Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

MoreirensePortugal
PortugalBraga
V. GuimarãesPortugal
PortugalPortimonense
Real SociedadEspanha
EspanhaEspanyol
Na Minha Secreta Área
Luís Rocha Rodrigues
2017/09/18 20:12
O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

É nas alturas de crise que os grandes defeitos vêm à tona e, no caso do Benfica, não é diferente. Desde já, convém dizer que me parece manifestamente exagerado o tom pessimista da maioria dos adeptos encarnados após dois desaires (foram pesados, sim, preocupantes também, mas a procissão ainda vai no adro). Basta ver que, nos quatro anos do tetra, em dois as águias tinham menos pontos após seis jornadas.

Contudo, há sinais de inquietação que justificam a reflexão sobre o mau arranque de época, que teve a vitória da Supertaça para ressalvar, mas que tem indicadores, acima de tudo, difíceis de explicar. E, como figura máxima da clube, é a Luís Filipe Vieira que dirijo as questões.

1 - Por onde tem andado? Não no sentido presencial, mas do ponto de vista de mediatismo. Numa altura delicada, numa fase de dúvida e de vários ataques internos e externos, já se justificava uma intervenção pública do presidente do Benfica, até porque há muitos esclarecimentos a considerar. E um líder vê-se nas horas difíceis, não quando há louros para colher.

2 - Porque está Rui Vitória sozinho? Numa crise, não há inocentes e o treinador das águias teve a sua dose de culpa. Só que tem arcado quase sozinho (Luisão ajudou) com as mesmas, expondo-se em nome do grupo, ainda que sem proteção visível por parte da administração. Depois de dois anos de muito sucesso desportivo e de grande percentagem de êxito no lançamento reiterado de jovens que se afirmaram, o técnico talvez merecesse outro agasalho para a chuva que sobre si tem caído.

3 - O que se passa, afinal, com algumas figuras do clube que estão na estrutura? A saída de Nuno Gomes foi algo surpreendente, a ausência de justificação aguça a especulação e as notícias em torno de um eventual desagrado de Rui Costa elevam para um patamar muito elevado a apreensão dos adeptos. O que fazer? Esclarecer a situação (algo que já devia ter sido feito). Até tal acontecer, vai haver um crescente fumo. E onde há fumo...

4 - O que falhou na preparação da pré-época? Ao contrário da maioria, não considero que o plantel tenha sido mal preparado numa fase inicial. Pedro Pereira foi uma solução à Grimaldo (meio ano a preparar-se para o lugar), André Moreira era uma das boas escolhas para a baliza, Kalaica tinha dado boas indicações na época passada, Hermes ainda tinha (alguma) margem de erro. Os quatro, por um motivo ou por outro, falharam e a solução interna, tão enaltecida nos últimos tempos, não surtiu efeito. Porquê arriscar a total contenção de custos quando havia boas soluções no mercado ao alcance de um investimento razoável do (muito) que foi encaixado? Será que a crença é de que as soluções de grande qualidade são infinitas no Seixal? É garantido que o Relatório e Contas terá o reflexo de tão chorudo verão? Terá o passivo um abate assim tão considerável que justifique o travão nas compras?

5 - O que se passa com o departamento médico do clube? Uma questão para a qual aceito mais facilmente uma justificação. Não percebo a fundo de matéria de medicina e acredito que possam existir algumas coincidências. Mas... tantas e há tanto tempo? Houve mudança na época passada, mas não há melhorias no número de tripulantes do barco das lesões. Salvio, Fejsa, Jardel, Júlio César ou Grimaldo são casos recorrentes, outros também tendem a picar o ponto (Lisandro, Zivkovic) e, em comparação com outros barcos do nosso futebol, as filas na Luz são sempre maiores.



Comentários (10)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
El
As 5 Respostas
2017-09-20 18h39m por El-Mago-10
0 - Qual crise? Duas derrotas não consituem uma crise.

