placardpt
C
Outubro 2014x
zerozero
11.º aniversário

O caro leitor está de parabéns e se calhar não se lembrava disso. Não sabemos se já andava por aqui quando nascemos ou se viu os primeiros passos, mas o mais importante é que hoje está connosco a celebrar mais um aniversário do zerozero.pt: 11 anos! Ano marcante, representado por um número intimamente ligado ao Futebol e que encerra em si o conceito deste desporto coletivo, a ideia de Equipa.

Foi em 21 de outubro de 2003 que o zerozero.pt surgiu com a ideia de evidenciar a paixão com que os portugueses vivem o fenómeno futebolístico, a sua sede pela atualidade, o seu desejo por poderem a qualquer altura consultar informações para além do óbvio, a sua vontade de ter acesso a estatísticas rigorosas, mas que sejam ao mesmo tempo interessantes e diferenciadoras.

O conceito de reunir a componente profissional do jornalismo desportivo assente numa poderosa Base de Dados com o ideal de uma comunidade imensa, interessada e dedicada, que tem acesso e disponibiliza informações que muitas vezes estão longe das redações centralizadas, vingou! As atuais mais de 55 milhões de páginas visualizadas mensalmente, a acrescentar as perto de dez milhões páginas consultadas na versão mobile, certificam o projeto com selo de sucesso.

Neste ano de 2014 não podemos deixar de assinalar dois momentos relevantes e que gostaríamos de partilhar consigo:

Em agosto último concluímos um projeto que na altura foi descrito como «o maior trabalho alguma vez realizado sobre a principal divisão do futebol português. O conjunto de informação disponibilizado abrange todas as épocas desde 1934/35 até 2013/14, o total dos 80 Campeonatos Nacionais disputados até hoje, com os seus 17 306 jogos, 50 007 golos e 8 801 jogadores que vestiram a camisola dos 70 emblemas que participaram em jogos no principal escalão. Todas as fichas de jogo com as constituições das equipas, golos, disciplina e substituições estão disponíveis e acessíveis de forma pública e gratuita em www.zerozero.pt/liga». Foi um trabalho de várias equipas, multidisciplinares, durante vários anos e que viu a luz do dia na semana de arranque da Liga 14/15. Se não teve oportunidade de ver na altura, está sempre a tempo. A História está diariamente a ser alterada, com cada jogo a contribuir com a sua pequena peça para esse imenso puzzle de mais de 80 anos que é a Primeira Liga portuguesa.

Um outro momento importante foi o lançamento do ´Playmaker Stats` que é um grande canal de comunicação com os leitores, através do número, da estatística, da curiosidade, de uma forma contextualizada, no momento adequado e muito assente no desenrolar dos jogos e das competições. A cada golo, a cada resultado, a nossa equipa estará no terreno para lhe fazer chegar a melhor e mais curiosa informação ou estatística.

O «segredo» do zerozero.pt é tornar a informação disponível ao mundo. É o não escondermos informação. É o dar ao leitor a capacidade de poder ter acesso ao mais ínfimo detalhe, é assegurar-lhe que livremente vai poder viajar pela informação, vai poder ter acesso ao presente e ao passado, vai encontrar os seus ídolos de hoje e de ontem, os seus números e a sua carreira. Diariamente, mais jogadores juntam-se a nomes como PeyroteoEusébioFernando GomesFigo, Cristiano RonaldoMessi ou Zidane, com as suas estatísticas completas, com todos os seus jogos, golos, vitórias e derrotas disponíveis no zerozero.pt.

Mas se falamos em grandes nomes, também podemos referir estatísticas completas das equipas. Todos os jogos, todos os resultados, todas as fichas de jogo de todas as competições onde clubes como Benfica, FC Porto, Sporting, mas também onde Manchester United, Chelsea ou Arsenal participaram. Esta lista cresce diariamente, trabalhamos todos os dias para que o zerozero se afirme cada vez mais no que já hoje é: a maior Base de Dados do mundo de Futebol.

Para 2015, ideias não faltam e já estamos ansiosos para que o tempo de mais novidades chegue rapidamente.

Terminamos como começámos: Parabéns! O dia é seu, neste espaço onde apenas respiramos... Futebol!

21-10-2014 00:08E57