio Hassan, herói de Gotemburgo, é quem tem a cotação mais elevada, se bem que existam outros nomes, como o de Ukra, capazes de decidir. Interessante também é o facto de Filipe Augusto poder estar a fazer o seu último jogo pela equipa, ele que pode muito bem vir a ser colega de... Enzo Pérez, se ambos rumarem a Valencia.

    Onzes prováveis:

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    RIO AVE

    Fotografias

    Benfica v Rio Ave Final Supertaça 2014
    Em Aveiro, na Supertaça, houve outro Benfica x Rio Ave...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Investimento
    2014-08-10 20h09m por JoaoGama
    Rio Ave não me desiludas! tenho dinheiro investido em ti para hoje. . . :)
    jsilva17
    2014-08-10 17h32m por SLB_JaviGarcia
    Obrigado.

    Penso é que nao vale a pena pores o Enzo Pérez no plantel.
    Não tarda nada será vendido pois o Benfica necessita de realizar encaixe financeiro.
    JS
    11 inicial
    2014-08-10 17h02m por jsilva17
    Artur( preferia o paulo lopes)
    Maxi
    Luisão e Jardel
    Eliseu
    Amorim e Enzo
    Salvio e Gaitan
    Lima e Derley

    A minha unica duvida é se o Gaitan vai jogar no meio com o ola john na esquerda e nao joga o derley, pq este vai ser o onze base se nao sair ninguem, ate que cheguem os tais reforços que estamos á espera. .
    JS
    Silvio
    2014-08-10 16h59m por jsilva17
    Em relação ao silvio, tambem nao sei se ele e do benfica, mas espero bem que sim, pq o maxi ja nao vai para novo e nao aguenta a epoca toda, e tambem precisa de um substituto á altura
    CE
    Rio Ave allez
    2014-08-10 16h58m por cepm
    Vou torcer pelo Rio Ave mas se tivesse de dar um prognostico diria que o Benfica apesar das perdas no plantel e de estar um pouco fragilizado vai levantar o trofeu. Apesar de acreditar que nao sera facil e Rio Ave se ira debater bem.
    JS
    Plantel
    2014-08-10 16h57m por jsilva17
    Na minha opinião o Benfica não está tão mal como dizem, apesar de termos perdido quase todos os jogos da pre epoca.

    Plantel:

    GR: Contratação|Contratação|Paulo Lopes
    DD:Maxi|Silvio e Andre Almeida
    DC: Luisão|Jardel| Lisandro | César
    DE:Eliseu|Benito e Silvio
    MDC:Rabiu | Fejsa|Andre Almeida
    MC: Enzo | Ruben Amorim e Talisca
    ED:Salvio| Bébé| Sulejmani
    EE: Gaitan| Ola John e Sulejmani
    AV: Lima| Contratação | Der...ler comentário completo »
    SÍLVIO
    2014-08-10 16h49m por SLB_JaviGarcia
    O Sílvio afinal é do plantel do Benfica desta época ou não?