1 - ao contrário dos outros regimes presidencialistas a que muita gente está mal habituada, no Benfica há profisionalismo com esquipas dedicadas a cada área de intervenção no clube. Não é necessário o constante protagonismo do presidente (tipo anunciar um filho em directo no estádio).

2 - Rui Vitória não está sozinho, tem uma equipa a trabalhar com ele e sendo ele o líder dessa equipa, é ele que dá a cara ...ler comentário completo »
no
5 perguntas
2017-09-19 15h53m por notaartistica
e todas elas muito pertinentes e que deviam ser respondidas pelo presidente, apesar de não concordar com o cenário de crise. a jogar assim caminhamos para isso mas ainda não estamos la.
por um lado ate prefiro que o presidente não venha falar a publico, já se da importância a mais a gentes que estão de fora do futebol (e outras ate fora da realidade e da decência) mas começam a ser demasiadas questões que os benfiquistas tem em relação ao que se está a passar. já há muito tempo que ...ler comentário completo »
vi
Não façam perguntas incómodas. . .
2017-09-19 11h44m por vitorbernardes
A resposta às três primeiras vai no sentido de nesta altura ninguém querer aparecer, devido aos caos dos padres, dos ministro, do VAR, etc. . .
A quarta é uma questão de pensar que com os métodos utilizados no últimos anos, com ou sem grande investimento, conseguem atingir o fim pretendido.
Concordo plenamente com o ponto de vista na quinta questão.
Não façam perguntas incómodas. . .
Do
Tantoscasos
2017-09-19 08h47m por DocSkills
O LFV não vai responder a este tripeiro. . .
Do
Querem condicionar os jogos seguintes. . .
2017-09-19 08h44m por DocSkills
Pela pressão nas estupidezes que dizem, forçam a razão. . . pressionando a equipa. . . que ao fim ao cabo são uns putos. . .
Do
Crise? Qual Crise? Querem vender jornais
2017-09-19 08h43m por DocSkills
Crise?
Qual Crise?
Querem vender jornais?

Duas derrotas, uma para o campeonato e outra na Champions é Crise. . .

Anti-benfiquismo, ser a palavra mais correta. . .
Gi
SL Benfica
2017-09-18 22h59m por Ginola
* "director desportivo"
Gi
SL Benfica
2017-09-18 22h54m por Ginola
Não me parece que haja ainda motivos para alarmes desmedidos e não é decerto a primeira vez que depois de um mau arranque (será assim tão mau?) uma equipa termina a época com objectivos cumpridos, nomeadamente como campeã nacional.

O desinvestimento na aquisição de activos é claro, mas não será nem propositado apenas porque se quer, nem demonstra sobranceria como por vezes se quer fazer crer. Resulta, na minha opinião, de uma estratégia consolidada que assentou na procura d...ler comentário completo »
Ta
Uma Boa crónica
2017-09-18 21h58m por Tantoscasos
Os meus parabéns pelas perguntas formuladas, sobre as quais gostaria de ver uma reação do presidente LFV.
St
Interessante
2017-09-18 21h39m por St4yW1th_BMaia
5 questões bastante interessantes e q gostava q fossem respondidas pelo LFV. Mas duvido q tal aconteça, ele não costuma aparecer muito. . .
OPINIÕES DO MESMO AUTOR
Hoje seria dia para se falar do clássico. Ou para mais uma análise ao momento do Benfica. Mas prefiro deixá-lo para outros. Não que não seja pertinente. ...
02-10-2017 12:41E2
Momentos definem épocas. Por mais que a continuidade e o trabalho constante determinem sucessos, há uma muito ténue fronteira que o define. Escrevo-o a propósito do ...
31-07-2017 14:16E5
Correu pela internet a imagem de Francisco Geraldes esta quinta-feira, antes do jogo com o Valência, sentado no banco de suplentes e agarrado a um livro, enquanto, a seu lado, Matheus ...
14-07-2017 09:50E6
Opinião
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
Visão de jogo
Pedro Silva
A preto e branco
Luís Cirilo Carvalho
A preto e branco
Luís Cirilo Carvalho
Visão de jogo
Pedro Silva
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais