placardpt
    Estiveram no topo e caíram

    Clubes extintos: História que não se apaga

    2013/07/26 11:55

    A nova temporada está prestes a começar e com ela escrever-se-ão novas páginas de história. História essa que começou a ser construída por clubes que hoje em dia se encontram dispersos por entre as várias divisões que compõem o futebol português, mas também por outros que já não fazem parte do nosso quotidiano.

    No ano em que o Arouca se torna no 70.º clube a estrear-se no principal escalão, o zerozero.pt mostra-lhe o que aconteceu com alguns que já estiveram no auge e que hoje já não existem.

    A extinção de clubes não é uma prática comum em Portugal. Há situações em que a equipa sénior pode terminar mas as camadas jovens continuam a dar vida a um clube. Porém, há cinco casos no futebol português de clubes que se extinguiram mas que já competiram no principal escalão.

    É esse facto que une clubes como o Carcavelinhos ao CD Montijo, ao Riopele, ao SL Elvas ou ao União Lisboa. Todos eles já não existem, uns porque desapareceram em definitivo, outros porque fecharam portas para se fundirem com outros clubes, mas muitos dos nomes já surgiram no caminho dos seguidores do futebol português, apesar da distância temporal que separa o presente das respetivas participações no principal campeonato.

    Carcavelinhos

    Dos cinco clubes mencionados, o Carcavelinhos é aquele que conta com mais participações no principal escalão do futebol português.

    Fundado em 1912 no bairro lisboeta de Alcântara, a estreia aconteceu na temporada 1935/1936, já depois de ter conquistado o grande título da sua história, o Campeonato de Portugal (prova antecessora da Taça de Portugal e a mais importante do futebol luso na altura) em 1927/1928, tendo ganho ao Salgueiros por 8x1 nos quartos-de-final, por 3x0 ao Benfica nas meias-finais e por 3x1 ao Sporting na final da competição, com golos de José Domingues, que bisou, e Manuel Rodrigues. O treinador era Carlos Canuto, que acumulava a função de técnico com a de jogador e que mais tarde viria a ser árbitro.

    Promoção do Ac.Porto x Carcavelinhos, em 1934
    Em 1935, o campeonato era composto por oito equipas e o Carcavelinhos ficou na sétima posição, à frente da Académica, com seis pontos, frutos da única vitória conseguida (2x1 ao Boavista) e dos empates com o Belenenses (1x1), Académica (1x1), Sporting (1x1) e Benfica (0x0).

    Em 1936/1937, o Carcavelinhos terminou o campeonato na sexta posição com nove pontos, ficando à frente do Vitória de Setúbal e do Leixões. Duas vitórias contra a Académica (1x0 e 1x2), outra diante do Vitória de Setúbal (1x0) e outra contra o Leixões (4x0), além de um empate em casa com o FC Porto (0x0), foram a razão dos pontos conquistados.

    Na época de 1937/1938, o clube do bairro de Alcântara alcançou a melhor classificação de sempre, terminando o campeonato no quarto lugar com 11 pontos, embora com uma distância considerável para o trio da frente composto por Benfica, FC Porto e Sporting, respetivamente. Os dois triunfos frente ao Académico do Porto (0x4 e 2x0) e aqueles obtidos contra o Belenenses (1x0), Académica (2x1) e Barreirense (1x2), além do empate com a formação do Barreiro (2x2), foram os responsáveis pela melhor posição obtida.

    Após um ano em que venceu a II Divisão Nacional o Carcavelinhos voltou a competir no principal escalão (em 1939/1940), numa altura em que a prova já contava com dez equipas em vez de oito. O clube ficou à frente do Académico do Porto, do Leixões e do Vitória de Setúbal, amealhando dez pontos graças aos triunfos frente a estes adversários (0x2 aos sadinos, 1x3 e 3x2 ao portuenses, 5x2 ao matosinhenses) e aos empates também com o Vitória de Setúbal (0x0) e Académica (2x2).

    Em 1941/1942 registou-se a última participação do Carcavelinhos no campeonato. Já com 12 equipas em competição, os lisboetas ficaram na nona posição com 14 pontos, à frente de Académico do Porto, Vitória de Guimarães e Leça. Cinco vitórias (0x3 e 3x1 ao Leça, 2x1 ao Vitória de Guimarães, 2x3 ao CF Os Unidos e 6x0 ao Académico do Porto), além de quatro empates (2x2 com o Barreirense e com o Belenenses, 3x3 com o FC Porto e 1x1 com o Académico do Porto) compõem o último registo do clube.

    Em 1942 o Carcavelinhos extinguiu-se ao fundir-se com o União de Lisboa, outro dos históricos que competiu no principal escalão do futebol português, para fundar o Atlético, que atualmente se encontra na Segunda Liga.

    CD Montijo

    O Clube Olímpico de Montijo é aquele que representa atualmente a cidade no futebol, mas a sua existência é recente, tendo apenas sido fundado em 2007, após a extinção do histórico Clube Desportivo de Montijo, por onde passaram vários jogadores que vestiram a camisola da seleção portuguesa, como os casos de José Neto, Barrigana, João Alves ou Ricardo.

    Uma das equipas do CD Montijo na década de 70, a melhor da história do clube
    O desaparecimento do clube foi decidido em assembleia geral por causa das enormes dificuldades financeiras, já depois de ter ficado sem estádio porque os terrenos eram propriedade privada e os seus donos decidiram vendê-los. O triste fim aconteceu em 2007, pondo um ponto final numa história que começou em 1948 e que teve como ponto alto a década de 70.

    Nessa altura, o CD Montijo contou com três participações no principal campeonato do futebol português, tendo a estreia acontecido em 1972/1973 com um 12.º lugar, à frente de Beira-Mar, Atlético, União de Coimbra e União de Tomar. O primeiro jogo foi frente ao Atlético e no mesmo registou-se um triunfo por 1x3. 16 derrotas, nove vitórias e cinco empates foi o registo conseguido na primeira participação.

    Na época seguinte a prestação foi mais fraca e o último lugar não engana, tendo como consequência a descida de divisão. O CD Montijo ficou na 16.ª posição com apenas 20 pontos, fruto de 17 derrotas, sete vitórias e seis empates.

    A derradeira prestação no principal escalão aconteceu em 1976/1977. O 14.º posto registado no final dessa temporada voltou a ditar a descida de divisão, mas, ao contrário do que tinha acontecido em 1974, desta vez não era reversível. 14 derrotas, nove empates e sete vitórias foi o saldo do CD Montijo na última prestação na primeira divisão, tendo a despedida acontecido a 29 de maio, com um empate caseiro a dois golos com o Portimonense.

    SL Elvas

    Fundado em 1925 e extinto em 1947 para, juntamente com o Sporting Clube de Elvas, filial do Sporting, dar lugar ao nascimento do O Elvas, o Sport Lisboa e Elvas, filial do Benfica, conta no palmarés com a conquista de dois Campeonatos de Portalegre, uma prova anual que teve início em 1911/1912 mas que teve o seu fim em 1946/1947.

    Primeira equipa do O Elvas após a fusão do SL Elvas com o SC Elvas
    No entanto, foram as duas participações no principal escalão do futebol português que deram ao SL Elvas a maior projeção da sua história. Ambas aconteceram na década de 40 e nas duas os elvenses terminaram na nona posição.

    Em 1945/1946, o SL Elvas amealhou 17 pontos e conseguiu a permanência, ficando à frente de Académica, Boavista e Oliveirense. Apesar de ter somado 13 derrotas em 22 jogos, oito vitórias e um empate foram suficientes para garantir a continuidade dos alentejanos entre a elite do futebol português

    Na temporada seguinte o SL Elvas, com 20 pontos, voltou a terminar o campeonato no nono lugar, tendo conseguido deixar atrás de si as equipas da Académica, do Vitória de Setúbal, do Boavista, do Famalicão e da Sanjoanense.

