PortuguêsEnglishFrançaisEspañolDeutschItalianoBrasilInternational
RSS
Facebook
Twitter
Blog
Mobile

A teoria das 72 horas

2013-02-07


David Marques
(Votos: 15)
(Visitas: 3884)
Ainda sobre o caso da utilização irregular de vários jogadores no encontro do FC Porto com o V. Setúbal, para a Taça da Liga, o Jornal de Notícias resolveu ir falar com Armando Leitão, professor de Estatística na Faculdade de Engenharia do Porto, que explicou que 72 horas não são obrigatoriamente 72 horas, pelo que iliba o FC Porto da acusação de utilização irregular de três jogadores, por estes terem actuado em Setúbal 71 horas e 45 minutos após o fim de um jogo do FC Porto B em que participaram. E Armando Leitão sustenta a sua teoria apoiando-se na regra do arredondamento, coisa que eu desconhecia que também podia ser aplicada nas horas (mas isso sou eu, que nunca fui um aluno brilhante a matemática). ´Setenta e duas horas é o intervalo entre 71 horas e 30 minutos fechado até 72 horas e 30 minutos aberto´, alega o professor. O meu histórico a matemática aconselha-me a não ter a ousadia de refutar a tese deste senhor que, no entanto, transporta-me para os tempos em que andava no Ensino Secundário e as aulas começavam às 08h45, bem cedo para um cachopo que não tinha por hábito deitar-se cedo. Como consequência, foram várias as vezes em que cheguei à sala de aula por volta das 9 horas. Invariavelmente, a professora marcava-me falta. Erradamente, à luz do raciocínio do professor Armando Leitão: afinal de contas às 08h45 são 09h00. Esta lei de arredondamentos também poderá ser invocada por quem for despedido com justa causa por chegar constantemente atrasado ao emprego - isto se o arredondamento jogar a seu favor - e pelos discentes deste professor universitário de Estatística. Por isso, se a aula começar às 14h40, não há qualquer motivo para correrias. Podem fazer gazeta por mais uma meia hora. O professor não se importará.   


Texto redigido de acordo com as normas do antigo Acordo Ortográfico (Decreto lei 35.228/45)
Outras opiniões de David Marques
2014-04-17 Será desta, Benfica?
2014-02-12 A infelicidade da mudança
2014-01-07 Obrigado, Eusébio
Comentários (26)
Gostaria de comentar? Basta registrar-se!
sir_nando por entraineur2013-03-15 12h52m
até que enfim alguém que entende português, pois ao contrario do ilustríssimo comentador, neste caso é melhor e preferível entender português do que ser um grande crânio a matemática. já agora escrevo sem maiúsculas por opção.


O Que fazer? por FabioMPC2013-03-14 22h18m
Estive a ler os comentários dos leitores e todos eles mostram a mesma opinião que eu. "Tentativa Forçada para influenciar decisões judiciais". A minha pergunta é o seguinte: tendo em conta que o zerozero vive à custa dos leitores que, apesar de ser de graça a leitura das noticias deste site, e ninguém viesse cá a publicidade que o zerozero mantém desaparecia e o site ia ao charco, o que estão a pensar fazer em relação a este senhor que não prestigia nem o site nem o futebol português? Serei...


Não sabes o que dizes! por Sir_Nando2013-03-10 18h10m
Eu sou estudante do MIEM na FEUP, Engenharia Mecânica e já ouvi esse professor ao vivo a falar do caso das 72h.

O que tu não sabes é o seguinte: o teu horário escolar dizia explicitamente 08h45 MINUTOS; o horário de trabalho também explicita os minutos, por exemplo, entrada às 8h00 MINUTOS.

Neste caso a lei só diz 72 HORAS, não explicita os MINUTOS, o que dá aso à teoria dos intervalos entre 71h30min e 72h30min.

Senão sabes o que dizes, calas-te!


Walpulgiss por Pirisca2013-03-06 17h26m
O outro n percebe nada de matemática e tu alguma vez leste duas linhas de um qualquer código?????

Percebes alguma coisa de direito?

Conheces algum prazo legal q esteja escrito em algum código cuja referência seja, de que alguém tem um prazo de 24h00m para fazer algo?

Ou se for o prazo de 3 dias? conheces juridicamente algum prazo q esteja discriminado como 3 dias, 0 horas, 0 minutos e 0 segundos?

Como tal a argumentação desse profes...


É que nem Matemática, nem Português. por Walpulgiss2013-02-26 19h37m
Sr. Iletrado matemático, começo por perguntar-lhe o seguinte:
-Sabe a diferença entre 1h e 1h00m?
Pela o artigo que escreveu posso assumir que para si é tudo a mesma coisa. Mas como eu quero, quero muito, que o meu Portugal não seja tão ridículo no que respeita ao conhecimento matemático permita-me que lhe indique a diferença.
A diferença está na "precisão"! Um tem precisão até á hora e o outro até ao minuto. Dai que quando a sua aula começava ás 8h45m e o senhor c...


