Playmaker - Estatísticas e curiosidades no momento certo

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

PortimonensePortugal
PortugalV. Setúbal
BragaPortugal
PortugalFeirense
BoavistaPortugal
PortugalTondela
X
2018/11/20 13:08
O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

Portugal termina esta terça-feira a participação na fase de grupos da Liga das Nações e, independentemente do resultado que venha a conseguir em Guimarães, já ninguém lhe tira o sucesso da transição para o pós-Mundial da Rússia. O primeiro lugar do grupo e as vitórias plenamente justificadas sobre a Itália (na Luz) e na Polónia são a prova "palpável" dessa constatação; o futebol exibido - sobretudo nesses dois jogos, um pouco menos em Milão -, a ramificação positiva de uma seleção que, afinal, sabe ser bem mais versátil e apaixonante do que parecia. 

Este é o ponto de partida para um assunto delicado, ainda que mais tarde ou mais cedo se torne inevitável: o do futuro de Portugal sem Cristiano Ronaldo. O capitão, que já vive no pedestal dos deuses, abriu ele mesmo a porta para este debate, ao pedir escusa para os cinco compromissos que a seleção nacional tinha na agenda depois de cair nos oitavos de final do Campeonato do Mundo. E ao ceder mais espaço aos que se perfilavam atrás dele, Cristiano, ainda que involuntariamente, permitiu que todos ficássemos um pouco mais descansados em relação ao futuro. 

É que os duelos que se seguiram à queda diante do Uruguai mostraram uma equipa portuguesa reprogramada. Mais solta, mais versátil, mais difícil de prever e, consequentemente, de anular. E - até a mim me custa escrever isto, perdoa-me Cristiano -, isso deve-se em parte à ausência daquele que tem sido o melhor jogador do mundo nos últimos anos. Não porque as qualidades de Cristiano não servem à seleção, mas porque a sua figura, a sua aura, o seu "peso" são inconscientemente aspetos que inibem as tomadas de decisões dos restantes. 

Sem Cristiano, a equipa viu-se "obrigada" a procurar outras soluções para dar corpo às suas ideias; sem o "farol" para o qual todos olhavam quando a bola entrava no último terço, Portugal teve de inventar novas "luzes" para iluminar o caminho até ao sucesso. E a verdade é que conseguiu, aliando àquilo que já vinha tendo com o capitão - sucesso - outro aspeto que, queira-se ou não, nos roubava um pouquinho o prazer da seleção: qualidade futebolística, com o jogo na Polónia, na minha opinião, a ser o expoente desta "nova" equipa  portuguesa.

E tal como Cristiano assumiu as pegadas de Figo, talvez este seja o momento de Bernardo Silva se assumir, definitivamente e sem sombras, como a nova estrela de Portugal; creio que lhe faria bem ter nos ombros essa responsabilidade. Mas não só. Há tanto talento a quem Fernando Santos confiou a missão nesta transição, que seria quase um pecado travá-lo em nome do regresso à segurança de CR7 - falo de Bruma, por exemplo. Este talvez seja o momento - difícil, admito - de nós portugueses nos curvarmos perante o capitão em jeito de agradecimento e... despedida.

Cristiano, escuta-me: sou teu fã incondicional, um defensor acérrimo daquilo que representas enquanto futebolista e atleta, o primeiro a saltar para a linha da frente quando atacam o teu estatuto (e eu vivo na Alemanha, acredita que tenho de o fazer muitas vezes). Jamais, enquanto andar por cá, me vou esquecer que foi contigo como comandante que alcançámos a nossa maior vitória, que te tornaste lenda acima de Eusébio - e isso quer dizer tanto. Portanto, não me leves a mal o que escrevi, mas acho que nos vamos divertir os dois a ver estes novos "putos" a jogar à bola.



Comentários (12)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
. . .
2018-11-22 14h49m por Portugues_Patriota
A minha opinião é simples e directa: ainda não está na hora de Ronaldo abandonar, ainda está no topo do futebol mundial e continua a ser o goleador e o diferenciador que é. Simples.
Liga das Nações
2018-11-20 19h17m por PedroFCP_RockNRoll
Mas jogando em casa temos mais que obrigação de ganhar e mesmo não tendo muita relevância é sempre mais um troféu a juntar ao palmarés e penso que partimos na linha da frente embora a Holanda tenha melhorado muito desde a entrada do Koeman que soube reestruturar bem uma seleção que estava nas ruas da amargura desde as saídas de Robben, Sneijder e Van Persie e sem esquecer que nos ganhar por 3-0 no início deste ano, a Inglaterra que foi até às meias do Mundial uma equipa jovem (e também reestru...ler comentário completo »
Ronaldo
2018-11-20 19h02m por PedroFCP_RockNRoll
Tudo depende da vontade do jogador se quiser ainda voltar tudo bem mas se não quiser então que se trate de retirar não pode ser tudo como ele quer.

Esta Liga das Nações também não me suscita muito interesse sinceramente mas sempre é melhor do que os amigáveis para encher chouriços contra os Luxemburgos, Andorras, Gibraltares, São Marinos desta vida até agora temos visto jogos extremamente competitivos e equilibrados (França-Alemanha, Portugal-Itália, Espanha-Inglaterra, etc...ler comentário completo »
Faz-me lembrar
2018-11-20 18h33m por iSMURF4
a mesma situação com o Zlatan pela Suécia. . . não ajudou? então não vais ao mundial.