    Apesar da permanência o clube extinguiu-se em 1947 e, após a fusão com o outro embema da terra, o SC Elvas, deu vida ao O Elvas Clube Alentejano de Desportos, que no seu primeiro ano de vida teve a oportunidade de participar na primeira divisão, ocupando a vaga deixada em aberto com o desaparecimento de um dos seus antecessores, num ano marcado pela reformulação dos campeonatos nacionais, altura em que o acesso ao campeonato nacional deixou de ser através das ligas distritais e passou a haver subidas e descidas.

    União Lisboa

    Uma das primeiras equipas do Atlético que resulta da fusão entre o U.Lisboa e o Carcavelinhos
    Nascido a 3 de março de 1910 com a designação de Grupo dos 15, por causa do número de fundadores e membros do clube que não deixavam mais ninguém fazer parte da coletividade, o União Foot-Ball de Lisboa teve como ponto alto da sua história no futebol uma participação na final do Campeonato de Portugal e uma presença na primeira divisão.

    O estatuto de finalista do Campeonato de Portugal aconteceu em 1929, com o União de Lisboa a ser derrotado na final da competição pelo Belenenses por 2x1, depois de ter eliminado o Sporting (2x1), o Leça (9x0), o Sporting de Espinho (2x4) e o Beira-Mar (0x3).

    Cinco anos mais tarde, o União de Lisboa teve a sua única participação no campeonato da primeira divisão, fazendo parte do lote restrito de oito equipas que participaram na primeira edição da principal prova do futebol português.

    Os lisboetas conseguiram conquistar oito pontos e terminaram a prova no sexto lugar, graças a duas vitórias frente à Académica (1x3 e 1x0) e outra diante do Académico do Porto (5x2), equipas que terminaram o campeonato atrás de si. Além disso, conseguiram um empate com os portuenses (3x3) e outro com o Benfica (2x2).

    Em 1942, já depois de ter conquistado vários títulos noutras modalidades além do futebol, o União de Lisboa fundiu-se com o Carcavelinhos e deu origem ao Atlético.

    Riopele

    Ao contrário das outras quatro equipas já referidas e que foram extintas, o Riopele tem a particularidade de ser uma equipa-fábrica (à imagem da CUF), uma tendência importada da Alemanha e do leste da Europa

    Jorge Jesus fez parte da única equipa do Riopele que participou na 1.ª Divisão
    Fundado em Pousada de Saramagos, uma freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, o Grupo Desportivo de Riopele nasceu em 1958 por iniciativa dos proprietários e dos funcionários da Fábrica Têxtil Riopele SA.

    Os sucessos do Riopele nos escalões mais baixos chamaram jogadores de vários pontos do país, sendo que esses eram aceites na equipa de futebol e tinham como sustento o trabalho realizado na empresa. O ponto mais alto do clube aconteceu em 1977/1978, quando participou pela primeira e única vez na primeira divisão.

    A estreia aconteceu a 4 de setembro de 1977 e logo com uma vitória por 2x0 sobre a Académica. Nas três jornadas seguintes conseguiu dois empates sem golos fora de casa com o SC Braga e o Estoril, tendo ainda vencido em casa o Vitória de Setúbal por 2x1. As primeiras quatro rondas foram bastante positivas mas uma série negativa de seis derrotas consecutivas deitaram por terra o bom trabalho conseguido no início da prova.

    Assim, sem nunca conseguir uma regularidade de bons resultados ao longo da época, o Riopele acabou o campeonato no penúltimo lugar, apenas à frente do Feirense, com 21 pontos, acabando por descer de divisão. A despedida aconteceu em casa, frente ao Benfica, jogo que os encarnados venceram por 4x1.