A questão é? por the_reader2013-02-25 16h21m
Qualquer pessoa pode publicar artigos ?


Só agora . . . por olimanuel2013-02-22 15h03m
. . . li os comentários. Os zeros afinal multiplicam-se em mentes pouco éticas ou melhor, èticamente desonestas. Se o regulamento diz que são 72 horas, e sendo geralmente aceite o facto indesmentível de que 1 hora tem 60 minutos, o argumento de sua eminência o senhor professor de estatística é completa e totalmente demagógico. Aliás, a aplicação da estatística está a ser fortemente posta em causa, dada a sua característica manipulativa. Pelos vistos, o sr. Prof. nem isso sabe fazer. Por enquanto. Cumprimentos.


Correcto por olimanuel2013-02-22 14h55m
Excelente artigo, David. No entanto, muito facilitado pela mui nobre sapiência de um professor universitário. Este professor estaria estatisticamente despedido, caso a sua teoria estivesse correcta. É que, estatìsticamente, o intervalo de credibilidade do geniozinho é zero. Ora, zero vezes qualquer percentagem de desvio continua sempre a ser aquilo que o professor é: Um zero!
Abraço


Hum por nacmarinho2013-02-21 12h14m
Eu sou portista e talvez veja as coisas à minha maneira mas para mim esta lei foi feita para não haver abusos na segunda liga. Para que por um motivo ou outro os jogadores mais cotados da I liga não fossem dar uma perninha à II liga, com intuito de prejudicar deliberadamente uma equipa em questão.
É certo que podem jogar mas tem que ser garantida as 72H. . . Nem mesmo a teoria do tempo de descanso me convence senão o que dizer do SCP-SLB deste ano. Mas como digo, penso que esta lei ...


Citação por lam72013-02-20 13h45m
Quando se usa uma citação de um artigo, a bem da moral e do respeito, dever-se-á ter o cuidado de não omitir partes importantes.

No artigo que David Marques usou para escrever sobre uma (aparentemente legal) utilização de 3 jogadores em 72h, o Professor Armando Leitão explica o porquê do arredondamento. Ele refere que a Grandeza que aparece no regulamento é a Hora, como tal, 71h45m são, de facto, 72h. Para ser 72h exactas o valor mínimo teria da Grandeza estar em minuto...


Ideia de novo artigo. por Manfio2013-02-19 15h35m
Venho aqui oferecer ao Sr. David Marques uma ideia para um novo artigo;

A tentativa de utilização abusiva de um Artigo, de um regulamente que não diz respeito à Taça da Liga, com o intuito de eliminar o FC Porto da competição, por um lado, e por outro, o 'fechar de olhos' da Comunicação Social a esse facto.

Digo 'fechar de olhos' porque o trabalho dos Jornalistas é esse; saber ler e escrever, por isso ninguém me convence de que foi inadvertido.

Parece-lhe bem Sr. David Marques?

Fico curioso com o resultado final.


Comentário por ka_fcp2013-02-18 20h21m
Realmente sabe mesmo muito pouco de Matemática, que comparação.

Mais valia não ter dado este comentário ridiculo. Números não é o seu forte realmente. . . . . por isso é que o País anda assim. . . . .

Mas o Junior99 já explicou o caso, não vale a pena dizer mais nada.


Sede de ganhar por cesarlopes212013-02-18 17h08m
A qualquer custo e contra tudo e todos, lá querem ver o FCPorto fora da Taça "Larápio Batista"!!! Até eu como Portista quero ver o FCPorto fora desta taça já há muitos anos manchada com o nome "larápio batista"!!! MAs há algo que me incomoda nas razões e na forma como o querem fazer: Se o Braga B, se o Sporting B perdeu pontos na Liga de Honra por usarem jogadores na 1ª Liga, porque razão tem o Porto de perder o lugar nas meias finais da Taça da Liga em vez de perder pontos na Liga de Honra??...


qd se fala de outras coisas por tink2013-02-15 23h04m
E' normal os portugueses falarem de tudo menos do futebol jogado nos relvados! e aqui está! num artigo de opinião, num site de futebol, fala-se de matemática, leis, do horário da escola do rapaz! Como é q o ZZ dá voz a estas pessoas? a Marisa escrevia sobre futebol, e mt bm por sinal, deixou de escrever, artigos mt bons q ja' li nesta coluna têm rareado, e depois e' o q se vê leões selvagens e outros doentes que tais pelos seus clubes a estragar o bom nome do site que faz 10 anos, e n é...