Ronaldo não ajudou os seus companheiros, logo não deveria ir à Final Four do próximo ano.

Mas e o FS tem tomates para o deixar de fora? duvido lol vamos ver.
pois é
2018-11-20 18h11m por massapina1272
se nao jogou na fase de apuramento pra final four a vedeta ronaldo, o treinador patego que tenha o bom senso de o nao convocar em junho isso é nao convocar um jogador que deu tudo pra nos apurarmos agora , pró menino de ouro passear e gozar com todo aqueles que deram o litro pra tarmos onde estamos hoje apurados
zerozero
2018-11-20 16h26m por BlankSpace
pfv apaguem este artigo de opinião porque é simplesmente ridiculo. . . mais nada a acrescentar. . .
PE
Só em Portugal. . .
2018-11-20 16h08m por pedrodn
Só mesmo em Portugal que por se ter ganho dois jogos começam a descartar jogadores porque há ali aquela palha. O Ronaldo está sempre omnipresente para a crítica fácil e fútil. Se quando Portugal não ganhava a culpa era dele, agora se ganhamos sem ele, é sinal que não faz falta nenhuma. Enfim…

Pior que a memória curta é a ingratidão de não atingir o quanto Ronaldo fez crescer esta seleção portuguesa.
Man United, Real Madrid ou Juventus podem ter as melhores equipas d...ler comentário completo »
exemplos
2018-11-20 15h46m por BlankSpace
Ricardo Carvalho
Pepe
Bruno Alves
José Fonte
Nuno Gomes
Quaresma
Helder Postiga

estes jogaram por Portugal até aos 34/35 e depois disso. . . . mas querem despachar o nosso melhor jogdor de todos os tempos e da atualidade. . . sinceramente. . . . pensar no futuro??? então sendo assim apoiem os sub-21. . . . esses sao o futuro. . . . a seleção A é pro presente. . . .
NÃO!
2018-11-20 15h40m por BlankSpace
A seleção não é um clube. . . é a seleção. . . convoca-se os que estão a jogar bem nos seus clubes. . . . por isso. . . enquanto Cristiano Ronaldo tiver qualidade e quiser jogar pela seleção tem sempre lugar. . . . A IDADE NÃO INTERESSA
E atualmente. . . Ronado nao so tem lugar como é o nosso melhor jogador. . . DE LONGE!
Por isso deixem de "pensar no futuro" e aproveitem o nosso melhor jogador de SEMPRE enquanto ele pode e adora jogar pela nossa seleção. . . .
não concordo
2018-11-20 15h15m por voltou_apito_dourado
para mim este é o melhor ronaldo de sempre, agora é um líder, uma voz importante no balneário. acho incrível a falta de gratidão de muita gente, não percebo como de repente se prescinde de um jogador destes.
há que respeitar ronaldo, esta liga das nações não serve para nada, há que dar espaço a ronaldo e permitir que esteja em boas condições para começar a fase de apuramento para o europeu.
ao longo dos anos sempre fui crítico de ronaldo e preferi messi, mas agora não, e...ler comentário completo »
AL
Ronaldo na Seleção
2018-11-20 15h14m por Alter_Ego
Concordo em parte com o que foi dito na reflexão. Mas penso que o período em que Ronaldo vai contribuir mais para o sucesso da seleção ajnda está para vir. Na minha opinião, este periodo sem Ronaldo foi muito positivo, tanto para ele, como para os outros jogadores da seleção. Perceber que a seleção não é só Ronaldo é importante, mas não se pode negar que ele ainda é uma mais-valia em qualquer equipa de topo mundial e, consequentemente, na seleção também. Certo está que jogadores de qua...ler comentário completo »
e Fernando Santos
2018-11-20 15h00m por abiliojsmsantos
Totalmente de acordo com o artigo. Acrescento apenas que tenho muitas dúvidas sobre se Fernando Santos é o seleccionador mais adequado para gerir e potenciar os novos talentos e um novo modelo na selecção. O Fernando Santos, tal como o Mourinho, são magníficos treinadores, mas parecem só se sentir confortáveis na posição do underdog, que não é actualmente a situação da selecção portuguesa.
OPINIõES DO MESMO AUTOR
Em 1994, António Damásio, o reconhecido médico neurologista e professor universitário português, publicou o livro "O Erro de Descartes", no qual, para ...
29-11-2018 10:57E3
Coloquemos o 4x3x3 e o 4x4x2 de lado e esqueçamos as marcações à zona. Este não pretende ser um texto opinativo ou explicativo, muito menos uma tentativa de me ...
24-10-2018 15:33
Passaram 703 dias, mas é como se tivesse acabado de acontecer. Aquele pontapé lírico, a ode mais bela da poesia futebolística portuguesa, continua a ressoar no coração e no imaginário de cada um ...
12-06-2018 10:41
Opinião
Arte do Apito
João R. Veríssimo
Joga Bonito
Laurindo Filho
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
Na Minha Secreta Área
Luís Rocha Rodrigues