    Alguém sabe? Obrigado
    surpresa?
    2014-08-10 15h53m por michafcp
    este domingo acredito que o rio ave podera surpreender, pelo menos tera mais probabilidades de ganhar do que nas ultimas duas finais do ano passado. . o benfica ainda nao atingiu um nivel aceitavel, ja o rio ave tem os trabalhos mais adiantados e deixou boa impressao. . acredito num 2-1 para a equipa de vila do conde
    1oFCP
    2014-08-10 15h34m por Ultimate1000
    Nao é por aí, o benfica em condicoes normais tem mais orcamento que o porto, porque se o porto fizesse a gestao ruinosa que o benfica faz estaria na falencia.
    Mas nao quer dizer que por terem muitos ou poucos façam mais ou menos diferença, claro que no papel se tiveres 100 e outro tiver 50 tens mais hipoteses de ter lá bons jogadores, mas se eu pensasse assim, entao era estar a pensar que os olheiros e outros afins percebiam menos de futebol que eu, por isso nao opino em algo que é...ler comentário completo »
    PI
    1oFCP
    2014-08-10 15h04m por pintovr15
    e o porto quantos falhanços já teve? mas os vossos nao dais importancia falais so dos falhanços dos outros
    PI
    1oFCP
    2014-08-10 15h02m por pintovr15
    Nisso o porto e o sporting é igual ve quanto jogadores tem contrato com o porto
    1oFCP
    2014-08-10 14h34m por Ultimate1000
    Mas ele tem razao, como dizes nao podes so contabilizar o que dá sucesso, mas tens que ver tambem como disse o futebol é um risco e quando vem A ou B, o que se conhece deles? o que vês nos jogos, mas nao os treinas para ver no que realmente tens ali, era bom era que isso fosse possivel, tipo os juniores quando um clube faz captacoes e vais la fazer uns treinos era bom que antes da transferencia houvesse dessas coisas, mas nao há.
    Nao culpo um clube por aí, o porto tambem tem um c...ler comentário completo »
    pintovr15
    2014-08-10 14h30m por Ultimate1000
    Claro, é muito obvio que o treinador sabe o que tem na casa, porque acompanha, quantas vezes nao vimos JJ a ver os jogos da b? os adeptos viram os jogos da formacao, mas JJ tambem e ele nao vê o que nós vemos, em relacao as contratacoes é normal que algumas ate falhem porque aí o treinador e olheiros nao treinam os jogadores, nem os conhecem, para perceber as suas debilidades e a sua mentalidade como homem e como jogador por isso falham varias vezes, mas tambem têm acertado muitas vezes ...ler comentário completo »
    pintovr15
    2014-08-10 14h25m por Ultimate1000
    Exacto e nesse aspecto ate os defendo porque o jogador portugues chamado promessa é por vezes mais caro e na minha opiniao por vezes serao mais verdes.
    Mas ver por exemplo tello, nao é por ser do porto agora, mas sim por ser da cantera de um grande, é um jogador com outra rodagem e nem falo na primeira liga, por exemplo a segunda liga em espanha mete a nossa liguilha a um canto, nao tou a dizer que a segunda liga em espanha é super, tou é a dizer que a nossa é má, quando vejo os j...ler comentário completo »
    LO
    BENFICA
    2014-08-10 14h17m por louco_pelo_benfica
    Hoje será mais um dia de felicidade para todos NOS BENFIQUISTAS! Vamos vencer a supertaça e começar com mais um troféu numa epoca que será de conquistas! Alias um Benfiquista nem pode pensar de outa maneira! SOMOS DIFERENTE, SOMOS BENFICA!
    PI
    Ultimate1000
    2014-08-10 14h16m por pintovr15
    è verdade o que dizes.
    lembras-te do Fejsa o que se disse?
    Lembras-te o que disse o JJ?
    Disse que não podia ser comparado a Matic porque Fejsa é mais defensivo mas que estava altura para entrar no onze?
    A nivel defensivo sem contar com a altura do Matic quando Fejsa jogava sentiu-se a falta do Matic?
    JJ 2-0
    PI
    Ultimate1000
    2014-08-10 14h12m por pintovr15
    Acho que isso diz tudo. E depois quando olhamos para os jogadores que estão nessa lista quanto portugueses estão la?
    1 o F. Coentrao
    porque infelizmente para nós os clubes com dinheiro compram mais depressa e dão mais dinheiro por jogadores de outros paises do que portugueses. Infelizmente é a realidade
    pintovr15
    2014-08-10 14h05m por Ultimate1000