Teorias por RicardoJRPereira2013-02-15 07h19m
Enquanto alguns fazem teorias patéticas, e outros tentam ser engraçados brincando com patetices, eis que sai a decisão acerca desta matéria.

O Porto não precisa de teorias, precisa apenas que sejam cumpridos os regulamentos.

E foi fácil perceber que os regulamentos que estavam a ser discutidos, em nada se aplicam à Taça da Liga. Só me pergunto, porque demorou tanto a descobrir, mesmo os entendidos em desporto, jornais desportivos e companhia, esses sim, ...


Golo aos 71m45s é considerado minuto 72 por kjcool2013-02-14 00h07m
Isso mesmo. Podemos dizer que um golo foi marcado ao minuto 72, mas, sendo perciso nos segundos, ter sido aos 71m e 45s.


Ridiculo por kjcool2013-02-14 00h01m
Estava a gostar de ler quando derrepente põe-se no gozo ao afirmar que os alunos podem fazer "gazeta". Nada disso. No regulamento, diz que são 72 horas e não 72 horas e 00 minutos. No caso da faculdade, se a aula ta marcada para as 8:45 é as 8:45 que tem de chegar, independentemente de quantos segundos demorar (ai está, os segundos não são referidos, tal como não são referidos os minutos no caso desse regulamento)^.


kardas16 por BarrileteCosmico2013-02-13 22h03m
Aquilo que eu fiz foi uma teoria absurda baseada em brincadeiras com números de modo a beneficiar os interesses do meu clube, que basicamente foi o que esse professor fez. Como já se viu, agora que foi tomada uma decisão oficial em relação ao caso, a teoria dos arredondamentos só serviu para esse tal Armando Leitão ter os seus 15 minutos de fama e ser alvo de gozo um pouco por todo o lado. . .


kardas16 por luismaste2013-02-13 18h00m
e não só, um jogador pode muito bem ser expulso depois do jogo acabar até


BarrileteCosmic o por kardas162013-02-13 16h49m
Apenas uma nota: não é por o árbitro dar 5min de compensação que o jogo automaticamente tem de estar terminado findados esses 5min, se houver uma assistência a um jogador ou algo do género o árbitro pode e deve dar compensação sobre o tempo de compensação. . . portanto essa do matic não pega.


Aí está a decisão! por adolfosapinho2013-02-13 15h41m
O CD da FPF apercebeu-se que a teoria do arredondamento das 72h não tinha ponta por onde se lhe pegasse e aí está - arranjou outra coisa.

Ou seja, neste campeonato à parte que foi a discussão das 72h, o CD (embora indirectamente) deu razão a todos os que acham que 72h são mesmo 72h00m!

Yupiiiiii!!! (ah. . . e o fcp continua em prova)


Teorias por BarrileteCosmico2013-02-13 13h10m
A matemática é uma ciência exacta, mas é muito fácil manipularmos números a nosso favor. Este professor, como portista, manipulou-os de forma a dizer aquilo que lhe convém. O que eu acho errado é dar-se tempo de antena a pessoas que nada têm a ver com futebol, nem com os regulamentos. Não é um professor universitário com uma preferência clubística assumida que tem de vir dizer como é, são as entidades competentes. Eu como benfiquista posso pegar nessa teoria e dizer que expulsão do Mati...


Não há erro brutal por adolfosapinho2013-02-13 12h53m
O raciocínio é válido, embora o exemplo utilizado pelo David não seja o melhor (8:45)

Por simplificação, quando falamos das horas certas, omitimos os "zeros", pois não os lemos. Simplesmente isso.

Além disso, 72h são 3 dias. Se falassemos em 3 dias, pelo raciocínio do Professor Leitão, significaria que 2 dias e meio cumpririam os requisitos, certo?

Mas há mais. Se a Liga marcar um jogo para as 16h, significa isto que o jogo pode começar ...


Texto por Junior992013-02-13 11h54m
Um texto com um erro formal brutal que traduz o mal que o nosso país vai em termos de pensamento lógico e matemático.

Pontos prévios: eu sou portista, não gostava de ser afastado na secretaria e não concordo com o argumento do professor Leitão.

MAS
este texto tem um erro enorme. O arredondamento é feito na unidade que estamos a medir.
Se estamos a medir horas (72h) então arredondamos em horas, isto é, dividimos uma hora em metade para trás do va...


rdurvals por DingyPT2013-02-13 10h47m
exacto, por isso é que quando alguém diz 8h45, ninguém se importa se chegas às 8h44m30s ou às 8h45m30s

compreendo que se queira fazer um texto a gozar com a situação porque até me parece um pouco ridícula, mas se é para usar a lógica do Prof. Armando Leitão, então que seja usada correctamente


Páginas:  12  (26 comentários)
Menu
Publicidade