Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

SertanensePortugal
PortugalBenfica
Vila RealPortugal
PortugalFC Porto
JuventusItália
ItáliaGenoa
C
Novembro 2009x
O zerozero.pt continua a crescer com a contribuição de todos. Agora tem acesso a todas as informações da Copa Libertadores da América de maneira completa e objectiva, desde 1960. A maior e mais importante competição de clubes da América do Sul tem agora todos os seus resultados e respectivas estatísticas disponíveis, e mostra curiosamente como os clubes do futebol brasileiro estão ainda longe dos argentinos e uruguaios.

Ao todo foram 4256 jogos, com 11507 golos em cinquenta edições disputadas. O Independiente da Argentina é o detentor do maior número de títulos com sete vitórias na prova. Os argentinos também são os que mais conquistaram a taça do torneio: ao todo foram 22 triunfos, contra apenas 13 dos brasileiros. Também é de uma formação argentina o maior número de vitórias no torneio, foram 144 ao todo para o River Plate.

Outro país que se destaca na competição é o Uruguai. O Peñarol é a equipa com mais participações no torneio com 38, e grande parte por isso, é também o clube que tem o melhor ataque e a pior defesa da Libertadores. Os uruguaios também têm o recorde de jogos com o Nacional de Montevideu. Ao todo foram 311 partidas disputadas pela turma uruguaia.

Foram realizados alguns torneios internacionais entre clubes da América latina antes da Libertadores, mas apenas a partir de 1960, o torneio tem um formato nos moldes da competição que vigora até hoje. O Peñarol do Uruguai teve a honra de ser o primeiro campeão, derrotando o Olímpia do Paraguai na final por 2-1. O clube uruguaio é também o que mais vezes foi vice-campeão da competição ao lado do América de Cali da Colômbia, num total de quatro, mas ao contrário do Peñarol, a formação de Cali nunca conquistou o torneio.

Entre os brasileiros, o São Paulo é o mais vitorioso com três troféus, em seguida estão Cruzeiro, Grêmio e Santos com duas conquistas, Flamengo, Vasco, Palmeiras e Internacional completam os 13 títulos dos campeões do Brasil. Mas os clubes do país estão cada vez mais fortes na competição. Nas últimas 18 finais, apenas quatro não contaram com presença de clubes brasileiros, o que mostra a recuperação do futebol canarinho, que passou a reconhecer a importância da Libertadores da América no cenário do futebol mundial. Em 2005 e 2006, a competição chegou mesmo a ser decidida por dois clubes brasileiros. Como aspecto negativo para os canarinhos fica o facto de desde 2000, quando o Boca Juniors derrotou o Palmeiras na final, o Brasil só ter sido campeão exactamente em 2005 e 2006, ficando também com o vice-campeão em outras cinco ocasiões.

Confira aqui todas as estatísticas do torneio.

A disponibilização do histórico completo de resultados da Copa Libertadores vem na sequência da divulgação de outros históricos de competições da América do Sul:

Copa Sudamericana
Recopa Sudamericana
Campeonato Brasileiro
Copa do Brasil
26-11-2009 12:48E15