    De referir que dessa equipa do Riopele que participou na primeira divisão fazia parte Jorge Jesus, atual treinador do Benfica, e que, enquanto jogador, também representou o Almancilense, Benfica Castelo Branco, Atlético, Estrela da Amadora, Farense, Vitória de Setúbal, União de Leiria, Juventude de Évora, Belenenses, Sporting, Olhanense e Peniche.

    Após ter regressado, em 1978, ao segundo escalão, o Riopele nunca mais conseguiu voltar ao convívio dos grandes e acabou por ser extinto em 1985, 27 anos depois de ter sido fundado.

    Campeonato dos campeonatos entre os cinco extintos

    Tendo por base o somatório de pontos conquistados em todos os jogos disputados por estas cinco equipas na primeira divisão, o CD Montijo é líder da classificação, seguido do Carcavelinhos, SL Elvas, Riopele e União Lisboa.

    A formação montijense teve três participações e nelas conseguiu conquistar 66 pontos num total de 90 jogos, graças a 23 vitórias, 20 empates e 47 derrotas. Além disso, o saldo é de 91 golos marcados e 155 sofridos.

    Graças a isso, numa classificação geral entre todos os clubes que já participaram na primeira divisão e que é liderada pelo Benfica, o CD Montijo está no 49.º posto, que serve para ser líder entre os cinco emblemas extintos e que já atuaram na prova.

    Na vice-liderança está o Carcavelinhos, que é 54.º na classificação geral. A formação do Bairro de Alcântara é aquela que conta com mais participações na primeira divisão (cinco) mas nem por isso é a que tem mais jogos, uma vez que disputou apenas 82 partidas, menos oito que o CD Montijo, porque a competição tinha menos participantes nas épocas em que jogou.

    50 pontos em 82 jogos, graças a 19 vitórias, 12 empates e 51 derrotas, é o saldo do Carcavelinhos, que nessas cinco temporadas conseguiu marcar 103 golos e sofrer 223.

    No terceiro lugar e em 57.º na geral surge o SL Elvas, que participou duas vezes no principal escalão do futebol português. Com 37 pontos conquistados em 48 jogos, a turma elvense amealhou 17 vitórias, três empates e 28 derrotas, tendo marcado 108 golos e encaixado 167.

    Com uma participação e 30 jogos realizados na primeira divisão, o Riopele, que ocupa o 61.º lugar na geral, conquistou 21 pontos graças a seis vitórias, nove empates e 15 derrotas, sendo que o saldo nos golos é de 23 marcados e 51 sofridos.

    Por último, em quinto lugar nesta mini-classificação e em 67.º na geral surge o União de Lisboa, que soma oito pontos em 14 jogos disputados na única participação que teve na primeira divisão. Com três vitórias, dois empates e nove derrotas, o clube que juntamente com o Carcavelinhos fundou o Atlético, marcou 30 golos e sofreu 49.
     

    Total
    Pos. Equipa P P J V E D GM GS
    1 Benfica 79 3389 2198 1483 423 292 5323 1987
    2 FC Porto 79 3300 2198 1449 402 347 4895 2002
    3 Sporting 79 3154 2198 1346 462 390 4843 2123
                       
    49 CD Montijo 3 66 90 23 20 47 91 155
    54 Carcavelinhos 5 50 82 19 12 51 103 223
    57 SL Elvas 2 37 48 17 3 28 108 167
    61 Riopele 1 21 30 6 9 15 23 51
    67 União Lisboa 1 8 14 3 2 9 30 49