    Lembraste quando javi garcia e witsel sairam o que JJ disse de matic? tem muita qualidade e será melhor jogador que ambos , pimbas 1-0! e nao tinha quase jogado, só que nos treinos isso vê se, que é aquela parte que nós nao vemos e a mais importante para 1 treinador,
    Eu ja joguei no estoril e tinha um gajo na minha equipa que nos jogos oficciais falhava golos de baliza aberta e nos treinos era um fura redes e trabalhador, era PL, era mais que obvio que o treinador iria apostar sempr...ler comentário completo »
    pintovr15
    2014-08-10 14h01m por Ultimate1000
    De facto é um bom resumo, gastar 40 e fazer 205, é caso para dizer e o burro sou eu? :D
    Slashmrbrownsto ne
    2014-08-10 14h00m por Ultimate1000
    No fundo tudo influencia, pode nao ser é determinante, mas os jogadores sao humanos e nao maquinas, portanto ate uma zanga com uma namorada pode levar que um jogador esteja menos bem mentalmente e isso refecte se nas accoes :) Dei um exemplo um pouco coiso , mas é mais ou menos isso xD
    PI
    Jogadores
    2014-08-10 13h56m por pintovr15
    Nos criticamos por não apostar nos jovens portugueses, eu tambem gostava de ver mais jogadores portugueses no benfica. Mas depois tambem olho e vejo "As águias gastaram menos de 40 milhões de euros em oito jogadores que renderam 205. Dedo do técnico na valorização "
    e fico a pensar será que a direção e o JJ são tão burros como nos pensamos que eles são?
    pintovr15
    2014-08-10 13h56m por Ultimate1000
    Exactamente e é mesmo disso que tou a falar, é que um jogador pode ser esforçado nos treinos e ate ter debilidade e depois ate joga e depois nós perguntamos o que aquele gajo ta a fazer dentro de campo, aquele gajo é o tal com debilidade mas que trabalha como outros que nao têm as mesmas debilidades e por fim é titular é tao facil perceber estas coisas.
    Farina pode tem muita tecnica, mas se nos treinos só tiver isso para que é que serve um jogador assim? claro que se o treinador o met...ler comentário completo »
    chama_eterna
    2014-08-10 13h48m por Ultimate1000
    Entendo o que dizes mas o futebol é risco mas ao mesmo tempo quem quer ser campeoao e lutar por titulos tem que amenizar esse risco certo?
    Tens 5 putos de formacao que têm qualdiade, sabes os defeitos e qualidades deles certo? e vais buscar fora porque razao? porque tens quase a certeza que aqueles putos nao te dao garantias e que os de fora sao sempre um risco, mas mesmo assim menor que apostar nesses putos que tens quase a certeza que nao vais ter sucesso.
    É a unica maneira qu...ler comentário completo »
    PI
    Ultimate1000
    2014-08-10 13h43m por pintovr15
    Nós falamos de fora mas quem trabalha todos os dias com os jogadores é que sabe as dibelidades o que realmente valem ou podem vir a valer.
    Fariña veio dizer que o JJ não falou com ele para o emprestimo e não lhe deu oportunidade eu perguntou-me será que o Fariña nos treinos fez para merecer essa oportunidade?
    pintovr15
    2014-08-10 13h37m por Ultimate1000
    Exacto, eu percebo que seja dificil entender algumas coisas, porque eu tambem nao sou de ferro e nao entendo algumas , mas há que evoluir um pouco tambem e tentar pensar no porque de ter acontecido aquilo ou aqueloutro , so que muita gente só pensa desta maneira, o puto tem qualidade tem que jogar, se nao joga é tudo imcompetente.
    É que por exemplo J teixeira como disseste fez uma boa pre epoca, a minha questao é, nós so vemos os jogos entao um jogador pode fazer 5 jogos bons por...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Domingo, 10 Agosto 2014 - 20:45
    Estádio Municipal de Aveiro
    Duarte Gomes
    0-0
    (3-2 g.p.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Vecchia Signora mantém o terceiro posto
    No segundo jogo desta sexta-feira na Serie A, a Juventus deslocou-se ao terreno do Cagliari e resgatou o empate já na reta final do encontro (2-2). 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53
    RI
    river_shannon_is_bac 19-04-2024, 20:17
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 19:43
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 19:28
    ACravo 19-04-2024, 19:23
    moumu 19-04-2024, 19:22