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    E aquele clube de 1893??
    2019-01-22 14h29m por AiOGajo
    Falta ainda o Foot-Ball Club do Porto, fundado em 1893 para fazer um jogo e terminou nesse mesmo ano. . .
    Só estes?
    2016-10-23 19h05m por GeladoBom
    Eu acho que o Estrela ainda pode sonhar com a compra do clube. O Salgueiros desapareceu, ouviu-se falar muito no Salgueiros 08 e agora o antigo Salgueiros está em 1º no campeonato prio. Por isso ele está aqui vivo.
    FI
    Internacionais
    2013-07-29 16h34m por FilS64
    Exemplos de jogadores que foram internacionais A (nem vou referir juniores e sub-21, que isso era uma listagem enorme), uns antes, outros durante, outros depois de vestir a camisola estrelista: Pedro Xavier, Abel Xavier, Paulo Bento, Ivkovic, Dimas, Palhares, Coelho, Varela, Melo (não tenho a certeza se foi internacional), Paulo Santos, Frederico, Costeado, Fernando Mendes, Álvaro, Chalana, Jorge Andrade, Mário Jorge, Ricky (?), Marlon Alves (por angola??), Vidigal, N'Dia...ler comentário completo »
    FI
    Estrela
    2013-07-29 16h08m por FilS64
    O estrela também merece destaque, além de dezenas de participações na primeira divisão, tem uma taça de portugal e também dezenas de internacionais juniores e séniores. Já agora, o Salgueiros também é um histórico desaparecido, mas refiro mais o estrela porque me diz algo, ainda tenho o cartão de sócio na carteira e aí ficará sempre.
    LE
    5lb
    2013-07-29 12h17m por let_it_be
    Este ainda não está extinto?
    Estrela
    2013-07-28 14h35m por MinhoKa
    E já ai podem acrescentar o grande ESTRELA DA AMADORA!
    HU
    ToneFCP
    2013-07-28 01h43m por Hugo_Teixeira
    Concordo que os clubes que não cumprem sejam impedidos de competir. É uma questão de competição leal. Mas quando digo "bem ou mal", digo-o porque um dos princípios da justiça é a igualdade de tratamento. E assim, vejamos, porque é que para uns clubes aceitam como garantias para as dívidas umas acções ridículas? Porque é que outros clubes, que andam décadas a declarar prejuízos, a banca concede empréstimos uns atrás de outros sempre para ter as contas do fisco em dia? Porque é que alguns ...ler comentário completo »
    MP
    ZEROZERO
    2013-07-27 22h26m por MPACHECO
    Lindo lindo era o zerozero escrever sobre alguns clubes históricos, e os postassem nos temas do zerozero, assim ficavamos a saber mais sobre o futebol nacional pq a muita gente curiosa com este tipo de assuntos.
    RO
    CUF BARREIRO 23 PRESENÇAS NA PRIMEIRA
    2013-07-27 20h18m por rogerbrr
    POR AMOR DE DEUS SITE ZERO ZERO ESQUECEREM SE DA CUF DO BARREIRO! 23 PRESENÇAS NA PRIMEIRA DIVISÃO, DOIS TERCEIROS LUGARES, VARIAS PRESENÇAS NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS, PRIMEIRO CLUBE PORTUGUÊS A GANHAR AO AC MILAN NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS "EXTINTA TAÇA CIDADE COM FEIRA EM 1965", POR ISTO TUDO A CUF DO BARREIRO MERECE MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO. . . . .
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado pelo seu comentário. Mas a CUF do Barreiro ainda está em atividade como Fabril do Barreiro.
    HU
    Salgueiros
    2013-07-27 15h40m por Hugo_Teixeira
    Exacto. O velhinho Salgueiros, Sport Comércio e Salgueiros, nunca deixou de existir. Acho até alguma falta de respeito afirmarem isso. Simplesmente o que se passou, é que a Justiça, bem ou mal, impediu o Salgueiros de inscrever equipas profissionais de futebol. E digo bem ou mal, porque se fossem outros, duvido que chegassem a esse ponto, mas pronto, já sabemos como é a justiça em Portugal. Entretanto, foi criado o Salgueiros 08 para ir subindo até ao dia em que supostamente o Sp...ler comentário completo »
    MP
    Futebol Clube de Felgueiras
    2013-07-27 12h20m por MPACHECO
    Hooligans de Felgueiras - http://www. youtube . com/watch?v=LEVW3kZB9tU

    nRenascimento do Felgueiras - http://www. youtube. com/watch?v=QHJi0y63inY
    MP
    jeduardor
    2013-07-27 11h46m por MPACHECO
    Exato o FCF Futebol Clube de Felgueiras também é o antigo Felgueiras, apenas continuaram só com as camadas jovens, e usam o FCF atrás porque nao podem usar o nome antigo, o mesmo se passa com o Sport Comércio e Salgueiros que não deve poder ter seniores por usar esse nome, mas o Salgueiros 08 então vai subindo de divisão e quando o SC Salgueiros saldar tudo podem trocar com o 08 certo?
    Dessa do Ac. Viseu não sabia eu. . .
    E eu digo que o FCF Futebol Clube de Felgueiras é o m...ler comentário completo »
    jeduardor
    2013-07-27 05h31m por eduardextreme
    O FC Porto tem duas filiais na Primeira Liga, o Futebol Clube Paços de Ferreira e o Futebol Clube de Arouca.
    Está no site oficial do clube:
    http://www. fcporto. pt/Clube/FiliaisDelegs/Filiais Delegs. asp

    O Sporting Clube de Braga NÃO É filial do Sporting Clube de Portugal.
    A única filial do Sporting Clube de Portugal na Primeira Liga é o Sporting Clube Olhanense.
    Está no site oficial do clube:
    http://www. sporting. pt/Clube/UniversoSCP/Filiai...ler comentário completo »
    . . .
    2013-07-27 02h56m por rayman
    Ainda este ano pisei o campo do riopelo. So de saber que ali jogaram velhas glorias de portugal ate da arrepio.
    MPACHECO
    2013-07-27 01h43m por jeduardor
    Este ano Sport Comercio e Salgueiros está nacionais de juniores:
    http://www. fpf. pt/detalhenoticia/tabid/128/Ar ticleId/3322/language/pt-PT/So rteio-definido. aspx
    Se me perguntares como na camadas jovens conseguem inscrever equipa e nos séniores não, nao sei te responder. Acho que Sport Comercio e Salgueiros acabou nunca suspender clube nas camadas jovens. Apesar de no séniores ser outro Salgueiros (08) que também têm camadas jovens.
    Ac. Viseu acabou e formou outra eq...ler comentário completo »
    MP
    jeduardor
    2013-07-26 22h45m por MPACHECO
    Sim nesse aspecto tens razão, mas tal como dizes que o Salgueiros 08 quer recuperar o Sport Comércio, estes dois Felgueiras querem fazer o mesmo, para além disso nunca tiveram inactivos, o Felgueiras original acabou e no ano a seguir voltou mas apenas com camadas jovens e com dividas por pagar a nivel senior, e com outro clube o FCF 1932, mas para isso como dizes é precisar liquidar tudo a nivel LEGAL vá, mas o Sport Comércio está inscrito como na FPF??
    Não sabia dessa do Acad. Vi...ler comentário completo »
    CF Estrela da Amadora
    2013-07-26 22h01m por Antunisio
    Para esclarecimento dos desconhecedores: o CF Estrela da Amadora foi efectivamente alvo de um processo de insolvência, concluído em Fevereiro de 2011; contudo, até que seja concluída a respectiva liquidação, o Clube existe!!! Bastará experimentarem registar alguma coisa com aquele nome e verão a resposta. . .
    Entretanto, um grupo de sócios constituiu um novo Clube - CD Estrela, www. cdestrela. pt já disponível aqui no ZeroZero - com o firme obejectivo de vir a recuperar o Estrela da...ler comentário completo »
    KO
    jeduardor
    2013-07-26 19h57m por konig_luther
    sinceramente nao sei onde o santa clara é filial do benfica, nao vejo troca de jogadores entre os clubes, nem nada
    Filiais
    2013-07-26 19h21m por jeduardor
    Sporting Clube de Braga é filial do Sporting Clube Portugal

    Futebol Clube Paços de Ferreira é filial do Futebol Clube Porto

    Sport Lisboa e Benfica também, agora na 1ªLiga não me lembro mas 2ªLiga tem Clube Desportivo Santa Clara.
    MPACHECO
    2013-07-26 18h31m por jeduardor
    Em termos legais não são o mesmo, claro que nivel futebolistico Felgueiras (antigo) e FCF Felgueiras são o mesmo.
    E mesma coisa com Académico de Viseu (CAF -> AVFC). O emblema do Académico de Viseu Futebol Clube estão iniciais CAF.
    Tal como queria Fazer Clube Atlético de Valdevez, queria criar novamente Atlético de Valdevez, houve varias propostas nome tiravam Clube ou metiam no meio. Mas finanças andavam em cima deles tiveram optar um deles, optaram pelo Atlético (dos Arco...ler comentário completo »
    MP
    jeduardor
    2013-07-26 18h07m por MPACHECO
    exatamente é o mesmo que o FCF Futebol Clube de Felgueiras que visto as dividas seladas já podem competir com seniores, mas nao te posso explicar ao certo, isto aqui em felgueiras anda uma confusao por causa destas coisas ;s
    MP
    jeduardor
    2013-07-26 18h05m por MPACHECO
    O segundo clube FCF FELGUEIRAS, é o mesmo que o Futebol Clube de Felgueiras, apenas tem o FCF atrás por não poder utilizar o outro nome derivado das dividas, mas ele é o antigo Felgueiras, e dedicou-se até agora a camadas jovens por nao poder inscrever seniores na af porto, mas as dividas estao seladas e este ano vao increver uma equipa senior na 2 divisao da af porto, e nao houve a criação de um so clube, pq na altura era a fatima felgueiras a presidente de felgueiras e como ela sempre a...ler comentário completo »
    Equipas em actividade
    2013-07-26 18h01m por jeduardor
    CUF -> somente mudou de nome, primeiro para Quimigal e depois Fabril Barreiro. Tal Academica que durante uma fase era Académico de Coimbra.

    Salgueiros -> Sport Comercio e Salgueiros ainda competem em camadas jovens.
    Salgueiros que está CNS, Sport Clube Salgueiros 08, é um clube formado por salgueirista, que estão espera que o Sport Comercio Salgueiros regularize as suas dividas para depois venderem os direitos desportivos.

    Tirsense, Alverca, Famalicão ainda existem e não alteraram o nome.
    Lista incompleta
    2013-07-26 17h52m por jeduardor
    Felgueiras
    Ac. Viseu
    Estrela Amadora (?)

    Futebol Clube de Felgueiras extingui-se, entretanto apareceram lá dois clubes, o Clube Academico de Felgueiras e o FPF Futebol Clube Felgueiras.
    1ª dedicou-se mais séniores e com a subida aos nacionais mudou o nome para Futebol Clube Felgueiras 1932.
    2ª dedicou-se mais camadas jovens (o Zerozero no FB considera este 2º como o antigo clube, mas creio que estão errados, este é FPF Felgueiras).
    Pelo q...ler comentário completo »
    MP
    konig_luther
    2013-07-26 17h52m por MPACHECO
    Aí é que te enganas o verdadeiro ainda não foi extinto, aliás manteve-se sempre em atividade, mas apenas com camadas jovens, o verdadeiro Futebol Clube de Felgueiras é este: http://www. zerozero . pt/equipa. php?id=21&epoca_id=0 , o velho Felgueiras nunca acabou, acabou foi os seniores, e ao que parece este ano estão a pensar voltar a ter equipa de seniores ( http://www. agentedesportivo . com/2013/07/22/af-porto-f-c-f- futebol-clube-felgueiras-avanc a-com-equipa-para-a-2-%C2%AA-d ivisao-distrital/ )

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21